sábado, 5 de junho de 2010

Lúcio Flávio Pinto analisa a campanha eleitoral paraense

Alguns trechos das últimas análises de Lucio Flávio Pinto sobre a campanha eleitoral em seu JP, que está nas bancas de Belém:

*Os que acreditam na tese do “laranja” apostam que logo o PMDB perderá parte substancial – se não a maior parte – dos seus 41 prefeitos, quando a máquina oficial começar a funcional com toda plenitude, e Ana Júlia voltará a se fortalecer, enquanto seu novo oponente se enfraquecerá. É uma hipótese remota. Se o PT não liberar o dinheiro ou se adotar qualquer medida de retaliação, se desgastará ainda mais. Por onde vai, a governadora é acompanhada por hostilidades e vaias, que provocam incidentes, como os que ocorreram em Belém (na inauguração do primeiro trevo da cidade) e em Barcarena. Ela é a mais rejeitada de todos os pré-candidatos, incluindo Jader Barbalho.

*Só que entre o começo das negociações e o estado da arte quando da segunda visita da governadora ao político que seus companheiros de partido tanto atacam, a situação mudou muito. Os petistas tentaram se livrar dos seus aliados putativos na presunção de que a popularidade de Lula e a máquina do Estado seriam suficientes para a reeleição da governadora. O PMDB foi tratado a pau e água e os “luas pretas” de Ana Júlia (sedimentados no tal “núcleo duro do governo”) se esbaldaram em tratamento depreciativo e – prontuários à parte – desdenhoso ao político que, individualmente, é dono do maior curral de votos no Pará. Jader engoliu em seco, mas não deglutiu.

*Nem o mais cego dos observadores da cena paraense pode negar que sem a companhia do PMDB o PT não teria vencido em 2006. De lá para cá a posição peemedebista – e especificamente a de Jader – se fortaleceu um pouco mais, enquanto os petistas se desgastaram no exercício do poder. Logo, se Jader ficar fora, a situação de Ana Júlia, que já não é boa, se tornará péssima. O tão comentado acerto “por baixo dos panos” entre Jader e Jatene, se real, poderia ser fatal para o projeto da reeleição. Mas o tuxaua do PMDB parece ter apostado mais alto: quem sabe o partido, que tem sido mero figurante nas últimas eleições para o governo, não poderá voltar ao trono?

*Claro que as alternativas não são mecânicas e muito menos automáticas. Há outros fatores no meio de campo, como as finanças para uma campanha milionária, o uso da máquina pública, o apoio de Lula, o palanque de Dilma, a decisão que a coligação PTB-PR vier a tomar e a própria imprensa, dentre outros itens. Mas são elementos cujo peso dependerá da decisão que tomarem os principais personagens da arena. Até agora, eles mais escondem do que revelam o que pretendem fazer. Mas já estão fazendo. À parte a sagacidade e argúcia do que bolaram, o resultado é muito ruim para o Pará, tendo que decidir entre os candidatos que se oferecem ao voto do eleitor. Todos eles negros como um gato cinza em teto de zinco quente.


Lira Maia veta acordo do DEM com PT

O deputado federal Lira Maia(Democratas-PA) declarou sexta-feira que não apóia a proposta feita pelo chefe da Casa Civil Everaldo Martins Filho ao presidente da legenda deputado federal Vic Pires Franco, para que o partido integre uma coligação em torno da governadora Ana Júlia. "Não acredito nessa possibilidade. Se acontecer tenho certeza que meus eleitores não vão aprovar essa união. Quem manda em mim são os meus eleitores. Se eles não concordam, com certeza não aceitarei uma coligação com o PT", declarou.

"O deputado Vic tem conversado comigo sobre as coligações e eu tenho dito a ele que a única que não aceito é a coligação com o PT", explicou Lira Maia.

Leia a entrevista completa de Lira Maia na edição impressa de O Estado do Tapajós que circula neste sábado e tem as seguintes manchetes:

LIRA MAIA VETA ACORDO DO DEM COM PT

JUVENIL PODE SER PEÇA DE ARMADILHA DE JADER

MAIS DA METADE DAS MULHERES TENTAM RETIRAR QUEIXA CONTRA SEUS AGRESSORES EM SANTARÉM

BEC RECUPERA ÁREA DE ANTIGO LIXÃO APÓS DENÚNCIA DE O ESTADO DO TAPAJÓS

EXPLODE VENDA DE TV PARA A COPA

GREVE DO IBAMA NO PARÁ AINDA NÃO TEM PRAZO PARA TERMINAR

PREFEITA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM

PRIMEIRA CONGREGAÇÃO RELIGIOSA DE SANTARÉM COMPLETA 100 ANOS