Com a facilidade oferecida pela Internet, as movimentações das  contas dos programas de milhagem passaram a ser feitas quase  exclusivamente online. Consultas, emissões e compras podem ser feitas  com poucos cliques sem que o cliente tenha de se deslocar a alguma loja  ou perca tempo no telefone. Essa facilidade, contudo, trouxe consigo um  perigo cada vez mais constante: os golpes e armadilhas para furtar as  milhas dos clientes.
Muitos leitores têm nos informado sobre estes crimes e alguns chegam a  relatar que foram vítimas e viram milhares de seus pontos desaparecerem  de uma hora para a outra de sua conta no programa de fidelização. Para  orientar e alertar nossos leitores, preparamos este post com dicas  simples e básicas, que certamente tornarão mais difícil que suas  preciosas milhas caiam nas garras dessas quadrilhas.
Os cuidados que você precisa ter são basicamente os mesmos que têm  com a sua conta bancária. O funcionamento dos sites dos programa de  fidelidade é bem parecido com o dos bancos via internet e as técnicas  utilizadas para roubar milhas são basicamente as mesmas que usam para  roubar as senhas bancárias.
1. Cheque sempre o seu saldo: TAM  e GOL enviam a seus clientes um resumo mensal por e-mail de suas contas  nos programas Fidelidade/Multiplus e Smiles, respectivamente. Confira  com atenção seu saldo e não deixe de entrar na página de seu programa  periodicamente para acompanhar a movimentação com mais detalhes,  avisando imediatamente a empresa caso haja alguma divergência.
2. Não abra e-mails suspeitos: Promoções tentadoras  de milhas reduzidas, prêmios, bônus e outras promessas levam milhares de  pessoas a clicar em mensagens falsas, chamadas de phishing. Esses  e-mails levam a páginas das quadrilhas onde o usuário desavisado insere  os dados de sua conta, fornecendo os mesmos aos criminosos. Outras vezes  estes sites instalam programas maliciosos (malwares) capazes de furtar  dados do computador da vítima. Para evitar esses golpes, jamais clique  em e-mails de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia,  com ofertas de prêmios em milhas e principalmente solicitando dados  cadastrais. Achou a promoção boa demais? Acesse o Melhores Destinos e veja se postamos algo sobre ela ou ligue na companhia aérea. 
Veja abaixo dois exemplos de falsos e-mails do TAM Fidelidade.
Outros cuidados que valem tanto para os programas de fidelidade como para bancos e outros serviços.
4. Jamais exponha seus dados: Tenha muito cuidado  com o que revela em redes sociais, salas de bate-papo ou mesmo por  e-mail – há arquivos maliciosos que podem fazer a leitura de suas  mensagens e extrair de lá informações e senhas. Além disso desconfie de  pessoas que se oferecem para “ajudá-lo” a obter mais milhas. Os  criminosos também podem tentar tirar proveito de usuários se passando  por compradores ou vendedores de pontos: esteja sempre atento!
5. Instale um bom antivírus: Se você usa Windows já  deve estar cansado e ler isso. Um antivírus sempre atualizado em seu  computador é vital para sua segurança. Mas ele não é garantia de que  você não terá sua senha roubada. Dê preferência a modelos que contem com  rastreamento de vírus e arquivos maliciosos em sua máquina, e-mails e  navegação, alertando para páginas falsas ou mal intencionadas. Muitos  antivírus gratuitos já englobam essas funções.
6. Utilize versões atuais de navegadores modernos:  as versões mais recentes de navegadores como  Google Chrome ou o Mozilla Firefox,  já trazem recursos para bloquear sites maliciosos. Mas assim como os  antívirus, isso não é garantia de segurança, apesar de ajudar a  dificultar o trabalho dos golpistas. 
7. Cuidado com computadores públicos: Acessar seu  programa de fidelidade, e-mail ou site bancário em computadores públicos  nunca é recomendável, mas por vezes você precisa fazer isso durante uma  viagem se valendo de equipamentos de lan houses, hotéis e aeroportos.  Se isso ocorrer, lembre-se de fazer o logout (sair da página) antes de  deixar o computador e se possível exclua os dados de navegação, como  histórico e opções de auto preenchimento. Assim que tiver acesso a uma  máquina segura é recomendável a troca das senhas utilizadas.
8. Denuncie erros e fraudes: Ainda que você siga  todas as recomendações de segurança há sempre o risco de ser uma vítima  de hackers e outros criminosos que podem obter seus dados invadindo a  página das companhias ou por outros caminhos ilegais. Neste caso, assim  que perceber a alteração no valor das milhas questione a companhia aérea  e peça medidas de ressarcimento. Você também pode buscar auxílio junto  ao Procon de sua cidade. Para isso fala uma carta relatando com detalhes  todo o ocorrido e a leve consigo ao posto de atendimento mais próximo.
Seguir essas dicas básicas, como dissemos, não são garantia de que  você nunca terá problemas, mas certamente reduzirá muito o risco de ver  suas milhas ou pontos usadas de maneira indevida por alguma quadrilha!(Fonte: Melhores Destinos)