sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TV Cultura impedida de transmitir Macaé x São Raimundo

O Macaé não autorizou o direito de imagem para que a TV Cultura pudesse transmitir o jogo São Raimundo e Macaé em Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Pantera tem apenas um desfalque para o jogo de domingo

Para a partida deste domingo, que será disputada no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Pantera tem apenas um desfalque.

O lateral-esquerdo João Pedro está suspenso e seu substituto deve ser Maurian.

O time: Labilá, Ceará, Filho, Preto Marabá e Maurian; Beto, Michel, Marcelo Pitubul e Luiz Carlos Trindade; Déo Curuçá e Rafael Oliveira.

O time paraense tem cinco jogadores pendurados e pode ter que jogar a partida de volta, dia 1° de novembro, bastante desfalcado.

A delegação do Pantera viaja amanhã em vôo da TAM para o Rio de Janeiro e de lá, de ônibus, segue até Volta Redonda.

Justiça estadual fecha até quinta-feira

O Judiciário do Pará volta a funcionar somente na próxima quinta-feira (29/11), em virtude dos feriados de segunda, o Recírio (data comemorada em Belém por conta do fim das festas de N. S. de Nazaré e que é estendida pelo TJE para todo o estado), e de quarta, Dia do Funcionário Público.

A terça-feira ("enforcada'), foi compensada durante esta semana com o funcionamento de uma hora a mais no expediente.
(Com informações de J.Ninos)

Técnico do Macaé cheio de dúvidas para jogo decisivo

Macaé, RJ, 22 (AFI) - O Macaé está indefinido para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro da Série D, contra o São Raimundo, neste domingo, às 17 horas, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A partida da volta, que marcará o primeiro campeão da quarta divisão, está marcada para o dia 1º de novembro, às 18 horas, em Santarém.

Além de não poder contar com o zagueiro e capitão André, expulso contra a Chapecoense, o técnico Toninho Andrade só deve começar a definir o time que vai a campo no coletivo desta sexta-feira, no Estádio Cláudio Moacyr. As outras dúvidas do treinador estão na lateral-direita e no ataque, respectivamente por ordem tática e médica.

"De confirmado mesmo, só a entrada do Rodrigão no lugar do André. Na lateral, estou entre o Uilian e o Johnathan, pois as características são diferentes. Já no ataque, o Bruno Luiz segue no departamento médico. Caso ele não jogue, provavelmente o Léo Santos retorna ao time titular", explicou Toninho Andrade, após o treino tático realizado nesta quinta-feira.

Segundo o médico do clube, Alessandro Mitraud, o atacante Bruno Luiz está com uma lesão no músculo plantar do pé esquerdo e fará um teste antes do coletivo desta sexta. "Fizemos a radiografia e não foi constatado qualquer tipo de fratura, mas o Bruno ainda sente dores ao pisar no chão. Ele vem fazendo tratamento intensivo e estamos otimistas", disse.

A delegação do Macaé viaja ainda nesta sexta-feira à tarde para o Rio de Janeiro, onde ficará concentrada até o dia seguinte, quando os jogadores disputarão um treino leve nas Laranjeiras. No início da tarde de sábado, viagem para Volta Redonda, local da partida
.
(Futebol Interior)

Vacine seu cão amanhã


Neste sábado a secretaria de saúde faz mais uma campanha de vacinação anti-rábica.
Não deixe de levar seu cão e/ou gato para vacinar.
O pessoal aqui da redação do Blog do Estado vai levar seu cão de guarda, o famoso Watson(foto), homônimo do ajudante de Sherlock Holmes, para levar as furadas que ele tanto odeia, mas que lhe guarantem essa saúde de ferro.

Cidadãos reprovam Justiça brasileira

Ullisses Campbell
Correio Braziliense

São Paulo — A segunda pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre a confiança que os brasileiros têm na Justiça revela que os laços que ligam os cidadãos ao Poder Judiciário são fracos. Numa escala de zero a 10, o Índice de Confiança na Justiça ficou em 5,6. Comparando à taxa anterior, aferida no segundo trimestre do ano, houve uma queda de 5%.

