segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ex-prefeito procura remédio para mal difícil de tratar

Embora não tenha se tornado hipocondríaco, o ex-prefeito de Santarém José Maria Tapajós tem sido medicado com frequência para controlar um mal visível, a pressão alta.
Para essa profilaxia não lhe tem faltado em sua mini-farmácia os remédios mais modernos.
Mas uma enfermidade não tem sido tratada por que incurável: a peste da ingratidão.
Para esta, não há remédio que dê jeito ao males da alma do presidente da Câmara.

Motoristas desabafam perante prefeita por causa dos buracos

Na audiência que tiveram com a prefeita Maria do Carmo os taxistas saíram divididos do encontro.
Tudo porque o presidente do sindicato tentou por panos quentes nas queixas dos motoras diante da buraqueira em que se encontra Santarém.
Um dos presentes repassou a Maria a pergunta feita por um grupo de turistas que viajou em seu táxi:
- A cidade tem prefeita?
Uma fonte relata que Maria não gostou da pergunta e em tom desafiador avisou que somente algumas ruas serão reasfaltadas e dentre estas não está incluída a avenida Tapajós.
E arreamtou:
- Podem ir se queixar para a imprensa que não tem jeito.

NOTÍCIA DE BLOG DIZ QUE VALTER LIMA AMEAÇA INTEGRANTE DA TORCIDA LOUCOSALVINEGROS

O técnico Valter Lima foi denunciado à delegacia de polícia por crime de ameaça.
Leia o caso aqui.

O renascimento de Michel

Gerson Nogueira

Michel fez os quatro gols da maiúscula vitória do S. Raimundo sobre o Cristal, ontem, no estádio Barbalhão, em Santarém. Dois foram golaços. O primeiro nasceu de um tiro forte, de rosca, no ângulo do goleiro amapaense. No quarto, desviou, com leve toque, encobrindo o guardião. Lances que atestam o estilo diferenciado do meia-atacante de Parintins, revelado pelo S. Raimundo no Campeonato Paraense deste ano.

Quando Valter Lima trocou o Pantera pelo campeão paraense e trouxe Michel para a Curuzu, o jovem jogador parecia talhado para resolver o apagão criativo do meio-campo bicolor. Ledo engano. Seu desempenho foi tímido, marcou apenas um gol – na partida final contra o Icasa – e em nenhum momento mostrou personalidade para assumir a titularidade.

Desgastado pela má passagem pelo Paissandu, Michel fez o caminho de volta. Foi recebido de braços abertos no S. Raimundo. Sente-se em casa, conhece os atalhos. Lá, enfim, é amigo do rei, como diz o velho poema de Bandeira. Mais que isso: não precisa provar nada a ninguém.
Bastaram duas partidas para Michel reafirmar sua importância. Marcou o segundo gol da vitória sobre o Gênus e, ontem, como a desfazer todas as dúvidas quanto à sua categoria, encarregou-se de assinar todos os gols do importantíssimo triunfo sobre o Cristal – que insere o S. Raimundo entre os oito melhores times da Série D.

Por ironia, a cada nova exibição de talento na Pantera, Michel ficará ainda mais marcado como um jogador que só se sai bem em times emergentes, o que talvez não seja a avaliação mais justa porque naquele ambiente conturbado do Paissandu dificilmente alguém conseguiria se sobressair.

Tanto faz, lá como cá falta água

Em Ananindeua a Cosanpa deixa população sem água nas torneiras, como informou a edição de hoje do SBT Pará, apresentado por Úrsula Vidal, retrasmitido aqui em Santarém pela TV Ponta Negra.
Em Santarém, enquanto as obras do PAC não ficam prontas, falta água no Urumari e na Nova República, só para citar alguns bairros.

Projeto devolve 850 mil filhotes de quelônios aos rios da Amazônia

O projeto Pé-de-Pincha*, que busca a conservação de espécies de quelônios da Amazônia - como a tartaruga, o tracajá e o pitiú –, contabiliza mais de 850 mil filhotes devolvidos aos rios da região.
O projeto teve início em 1999, em Terra Santa. “A demanda surgiu de uma comunidade do município, que queria saber como fazer para proteger os quelônios que estavam acabando na área deles. Essa comunidade repassou o que aprendeu e outras comunidades quiseram fazer parte do projeto também. Assim fomos ampliando bastante nossa área de atuação. Num segundo momento, chegamos ao município de Oriximiná com o apoio da MRN”, explica Paulo César Andrade, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Juntamente com o Ibama, a Ufam forma a coordenação do Pé de Pincha que, atualmente, é desenvolvido em nove municípios nos estados do Pará e Amazonas, totalizando a participação de 88 comunidades. A MRN apóia o projeto nas comunidades das cidades de Oriximiná e Terra Santa, assim como as prefeituras municipais.

