segunda-feira, 7 de abril de 2008

Memória de Santarém - por Lúcio Flávio Pinto


Os datilógrafos

Santarém, em 1952, era "uma cidade que caminha para o seu apogeu" e tinha "de tudo um pouco e assim um pouco de tudo". Como, por exemplo, a Escola Pratt, de datilografia, "a única no gênero nesta zona, que tão bons serviços vem prestando à mocidade da terra que não se queda no isolacionismo prejudicial, que detém o progresso, afastando-se do interno contato que os moços devem ter dos conhecimentos que lhes possam ser úteis".
Era o que dizia a notícia sobre a entrega de diplomas a uma nova turma, com 14 datilógrafos que concluíram o curso, sob o olhar atento da diretora, Anita Fonseca de Campos. As mulheres eram ligeiramente majoritárias nessa turma, somando 14 concluintes no manejo do teclado. Os datilógrafos ingressavam na vida prática "com esse conhecimento tão proveitoso em todos os setores de atividade".
A escola, fiscalizada por Wilson Dias da Fonseca, tinha Beatrice Dias Campos como secretária e Ana Zulmira da Costa como examinadora.

Almir ainda no Hospital do Coração

Do Espaço Aberto:

A alta do ex-governador Almir Gabriel, programada para no máximo até ontem, ficou para hoje. Mas hoje ele não sairá mais do hospital.
Até há pouco, ele continuava no Hospital do Coração, não mais na Unidade Coronária, e sim num apartamento.
A previsão é de que voltará para Bertioga amanhã. Mas é só previsão.

Banho de cheiro em Mário Couto

Militantes do PSDB de Santarém estão pensando aspergir o senador Mário Couto com banho de cheiro de ervas aromáticas tão logo ele desembarque no aeroporto Wilson Fonseca, na quinta-feira à tarde, para participar do seminário regional dos tucanos, sexta-feira, na boate Fun House.
Sob o título Palhaçada, este site noticiou, dia 3 de abril, que o sendor paraense ameaçou fazer "greve de banho" para, segundo ele, ficar "fedorento" e sensibilizar os colegas a aprovarem o projeto que reajusta benefícios do INSS.
Como os tucanos santarenos temem que até lá Mário Couto cumpra a ameaça, um banho de cheiro não faria mal a ninguém....

Manifestantes pedem agilidade em julgamento sobre células-tronco


Cerca de 250 pessoas fizeram manifestação dia 5 em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir agilidade no julgamento das pesquisas com células-tronco embrionárias. Há um mês, o julgamento foi suspenso por conta de um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Direito.
As pesquisas com células-tronco envolvem discussões sobre quando começa a vida. É questionado se o uso dessas células significará a impossibilidade delas se transformarem em vida. A coordenadora do Movimento em Prol da Vida (Movitae), Gabriela Costa, explicou que as pesquisas com células-tronco embrionárias tratam de embriões inviáveis para gerar seres humanos.
O que o STF julga é uma ação direta de inconstitucionalidade feita pelo subprocurador-geral da República, Cláudio Fontelles. Ele é contra um artigo da Lei de Biossegurança que regulamenta a pesquisa com células-tronco de embriões congelados.
Fontelles alega que os embriões são considerados vida e não podem ser descartados.
A expectativa de Fonteles é de que até o fim deste semestre o STF já tenha uma decisão definitiva sobre o assunto.
(ABr)

Polícia de Parintins ajuda na elucidação da morte do empresário de Óbidos

Equipes do delegado Jardel Vasconcelos fazem uma varredura na área da estrada que liga Óbidos a Oriximá na tentativa de localizar e prender dois suspeitos de participação no assassinato do empresário José Azevedo Aquino, ocorrido na madrugada de domingo.
Hoje, a polícia de Parintins(AM) entrou na caçada aos suspeitos, a pedido da delegacia regional de Polícia Civil do Pará.

Bombeiros vistoriam Barbalhão amanhã

O estádio Barbalhão, local do jogo São Raimundo x Paysandu, domingo, pelo returno do Parazão 2008, ainda está interditado.
Desde a semana passada, operários contratados pela prefeitura fazem obras de 'maquiagem' no estádio. Nenhum dos itens importantes que motivaram a interdição do Brbalhão está sendo atacado nessa reforma de araque.
Está havendo limpeza e corte de grama. Nem as luminárias queimadas ainda foram substituídas.
Amanhã, o tenente Nobre, do Corpo de Bombeiros, promete fazer uma vistoria no local para se certificar se os quesitos de segurança, ou melhor, a falta deles, foram resolvidos.
Hoje, a empresa contratada pelo governo do estado começou as obras emergenciais, mas não garante que tudo estará resolvido até sexta-feira, antevéspera da estréia do Pantera.

