quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

São Raimundo vence jogo contra o Castanhal com gol relâmpago

BELÉM (PA) - Uma das gratas surpresas do Campeonato Paraense, o São Raimundo conseguiu mais uma vitória no fechamento da terceira rodada da competição, na tarde desta quarta-feira. O clube derrotou o Castanhal, por 1 a 0, com um gol relâmpago de Hélcio, aos 33 segundos do primeiro tempo.
A vitória levou o São Raimundo aos sete pontos, na vice-liderança, atrás somente do líder Paysandu. O clube mostrou sua força nas duas rodadas iniciais, ao massacrar o Remo, por 5 a 1 na estreia, e arrancar um empate com o Águia, em 2 a 2, na rodada seguinte. O Castanhal, por sua vez, é o penúltimo colocado, com apenas um ponto.
O São Raimundo volta a campo somente na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Time Negra, às 17 horas. Já o Castanhal joga contra o Vila Rica, às 17 horas, um dia antes.
Confira os resultados da terceira rodada:
Sábado
Remo 2 x 2 Vila Rica
Domingo
Ananindeua 3 x 0 Águia
Paysandu 4 x 1 Time Negra
Quarta-feira
Castanhal 0 x 1 São Raimundo

São Raimundo derrota Castanhal e segue vice-líder

PARAENSE 2009 - 2ª FASE:
Em Castanhal(FINAL)
CASTANHAL 0 X 1 SÃO RAIMUNDO
S.Raimundo 1x0:Hélcio 33" 1º

STF é favorável a que comércio em farmácias se limite a medicamentos

Agência Estado:

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, enviou hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer favorável a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em que pede a proibição da venda de produtos como filmes fotográficos, colas, cereais e artigos para bebê nas drogarias do país.
A ação de Serra propõe que o comércio em farmácias seja disciplinado e se limite à venda de medicamentos, com o que o procurador concorda em parte

Higiene
Segundo Souza, produtos de higiene e de saúde individual, como cosméticos, perfumes, produtos dietéticos e óticos, podem ser vendidos em drogarias, uma vez que, legalmente, podem ser considerados insumos farmacêuticos e correlatos.
No entanto, o conceito não abrange produtos como filmes fotográficos, cartões telefônicos, bebidas lácteas, barras de cereais e artigos para bebês, os quais - concorda o procurador - não deveriam ser vendidos em drogarias. O parecer do procurador-geral será analisado pela ministra Ellen Gracie, relatora da ação no STF.

Discussão sobre sentença teria levado réu a ferir juiz com uma pá e levar dois tiros do magistrado

Segundo as primeiras informações de São Felix do Xingu, o juiz Leonel Cavacante se encontrava em uma audiência quando uma pessoa (de nome ainda não revelado) invadiu a sala com uma pá nas mãos e passou a discutir sobre uma sentença que o juiz teria dado contra ele.
Dr. Leonel, com a calma peculiar de um monge conversou, ouviu, mas como o indivíduo estava muito exaltado, acabou dando-lhe voz de prisão.
Descontrolado, o réu deu duas cacetadas com a pá no juiz atingindo-lhe o braço e a cabeça.
O magistrado puxou de sua gaveta uma pistola e teria dado dois tiros no agressor.
O juiz passa bem, mas estaria indo para Belém para exames mais aprofundados.
O réu, segundo a última informação, estaria sendo operado.
A cena foi presenciada pelo promotor público Paulo Roberto e por pessoas que estavam na audiência.

Antônio Rocha consolida candidatura

O deputado Antônio Rocha recebeu hoje de manhã o apoio dos ex-prefeitos Ruy Corrêa e Ronan Liberal a pré-candidatura dele à prefeitura de Santarém. Na noite anterior, o prefeito José Maria Tapajós fez o mesmo, embora tenha deixado uma porta de entendimente com Rocha bastante aberta caso haja reviravolta de última hora.
No caso de Ruy, ficou certo que o vereador Maurício Corrêa, seu primo, deixaria de postular a indicação de candidato do partido, deixando Rocha bem à vontade, o mesmo ocorrendo com o ex-prefeito Ronan Liberal.
Já a pré-candidatura de Helenilson Pontes o afastou ainda mais do deputado peemedebista. Nenhum dos dois quis abrir mão da candidatura em benefício do outro.
Como Antônio Rocha controla 99% do diretório, as chances de Helenilson virar o jogo na convenção de domingo são remotíssimas.

