terça-feira, 24 de novembro de 2009

Jornalista aposta no açaí para fugir do desemprego e empreender

Rafael Menezes
Do Comunique-se, em São Paulo

Uma ameaça de demissão aguçou a criatividade do jornalista Thiago Rocha de empreender e ter seu próprio negócio. “Nossa, não é possível que vou ter que recomeçar tudo de novo”. Foi o que pensou ao ouvir os boatos de que a AOL, uma das melhores empresas em que já trabalhou, iria fechar. Após ficar sem saída, decidiu abrir a República do Açaí.

No começo seus colegas de redação estranharam a iniciativa do jornalista, mas hoje, quase cinco anos depois, ele ganha tão bem quanto um gerente de conteúdo, e ainda trabalha como repórter.

No dia 21 de fevereiro de 2005, Rocha lançou a sua loja, após perceber que o mercado de trabalho no jornalismo estava cada vez mais concorrido, o que levou ele a buscar algo paralelo à profissão.

O jornalista nunca havia trabalhado com açaí, era apenas um apreciador da fruta amazônica. Antes de se formar, trabalhou por três anos em comércio e pôde colocar este aprendizado em prática.

Leia mais aqui.

Comissão da ALC é aprovada

Aprovada hoje na ALEPA proposição de autoria do deputado estadual Alexandre Von que requer Comissão de Estudos para apoiar a criação da Área de Livre Comércio de Santarém.

Além do autor, os deputados Antonio Rocha, Carlos Martins e Gabriel Guerreiro já anunciaram o desejo de particiapar dessa comissão.

UFPA anula questãode Geografia

Após notícias e comentários que rolaram no Twitter, nesta terça-feira (24), sobre o possível vazamento da prova da primeira fase do PSS (Processo Seletivo Seriado), a Universidade Federal do Pará negou o fato e afirmou que não vai anular o vestibular.Segundo conversas publicadas no site de relacionamento, pessoas teriam tido acesso, previamente, à prova de geografia do PSS e teriam constatado que uma questão possuía enunciado e alternativas iguais. Mas a UFPA negou a informação.

Segundo a assessoria da instituição, não houve vazamento. Foi constatada apenas que a questão era semelhante com uma prova utilizada em um vestibular na Bahia, em 2007, e por isso, a diretoria do Centro de Processos Seletivos achou melhor anular a questão.

O item anulado foi o de número 19. O gabarito da primeira fase já foi retificado no site do Ceps (www.ceps.ufpa.br). Todos os candidatos receberão a pontuação referente ao quesito anulado.

De acordo com a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA, Marilucia Oliveira, a Universidade tem um compromisso moral de prezar pelo ineditismo das questões de seu vestibular. Embora não haja nenhuma obrigatoriedade legal para que as questões de vestibulares sejam inéditas, a anulação foi decidida pela UFPA, por mérito de lisura. 'Nós temos um controle de qualidade e um padrão mínimo que não admite questões repetidas em nossas provas. Por isso, após ter sido detectada a proximidade da questão com a da prova de outra instituição, achamos ético anulá-la', afirmou Marilucia.

Recursos - Os candidatos que realizaram a prova no último domingo (22) tiveram até às 14h30 de hoje para interporem recursos no Centro de Processos Seletivos. O gabarito definitivo da prova será disponibilizado a partir da quarta-feira (25). A previsão é de que o resultado final dos aprovados saia, no máximo, em dez dias. (Portal ORM)

Rádio Rural é finalista do prêmio de tecnologia social


Padre Edilberto Sena e jornalista Rosa Rodrigues recebem, em Brasília, kit de divulgação do projeto Rádio pela Educação, um dos finalistas do prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.
A premiação dos vencedores será as 19 horas.
Foto: Miguel Oliveira

Juiz condena ex-prefeito, prefeito e vice de Terra Santa

Do Espaço Aberto:

O juiz eleitoral da 89ª Zona, Wilson de Souza Corrêa, passou a caneta no prefeito e vice de Terra Santa, respectivamente Marcílio Costa Picanço e Januário Miranda Lobato. E não só eles. O ex-prefeito Adalberto Cavalcante Anequino também entrou na canetada.
Caneta, no caso, é a sentença condenatória que pune os três com inelegibilidade por três anos, contados de outubro do ano passado, e multa de 50 mil UFIRs para cada. Marcílio e Januário também tiveram cassados seus diplomas.
Os três foram alvo de uma ação de investigação judicial porque, no convite para inauguração de obras públicas, divulgado em carro som em outubro do ano passado, ficou caracterizada a propaganda em favor de Marcílio e Januário, integrantes da chapa que o então prefeito Adalberto Anequino apoiava.
“O abuso de poder político consiste no uso indevido de cargo ou função pública, com a finalidade de obter votos para determinado candidato. Sua gravidade diz respeito à utilização do múnus público para influenciar o eleitorado. Trata-se de uma atuação ímproba, de modo ilícito, de forma a desequilibrar a disputa eleitoral”, diz o magistrado na sentença condenatória.

Recursos beneficiam mais de 300 famílias de reservas extrativistas

Um convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e o Instituto de Pesquisas Ambientais (Ipam) está beneficiando mais de 300 famílias residentes nas Reservas Extrativistas do Riozinho do Anfrísio, do Xingu e do Iriri, no oeste do Pará.

Os R$ 150 mil repassados pela Sagri para a aquisição de 40 kits farinheira, 15 rabetões (pequenos barcos a motor), com capacidade para 10 toneladas cada, e de materiais e utensílios para a colheita do látexe da castanha do pará, e ainda para custear a formação e capacitação dosribeirinhos. O projeto surgiu de um diagnóstico elaborado pelo Conselho Gestor das reservas extrativistas.

(Fonte: Secom)

Boicote ao círio

Alguns padres não participaram do círio da Conceição este ano em protesto contra o excesso de merchandising dos patrocinadores da festa no trajeto da romaria.

Rompimento à vista

Não convidem mais para o mesmo protesto o padre Ediberto Sena e os ativitistas do Greepeace.

O fogo que consumiu as duas balsas de madeira no rio Arapiuns fez virar pó, também, a dobradinha que o reverendo fazia com aquela ONG barulhenta.