quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Buracos no cais de arrimo completam 4 meses

Está aí a foto.
Os buracos parecem que não incomodam nem um pouco a nossa prefeita Maria do Carmo, aquela que, como o presidente Lula, só vive viajando.
De avião, é claro, longe dos buracos.
Prefeita, venha passear nesse trecho do cais, em frente ao trevo da calcinha. Se não quiser descer até lá, olhe lá de cima, do passeio.
Mas mande consertar esse trecho antes que venha a desabar.
Use o dinheiro que o José Maria Tapajós conseguiu do governo federal. Já está na conta.
Use, rápido, enquanto é tempo!

Festa ximanga em Belém

Será neste domingo, 27, a já tradicional confraternização ximanga, que reúne, todos os anos, os alenquerenses residentes em Belém. O almoço conta com comidas típicas de Alenquer, como o Acari e a farofa de piracuí, além de feijoada.

Outra atração é a partida de futebol entre Internacional X Aningal, times consagrados daquele município.

O encontro, patrocinado pelo ximango, deputado estadual Megale, será na Associação dos Engenheiros Agrônomos, na BR 316, km 8, entrada do conjunto Júlia Sefer, a partir das 9:00hs.

SMT comemora 'zero' acidente durante o Çairé

Cerca de 28 mil 500 pessoas se dirigiram à vila de Alter do Chão utilizando a frota de ônibus urbanos durante o período do Çairé. Segundo o secretário de transportes Sandro Lopes, a operação Çairé 2009 deflagrada pela secretaria municipal de Transporte e Trânsito (SMT), não registrou nenhum acidente com vítima fatal na rodovia Everaldo Martins.
A SMT atuou em conjunto com a Polícia Militar nos postos de fiscalização de veículos montados ao longo da rodovia. Além disso, a secretaria de transportes montou dois pontos de saída de ônibus na praça Tiradentes e na garagem da empresa Perpétuo Socorro, na avenida Fernando Guilhon. Como novidade este ano, Sandro Lopes destaca a inclusão de microônibus com ar condicionado transportando passageiros até Alter do Chão.
Além do controle eficiente do horário de saída e lotação dos coletivos, os passageiros tiveram ainda à disposição telão na praça Tiradentes e no terminal de Alter do Chão, que exibiam shows e informações, com finalidade de proporcionar entretenimento aos usuários enquanto aguardavam o embarque.
Foi instalado um validador de créditos para uso dos cartões (Tiradentes e Alter do Chão), proporcionando comodidade aos usuários.
Na avaliação de Sandro Lopes, a operação Çairé 2009 da SMT foi um sucesso. "Çairé com zero acidente, operações (barreiras) conjuntas com Policia Militar, Detran e PRF, fluidez no trânsito e segurança aos motoristas tanto na estrada, quanto na chegada e saída de Santarém e Alter do Chão, foram os pontos positivos da SMT este ano", comemorou Sandro.
Além disso, a SMT montou equipe de fiscalização constante nas praias, sendo considerada o inicio da Operação Verão 2009. A partir do Çairé, todos os finais de semana haverá fiscalização para conter o abuso por parte de condutores de veículos nas praias.
A SMT utilizou 15 agentes e 12 fiscais de Transporte no ordenamento do trânsito na vila de Alter do Chão, inclusive nas imediações do Çairódromo durante o festival dos botos e na operação de embarque dos passageiros no terminal daquela vila.

ANTAQ orienta usuários sobre direitos e deveres dos passageiros

Da redação

A ANTAQ iniciou esta semana, em Santarém, uma campanha para informar aos passageiros de embarcações seus direitos e deveres. A Agência distribui mais de 2 mil cartilhas, contendo essas informações. Cerca de 10 embarcações que fazem as linhas Santarém-Manaus, Santarém-Parintins e Santarém-Macapá receberam a visita dos agentes da ANTAQ.O trabalho se encerra nesta sexta-feira.
Segundo Luiz Daniel Veiga, especialista em regulamentação de serviços de transportes aquaviários, as informações presentes na cartilha estão baseadas na resolução nº 912 da ANTAQ, de 23 de novembro de 2007. O texto aprova a norma para outorga de autorização para prestação de serviço de transporte de passageiros e de serviço de transporte misto na navegação interior de percurso longitudinal interestadual e internacional. "Cada vez que o usuário conhecer seus direitos e poderá cobrar da empresa de navegação a melhoria da qualidade do atendimento", explicou Daniel.
A cartilha traz uma série de direitos dos passageiros. Entre eles destacam-se: viajar no horário marcado, em embarcações confortáveis, seguras e limpas; exigir indenização caso a empresa perca ou danifique sua bagagem; e comprar sua passagem no mínimo cinco dias antes da data da viagem.
É também direito do passageiro pedir o dinheiro de volta caso desista de viajar ou se a viagem for cancelada. Nesse caso, no entanto, a resolução no 912 faz algumas ressalvas, que também estão presentes na cartilha. Caso informe à empresa sua desistência de viajar 12 horas antes do horário de embarque, o passageiro tem o direito de receber o valor total da passagem. Se comunicar em menos de 12 horas, terá direito a 80%.
A cartilha traz, também, os deveres dos passageiros. Por exemplo: o usuário tem o dever de se identificar sempre que exigido pelos funcionários da empresa; de cuidar pela conservação da embarcação; e de levar os documentos e a certidão de nascimento ou outro documento que identifique a criança que esteja em sua companhia.
Em relação aos direitos dos idosos, a cartilha também se baseia na resolução no 260 da ANTAQ, de 27 de julho de 2004, que aprova a norma para a concessão de benefício aos idosos no transporte aquaviário interestadual de passageiros. Essa resolução, assim como a 912, pode ser encontrada no site da ANTAQ (www.antaq.gov.br).

