terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Juruti transformado em estância turística


O Diário Oficial do Estado publicou nesta terça-feira (29) as sanções das leis que tornam os municípios de Juruti, Igarapé-Açu e Vitória do Xingu estâncias turísticas do Pará. Aprovando as leis, a governadora Ana Júlia Carepa define como o Estado deve investir no desenvolvimento dessas cidades, podendo definir projetos a partir de sua vocação natural.


Entre suas belezas naturais estão os lagos Jará e Preto, além das belas praias de Juruti Velho. O famoso Festival das Tribos, que acontece no mês de setembro, integra o patrimônio cultural da cidade, que também está entre suas atrações turísticas.

(Fonte: Agência Pará)


O sábio que se esqueceu(Eidorfe Moreira)

Lúcio Flávio Pinto

A comemoração dos 80 anos de Benedito Nunes fez-lhe justiça, um dos maiores intelectuais que o Pará já teve. Benedito pôde constatar em vida que seu valor foi reconhecido na terra natal, onde o profeta costuma ser maltratado. Foi o que aconteceu a outra das grandes cabeças do Estado, privada de testemunhar o reconhecimento do seu valor. Eidorfe Moreira morreu em janeiro de 1989, aos 77 anos, quase no anonimato e às proximidades da pobreza. Amargurado e triste.

Foi o principal dos nossos geógrafos. O filósofo da geografia, disse-o eu numa extensa matéria sobre ele que publiquei em A Província do Pará, jornal no qual ele colaborou durante quase meio século. O geógrafo da filosofia, completou Benedito Nunes. Podíamos cruzar os dois títulos para sermos mais completos, ainda assim sem chegar ao significado total da vasta produção (reunida em 18 livros; o 19º ficou inconcluso) desse paraibano, que veio adolescente para o Pará e daqui nunca mais saiu (nem para passear). Eidorfe foi uma pessoa de extrema e fina sensibilidade. Apreciava a boa literatura a ponto de ser um excelente crítico. Cultivava essa vertente do seu espírito lendo os melhores críticos literários. Alguns dos seus ensaios sobre escritores tão variados como Guimarães Rosa e Clarice Lispector mostram a sua capacidade de observação. A imagem do sertão que captou em vários textos da literatura brasileira é primorosa. Ele tinha o raro dom de sentir o pleno prazer da leitura e poder transmitir sua apreciação aos demais, sem perder o frescor da sua experiência pessoal e inserindo suas anotações no conjunto do pensamento organizado, por obra e graça do seu rigor metodológico, ainda que autodidata (como o próprio Benedito).

Eidorfe morreu com um traço de amargor e talvez de indignação. Em parte por conseqüência da perda do braço esquerdo, vitimado que foi pela violenta repressão da polícia de Magalhães Barata contra os estudantes do Colégio Estadual Paes de Carvalho, que manifestavam sua adesão ao movimento constitucionalista liderado por São Paulo em 1932 contra os primórdios da ditadura de Getúlio Vargas. Um tiro de fuzil que atingiu seu braço exigiu-lhe a amputação. A partir daí ele ficou ainda mais introspectivo, praticamente anti-sociável.

Leia o artigo completo aqui.

Almoço musical, com Jana Figarela e Paulo Neto


IPVA 2010 fica mais barato


Em 2010, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Pará ficará em média até 12,13% mais barato para carros. Para as motocicletas, o valor médio da redução será de 9,48% e para caminhões a média será de 6,70%, em relação aos valores cobrados em 2009.

A queda no valor do tributo acontece devido à desvalorização dos veículos de um ano para o outro. O preço médio dos automóveis é apurado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para calcular o IPVA. Essa redução reflete também o corte no IPI dos carros novos, medida anticíclica adotada pelo governo federal para combater os efeitos da crise econômica internacional.

A tabela com os valores do IPVA 2010 foi divulgada nesta terça (29) no Diário Oficial do Estado (DOE), por meio da Instrução Normativa 039/2009, da Secretaria da Fazenda (Sefa).

(Fonte: Agência Pará)

Vistorias da Sema/Ibama atestam legalidade na Gleba Nova Olinda

As diretorias de Gestão e de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e as Divisões Técnica e de Controle e Fiscalização do Ibama, encaminharam à promotora de Justiça de Santarém, Lilian Regina Furtado Braga, relatórios técnicos de vistoria conjunta realizada entre os dias 9 e 15 de dezembro, conforme solicitação do Ministério Público, nos Projetos de Manejo Florestais Sustentáveis (PMFS), em campo, dos detentores Rondobel Florestal S/A- lote 13; Marlise Braun - Fazenda Maçaranduba e Jefferson A.A.R. de Araújo - Fazenda Vithorio, todos na Gleba Nova Olinda, em Santarém.

O município de Santarém sedia um dos maiores conflitos ambientais, em torno da extração madeireira em atividade na região de Arapiuns, Gleba Nova Olinda. A especulação indica que a madeira extraída na região não tem origem legal e que os Planos de manejos Florestais apresentam irregularidades técnica e fundiária.

Representantes do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Ibama, Setor produtivo, Ministério Público Estadual (MPE) e a Sema decidiram que nesta primeira operação, Planos de Manejo Sustentável de três empresas passariam pelo "pente fino", para atender a demanda do MPE e comparar as informações e coordenadas geográficas coletadas em campo com o processo protocolado na Sema.


