segunda-feira, 5 de julho de 2010

A coligação do Democratas

O Democratas coligou-e com o PSDB de Simão Jatene para o governo do estado, Senado, Câmara Federal e Assembléia Legislativa.

Para a Câmara Federal somam-se, também o PPS e mais quatro pequenos partidos.

Mas para a Assembléia Legislativa haverá duas coligações que apóiam Jatene. Uma apenas com DEM e PSDB e outra liderada pelo PPS e demais partidos.

Lira Maia é candidato a deputado federal

Paulo Bemerguy, do Espaço Aberto:

A ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM) e seu marido, o deputado federal Vic Pires Franco, que também é presidente regional do partido, não concorrerão a nenhum cargo eletivo no pleito de outubro.

A decisão dos dois foi tomada agora à tarde, após encontro entre Valéria e o candidato do PSDB ao governo do Estado, Simão Jatene.

Na conversa que tiveram, Jatene ofereceu duas opções a Valéria.

Uma opção: ela desistiria da candidatura ao Senado para ser a vice na chapa dele, mas, nesse cado, o PSDB não se coligaria com o DEM para as eleições proporcionais (deputado estadual e federal).

Outra opção: o PSDB aceitaria fechar com o DEM para os proporcionais, mas não daria lugar a Valéria nem para vice, nem para o Senado.

Ela optou pela segunda proposta: que o DEM faça aliança com o PSDB para os proporcionais.

Mas como seu projeto era ser candidata apenas ao Senado, a ex-vice-governadora preferiu abrir mão de concorrer a qualquer cargo eletivo, para permitir que seus companheiros de partido disputem a eleição em aliança com os tucanos.

Em solidariedade a Valéria, o deputado Vic Pires Franco também desistiu de concorrer a mais um mandato na Câmara dos Deputados.

Deixará o espaço livre para o deputado federal Lira Maia tentar a reeleição.

Vic vai continuar apenas como presidente regional do DEM.

Tapajós, o rio azul prateado em Ponta de Pedras(Santarém)

Foto: Larissa Oliveira

Final da tarde, hora de saborear um tacacá

De olho nos prazos da Justiça Eleitoral

JULHO – segunda-feira 05.07.2010
1. Último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no Tribunal Superior Eleitoral, até as dezenove horas, o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República (Lei nº 9.504/97, art. 11, caput).
2. Último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem nos tribunais regionais eleitorais, até as dezenove horas, o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital (Lei nº 9.504/97, art. 11, caput).
3. Data a partir da qual permanecerão abertas aos sábados, domingos e feriados as secretarias dos tribunais eleitorais, em regime de plantão (Lei Complementar nº 64/90, art. 16).
4. Último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado (Lei nº 9.504/97, art. 11, § 5º).
5.Último dia para o eleitor portador de necessidades especiais que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, a fim de que a Justiça Eleitoral, se possível, providencie os meios e recursos destinados a facilitar-lhe o exercício do voto (Resolução nº 21.008/2002, art. 3º).
Itens numerados conforme consta da publicação no DJe de 27.8.2009.

JULHO – terça-feira, 06.07.2010
1. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 36, caput).
2. Data a partir da qual os partidos políticos registrados podem fazer funcionar, das 8 horas às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º).
3. Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 4º).
4. Data a partir da qual, independentemente do critério de prioridade, os serviços telefônicos oficiais ou concedidos farão instalar, nas sedes dos diretórios devidamente registrados, telefones necessários, mediante requerimento do respectivo presidente e pagamento das taxas devidas (Código Eleitoral, art. 256, § 1º).
5. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral por meio da internet (Lei nº 9.504/97, art. 57-A).
Item 5 acrescido pelo art. 3º da Res.-TSE nº 23.223/2010.

JULHO – quarta-feira, 07.07.2010
1. [Item revogado pelo art. 4º da Res.-TSE nº 23.223/2010].