TERRA SANTA APOSTA NA MRN PARA DESENVOLVIMENTO LOCAL

Gisele de Freitas
Repórter

A Mineração Rio do Norte (MRN) está realizando desde a semana passada reuniões públicas nas regiões em que novas minas de extração de bauxita serão licenciadas. Na última terça-feira (1º) a reunião foi na cidade de Terra Santa, onde a mineradora passará a atuar a partir de 2009. A expectativa toma conta dos moradores locais, que acreditam na mineração como o começo do desenvolvimento na cidade. A reunião é considerada como preparatória para audiência pública, que deverá ser realizada em maio. Na oportunidade, os moradores fizeram perguntas para tirar suas dúvidas antes da audiência. A MRN está licenciando seis novos platôs de bauxita por estar terminando o minério nos locais em que já explora em Porto Trombetas, Oriximiná.
O assessor de relações da empresa, José Haroldo Chaves Paula, informou que desde 2005 a MRN iniciou o licenciamento das novas minas e recebeu aprovação do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). O ano de 2006 foi dedicado ao estudo a região dos platôs e em 2007 foi entregue o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) ao Ibama, que ainda o está analisando, mas permitiu que a empresa iniciasse o processo de divulgação e esclarecimento nas comunidades onde se localizam os platôs. Após a realização das audiências públicas nas cidades de Oriximiná e Terra Santa é que o Ibama deve autorizar a instalação das minas.
As autorizações para exploração são dadas pelo IBAMA, que é órgão federal e não pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), pois a área dos platôs está dentro da Floresta Nacional de Saracá-Taquera, sendo que a União fica com a madeira que será retirada dos locais onde as minas serão instaladas. O licenciamento está sendo feito para atuação nos platôs Aramã, Greig, Bela Cruz, Teófilo, Cipó e Monte Branco, todos nas cidades de Oriximiná, Terra Santa e Faro. A empresa estima que iniciará a exploração nos novos platôs em Terra Santa e Oriximiná entre 2009 e 2014 e deverá terminar a partir de 2012 até 2025, dependendo de cada platô. Neste ano a exploração continua em Oriximiná. Em Faro o trabalho não inicia antes de 2025.
ASSESSIBILIDADE - Os moradores de Terra Santa acreditam que a empresa deveria asfaltar a PA 254, rodovia que liga a cidade a Porto Trombetas. Ademar Cavalcanti Silva Filho, chefe de relações, garantiu que a manutenção da estrada é freqüente e que a mesma está em condições de trafegabilidade. Há uma orientação aos funcionários da mineradora para não dirigirem pelo local em alta velocidade e se utilizarem motocicletas, não andarem sem capacete, tomando as medidas de segurança necessárias. Para a MRN o tráfego no local é pouco para pavimentação, mas se houver interesse do governo do Estado a empresa está aberta a negociar parcerias.
PROFISSIONAIS - Uma das maiores expectativas dos moradores locais é se os funcionários que trabalharão nas minas passarão a residir em Terra Santa, além de que os mesmos sejam da localidade e não de fora. Os moradores também esperam que as cidades das novas minas possam oferecer serviços a MRN. A empresa pretende alojar os funcionários nas próprias minas, já que nos arredores não possuem habitantes, e continuar com a política de folgas para que os mesmos vão para sua cidade de origem, que inclui Terra Santa. Dentre o quadro de empregados da mineradora, 84% são de Santarém, Terra Santa, Oriximiná e Óbidos, Ademar garante que há um investimento grande em educação e qualificação profissional para que a empresa contrate pessoas do local. Atualmente, os filhos dos funcionários possuem oferta de escola e até de universidade. "Nós mesmos viabilizamos a criação de um pólo universitário em Oriximiná, temos hoje 180 quilombolas nas universidades. Investimos na formação do profissional local para contratá-lo" garante.