Lúcio Flávio Pinto: A crise chega a Carajás

Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós

A Companhia Vale do Rio Doce, impulsionada pelos grandes aumentos nos preços das matérias primas, foi uma das empresas que mais cresceu no mundo nos últimos anos. Sem dúvida, foi a de maior desempenho no setor mineral, siderúrgico e metalúrgico. Agora a dúvida, gerada pela atual crise econômica internacional, pode ser dividida em duas partes. A primeira: depois do salto, haverá o tombo? A segunda: de qual tamanho?
Os dados sobre a produção da empresa em 2008, divulgados na semana passada, não escondem a significativa retração que houve no quarto trimestre do ano, de mais de 26%. Ainda assim, recordes de produção foram batidos comparativamente a 2007, em virtude do ritmo superaquecido da produção até setembro de 2008. Se no último trimestre a demanda mundial não tivesse caído tanto, os números finais seriam impressionantes – mais do que isso: seriam chocantes.
A Vale incrementou o máximo que pôde as suas frentes de produção para aproveitar a maré ascendente dos preços e acumular reservas para o período de calmaria e refluxo que se seguiria? Ou a empresa não avaliou corretamente a crise e o seu tamanho, tendo que refrear seu ímpeto, com ônus para seu equilíbrio econômico-financeiro? Qualquer que seja a resposta, a questão agora é o ajuste da antiga estatal ao andamento da economia internacional pelo próximo período, cuja duração ainda é incerta.
O relatório que acompanhou as estatísticas de produção sustenta que a Vale mantém sob seu comando suas atividades e que elas seguirão seu planejamento, com algumas variações e adaptações em função do desaquecimento da demanda pelos seus produtos. Se esse prognóstico é correto, o Pará tem mais motivos para se preocupar com a tendência apontada do que em saudá-la como positiva.
A siderurgia no mundo todo foi desaquecida, mas não paralisada. Fornecedores com menor capacidade de competição ficarão pelo meio do caminho, mas quem dispõe de mercadoria de boa qualidade continuará a vender, ainda que em menor quantidade ou por preço inferior. A produção de ferro em Carajás bateu o recordo histórico em 2008 e nada indica que se reduza de forma expressiva. A elevada qualidade do minério, o melhor do mundo, manterá a extração, só que agora não mais remunerada por valores até então inconcebíveis. Se com a tonelada a 60 dólares posta no porto de embarque o Estado mais padeceu do que usufruiu dos benefícios, na nova situação o desequilíbrio será maior.
A situação é a mesma do manganês, outra matéria prima da siderurgia. A mina do Azul, a maior do país, chegou a dois milhões de toneladas (do total de 2,3 milhões da Vale), marca que não só não se pensava ser atingida, como não se desejava que o fosse. Representa uma sangria irreparável porque poderá eliminar de vez a possibilidade de acrescentar valor ao produto no próprio local, através da industrialização. O Pará minerador está cada vez mais distante de um Estado manufatureiro.
Se os setores do níquel e do cobre poderão não retomar a escala de produção que ainda conseguiram manter em 2008, com o expressivo desempenho da mina do Sossego, já a principal fonte de cobre para a Vale, o ciclo do alumínio resistiu ao choque internacional. Baixou a produção de bauxita no Trombetas (ainda assim, na escala de sete milhões de toneladas), mas não os valores finais. A mina de Paragominas chegou ao limite da sua capacidade inicial, de 4,5 milhões de toneladas, devendo dobrar esse valor em 2010.
A fábrica de alumina da Alunorte já opera no nível de 6,2 milhões de toneladas, de longe a líder mundial desse setor, e a Albrás empacou na sua capacidade máxima, de 455 mil toneladas, por falta de energia para a expansão. Energia que deverá vir do gás da bacia do Pará-Maranhão, se as prospecções em curso forem bem sucedidas, ou do carvão da Colômbia e da África, onde a presença da Vale se acentua.
Quem examina com atenção os registros físicos da produção, ainda sem o complemento necessário dos números do faturamento, não conseguirá deixar de concluir que a Companhia Vale do Rio Doce se internacionalizou mais do que supõe a opinião pública e a própria empresa admite. Suas estratégias, embora sujeitas a erros, que poderiam ter sido desastrosos (como a felizmente fracassada tentativa de comprar a Xstrata), têm uma perspectiva muito mais ampla do que a moldura nacional da sua origem, numa tendência de deslocamento para fora do país. Nesse contexto, o Pará, tão importante para o sucesso dessa estratégia, cada vez mais se torna um detalhe dentro da corporação. Por um motivo principal: falta de conhecimento sobre o que a empresa é e de capacidade de intervenção nas questões que lhe dizem respeito.