Em Brasília, os dados são “gravíssimos”, conforme avaliação da coordenadora do estudo, Luciana Gross Cunha, professora de direito da FGV. Entre os brasilienses, 93% acham a Justiça do Distrito Federal muito lenta; 83% reclamam dos custos para abrir um processo e 67% dizem que os juízes são imparciais e nada confiáveis (veja quadro). “Se a pesquisa fosse uma prova escolar onde a média para passar fosse 6, como ocorre na maioria das escolas, a nossa Justiça seria reprovada”, diz a pesquisadora.

Na média nacional, 94,5% dos entrevistados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre responderam que o Judiciário resolve os conflitos de forma lenta, 70% dos consultados desconfiam da honestidade e da imparcialidade do poder e 64,5% mostraram ceticismo em relação à capacidade da Justiça de solucionar desavenças.

As capitais que apresentaram maior índice de confiança na Justiça foram Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Rio, com nota de 5,7. Salvador e São Paulo deram como nota à Justiça 5,6 e Recife, com a pior avaliação, 5,4.

Segundo o estudo, 89% dos brasileiros procurariam a Justiça para solucionar conflitos relacionados ao direito do consumidor e 82,2% recorreriam em casos envolvendo o poder público.

Radiografia do Judiciário

# No Brasil

83,2% - dos brasileiros dizem que os custos para acessar o Judiciário são muito altos

81,7% - disseram que o maior problema da Justiça brasileira é a desonestidade e a parcialidade

Os nós da aliança PT-PMDB

Da aliança à ressaca
Os principais problemas estaduais para o acordo nacional entre PT e PMDB

São Paulo
O ex-governador Orestes Quércia aliou-se ao PSDB. Ele tem controle do partido, mas alguns prefeitos peemedebistas de cidades interioranas são a favor do apoio à ministra Dilma Rousseff.

Rio de Janeiro
O presidente Lula determinou que o PT desista da candidatura de Lindberg Farias e apoie o governador Sérgio Cabral.

Mato Grosso do Sul
O PT nacional quer enquadrar o ex-governador Zeca do PT para ele apoiar o atual mandatário André Puccinelli.

Pará
Está sendo articulado um acordo para o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, filho do deputado Jader Barbalho, ser vice da governadora Ana Júlia na reeleição.

Bahia

O governador Jaques Wagner (PT) acusa o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) de patrocinar o racha no estado, e insistir em se lançar ao governo contra o petista.

Paraná
O PMDB cobra do PT apoio ao candidato do governador Roberto Requião. O cenário já foi mais desgastado com Requião flertando com o PSDB. Hoje, há espaço para o entendimento.

Minas Gerais
Parte do PT não quer apoiar a candidatura ao governo do ministro Hélio Costa (PMDB