Quanto à oferta de serviços a MRN contrata empresas de Santarém para trabalhar em construção civil, desmatamento e manutenção de estradas e já chama empresas de Oriximiná para fazer serviços menores. Para Ademar, se as empresas de Terra Santa dispuserem de estrutura para a realização de serviços será possível que haja contratações nesta área.
LIMITES MUNICIPAIS - As cidades de Terra Santa, Oriximiná e Faro não têm limites definidos até hoje. As prefeituras estão preocupadas em quanto receberão de impostos, os chamados royalties, por operação em cada mina, se algumas minas estão na divisa dos municípios. A MRN afirma não poder resolver o problema, mas acionará o governo estadual para que os limites sejam estabelecidos antes da empresa chegar a explorar as áreas próximas às divisas.
IMPACTO AMBIENTAL - Presente na reunião, a coordenadora executiva da Conferência de Meio Ambiente da Sema, Maria Socorro Souza, indagou como a empresa irá diminuir o impacto ambiental nos locais onde serão exploradas as minas. O chefe de relações explicou que a mineradora precisa desmatar para chegar até o platô e que o trabalho para combater o impacto não se reduz ao reflorestamento. "Retiramos de uma área 900 castanheiras do Pará e replantamos 10 mil, visando daqui há 15 ou 20 anos a floresta estar renovada e ainda dar maiores condições de sustentabilidade" garantiu. Ele também afirmou que universidades são contratadas para monitorar como se dá a volta dos animais em locais reflorestados e já flagraram em armadilhas fotográficas antas, onças e mais animais voltando à área que foi desmatada e replantada.
DESENVOLVIMENTO - O prefeito de Terra Santa acredita que o dinheiro virá em boa hora para a cidade. "Certamente quando a empresa operar aqui será o início de um novo tempo. Nós não temos muito dinheiro para investir, os royalties vão servir para investirmos em saúde, saneamento básico, infra-estrutura urbana e educação. Queremos qualificar os nossos professores e aumentar os salários deles e contratar mais profissionais de saúde" garante o gestor.A MRN afirma que as operações da empresa na cidade trazem benefícios. "Temos dados que demonstram o desenvolvimento maior de Oriximiná em comparação com as demais cidades do Oeste do Pará, como Faro e Terra Santa. Os impostos que a empresa paga é muito útil e traz melhor qualidade de vida para os moradores. Alguns ainda têm dúvidas, mas realizamos estas reuniões justamente para saná-las e mostrar que fazemos um trabalho com responsabilidade social e ambiental" assegura Ademar.
OS NÚMEROS DA MRN NO OESTE DO PARÁ - Desde 2005 são extraídas por ano 18 milhões de toneladas de bauxita, 69% deste minério fica no país, boa parte em Barcarena no Pará, o restante é exportado para os Estados Unidos, Canadá e Europa. A empresa gera cerca de 3500 empregos diretos e 5000 indiretos. As duas primeiras minas que serão exploradas em 2009 vão contar com investimentos de R$ 170 milhões e R$ 330 milhões, a diferença de valores justifica-se pela aparelhagem que cada local necessita. Há 28 anos a empresa está localizada e operando em Porto Trombetas. Quando termina a bauxita das minas, ainda não termina o trabalho da mineradora, que leva 10 anos para reflorestar e monitorar as atividades ecológicas na região explorada.