(Fonte: MRN)


Leia mais aqui.

Pontuando- José Olivar

● Esta semana tive a satisfação de ser desagravado de público pela Diretoria da OAB/PA e seu Conselho Seccional, que em Santarém reconheceu que fui atingido no exercício da profissão por atos do Juiz Substituto Leonel Figueiredo, quando de sua passagem por esta Comarca. O desagravo será publicado no Diário da Justiça e comunicado ao Tribunal de Justiça, para os fins de direito. A solenidade na sede da Subseção da OAB/Stm foi prestigiada pelo Dr. Ophir Cavalcante, do Conselho Federal, Diretoria e Conselheiros da Seccional do Pará, integrantes da Subseção e amigos advogados. No mesmo ato, a Dra. Ana Calderaro foi também desagravada.

Leia Pontuando completo aqui.

MP aciona governo do estado para reformar colégio em Óbidos

A estrutura precária do prédio do colégio São José, em Óbidos, levou o Ministério Público do Estado, por meio dos promotores de justiça Rodrigo Aquino e Maria Tavares, a ingressar com duas ações civis públicas. Contra o governo do Estado, o MP ajuizou ação requerendo a imediata reforma do prédio, com 98 anos de existência, que está com a estrutura seriamente comprometida.
Outra ação é contra o estado do Pará e o município de Óbidos, para que seja concluída a reforma da quadra poliesportiva, cujas falhas apresentam riscos à integridade física dos cerca de dois mil alunos. Caso sejam concedidos os pedidos, o MP requer em ambas as ACPs o pagamento de multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento.

Em greve, médicos do hospital regional deixam de atender 800 pacientes

Consultas, exames e internações estão suspensos desde o dia 21 de agosto no Hospital Regional do Baixo-Amazonas.
Os médicos estão em greve por causa do atraso nos salários.
A Pro-Saúde pagou apenas 50% dos vencimentos do mês de julho. Há ainda saldo de salário de junho e julho de 2008.
Nesse período, o hospital regional deixou de atender mais de 800 pacientes.
Só estão funcionando os setores de UTI e hemodiálise.
------
Ainda no assunto: Uma médica mastologista cobra 250 reais por uma consulta em Santarém.
Leia no twitter do Blog do Estado.

Jà que a PMS não publica edital em jornal de grande circulação.....

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31489 de 24/08/2009

PARTICULAR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM

Número de Publicação: 22532

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL 042/2009 – SEMED

Objeto: Aquisição de material esportivo para as escolas da Rede Municipal de Ensino. Abertura: 03 de setembro 2009 às 09:00 horas. O Edital pode ser obtido no site www.santarem.pa.gov.br.

Santarém, 24 de agosto de 2009.

Antonio Eder John de Sousa Coelho

Pregoeiro Oficial do Município

DIÁRIO OFICIAL Nº. 31493 de 28/08/2009

PARTICULAR

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM

Número de Publicação: 23896

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED

RESULTADOS DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL 035/2009 - SEMED

A Secretária Municipal de Educação comunica o resultado do PP035/09, destinado à “Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de acesso a internet para as escolas da rede municipal de educação”, tendo como vencedora a empresa: DBS Soluções Empresariais Ltda., no item 01.

EXTRATO DE TERMOS DE ADITAMENTO DE CONTRATOS

1º Termo Aditivo do contrato nº 049/2009–Pregão Presencial-PP001/2009; 1º Termo Aditivo do contrato nº054/2009–PP002/2009; 1º Termo Aditivo do contrato nº058/2009–PP007/2009; e 1º Termo Aditivo do contrato nº062/2009–PP009/2009. Partes: Secretaria Municipal de Educação e Desporto / Alfa Distribuidora Ltda. Finalidade: Retificação de dados da contratada.

Santarém, 27 de agosto de 2009.

Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro

Secretária Municipal de Educação

Valeria critica gestão da saúde em Santarém

Cilícia Ferreira
Repórter


A vice-presidente nacional do Partido Democratas, Valéria Pires, participou sexta-feira da reunião de prestação de contas dos deputados Lira Maia e Alexandre Von. Na ocasião Valéria analisou a situação atual de Santarém, especialmente, na saúde, com greve dos médicos do Hospital Regional do Baixo-Amazonas. "Chegar a Santarém e já ter a notícia do problema que ocorre no Hospital Regional é algo muito triste. Um hospital com estrutura de 1° mundo, melhor do que qualquer outro hospital do Pará", comenta.
Valéria ressaltou as dificuldades de funcionamento na capacidade total do hospital e a falta de pagamento dos médicos. Disse que o Governo do Estado não implantou todos os serviços de alta complexidade que o hospital foi planejado e que a saúde está num caos. Numa crise. Não só Santarém, mas todo o Estado é uma crise que vem trazendo desgastes: um após outro.
Ela afirmou que o estado não tem governo, principalmente na área saúde. O que aconteceu com a Santa, o que está acontecendo com o Hospital Ofir Loyola e os Hospitais Regionais Casa é pura falta de atuação e compromisso do Governo do Estado. Segundo ela, não se vê compromisso do governo sendo resgatado, pelo contrário, o que se vê são compromissos e obras abandonados.
Ela disse que vai fazer um trabalho de implantação dos projetos Democratas Mulher e Democratas Jovem. Valéria acredita que a mulher precisa estar muito interada e participando na vida pública, de esfera política da cidade por que isso afeta diretamente a família. Sendo a mulher porta de entrada para a família, pois conhece com propriedade todas as necessidades dos seus. Então o trabalho do Democratas Mulher é incentivar a participação feminina na política. Para os jovens também o objetivo é incentivá-lo a ser atuante. Atualmente, o jovem está inserido na violência, na falta de oportunidade no mercado de trabalho e a política está desacreditada aos olhos da juventude, sendo assim a participação do jovem e da mulher vem para resgatar a ética e a credibilidade da política.
Quanto às eleições 2010 e sobre a pesquisa que deu no IBOPE, apontando Jader Barbalho e Valéria Pires com os nomes mais cotados para o Senado, se disse muito feliz em ter seu nome lembrado pela população para ocupar um cargo tão importante como o de estar no Senado Federal, mas que isso não é sinal de que ela vai sair como candidata para o senado e que vá ganhar a eleição. Pode ser que seja, mas disse que está à disposição do partido para enfrentar qualquer cargo aonde ela puder contribuir. Ela disse que a pesquisa também mostra a resposta de como foi seu trabalho junto ao governo com vice-governadora. Diz que ainda se sente responsável pelo Estado e continua achando que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Seguramente eu vou está nas eleições de 2010 para o que o meu partido achar que eu contribuo", confirma.

Prestação de contas

Os deputados Lira Maia(democratas) e Alexandre Von(PSDB) prestaram contas de seus mandatos na reunião que contou com a presença da vice-presidente do partido dos Democrtas Valéria Pires Franco, correligionários, e membros do PSDB, aliados de outros partidos e líderes de comunidades.
Os deputados fizeram um resumo das ações parlamentares que desenvolveram ao longo dos últimos 3 anos e meio, especialmente as emendas destinando recursos federais e estaduais para obras e serviços em Santarém.

