sábado, 5 de janeiro de 2019

Quadrilha dos bancos, traição aos aposentados

Muito ouvia falar sobre venda ou pirataria de informações do cidadão que estão protegidas sob sigilo, quer na rede bancária, quer nos arquivos dos cartões de crédito, e, sobretudo, em órgãos governamentais.

Esta semana fui a vítima.

Antes mesmo que o INSS me comunicasse oficialmente a conclusão de meu processos de aposentadoria, isto é, cumprisse a formalidade legal de me enviar uma carta de concessão, pelos Correios, em até 20 dias, meu celular não para de tocar ou receber mensagens de texto.

E olha que não são de cumprimento de amigos e parentes pela aposentadoria, ou de outros íntimos que a consideram precoce e até nem acreditam, quando falo.

Antes de mim, bancos, financeiras e cartões de crédito já sabiam de antemão sobre os créditos previstos pela Previdência Social que serão disponibilizados em meio nome, a partir de 15 de janeiro, oferecendo-me todo tipo de empréstimo em consignação.

Nem eu, mesmo ligando para o telefone 135 consegui obter os valores a que terei direito, retroativamente, mas os bancos já dispõem dessa informação, calculando até o limite que eu teria direito para comprometer como garantia de minha aposentadoria.

A irritação é maior porque o sistema financeiro é uma quadrilha compartilhada pelo governo federal, que não mantém sob sigilo o que deve ser sigiloso em relação aos dados bancários de um cidadão. E ninguém faz nada. 

A impunidade grassa há muito tempo. 

Ontem, conversando com um amigo, no supermercado, relatei-lhe o constrangimento. 

Papo vai, papo vem, lá estão os bancos no centro da roda.

Ele me dizia que, na última campanha presidencial, quanto revelava que não votaria no atual presidente, recebia como resposta, quase sempre desaforada, "vais votar, então, em candidato dos comunistas!"

Pois é meus amigos, já pararam para pensar que o "regime comunista" que hipoteticamente permeia a mente de alguns aloprados de direita, não resiste a uma simples argumentação?

Pois prestem atenção a uma informação básica.

Sistema financeiro é a expressão maior, o arcabouço material do sistema capitalista, o detentor sob seu poder, do capital.

Como pode então, que no Brasil, onde somente os bancos têm lucros estratosféricos, desde e sempre, tenha sido implantado o "regime comunista" nos governos de Lula e Dilma?

Ambos, por sinal, foram pai e mãe para o sistema financeiro. Nunca antes na história desse país os bancos ganharam tanto dinheiro nos governos do PT.

E também cúmplice dessa pouca vergonha de quebra de sigilo de dados do cidadão, sem ordem judicial.

E pensar que tudo vai continuar como antes....