*A repórter Gisele de Freitas viajou a Terra Santa a convite da MRN.

LÍVIO DIZ QUE SANTAREM TERÁ O MELHOR CONTROLE DE TRÂNSITO

Gisele de Freitas
Repórter

O diretor do Detran (Departamento de Trânsito) do Pará, Lívio Assis afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal O Estado do Tapajós que as cidades de Santarém e Ananindeua receberão um sistema de controle de trânsito que estará entre os melhores do Brasil. Segundo Assis, a governadora Ana Júlia Carepa recomendou que o interior do Estado tivesse um enfoque especial, o que está resultando em uma descentralização das ações na capital.
Entre as melhorias previstas para os usuários do Detran em Santarém está a emissão de documentos na própria cidade, um maior controle nas vendas de carteiras e a adição de balanças de pesagem em rodovias estaduais.
Assis destaca que a principal mudança ocorrida em sua gestão foi a descentralização das ações da capital, interiorizando mais o órgão. A mudança no interior teria sido marcada principalmente pelas reformas que foram realizadas nas sedes de algumas cidades. A diminuição na demora na expedição de documentos também é comemorada pelo diretor. Ele garante que atualmente em 24 horas são emitas carteiras de habilitação, além de documentos de legalização de veículos.
A emissão dos mesmos ainda é em Belém, mas o diretor garante que no máximo até 20 de junho este procedimento já estará disponível nas cidades de Santarém e Marabá e posteriormente em outros municípios.
Para a melhoria do controle de tráfego, o Detran aposta em um sistema de trânsito que está sendo criado para as cidades de Santarém e Ananindeua e após deverá se estender para Marabá e Castanhal. O sistema contará com monitoramento através de câmeras, que enviarão as imagens diretamente para uma central, onde haverá um funcionário do Detran monitorando. “As câmeras deverão ser instaladas nas ruas de maior movimento, entradas de escola, etc. Este sistema será um dos mais modernos do Brasil” garante Assis.
Também está programado para ser implantado em Santarém controladores eletrônicos de velocidade, mais conhecidos como araras. Para Assis, o método só incomoda pessoas que infligem a lei, para as demais representa segurança. Ele entende que este sistema já foi muito contestado, inclusive judicialmente, mas que o Superior Tribunal de Justiça já aprovou a utilização do método. “Em cidades paulistas como Santo André a aprovação dos controladores pelos motoristas chega a ser de 85%. Os mais incomodados são os que possuem maior poder aquisitivo, eu sou favorável ao método e não considero indústria de multas, mas sim da vida” relatou. Para o diretor, as estatísticas garantem a diminuição dos acidentes após a utilização dos sistemas controladores em diversos municípios.
Assis também falou sobre a venda de carteiras, que segundo ele está praticamente zerada no Pará e também a nível nacional. Antigamente alguns alunos de auto-escola faziam a carteira sem assistir aulas e nem mesmo participar das práticas e realizar provas. Assis garante que houve uma fiscalização grande nas escolas, que resultou inclusive no fechamento de algumas e que medidas foram tomadas, como a obrigação do aluno colocar a marca de sua digital dos documentos que assina no dia da prova. Também está prevista a instalação de câmeras nas salas de aula para monitorar a presença dos alunos durante as 15 horas de aulas teóricas que são obrigatórias.
Quanto à Medida Provisória do governo Federal, que proíbe o comércio de bebidas ao longo das rodovias federais, Assis acredita que devam acontecer algumas mudanças. Após uma reunião com a Associação Nacional dos Detrans (AND), membros da Câmara Federal informaram que nas rodovias que cortam as cidades, como é o caso da Santarém Cuiabá, deverá ser liberado o comércio de bebidas pelo menos nos locais de perímetro urbano.
As taxas que são cobradas pelo Detran, alvo de reclamação de diversos usuários, também foram comentadas pelo diretor, de acordo com ele, as taxas são únicas em todo país e diferentes em alguns locais, como no Norte, por exemplo, são inferiores as cobradas no Sul, em função do menor poder aquisitivo que possui a população local. “As taxas cobradas no Pará estão de acordo com a regulamentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Antigamente para cada serviço se pagava uma taxa, hoje a taxa é única” garantiu Assis. A arrecadação do órgão no último ano aumentou em 30% e março registrou um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano passado.
Sobre as balanças de pesagens, o diretor garante que o Detran sempre participou da medida em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e acredita que o limite de peso deve ser obedecido, pois seis meses são suficientes para estragar uma rodovia nova se houver tráfego de muito peso, o que gera reclamações do próprio usuário. No primeiro mês do ano passado o Detran arrecadou mais de R$ 500 mil nas pesagens, uma média inferior aos outros anos, o que demonstra que os motoristas estão se adequando as normas de trafegabilidade.
O diretor destaca como problema a falta de balanças, atualmente existem três operando nas rodovias paraenses e seriam necessárias 18 para atender a demanda. “Este ano haverá a instalação de mais cinco balanças, duas na região, uma será na BR 163 e outra na Curuá-Una” destacou.
Assis está deixando a direção do Detran para assumir a direção de uma estatal. Ele avalia que sua gestão foi boa e que o órgão mudou, principalmente no sul do Pará. Ele garante que gostaria de ter feito mais pelo trânsito no estado.
“O Detran era um órgão de terceira categoria e isto mudou muito. Se eu pudesse fazer mais alguma coisa gostaria de terminar com a mortalidade nas estradas e levar a zero o índice que ainda é de 20%” concluiu Assis.

