segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Agentes da SMT usados para parar veículos em blitz promocional de show evangélico

Veja a que chegou a promiscuidade entre o poder público, ou melhor, alguns de seus agentes, com iniciativas particulares em Santarém.
Ao invés de se postarem nos cruzamentos perigosos ou aonde não há sinal funcionando, agentes da SMT são deslocados à noite para fazer o serviço de batedores em blitz de shows na orla da cidade.
O pior é que os agentes sinalizam com lanterna que o veículo deve permanecer parado para receber panfletos promocionias, independente da vontade do motorista.
Em alguns casos, os agentes acenam para que o motorista baixe o vidro do carro.
Aqui fica a pergunta: -É função da SMT servir de escudo para promoções particulares?
Com a resposta o secretário Sandro Lopes.

Lúcio Flávio Pinto: Embrapa e Museu Goeldi

Novo caminho

Não será por falta de um guia que a alternativa agroflorestal ficará como hipótese abstrata de um desenvolvimento melhor da Amazônia. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o Centro Mundial Agroflorestal lançaram Alternativa Agroflorestal na Amazônia em Transformação, livro de 825 páginas que contém as intervenções de 95 participantes de um seminário técnico promovido em 2005, em Belém e em Tomé-Açu, à frente do qual, em trabalho incansável e enorme, esteve Roberto Porro, que também foi o editor técnico da volumosa e rica publicação. Não há nada mais completo e provocativo sobre esse tema tão importante quanto esta obra, que reuniu especialistas de toda a Amazônia latino-americana, incluindo os estrangeiros que atuam na região.

O resultado da leitura do livro não é uma fórmula – pronta ou única – para enfrentar os desafios que se impõem quando se tenta seguir outro caminho que não o usado massivamente na ocupação da Amazônia, com desmatamento seguido de exploração abusiva dos recursos naturais. O que ele possibilita é uma visão geral e razoavelmente profunda de cada parte dessa enorme complexidade. A partir desse ponto, o destino já não será o da simples destruição do patrimônio natural e humano da Amazônia.

Óleo do futuro

O Museu Emílio Goeldi, junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, deu no mês passado um precioso presente ao saber amazônico: a segunda edição, revista e atualizada, de Oleaginosas da Amazônia, obra pioneira e clássica do italiano Celestino Pesce, que se tornou paraense ao se adaptar com perfeição à terra adotiva e nela morrer, tragicamente, em 1942. Sessenta anos depois da sua primeira e até então única edição, o livro não só confirma o seu alto valor, como se mantém como fonte indispensável sobre o conhecimento e o uso das plantas amazônicas de interesse para a indústria de gorduras vegetais, nada menos do que 68, identificadas, descritas e analisadas por Celestino Pesce.

A importância do trabalho pode ser medida pela existência de uma edição clandestina em inglês de 1985, que, à falta da versão original, de 1941, há muito tempo uma raridade bibliográfica, se tornara de consulta compulsória. O belo álbum, editado com capricho e competência, para se tornar uma das mais importantes obras publicadas nos últimos anos na Amazônia, vai eliminar essa lacuna. E, talvez, contribuir para realizar os sonhos e projetos de Celestino Pesce para o refino dos óleos das plantas da Amazônia, dando-lhe um curso equiparável ao dos melhores produtos em circulação pelo mundo.

Asfaltamento da Magalhães Barata ainda vai demorar

A Avenida Magalhães Barata continua recebendo trabalhos preliminares da obra de recapeamento, viabilizada pela Prefeitura de Santarém. A via está passando por um processo de nivelamento e limpeza.
No primeiro trecho de atuação, entre as Avenidas Borges Leal e Presidente Vargas, os serviços de limpeza e nivelamento já foram concluídos, sendo que os trabalhos agora estão concentrados no segundo trecho, entre Borges Leal e Coaracy Nunes.
Também na Magalhães Barata, estão sendo executados serviços de esgotamento sanitário contemplados pelo do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), através dos trabalhos de ligações domiciliares. Só após a conclusão desses trabalhos é que será possível fazer a etapa de recapeamento da via.
(Fonte: Assessoria de imprensa PMS)

Morre Germano da Vale

Corretor de imóveis, rotaryano, Germano do Vale nos deixou nesta madrugada.
Nossas condolências a professora Gercira e aos filhos.
Paz a sua alma.