domingo, 13 de janeiro de 2013

Santarém, da janela do avião

Photo by aperes 

Foto: Aperes

Aqui jaz Aaron Swartz

Do Blog do Parsifal

Talvez você nunca tenha ouvido falar do rapaz da foto abaixo, mas usa, todos os dias, algo que ele desenvolveu para a internet.
Shot022


Uma utopia cibernética

Aaron Swartz, aos 26 anos, suicidou-se ontem (12) em Nova York. Ele era um dos mais respeitados hackers da atualidade e defendia que a rede, e todo o conhecimento que nela trafega, deveria ser livre: uma utopia cibernética.

Uma saga cibernética

Aos 14 anos, desenvolveu os algoritmos que proporcionam buscar conteúdo específico na internet e compartilha-lo. Aplicou a fórmula na fundação do Reddit e do Creative Commons, populares nos EUA.
O Google e todos os portais de buscas têm no algoritmo de Swartz o coração dos seus sistemas. Os RSS (feeds), popularizado pelos blogs de notícias, também são baseados na genialidade de Swartz.

Dores e depressão

O gênio era maltratado por fortes dores estomacais, terríveis enxaquecas e tendência depressiva, que se agravaram depois de, em 2011, na impetuosidade da juventude, ele ter aceitado o desafio de romper o firewall do sistema do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT): ele conseguiu a façanha e baixou 4,8 milhões de trabalhos da biblioteca científica da entidade replicando-os pela rede.

Processo

O MIT, mais renomado centro de estudos tecnológicos do mundo, não gostou da desmoralização e processou Swartz: a promotoria de Boston pediu 35 anos de prisão ao hacker.

The End
Talvez Swartz tenha preferido a libertação pela morte a ser preso em vida, justificando-se na bela indagação feita, ainda no século VII A.c, pela poetisa grega Safo de Lesbos, que teria preferido suicidar-se ao exílio, deixando como última lavra: “Existirmos, a que será que se destina?
Shot024

Foi com essa frase que Caetano Veloso começou a sua belíssima “Cajuína”, em homenagem a outro suicida, o poeta Torquato Neto.

São Francisco consegue empate em estreia


São Francisco consegue empate em estreia (Foto: Thiago Araújo)
Comemoração do time do São Francisco (Foto: Thiago Araújo)



Terminou empatado jogo entre Paysandu e São Francisco, na manhã deste domingo (13), no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu. A partida acabou aos 48 minutos com dois gols para cada lado.
Com gramado mole e repleto de lama, o Paysandu dominou o primeiro tempo da partida, chegando diversas vezes no gol santareno e marcando, aos 44 minutos, em contra-ataque. O time voltou para o segundo tempo com fome de bola e conseguiu, aos 12 minutos, marcar outro gol com Pikachu, de pênalti.

Depois de levar dois gols, o técnico do São Francisco fez a primeira mudança no time, o que acabou tirando o São Francisco da defesa. Oito minutos depois, Caçula marca para equipe santarena. Após 20 minutos da etapa final, o jogo ficou igual para as duas equipes, com chances para Paysandu e São Francisco.
O time santareno teve um gol impedido no segundo tempo, mas no último minuto da partida conseguiu levar o empate em roubada de bola. “Sabiamos que hoje ia ser difícil, que a festa era do Paysandu, mas conseguimos sair daqui com o empate”, contou Diego Carioca, do São Francisco.
(Bruna Dias/DOL com informações da Rádio Clube do Pará)

----
Ficha técnica:
Local: Estádio Leônidas Sodré de Castro, a Curuzu
Horário: 10h 
Árbitro: Wasley do Couto. 
Assistentes: Marcio Gleydson Correia Dias e Alessandro Guerra Alexandre. 
Quarto-Árbitro: Silvio César Silva de Lima
Paysandu: Zé Carlos; Yago Pikachu, Diego Bispo, Thiago Costa, Pablo, Vanderson, Esdras, Djalma (Eduardo Ramos), Alex Gaibú (Billy); João Neto e Rafael Oliveira (entra Helinton)
Técnico: Lecheva
São Francisco: Jader; Levy (Sidvam), Aldair, Thalys, Jaquinha; Diego Carioca, Jefferson (João Pedro), Boquinha (Rodrigão) e Caçula; Ricardinho e Elielton.
Técnico: Osvaldo M. Alegre
Cartão amarelo – Paysandu: Thiago Costa, Gaibu, Vanderson
Cartão amarelo – São Francisco: Jader, Ricardinho
Renda: 207.630,00
Público Pagante: 9.839
Credenciados: 1.369
Público Total: 11.208 

TV Cultura transmite em HD Paysandu x São Francisco

Começa neste domingo (13) a transmissão do Campeonato Paraense de Futebol 2013 pela TV Cultura Digital ( em Santarém canal 52). A equipe da emissora entra em campo para transmitir Paysandu x São Francisco, às 10 horas, direto da Curuzu. 

Na segunda-feira (14), às 20h30, será transmitido o jogo Remo x Santa Cruz, no Baenão. Até o dia 12 de maio, o público poderá ver pela televisão 40 jogos em Belém e no interior do Estado.

A partir do início das transmissões, a TV Cultura volta a exibir os programas "Meio de Campo", ao vivo, sempre antes de cada jogo, com apresentação de Raul Bentes e Ana Paula Bezerra, e "Esporte Cultura", toda segunda-feira, às 19h30, com os comentários sobre a rodada de jogos.