O estilo Helenilson de fazer política

Anônimo disse...

Esse Helenilson se atribue uma importancia e astutice que somente ele e os infladores dessa aventura tosca deles, conseguem visualizar.
O alencarino ta precisando de marketeiro se quiser se aventurar nessas veredas pq com essa pose, desse jeito e com esse papo ...

Ponto e contraponto sobre sede da Copa de 2014 em Manaus

Alan Maia disse...
É lamentável que esta notícia sem fundamento fique sendo propagada pela grande rede de computadores, está na cara que é uma notícia com fins políticos. Belém investirá cerca de R$ 70 milhões para ser sede, onde o Estádio Olímpico do Pará - Mangueirão - já possui 70% das exigências da FIFA, sendo desnecessário construir outro estádio como acontecerá em Manaus. Belém está crescendo muito na região sua rede hoteleira está em fase de expansão, estradas interligadas através da Alça Viária, Aeroporto Internacional, vários portos para embarcações de todos os portes e Belém teve nos últimos 2 anos Belém vários Congressos e Encontros Nacionais e Internacionais, e atualmente está sediando o Fórum Mundial da Educação, Fórum Mundial da Saúde, Fórum Parlamentar Mundial, Fórum Mundial de Juízes e o Fórum Mundial Social, não esquecendo os diversos pontos turísticos que temos: Hangar, Estação das Docas, Mangal das Graças, Cidade Velha, Casa das 11 Janelas, as diversas praças de Belém, Complexo Feliz Lusitânia, Parque da Residência, Ver-o-Rio, Ver-o-Peso, Museus, Bosques, Parques, Bio Parque e Jardim Botânico, Memorial dos Povos, arquiteturas e ruas com seus corredores de mangueiras, ilhas e praias (mosqueiro, icoaraci e outeiro), e claro um belo passeio de barco pela orla de Belém. Visitem o site http://www.belem2014.com para saber porque Belém tem tudo para ser sede.

Anônimo disse..

Concordo em Parte com o que o Alan Maia escreveu em seu post. Só que o maior critério é o da relação custo, benefício que o evento trará. A impressão que eles tem de fora é que Belém fará tudo de "afogadilho", ou seja obras que só serão feitas se a copa Vier. Não é esse o objetivo da Copa do mundo. Então nossas "autoridades" tem é que começar a fazer... Independente de a copa vir ou não. Só que já não há muito tempo pra isso, outras capitais Como Manaus por exemplo, já vem fazendo a algum tempo o que nossos governos anteriores deveriam fazer, e não fizeram. Nossa rede hoteleira é insuficiente, nosso sistema de transporte é precário, a segurança pública nem se fala, Saúde pública...Melhor nem comentar. Sinceramente? Belém ainda não tem condições de sediar uma copa. Ainda torço para que algum arranjo político nos beneficie , do contrário, fica difícil! Or concours mesmo só a nossa paixão pelo futebol. Isso ninguém tira. Mas esse comentário do Juca Kfouri foi realmente um balde de água fria nas nossas pretensões.

Delegacia de Porto Trombetas reformada com apoio da MRN

A Mineração Rio do Norte (MRN) recebe autoridades das Polícias Militar e Civil em Porto Trombetas nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro. Durante a visita, a comitiva irá conhecer as instalações da empresa e participar da reinauguração da delegacia de polícia de Porto Trombetas.
Com o objetivo de melhor atender e servir a população de Porto Trombetas, o prédio da delegacia passou por uma grande reforma. Através de recursos destinados pela MRN, diversas melhorias foram implementadas. Dentre elas, destacam-se: reforma das celas, construção de sala exclusiva para a Polícia Civil, climatização do espaço, iluminação e pintura de todo o prédio. Na ocasião, a MRN também doará três caminhonetes para as polícias dos municípios de Terra Santa e Oriximiná.
Para o Delegado Superintendente da Policia Civil do Baixo e Médio Amazonas, Jardel Guimarães, a Mineração Rio do Norte está contribuindo para a segurança e o bem estar da população de Porto Trombetas e de seu entorno. “Essa parceria entre a empresa e a polícia é essencial para garantir o combate à criminalidade e a segurança da população de Porto Trombetas e da região”, ressalta.
(Fonte: MRN)

José Maria Tapajós pede apoio a Antônio Rocha

O prefeito José Maria Tapajós todo mundo sabe que quer ser o candidato a prefeito pelo PMDB.
Habilidoso, procurou esta semana o deputado Antônio Rocha para propor um pacto: caso o presidente do partido mantenha sua candidatura, Tapajós lhe apóia. Caso desista, o prefeito deixa o cargo de presidente da Câmara e espera ser apoiado por Rocha para disputar a convenção de domingo.
Em outra frente diametralmente oposta, Helenilson Pontes parte para o tudo ou nada: diz que se não for o candidato do PMDB apóiará o nome do vereador Nélio Aguiar, do PMN.