MÉDICOS VOLTAM AO TRABALHO NO HOSPITAL REGIONAL

Alesandra Branches
Repórter


Após reunião realizada entre os membros do Sindicato dos Médicos do Pará e a secretária estadual de saúde pública, Laura Rossetti, a comissão de médicos do Hospital Regional decidiu em assembléia realizada quinta-feira(03)dar continuidade aos atendimentos e por enquanto descartar qualquer possibilidade de paralisação.
"Pela primeira vez a Secretária estabeleceu prazos reais a fim de amenizar os problemas do Hospital Regional. Por isso, os médicos que trabalham naquela unidade de média e alta complexidade de Saúde, resolveram não paralisar e aguardar que as reivindicações sejam cumpridas. Contudo, é necessário ressaltar que nós (médicos), continuaremos exercendo nossas atividades desde que tenhamos insumos para trabalhar. De que basta estarmos lá se não tivemos os instrumentos essenciais para desenvolvermos a medicina?", perguntou o representante do Sindicato dos Médicos do Pará, sub-sede de Santarém, Rodrigo Rodrigues, acrescentando que vontade não falta.
"Se algum setor do Hospital ficou paralisado, pode ter certeza de que não foi por iniciativa dos médicos. A verdade é que os insumos são insuficientes para a demanda do hospital, que apesar de não funcionar em sua totalidade, atende um público significativo", explicou o médico.
Na reunião entre o Sindicato e a SESPA, ficou decidido que até o dia 12 deste mês, a secretaria deverá apresentar o modelo de gestão do Hospital Regional, considerada uma das reivindicações estratégicas da classe que pretende solucionar problemas como a aquisição de insumos e ainda, definir quem vai contratar os médicos (SESPA ou OSCIP). "A solução deste problema é fundamental para toda a região oeste que precisa do regional. Não serão apenas os médicos beneficiados, mas sim, a clientela que vem de longe a fim de receber atendimento e quando chega no hospital, não é atendido por falta de material", desabafou o representante do sindicato, acrescentando que grande parte dos médicos está trabalhando apenas com contratos verbais, não tendo qualquer documentação oficial dos funcionários.
Quanto ao pagamento dos vencimentos atrasados, a secretária Laura Rossetti prometeu que no próximo dia 15, o salário do mês de fevereiro será pago e no dia 21, será a vez do salário referente ao mês de março. A reunião da comissão de médico do HR contou com a participação de 20 profissionais.
Desde o mês de março, os médicos começaram a reivindicar melhorias no Hospital. Sem autonomia para comprar materiais essenciais para dar continuidade as atividades, a direção do Hospital teve que tomar providências e pedir apoio da SESPA depois que os profissionais que trabalham na unidade de média e alta complexidade de saúde começaram a reclamar na imprensa, alegando que sem gases, balão de oxigênio, materiais cirúrgicos e outros materiais, o Hospital Regional Público do Oeste estava preste a fechar as portas.
Na época, as denúncias davam conta de que serviços como radiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica médica e possivelmente a UTI neonatal e adulto estariam paralisados. As informações eram dadas pelos próprios médicos que trabalharam no Hospital e que desmotivados pelo atraso nos salários e pela falta de materiais resolveram paralisar alguns setores. Mais de 12 médicos ficarão sem trabalhar por falta de material.

Helenilson Pontes debate no Rio a reforma tributária

Do Espaço Aberto:

O advogado santareno Helenilson Cunha Pontes, livre-docente e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e advogado tributarista, será um dos palestrantes hoje à tarde, no Rio, num evento promovido pela Associação Brasileira de Direito Financeiro.Juntamente com Gustavo Brigagão, Helenilson vai abordar e debater o tema “Reforma Tributária”, sob a mediação do tributarista Adilson Rodrigues Pires.

Retrato do caos

A Br-163 representa perigo para os motoristas.
Há atoleiros nos km 175 e 180.
A estrutura da maioria das pontes ao longo da rodovia foi abalada.
Uma ponte nova de madeira custa R$ 500 mil.
A madeira doada pelo Ibama para a recuperação das pontes da Enxurada e Igarapé Preto acabou sendo apreendida pela Polícia Federal, sexta-feira, por falta de ATPF.
Mas a carga já foi liberada, embora tenha atrasado o beneficiamento de madeira destinada à recuperação dessas duas pontes.

Empresário assassinado em Óbidos(5)

A Polícia Civil ainda não tem pistas do paradeiro de dois suspeitos de matar o empresário José Azevedo Aquino, crime ocorrido na madrugada de domingo, em Óbidos. Um dos suspeitos já foi preso.

Raridades do vinil

Altamiro Carrilho, Gilson Peranzzetta, Maurício Einhorn e Sebastião Tapajós - Encontro de Solistas (1999)
Faça download: http://lix.in/e382b7d4


Aos que baixarem os arquivos, se gostarem do que ouviram, sugerimos que adquiram os álbuns em lojas ou sites especializados, caso não estejam fora de catálogo.