Na vistoria conjunta realizada no lote 13, da Rondobel Florestal S/A, a conclusão aponta que o Projeto de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) apresenta algumas etapas das atividades que podem ser melhoradas com atendimento de determinações, mas está sendo manejado dentro dos princípios técnicos/legais preconizados no manejo florestal sustentado. "Não havendo óbices à continuidade das operações", conclui o documento enviado à promotora.

Na área pública estadual, em nome de Jefferson Aurélio Azulay Rodrigues de Araújo, a vistoria realizada no lote 20 - Fazenda Vithorio, 2.457ha de manejo florestal, com utilização de aparelho de GPS, máquina fotográfica, fichas e formulários de campo, trenas e outros equipamentos necessários ao trabalho, considera bom quanto às exigências técnicas e legais do Plano de Manejo Florestal Sustentável em questão, com necessidade de melhoramentos indicados para serem cumpridos dentro de prazos estabelecidos pela vistoria.

O Relatório de Vistoria Técnica conjunta entre Sema e Ibama, na Fazenda Maçaranduba - Marlise Braun, na Gleba nova Olinda também indicou, numa área de manejo florestal de 1.400 ha, que a PMFS foi considerado muito bom quanto aos princípios técnicos e jurídicos, não havendo obstáculos quanto à continuidade de suas atividades.

(Fonte: Ascom - Sema)

Santareno entre sobreviventes do massacre no Suriname

O garimpeiro Valdir Cosme Barbosa, 53 anos, natural de Santarém, escapou ileso do massacre de brasileiros no Suriname, ocorrido na véspera de Natal.


Joelma, do Calypso e a homofobia


A cantora Joelma, do Calypso, faz brincadeira de mau gosto com homossexuais durante show realizado em Oriximiná.

Assista ao vídeo aqui http://migre.me/faxW

Nome do arcebispo de Belém será anunciado amanhã

Amanhã às oito horas da manhã, os sinos de todas as igrejas da cidade irão bater para anunciar o nome do novo arcebispo de Belém. A nomeação deve ser feita pelo Núncio Apostólico do Brasil, dom Lourenzo Baldisseri, e publicada no L’Osservatore Romano (Observador Romano), periódico semioficial da Santa Sé que faz a cobertura de todas as atividades públicas do Papa Bento XVI. Em Belém, o nome será anunciado na Cúria Metropolitana, com transmissão ao vivo pela TV Nazaré[Em Santarém, canal 26(TV Encontro], às 8h.

O novo arcebispo será anunciado oito meses após a saída de Dom Orani João Tempesta da Arquidiocese Metropolitana da capital paraense.

Equipe marabaense traz novidades


Edkléber, Charles e Darlan: trio de zagueiros do Águia para o Parazão

Na tarde do último domingo, o Águia de Marabá promoveu a apresentação dos jogadores que integram o elenco para 2010. Recepcionados pelo técnico João Galvão, apresentaram-se Inácio e Zé Wilquer (goleiros), Marcondes (lateral esquerdo), Charles, Darlan e Edkléber (zagueiros) e Daniel (volante). Até o próximo sábado, se reapresentarão Analdo (volante) e Soares (meio campo). Além deles, já estão em Marabá os novos reforços: o zagueiro Ari, que estava no Treze (PB), e que foi campeão brasileiro da Série B 2001 pelo Paissandu; o lateral direito Victor Ferraz, vindo do São José (RS); o meia Thiago Marabá, que defendeu o Gavião Kiykatêjê na primeira fase do Parazão; o atacante Márcio Rogério, ex-Aparecida (GO).

João Galvão ainda espera contar com o meia Gustavo, que já defendeu o Águia; Diego Biro, filho do velho Biro-Biro; Aldivan, ex-lateral do Paissandu; e Rodrigo Ramos, goleiro que defendeu o Sampaio Corrêa (MA) e chegou a ser pretendido pelo Remo. Por outro lado, o volante Marabá, o lateral direito Léo Rosa e o atacante Edinho deixaram o clube. “Sentimos a perda desses jogadores, mas reforçamos nosso time para suprir as carências do plantel e esperamos fazer uma grande temporada”, justificou Galvão. (Do Blog do Gerson, com informações de Bira Ramos)

---------------

Nota do Blog do Estado:

Enquanto isso, o São Raimundo adiou a apresentação dos jogadores para o dia 2 de janeiro.

Valtinho pode deixar Ananindeua

Depois de classificar o Ananindeua para a etapa principal do Parazão 2010, o técnico Valter Lima não aceitou o acordo salarial para permanecer no clube. Para o seu lugar, cogita-se o nome de Carlos Lucena, que comandou a Tuna na primeira fase e acabou eliminado.

O S. Raimundo confirmou a permanência de Lúcio Santarém e o Cametá manteve Artur Oliveira como treinador.

Chovendo no molhado

Pode ser alguém ache necessário reasfaltar ruas do centro comercial de Santarém, enquanto a maioria das vias da periferia está em estado lastimável.

Há quem ache que a prefeitura precise fazer obras em locais de visibilidade para melhorar a imagem da admininstração municipal.

Mas há, também, quem considere o reasfaltamento de trecho da avenida Rui Barbosa, em plena época de compras natalinas, um despropósito para atravancar o trânsito naquela área da cidade.

Há, também, quem considere que a prioridade do sistema viária deveria ser outra. Que tal a prefeitura asfaltar o pequeno trecho do 'ramal' do CR, em pleno centro da cidade?