JULHO – quinta-feira, 08.07.2010
1. Data a partir da qual os tribunais eleitorais convocarão os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão para elaborarem plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a ser utilizado em inserções a que tenham direito (Lei nº 9.504/97, art. 52).
2. Último dia para a Justiça Eleitoral publicar lista com a relação dos pedidos de registro de candidatos apresentados pelos partidos políticos ou coligação.
Item 2 acrescido pelo art. 5º da Res.-TSE nº 23.223/2010.
3. Último dia para a Justiça Eleitoral encaminhar à Receita Federal os dados dos candidatos cujos pedidos de registro tenham sido requeridos por partido político ou coligação para efeito de emissão do número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ (Lei nº 9.504/97, art. 22-A, § 1º).
Item 3 acrescido pelo art. 5º da Res.-TSE nº 23.223/2010.

JULHO - sábado, 10.07.2010
1. Último dia para os candidatos, escolhidos em convenção, requererem seus registros perante o Tribunal Superior Eleitoral e tribunais regionais eleitorais, até as 19 horas, caso os partidos políticos ou as coligações não os tenham requerido (Lei nº 9.504/97, art. 11, § 4º).
Dia e item 1 acrescidos pelo art. 6º da Res.-TSE nº 23.223/2010.

O vaivém do Ibope


Mais 161 policiais são incorporados à tropa da PM


161 policiais deveram ser empregados no serviço em Santarém, Monte Alegre e Oriximiná e também podem ser remanejados para outros destacamentos que pertencem a essas unidades.

Aprovados em concurso público realizado em 2009, os novos soldados da PM passaram sete meses em treinamento. Segundo o tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas, comandante do 3º BPM é excelente ter um aumento na tropa com pessoas que estão chegando para somar aos policiais que já desenvolvem um bom trabalho na cidade, “Eles estão bem treinados, tiveram ótimos resultados em suas notas, estão prontos para continuar nosso trabalho de Polícia Comunitária realizada na cidade e isso é bastante positivo. Todos já saem do Curso de Formação de Soldados também com o curso de Polícia Comunitária”, comentou o tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas, comandante do “Batalhão Tapajós”.


O curso teve duração de sete meses e os soldados honraram a tradição do Pólo Santarém de ter sempre os primeiros colocados geral no Pará, sendo eles: 1º Júlia Cristine de Sousa Pedroso, 2ª Wirlene Barreto Machado, 3º Fábio Bernardes Batista. Os soldados foram homenageados e o comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho parabenizou os três pessoalmente, “Isso apenas mostra o empenho de nossos policiais em fazer o melhor para aprender o que está sendo ensinado e colocar isso em prática para obter sempre os melhores resultados na qualidade da segurança púbica oferecida à população”, disse o coronel Campos.
(C0m informações de Márcia Dota)



Rádio Rural faz 46 anos


A Rádio Rural de Santarém completa hoje 46 anos de fundação.

Administrada pela Diocese de Santarém a concessão da emissora foi autorizada em nome de Dom Alberto Guadêncio Ramos[ já falecido], então arcebispo de Manaus e que posteriormente chefiou o arcebispado de Belém.

Na foto, dois ícones da emissora: Ércio Bemerguy e Edinaldo Mota e o falecido cantor Tedd Max no início da carreira.

Mas é Sinval Ferreira, locutor do horário da manhã, é que é o verdadeiro rei do rádio santareno, que está há várias décadas nos microfones da emissora.

Aliados de Serra levam petista Padilha à alça de mira

Do Blog do Josias

Alan Marques/Folha
A movimentação do ministro petê Alexandre Padilha, coordenador político de Lula, provoca incômodo inaudito.

Padilha frequenta o noticiário como um irrequieto articulador de alianças políticas pró-Dilma nos Estados.

A seção Painel, editada pela repórter Renata Lo Prete e veiculada na Folha, informa que a turma de Serra decidiu agir. Leia:

- Muralha 1: O consórcio demo-tucano pretende pedir providências ao Ministério Público relativas à movimentação de Alexandre Padilha (Relações Institucionais) na campanha. O ministro de Lula participa ativamente das costuras políticas da candidatura, algumas durante o horário de expediente.

- Muralha 2: Do deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA), sobre a atuação do ministro: ‘Quando um presidente vira as costas à legislação eleitoral, ele abre as portas para seus subordinados agirem como se a lei existisse apenas para ser descumprida’.

Superfaturamento em 2014

Alter do Chão, sob sol e chuva no último domingo

Foto: Miguel Oliveira
Foto: Rejane Jimenez