Pub com piano de cauda no Centro Recreativo

A diretoria do Centro Recreativo começou, com festa realizada sábado, no Iate Clube, a campanha de arrecadação de recursos para a instalação de um piano de cauda no futuro 'pub' que vai funcionar no mezanino da sede do clube, que está sendo restaurada. O instrumento já foi encomendado ao fabricante, em São Paulo.
Segundo a Wikipedia, 'pub' é um ambiente informal e descontraído, seja no balcão do bar, jogando snooker ou dardos, ou bebendo uma cerveja. O nome vem da expressão inglesa "public place" ("lugar público").

Dia mundial da saúde?

7 de abril.
Dia mundial da doença em Santarém.
O Pronto Socorro Muncipal, dirigido por quem não gosta de pobre, regrediu na qualidade do atendimento ao público.
Nos postos de saúde da perifeira e zona rural nem esparadrapo têm.
A dengue hemorrágica atca e mata.
Hospital Regional do Baixo-Amazonas, praticamente fechado, é palco de incompetência técnica da Sespa e manobras espúrias de alguns dirigentes estaduais.

Paraíso fiscal em Santarém

De que adianta a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefa) lançar a nota fiscal eletrônica se nem a fiscalização da velha nota de papel é feita pelos fiscais do órgãos.
Em Santarém, um verdadeiro paraíso fiscal, boutiques e postos de gasolina fazem a festa, sonegando ICMS.

Bolsa-floresta, bolsa-nação

Ronaldo Brasiliense

Depois do bolsa-família, do bolsa-escola, do bolsa-trabalho e de muitas outras malas, vem por aí o bolsa-floresta. O governo planeja criar um fundo para pagar agricultores que fizerem "prestação de serviços ambientais" como conservar as florestas, fazer reflorestamentos e recuperar áreas destruídas pelo fogo ou desmatadas.
A bolsa-floresta, em gestação no Ministério do Meio Ambiente , tem tudo para emplacar até o final de 2008. O pagamento a agricultores funcionaria, nesse caso, para atenuar a destruição da floresta amazônica.
Até o final do governo Lula, nesse ritmo, virá, enfim, a bolsa-nação, beneficiando todo o povo brasileiro. E ninguém mais vai precisar trabalhar. Viva Lula!!!!

MP exige que Celpa dê solução para entrega de contas na zona rural

Os promotores Marco Aurélio do Nascimento e Mário Sampaio Neto Chermont, discutiram com representantes da Celpa, a necessidade de mudar a forma de entrega das contas de energia aos moradores da zona rural do Estado. Um termo de ajuste de conduta foi proposto pelos promotores, que aguardarão as sugestões de cláusulas que devem ser encaminhadas pela empresa dentro de dez dias.
Marco Aurélio do Nascimento disse que o Ministério Público quer alternativas para a entrega das faturas de contas de energia e não exclusivamente na sede do município.
O representante da Celpa, João de Deus Lobato Júnior esclareceu que a Resolução nº 456/2000 da Aneel, possibilita a leitura trimestral em zonas rurais com até mil consumidores, por isso a Celpa adotou a leitura trimestral. A empresa informa ainda que, a partir de janeiro deste ano, já está buscando alternativas no sentido de reduzir o problema, com a entrega da fatura junto a líderes e associações comunitárias no próprio vilarejo, ficando estes responsáveis pela distribuição aos moradores do local.
Um termo de ajuste de conduta fromalizou o compromisso da empresa de entregar a fatura a líderes e associações comunitárias, para que os moradores não precisem se deslocar até a sede do município para buscar a conta.

Rocha leva nomes para aprovação de Jader

O deputado Antônio Rocha despacha nesta segunda-feira com o deputado federal Jader Barbalho para tratar do preenchimento de cargos da cota do partido no governo do estado, em Santarém, que ficaram vagos com a desincompatibilização de Sandro Lopes, da diretoria regional do Detran e Erlon Rocha, da chefia da agência do Detran.
Este site, que acertou na mosca o nome de Joaquim Azevedo para a SMT, em substituição a José Antônio Rocha, que pediu exoneração pelas mesmas razões de Sandro e Erlon, aposta suas fichas nas indicações de Nilton Santos para a diretoria regional e Zezinho Sales para a agência municipal do Detran.

Esmola

O governo do Estado liberou R$ 230 mil para a prefeitura enfrentar a situação de emergência pela qual passa Santarém.