Excesso de velocidade continua como a infração mais comum

O excesso de velocidade foi a infração mais frequente no ano passado em todo o Pará. O balanço feito pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) que mostra 85.390 infrações do tipo transitar em velocidade superior permitida em 20%, quase o dobro da quantidade registrada em 2007 (45.814).
A segunda infração mais frequente foi o avanço do sinal vermelho com 50.954 ocorrências. Logo após, aparece o uso do celular no trânsito (31.485).
O levantamento mostra, também, as infrações mais corriqueiras registradas em 2008 na capital. De acordo com os dados computados pelo Detran, das mais de 85 mil infrações por excesso de velocidade no Estado todo, 70.675 foram em Belém. O avanço do sinal vermelho aparece logo atrás (45.561) seguido pelo uso do celular no trânsito (28.388).
Cinto - De acordo com o levantamento do Detran, apesar de ter aumentado a quantidade de ocorrências de condutores que deixaram de usar o cinto de segurança - 29.129 em todo o Pará, a infração, que até 2007 apareceria como a segunda mais frequente, caiu para a quarta mais comum em todo o Estado. Em Belém, a falta do uso do cinto de segurança também foi a quarta infração com o registro mais frequente. No total, houve 18.478 autuações aplicadas em quem deixou de usar o cinto de segurança nas ruas da capital.
(Fonte: Detran)

SMT nega aumento da tarifa de mototáxi

MARCO ANTONIO UHL
REPÓRTER

Os representantes da categoria dos mototaxistas de Santarém estiverem reunidos com o Secretário de Transportes do município, Sandro Lopes, para pedir a concessão de aumento de 50% nas tarifas para as corridas na zona urbana da cidade, o que faria o preço subir dos R$ 2 cobrados hoje para R$ 3, de acordo com a planilha apresentada pela entidade que pede o reajuste para compensar o aumento no preço dos combustíveis, pneus e peças dos veículos acumulados de 2003, ano quando o serviço foi regulamentado, até hoje.
Apesar da reivindicação da categoria o pedido foi negado porque os mesmo não apresentaram a planilha correta mostrando o balanço comparativo dos últimos cinco anos entre os custos dos insumos que compõem o preço final das tarifas. Diante da situação, o secretário, Sandro Lopes negou o pedido por falta de informações e adiantou que o próximo pedido de aumento terá que ser encaminhado diretamente para executivo. Caso o prefeito José Maria Tapajós se convença da necessidade do aumento pode encaminhará o pleito então, ao Conselho Municipal de Transportes que é o Órgão que define de fato se haverá reajuste ou não.
O aumento compensaria reajustes dos insumos
A gasolina que é o principal insumo utilizado pelos mototaxistas que reivindicam o aumento de 50% nas tarifas urbanas, em 2003 custava menos de R$ 2 e hoje é cobrada a R$ 2,75 por litro, ou seja, teve aumento de mais de 30% em cinco anos. O pneu há cinco anos custava cerca de R$ 30 cada, hoje não sai por menos de R$ 70. Existe ainda o kit contendo corrente, coroa e pião que em 2003 custava R$ 15 e agora sai a R$ 35, mostrando a realidade não atualizada para os mototaxistas.
Os mototaxistas rodam hoje com 450 motos credenciadas e convivem com outros quase 2 mil clandestinos que fazem inclusive transporte irregular de crianças de colo, como foi flagrado e resultou no caso da agressão sofrida por uma equipe de TV do município, que teve repercussão em rede nacional.

