segunda-feira, 21 de julho de 2008

ACES insiste para que bancos mudem horário

Paulo Leandro Leal

A alteração dos horários das agências bancárias de Santarém, para que funcionem de forma sincronizada com os bancos de Belém e Brasília, é uma luta que vem sendo travada pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), juntamente com outras entidades empresariais e do setor produtivo. Nesta semana, a ACES reforçou esta luta ao solicitar diretamente à superintendência do Banco do Brasil no Pará a mudança de horário, e também ao reforçar o pedido à gerência local.
O Banco do Brasil funciona como uma central para os outros bancos, que se guiam pelo horário de funcionamento do BB. O presidente da ACES, Olavo das Neves, entrou em contato direto com o superintendente do Banco do Brasil no Pará, Daniel Hanson, solicitando que o horário de atendimento fosse alterado das 09 às 14 horas para de 10 às 15 horas. Daniel informou que o assunto está nas mãos do gerente local do Banco, Martin Granja, que está fazendo uma análise da situação para passar um posicionamento definitivo para a superintendência.
Nesta quinta-feira, 17, a ACES encaminhou ofício ao gerente Martin Granja, solicitando, mais uma vez, que o horário de atendimento das agências bancárias seja alterado, passando a ser das 10 às 15 horas, abrindo, portanto, em sincronia com os bancos de Belém, Brasília e as cidades da região Sudeste. É a segunda vez que a ACES encaminha documento ao gerente fazendo a mesma solicitação. No final de junho, a ACES, o Sindicato Lojista de Santarém (Sindlojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santarém (CDL) se reuniram com os gerentes dos bancos instalados na cidade para discutir a adequação do horário de funcionamento das agências bancárias de Santarém.
No documento enviado nesta quinta, foi demonstrada a necessidade de que as agências funcionem no horário de 10 às 15 horas, em sincronia com as agências de Belém e Brasília. “Estando a decisão em suas mãos, vimos reforçar a grande necessidade de que os bancos de Santarém funcionem em sincronia com os de outras regiões, uma reivindicação da classe empresarial e, com certeza, de toda a sociedade santarena”, manifestou a ACES no ofício.
A entidade lembra que a classe empresarial santarena lutou há anos para que houvesse uma mudança no fuso-horário da região, equiparando o nosso horário ao de Brasília. A luta ocorreu principalmente em virtude do funcionamento dos bancos, já que sempre havia uma hora de déficit em relação a outra regiões, perdendo oportunidades de negócios, reduzindo a competitividade das empresas e atrapalhando as pessoas que têm títulos e outros tipos de contas a pagar na rede bancária. “Agora que a mudança de fuso horário foi efetivada, é desalentador que as agências bancárias de Santarém continuem funcionando das 09 às 14 horas, um horário que definitivamente não atende aos anseios da classe empresarial e de todos os clientes da rede bancária”, lamenta a ACES.

Ibope em Belém

Duciomar (29%), Valéria (24%), Priante (10%), Mário Cardoso (7%), Marinor (2%), Jordy (5%) e João Moraes (1%). Branco/Nulo – 11%; Não sabe/não opinou – 12%.
Segundo o Ibope, esse resultado indica um empate técnico entre os candidatos Duciomar Costa e Valéria Pires Franco, já que a margem de erro máxima da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, fazendo com o percentual exato de voto de Duciomar esteja entre 25% e 33%, e de Valéria Pires Franco esteja entre 20% e 28%.
(Fonte: Espaço Aberto)

Ritmo lento

Desde o último domingo e por toda esta semana este site será atualizado, excepcionalmente, com menor frequência.
A redação de O Estado do Tapajós curte mini-temporada de férias.
Em razão disso, a edição impressa do jornal desta quarta-feira não circulará como de costume.
O Estado do Tapajós volta com sua edição inédita no próximo sábado, dia 26, trazendo encartado o fascículo 50 da série Memória de Santarém.