8 dos 17 deputados federais assinam CPI do MST

1. Lira Maia ( DEM )

2. Vic Pires Franco ( DEM )

3. Giovanni Queiroz ( PDT )

4. Bel Mesquita ( PMDB )

5. Lúcio Vale ( PR )

6. Nilson Pinto ( PSDB )

7. Wandenkolk Gonçalves ( PSDB )

8. Zenaldo Coutinho ( PSDB )

Por-do-sol em Pindobal

Foto: By Grasi Botelho

Manchetes desta sexta-feira de O Estado do Tapajós


PANTERA NÃO JOGARÁ NA RETRANCA CONTRA MACAÉ, DIZ LÚCIO SANTARÉM


PREFEITURA SÓ VAI RETIRAR CATADORES DE LIXO DO PEREMA SE JUSTIÇA MANDAR

APÓS DERRUBADA DE MANGUEIRAS, PROTESTO CONTRA POEIRA E CALOR NA BORGES LEAL

SEFA MUDA ESTE MÊS ICMS ANTECIPADO

MANTIDAS ELEIÇÕES EM MOJUÍ DOS CAMPOS

VOLTA DE ALMIR GABRIEL AGITA NINHO TUCANO

PRESIDENTE DO STJ DESCARTA INTERVENÇÃO NO PARÁ

PRF DIZ QUE NÃO EXCESSO DE FISCALIZAÇÃO NA BR-163

CAIXA ECONÔMICA REABRE NESTA SEXTA

PESQUISADORA DO GOELDI TENTA DESMISTIFICAR PERIGO DE COBRAS

VALIDADE DOS GARRAFÕES DE ÁGUA MINERAL CAUSA POLÊMICA

PARALISAÇÃO NO FÓRUM DESAGRADA QUEM PRECISOU INGRESSAR COM AÇÕES

A vanguarda do atraso na UFOPA

Miguel Oliveira
Editor-Chefe de O Estado do Tapajós


Venho acompanhando com atenção as marchas e contramarchas da implantação da recém-criada Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA) e tenho notado um maniqueísmo fomentado por pueris lideranças estudantis que visa estabelecer uma linha divisória do bem e do mal entre a proposta do Ministério da Educação(MEC) e a concepção de um pequeno grupo de entidades – algumas de cartoriais –da sociedade civil de Santarém.

Antes de ser confundido com alguém do estabilishment, quero deixar claro que minha intervenção neste debate se dá como ex-aluno da UFPA e cidadão santareno que vê, após mais de 30 anos – época em que deixei esta cidade para estudar em Belém – a chegada de
uma universidade federal pública concebida, em sua gênesis, para servir de instrumento catalisador de ensino, pesquisa e extensão na educação superior na região Amazônica.

Estudei na UFPA no período da ditadura militar. Sei o quanto foi doloroso estudar naquele período. Jamais esquecerei das dificuldades enfrentadas por alunos e professores, demissões, greves e corte de verbas. Mas vencemos e nos forjamos para devolver à sociedade um pouco
daquilo que tivemos a oportunidade de aprender às expensas do dinheiro do contribuinte. Isto mesmo. Nossos estudos foram pagos pela sociedade como um todo. Por isso, temos um compromisso com o ensino superior público, mesmo estando fora da UFPA.

Por esse prisma, chega a ser risível os argumentos daqueles que vêem a UFOPA como apenas uma imposição do governo Lula, de quem – ressalte-se a bem da verdade - sou crítico. Mas neste caso, considero a UFOPA a maior obra do governo Lula em toda a região amazônica. A história lhe fará justiça do que afirmo.

Mas onde está a minha discordância do discurso enviesado por meias verdades, falácias e maniqueísmos propalado por um grupo organizado para atirar pedras na UFOPA, sob o frágil argumento de que o processo de implantação da nova universidade é “antidemocrático’?

- Que democracia é esta em que apenas um lado da divergência está com a razão? Como pode haver democracia sem discussão? Sei que alguns eventos preparatórios à implantação da UFOPA foram boicotados dentro do campus da UFPA em Santarém. Se o processo de implantação não foi
socializado como deveria ter sido, isso não o torna antidemocrático a priori. Poderíamos considera-lo imperfeito, sujeito a aperfeiçoamento.

Quem realmente está interessado em fortalecer a educação superior pública na Amazônia tem mais do que o dever de criticar, sugerir, contribuir com novas propostas, sem perder de vista que já há um cabedal de experiências acumuladas por profissionais com largo trato em questões educacionais.

Tenho ouvido insistentemente que o projeto da UFOPA não considerou a área física dos quatro campis como suficientes para sua instalação. Acho isso um detalhe irrelevante do ponto de vista pedagógico e estrutural, mas me chama a atenção a estultícia de certas lideranças que se dizem de vanguarda em defender o mesmo ponto de vista que o dos dirigentes do MEC durante a ditadura militar. Estes conceberam os campis das universidades federais para ocuparem extensas áreas de terra de modo a dispersar a comunidade acadêmica, impedindo concentração de estudantes e professores em um espaço contínuo.

Lembro que só vim conhecer alguns colegas de meu curso quando já estava no quarto semestre, pois o sistema de crédito e as aulas espalhadas por prédios distante uns dos outros nos impediam um contato mais amiúde. Será que essa visão tacanha e militarista ainda empolga essa dita vanguarda do atraso? Creio que não deveria, mas sou forçado a admitir que muitos desses líderes estão a repetir, inconscientemente,o discurso antiquado da ex-ministra Ester de Figueiredo Ferraz que dizia: aluno bom, é aluno comportado e disperso.