Relatório mostra obras do governo estadual no oeste do Pará

Da Redação

O deputado Airton Faleiro, líder do Governo na Assembléia Legislativa do Pará informou que a secretaria de Transporte está executando obras em todo o Estado do Pará. " Só na região da Calha Norte são mais de 12 milhões investidos em recuperação de estradas e pontes". Um relatório com obras da secretaria de Transporte foi entregue a imprensa para embasar as declarações do deputado Airton Faleiro.
A previsão do governo é investir aproximadamente 300 milhões de reais em dois anos.
O discurso do deputado foi uma resposta à manifestação da oposição de que não há obras de andamento no Estado. "A governadora Ana Júlia disse que no verão de 2009 o estado seria um canteiro de obras", afirmou o líder do Governo.
São dezenas de frentes de trabalho, que incluem recuperação de PA´s, estradas vicinais, terminais hidroviários, trapiches, muros de arrimo e pistas de pouso. O aeroporto de Salinópolis, por exemplo, já está em fase de licitação.
O relatório aponta quatro obras concluídas no governo de Ana Júlia Carepa. A PA 370, que liga Santarém a Curuá-Uma, teve asfaltado todos os 70 quilômetros, com acostamento, sistema de drenagem, sinalização vertical e horizontal e ponte dm concreto, na saída de Santarém.
A população de Mojuí dos Campos, na PA 431, em Santarém, poderá realizar sua tradicional festa em homenagem à padroeira da localidade, cuja imagem é conduzida até Santarém, em uma rodovia asfaltada. Antes a romaria era feita debaixo de poeira.
Brevemente, o Governo do Estado vai entregar a rodovia que liga Santarém à famosa - e hoje consaiderada como a praia mais bonita do Brasil, segundo o jornal inglês The Guardian - Vila de Alter do Chão, melhorando o acesso de turistas para a praia localizada às margens do rio Tapajós. Nesta obra, há recursos do governo e do Ministério da Integração Nacional.

Redução de tempo de plenário engole uma sessão na semana da Câmara de Santarém

Da Redação de O Estado do Tapajós

Se já não bastasse o plenário da Câmara de Vereadores de Santarém funcionar somente de segunda a quarta-feira, um grupo de vereadores liderados por Emir Aguiar(PR) quer retardar em uma hora o início das sessões, encerrando-as mais cedo. Sob o pretexto de adequar o funcionamento da Câmara ao horário de Brasília, 11 parlamentares assinaram um projeto de resolução estabelecendo o início da sessão plenária para as 10 horas. Atualmente a mesa diretora dá início ao pequeno expediente as 9 horas.

O vereador Valdir Matias Jr.(PV) promete levar o caso à justiça se a mesa diretora alterar o horário de realização das sessões. Valdir cita alguns artigos do Regimento da Casa para pedir anulação da votação da matéria em primeira votação.

O parlamentar deu razão ao vereador Reginaldo Campos que teve negado pedido de vista. Valdir informa que está protocolando junto a Mesa diretora da Câmara, o pedido de cancelamento da votação em 1º turno da proposição que altera o horário. Em seu entendimento, foram desrespeitados os artigos 83 e 107 do Regimento Interno e este último em seu parágrafo 5º, que garante o pedido de vista a qualquer vereador, o que segundo Matias Júnior não foi permitido. O vereador ressaltou que é favorável a realização das sessões com inicio às 9 horas e não as dez como está sendo proposto.

O vereador Reginaldo Campos(PSB) junto com Carlos Jaime também são contra a mudança de horário. Carlos Jaime é membro da mesa diretora da Câmara e tem presença assídua em plenário, o que já não ocorre com Reginaldo, o maior gazeteiro da Câmara por causa de suas constantes faltas às sessões.

Se a mesa diretora adotar o novo horário, os vereadores vão trabalhar ainda menos, uma vez que as segundas, terças e quartas o plenário funciona de 9 às 12h00. Com a mudança, os vereadores começariam as sessões às dez horas, encerrando o plenário no mesmo horário atual, o que corresponderia uma gazeta de um dia de sessão atual, isto e, três horas de trabalho a menos durante a semana.

Mas o vereador Erasmo Maia defende a mudança do início do horário das sessões de 9h00, para 10h00, argumentando que está havendo é uma adequação ao fuso horário. “Eu já expliquei que o vereador não tem atividade só em plenário, ele começa cedo a receber pessoas na sua casa, chega em seu gabinete tem gente para atender e como se tornou mais curto entre amanhecer o dia e iniciar a sessão toda a Câmara teve dificuldade e constantemente as sessões tem iniciado com 15, 20 minutos e até meia hora de atraso”, justificou. “Muitas vezes perdemos o tempo de bancadas, outras vezes iniciamos as sessões com apenas cinco parlamentares”.

Torcida protesta contra uso do estádio para eventos não esportivos

Faixas foram colocadas na arquibancada do Barbalhão por ocasião do jogo de ontem no qual o São Raimundo goleou o Cristal por 4 x 1.
O protesto da torcida é pela falta de conservação do gramado do estádio que é castigado durante a realização de eventos musicais e religiosos para o qual o Barbalhão é cedido.
Mais de cinco mil torcedores compareceram ao estádio para prestigiar o Pantera.
A foto é de Alfonso Jimenez.
Reprodução proibida sem autorização do Blog do Estado.