quarta-feira, 2 de março de 2011

Nova espécie de bagre é descoberta no Pará

Pesquisadores chamaram peixe de Stenolicnus Ix, nome dado a jaguares, por causa de suas pintas ao longo do corpo. Peixe é minúsculo e difícil de encontrar
 
Redação Época
 
© Adriano Gambarini
RECÉM DESCOBERTO O Stenolicnus Ix é tão pequeno que só foi pescado usando cestas como as utilizadas por mineradores.
 
 
Uma nova espécie de peixe foi descoberta no rio Amazonas, disseram nesta quarta-feira (2) pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Pará (UFPA). O animal é da mesma família que o bagre, mas é muito menor e, por isso, é também difícil de se capturar. Sua característica principal são as várias pintas pretas ao longo do corpo, que lhe renderam o apelido de bagre-jaguar.
O nome científico do novo bagre é Stenolicnus Ix, e o "Ix" vem de um termo usado para se referir a jaguares. Diferentemente dos outros bagres, o Ix tem barbatanas, bigodes e comprimento bem característicos, sendo um peixe mais afinado e de cor amarela - na realidade os pesquisadores definiram sua cor como “caramelo com pintas pretas ao longo do corpo”.

O grupo da UFPA conseguiu capturar apenas um exemplar da espécie enquanto pesquisavam no rio Curuá. Na rede em que pescaram o bagre, havia mais 15 tipos diferentes de peixes, todos encontrados em uma área rasa de pouco mais de cinco metros quadrados e de difícil acesso no Estado do Pará, na região amazônica. Essa dificuldade de se chegar à cabeceira do rio, segundo os pesquisadores, é o motivo para o encontro de tantas novas espécies.
© Wolmar B. Wosiack
BAGRE JAGUAR O peixe recebeu esse nome por causa das pintas pretas ao longo do corpo amarelado.

“Este peixe foi pescado quando estávamos prestes a terminar nossa pesquisa no local. Ele é muito pequeno e, portanto, bem difícil de se achar. Por isso conseguimos coletar apenas um único espécime”, disse Wolmar Wosiack, pesquisador e curador do Museu Emilio Goeldi. O museu, aliás, é o organizador dessas expedições amazônicas em busca de novas espécies.
Só no ano de 2008 foram organizadas sete expedições biológicas para explorar a área em que foi encontrado o bagre, que era desconhecida pelo cientistas por ter status de Área de Proteção Ambiental.

“A Estação Ecológica do Grão Pará é a maior área totalmente protegida do mundo, e lá são encontradas diversas espécies, algumas até novas para a ciência.”, disse Patrícia Baião, diretora do Programa Amazônia no Conservação Internacional Brasil. Baião afirmou também que descobertas como essa lembram aos pesquisadores que a região da Amazônia ainda tem muito a ser desvendado.
LH

Repavimentação do trecho urbano da Br-163 está em discussão


A prefeita de Santarém Maria do Carmo e a secretária de infra-estrutura Valéria Lima estiveram reunidas hoje com o comando do 8o. BEC para tratar do projeto de repavimentação e duplicação do trecho urbano da rodovia Br-163.

Lira Maia assume vice-presidência da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara dos Deputados, elegeu na manhã desta quarta-feira, a nova mesa diretora que irá dirigir os trabalhos da Comissão no ano de 2011. Por indicação do Democratas, o Deputado Lira Maia foi eleito 1º Vice Presidente da Comissão.
Líder ACM Neto (BA), os Deputados Democratas Abelardo Lupion (PR), Julio Cesar (PI), Lira Maia (PA) e José Nunes (BA). Foto: Roberto Tenório

O Deputado definine como prioridade para sua atuação a defesa do setor agropecuário como um todo e, principalmente, os pequenos agricultores familiares. 
Lira Maia promete se empenhar na busca de soluções para o setor produtivo na região norte do País, em especial, no Estado do Pará.
Outro ponto que o parlamentar considera fundamental é a discussão do Código Ambiental. Para ele, a  política ambiental do País é caduca e precisa ser mudada de forma a destravar a agricultura e a agropecuária brasileira, visando liberar o setor produtivo de forma ordenada e preservando o meio ambiente.
Para Lira Maia "é perfeitamente possível desenvolver e ampliar a agricultura e a pecuária brasileira de forma sustentável, preservando o meio ambiente", concluiu o deputado. 
(Fonte: assessoria parlamentar)

OS Via Amazônia não presta contas. E será desqualificada.

 
Paulo Bemerguy, do Espaço Aberto:

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) instaurou um processo administrativo para desqualificar a Organização Social Via Amazônia, que durante os quatro anos do governo Ana Júlia Carepa (PT) administrou o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Presidida por Joana Pessoa, a entidade, que rescindiu o contrato com o governo do Estado no apagar das luzes da gestão anterior, até agora não prestou contas de todas as rendas que a OS auferiu durante todo o ano de 2010, enquanto explorava o Hangar sem fins lucrativos.


No início de janeiro deste ano, depois que a Secult mandou lacrar o Hangar, Joana Pessoa criticou a decisão da secretaria, considerou-se um factoide, reputou-a como desnecessária e informou amplamente que teria o prazo até 28 de fevereiro para prestar contas.



No dia 25 de janeiro passado, a ex-presidente do Hangar encaminhou um ofício à Secult. No ofício, Joana Pessoa se limita a informar que no curso do ano de 2010 encaminhou duas prestações de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A primeira, segundo o ofício, foi protocolada no TCE no dia 31 de maio de 2010, sob o nº 2010/06412-0. A segunda, protocolada no dia 28 de setembro de 2010, recebeu o nº 2010/11174-0. A terceira e última – relativa ao terceiro quadrimestre do ano passado - chegou ao protocolo do Tribunal no dia 17 de janeiro e foi protocolada sob o nº 2011/0005884.