Candidatos a presidente da OAB Santarém falam de suas propostas

O Estado do Tapajós - Por quê o senhor quer ser candidato a presidente?

Ricardo Geller - Porque pretendo continuar a servir à ordem. A OAB existe para ser servida pelos advogados e advogadas que efetivamente pretendem prestar um serviço à advocacia e a sua entidade máxima. Nos últimos 9 anos fui conselheiro da OAB, Subseção de Santarém, onde apreendi a conhecer sua estrutura, seu funcionamento e os procedimentos internos, compreendendo a Instituição como um todo, o que me dá plenas condições de aspirar com competência e seriedade o múnus de exercer função tão nobre e importante para a classe dos advogados. Além do mais, fui estimulado com o apoio de ex-presidentes e inúmeros colegas advogados e advogadas que me convocaram para assumir tamanha responsabilidade, razão pela qual resolvi anuir ao convite, convicto de que, se eleito for, com a ajuda de meus colegas diretores e conselheiros, poderemos atender aos anseios dos advogados e advogadas de Santarém e Região Oeste do Pará na administração de nossa Subseção.

Geraldo Sirotheau - Nossa candidatura é resultado de um consenso no seio da classe. Não fazia parte do meu projeto de vida candidatar-se para dirigir a OAB. Nos últimos meses fui muito procurado por diversos colegas que me pediam para que eu encabeçasse uma oposição. Minha resposta foi sempre no sentido de que eu entendia que havia a necessidade de se discutir coletivamente quais os problemas que os advogados estão enfrentando e depois sim, discutir quem melhor poderia representar os anseios da classe. Assim aconteceu e ao final houve um consenso em torno de meu nome para disputar as eleições de novembro próximo.

O Estado do Tapajós - Por quê não foi possível a formação de uma chapa única?

Ricardo Geller - A chapa única foi discutida e tentada. Temos vinculação inabalável com as lutas, valores e princípios capitaneados por Ophir Cavalcante Júnior, razão pela qual apoiamos Jarbas Vasconcelos para Presidente da OAB/PA, sem atrelar a Ordem a Partido Político. Neste contexto, reuniões foram efetivadas no sentido de agrupar todos os segmentos dos advogados do Oeste do Pará, todavia, alguns colegas pareceram discordar deste desiderato, com o que infelizmente a coesão pretendida ainda não foi alcançada, mas continuamos tentando. De outro lado, caso a mesma não seja possível, entendemos que a disputa eleitoral é saudável e democrática, fazendo com que os colegas advogados e advogadas reflitam sobre as propostas apresentadas pelos candidatos e escolham aquele que melhor possa representar os interesses de lutas da classe.

Geraldo Sirotheau- A essência da atividade advocatícia é o exercício do contraditório. É parte inerente da vida do advogado o exercício do raciocínio, o embate das idéias, portanto não me parece salutar chapa única. A OAB é defensora do Regime Democrático de Direito, que se sustenta pela representação resultante do pleito eleitoral, logo chapa única é um equívoco democrático.

Leia a entrevista completa aqui.

São Francisco inicia festejos dos 80 anos de fundação

Ainda lutando para renascer das cinzas, o São Francisco Futebol Clube compelta este mês 80 anos de fundação.
Sem patrimônio e com dívidas acumuladas por gestões de diretores irresponsáveis, o Leão santareno está se reorganizando.
O time já disputa o campeonato amador e estuda sua participação no campeonato paraense de 2011.
Enquanto isso, a diretoria do clube espera o fim do imbróglio da doação de um terreno no qual o São Francisco pretende construir um centro de treinamento.
Domingo, o Leão dá início às comemorações de seu octogésimo ano de fundação.