Pontuando - José Olivar

Na eleição do dia 08 de março, os eleitores devem ter bom senso na escolha do candidato preferido, para que seja eleito alguém comprometido com o desenvolvimento, a moralidade e o progresso de Santarém. ///Verifico a presença sempre constante de pessoas ligadas à Justiça, frequentando a Igreja e participando das celebrações eucarísticas, como é o caso dos Magistrados: Silvio César Maria, Alessandro Ozanan e José Airton Portela, além de alguns advogados - eu me incluo entre eles - e outros profissionais. Que bom que Deus é o guia desses profissionais. /// Por falar em Juiz, o Juizado Especial Cível da FIT caminha a passos de tartaruga, basta dizer que reclamações datadas de 02/12/08 ainda dormitam nas gavetas aguardando despachos do Juiz Titular, até hoje. /// Um larápio bem velho e bochechudo, que nada tem de romântico e de honesto, suja uma certa profissão quando vende propriedades de clientes, embolsou a grana e hoje desfila como se fosse exemplo de correção, ainda que para isso faça adulação a outros, pedindo orientação ou ajuda para acobertar suas falcatruas - não sabe nada de sua profissão. É bom aguardar o que vem pela frente, ao invés de ficar bisbilhotando a vida alheia. ///A Avenida Anysio Chaves (antiga pista do Aeroporto), já foi alvo de pedido de providências ao poder público, nesta coluna, e também ponto de referência da coluna de Helenilson Pontes, quando este sugeriu maior atenção aquela artéria, o que demonstra uma boa visão administrativa de um político preocupado com a infraestrutura e embelezamento da cidade. ///Me indagaram qual a razão do pedido de Alvará formulado à Justiça pela Subseção da OAB que ensejou indeferimento por impossibilidade jurídica do pedido. ///A praça da Liberdade merece urgentemente um novo piso, pois o que lá existia foi todo arrancado, quiçá pela qualidade da argamassa de colocação dos ladrilhos. ///O Ministério da Educação e Cultura vai avaliar 14 novos cursos de Direito no ano de 2009 que pretendem receber o aval para continuarem existindo. A OAB diz que já há cursos de Direito demais e que, para novos cursos, a qualidade dos mesmos deve ser excelente. ///Estou aguardando a vinda, para curtir parte de suas férias, do meu filho Marco Aurélio, sua esposa Fabrizia e da linda neta, Luma, que chegarão hoje juntamente com Franco e Danielle que gozaram as delícias de Campo do Jordão (São Paulo), no Natal e Ano Novo. //A Subseção da OAB de Santarém juntamente com alguns ex-Presidentes ultimam os detalhes da viagem a Santarém de Portugal de um grupo de advogados em intercâmbio cultural. //Segundo o TSE, a eventual perda do mandado não se traduz como consequência automática da desfiliação partidária, pois sempre poderá ser invocado pelo parlamentar qualquer das situações definidas como justa causa. ///Invadir propriedade alheia e nela edificar, pode gerar aumento da pena de ressarcimento, por perdas e danos, que atualmente, pelo Código, é o dobro do valor dos danos apurados com a demolição, passando para cinco vezes esse valor, se for aprovado projeto de lei nº 4.321/08 que tramita na Câmara. ///O disse me disse, decorrente das proximidades da nova eleição marcada pelo TRE, é interminável, onde se ouve todo tipo de boato e se falam em vários candidatos. De real não temos nada, só a partir do dia 29, início das convenções. ///Soube que uma garota, portadora da síndrome de Down, foi atacada sexualmente em Alter do Chão. O fato chama a atenção para a polícia ter mais cuidado com a segurança naquela Vila, principalmente na época do carnaval, onde, pelo que vejo, vai se concentrar toda a folia de Santarém. ///Os dois Juizes da 20ª e 83ª Zonas Eleitorais, este ano terão um carnaval diferente, ao invés de descontração no período momino, muito estresse, no período eleitoral. Todavia, pelo que conheço dos dois, mais uma vez vão tirar de letra. ///A Bete Lima que seria uma das boas candidatas a Vice, nesta eleição, está impedida por ter substituído Maria do Carmo no ano de 2008, fato que não ocorre com o José Maria Tapajós, em termos de impedimento, conforme a Resolução. ///A velhice traz para uns, experiência de vida e mais sabedoria. Para outros, só faz aumentar a burrice e a subserviência no puxa-saquismo. Também pudera, a árvore que não dá fruto quando é nova, quando velha, até as folhas caem, não servindo sequer para pouso de urubu.

Manchetes desta quarta-feira de O Estado do Tapajós

SEGURO-DEFESO É UMA CAIXA-PRETA EM SANTARÉM

PRESIDENTE DA ACES DIZ QUE MAPA DA SOJA É UMA FARSA

A MADEIREIRA JAPONESA EIDAI SE VAI. A CULPA É DE QUEM?

TRAFICANTES SÃO MAIORIA EM CUCURUNÃ

DESFILE DE CARNAVAL SERÁ REALIZADO EM TRÊS DIAS

CRISE ECONÔMICA MUNDIAL CHEGA ATÉ A SERRA DOS CARAJÁS

OBESOS ESTARÃO LIVRES DE PASSAR POR CATRACAS NOS ÔNIBUS