Com freqüência, vejo que o projeto de uma universidade amazônica está sendo incompreendido. Não posso afirmar que as meias verdades ditas sobre o ensino básico do projeto da UFOPA são propositais ou conseqüência de desinformação. Mas me causa surpresa que a obrigatoriedade já no primeiro ano do estudo de disciplinas sobre a realidade amazônica esteja sendo considerada um atraso e não um avanço como entende a comissão de implantação da nova universidade. Não se forma um profissional amazônico sem o estudo de questões que vão afetar diretamente ou indiretamente a vida profissional daqueles que, não apenas no discurso, defendem a região e o homem amazônico.

Por último, causa-me um profundo desconforto a tentativa de descontinuar um projeto ousado na educação superior pública no interior da Amazônia. O fomento à baixa estima dos alunos e ao
menosprezo à qualidade da educação que pretende oferecer a futura universidade não é nada mais do que uma característica derrotista daqueles que não acreditam no potencial dos nossos estudantes e professores. Fica claro que esse discurso contrário à implantação da UFOPA é de quem perdeu o bonde da história e, como na fábula de La Fontaine, vira uma raposa a desdenhar dos apetitosos cachos de uvas que não estão mais ao seu alcance.

Ainda bem que temos - há tempo de se corrigir isso – um grupo de raposas desvairadas e não uma alcatéia de lobos sedentos por destruir a concretização de uma aspiração de toda uma geração que precedeu esta que está tendo a oportunidade de cursar uma universidade federal em sua própria região e não se deu conta que está sendo manobrada por uma vanguarda do atraso.

Liberdade de expressão

Réplica de leitor anônimo ao comentário sobre a postagem "Bloqueada estrada do aeroporto de Santarém":

Querido Anônimo, aposto que vc adorou ver milhares de pés de laranja arruinados, no chão, sem utilidade alguma, hein? Aposto também que vc é da esquerda para lá de radical e quem sabe socialista tb, hein? Queria te contar que isso tá fora de moda, meu caro. Já podes começar a estudar e aprender que o socialismo, por exemplo, foi o pior modelo de gestão com um fracasso histórico, que fez surgir o que chamamos de castas. Eles, o que se dizem ''pela igualdade''foram os que mais roubaram no mundo. E é assim até hoje, vcs se vestem de justos, falam frases feitas, e conseguem convencer só os burros mesmo. Projeto de Manejo é algo legal!! Consegue entender? E o que os manifestantes têm feito é ridículo, ilegal, crime. Essa é a verdade. O teu direito vai até onde começa o do outro, querido. E não me venha com esse blá blá de que roubaram as terras deles foram roubadas... que te disse isso? Quem te disse que a derrubada de florestas lá é ilegal? Sabia que existem projetos sustentáveis de exploração de madeira? Isso não é ilegal. Vc precisa se informar mais, querido amigo socialista marxista!

CNBB critica declarações de Lula e diz que 'Jesus Cristo não fez aliança com fariseus'

Demétrio Weber - O Globo


RIO - As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao jornal "Folha de São Paulo", segundo as quais, até "Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão" se fosse eleito para governar o Brasil geraram críticas por parte dos parlamentares e até mesmo da Igreja. O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, disse que "Jesus Cristo não fez aliança com os fariseus", ao comentar a declaração do presidente.

- Judas foi um discípulo de Cristo. Cristo conhece o coração das pessoas e respeita a liberdade de cada um. Agora, Cristo não fez aliança com os fariseus, com os saduceus (membros de uma seita judaica oposta aos fariseus). Pelo contrário, teve palavras muito duras para eles.

Dom Dimas ressaltou que não estava se referindo a nenhum partido político e que há pessoas boas em todas as legendas.

Serra e Cristovam também criticam declaração

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também criticaram a declaração do presidente.

Serra disse que as declarações do presidente mostram "o que é o Lula". Em seu Twitter, Cristovam afirmou que "Jesus poderia perdoar Judas, acordo jamais".

Na entrevista ao jornal paulista, o presidente Lula afirmou que qualquer um que queira ganhar as eleições, "pode ser o maior xiita deste país ou o maior direitista", não conseguirá manter o governo fora da realidade política.

- Quem ganhar a Presidência amanhã, terá de fazer quase a mesma composição, porque este é o espectro político brasileiro - disse o presidente. (Ouça o que disse Lula: http://oglobo.globo.com/pais/audio/2009/15105/)

Lula afirmou ainda que nunca se sentiu incomodado nas composições partidárias porque "nunca fiz concessão política, Faço acordo".