Essas três prestações de contas em poder do TCE são relativas, no entanto, apenas aos repasses mensais no valor de R$ 250 mil que o governo do Estado, por meio da Secult, transferiu no ano passado à OS Via Amazônia.

Além dessas contas, todavia, a OS, por força de dispositivo contratual - que por sua vez é regido por legislação que disciplina o funcionamento das organizações sociais como sociedades sem fins lucrativos - está obrigado a prestar contas da aplicação de outras rendas provenientes de sua atribuição de explorar o Hangar.

A Secult não sabe, por exemplo, de que forma foram empregados os recursos auferidos pela OS presidida por Joana Pessoa em decorrência da locação do Hangar para os eventos que ali eram promovidos e que renderam milhões de reais. E tampouco tem conhecimento sobre o que foi feito com o dinheiro provindo da exploração do estacionamento, outra polpuda, expressiva fonte de recursos para o Hangar.


Esses são apenas dois exemplos de pendências que tornam, legalmente, inadmissível a omissão da OS Via Amazônia, entidade sem fins lucrativos, mas que dava lucro. E dava tanto lucro que possibilitou à OS Via Amazônia dispor de recursos suficientes para construir uma cozinha industrial e promover, sem anuência, da Secult, várias outras benfeitorias no valor de R$ 3 milhões.

Posteriormente a isso, a OS presidida por Joana Pessoa pediu ressarcimento à Secretaria de Cultura, numa operação das mais desencontradas, como demonstrado por uma manifestação interna da própria Secretaria de Cultura, também no apagar das luzes da gestão passada.


A ausência da prestação de contas da OS Via Amazônia levou a Secult a tomar duas providências. A primeira: dar ciência ao Ministério Público do Estado, para adotar as providências que julgar cabíveis. A segunda: instaurar formalmente um processo de desqualificação da Via Amazônia como organização social.

O processo de qualificação é de caráter contencioso. Admite, portanto, o contraditório, o que significa que a Via Amazônia terá os prazos e as condições asseguradas em lei para se defender em todas as fases do processo, que não tem prazo definido para terminar.

Se, ao final do procedimento, a secretaria realmente desqualificar a Via Amazônia como organização social, a entidade poderá funcionar normalmente, mas não poderá atuar no âmbito do Poder Público estadual na qualidade de organização social.

Essa situação poderá, em tese, até mesmo inviabilizar a sobrevivência da Via Amazônia como OS, eis que, muito embora a qualificação repercuta apenas no nível do Poder Público do Estado, dificilmente outra esfera de governo, como a municipal e a federal, aceitará contratar com entidade que foi desqualificada.

Rocha reeleito para o Ipalep

O deputado estadual Antônio Rocha(PMDB) foi reeleito para a presidência do IPALEP- Instituto de Previdência da Assembléia Legislativa.

Ganso faz sucesso em Santarém

Na Coluna do Estado, edição de O Estado do Tapajós desta semana:

Quando se fala em Ganso logo vem à mente o nome do meia do Santos, Paulo Ganso, o paraense que faz muito sucesso no futebol brasileiro. ***Mas um outro, ou outra Ganso, deve estourar no noticiário em pouco tempo: trata-se da empresa que presta o serviço de hemodiálise do Hospital Municipal do Baixo-Amazonas com a cobertura do diretor Hebert Moreschi. *** Pelo alto salário faturado por Ganso, o jogador, já se sabe que a relação com a Ganso, a empresa, também se enquadra em cifras milionárias.

Secretário diz que candidato lançado pela prefeita de Santarém não é o nome do PT

Alailson Muniz
Da Redação

O anúncio de que o secretário de Governo Inácio Correa seria o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2012 é indicação pessoal da prefeita Maria do Carmo e não do PT. A afirmação é do secretário municipal de Planejamento Everaldo Martins, que é irmão da prefeita.

A prefeita de Santarém fez a declaração à imprensa local, mas Everaldo Martins ressalta que sua irmã falou como militante do Partido e que não é uma decisão definitiva. 
Segundo o secretário, o PT pode até fazer dobradinha com alguma das siglas da base aliada. "A prefeita como uma cidadã qualquer, militantes do Partido dos Trabalhadores que somos, ela pode lançar o seu candidato. Com a experiência dela de três disputas à prefeitura, deputada estadual e candidata ao governo do estado ela pode colocar o nome para aprovação do Partido. Se for aprovado, vamos levar os nomes a Partido aliados, que inclusive alguns querem ter seus candidatos", disse Martins.

O secretário é mais cauteloso do que a irmã e não quis dizer se Inácio Correa seria seu candidato também. "O meu nome como militante vai ser o nome que o Partido dos Trabalhadores eleger", disse. Também mostrou flexibilidade política ao afirmar que se os partidos aliados tiverem quadros melhores o PT poderá fazer uma dobradinha, abrindo mão da cabeça da chapa. "Eles (os partidos) podem nos convencer de que a candidatura deles é melhor do que a do PT. E se tiver uma candidatura melhor do que a do PT, questão política e eleitoral, e principalmente para a população de Santarém, vamos apoiar sim", declarou.

IPTU 'salgado' em Santarém

José Olivar

O aumento da base de cálculo do IPTU de Santarém, onde foram observados reajustes na ordem de mais de 30% do valor venal anterior do imóvel, para o valor venal atual, implica num aumento do imposto, fora da realidade de Santarém. 

Por essa razão e pelo abandono em que se encontra o Município, é que as pessoas (contribuintes) estão revoltadíssimas com reclamações das mais variadas pelo aumento e pelos vários erros nos carnês distribuídos.

Sinceramente, não sei como a Prefeita está encarando tantas mazelas na Administração do Município.