quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Confira o listão da UFOPA


Quem ainda não acessou o listão da UFOPA contendo o resultado da classificação pelo critério do ENEM pode clicar aqui.

Ibama libera licença para construção de Belo Monte

AGNALDO BRITO
DE SÃO PAULO


O Ibama liberou nesta quarta-feira a licença de instalação da usina de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. Com isso, a Norte-Energia, empresa que reúne os investidores, poderá dar início a construção.
A informação consta do sistema informatizado de licenciamento ambiental do Ibama. 

No início do mês, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que existem mais de 30 pendências ambientais emperrando projetos de energia no país. O principal deles, a construção da hidrelétrica de Belo Monte, poderia atrasar em um ano se a autorização do Ibama não saísse até fevereiro. 

Para evitar atrasos, as obras da usina têm que começar antes do período chuvoso, que inicia em abril.(Folha.com)

Cravo-de-defunto contra a dengue

 
Do Blog do Leonildo Rosas:

Daqui a pouco tem o Acre no Jornal Nacional. Não é para elogiar o "melhor lugar para se viver na Amazônia".

Notícias sobre o mosquito da dengue voarão para milhões de lares em todo o Brasil.

Rio Branco é apontada como a cidade campeã de casos diagnosticados da doença. É um título incômodo.

O governo anunciou várias medidas. Mais de três toneladas de lixo e entulho foram retiradas dos quintais, mas o bichinho voador continua picando.

Quem sabe a repercussão negativa em nível nacional leve as autoridades a adotar medidas mais eficazes doravante.

Mas, enquanto o remédio não vem, o site de noticias www.janelao.net aponta a planta conhecida como “cravo-de-defunto” como um santo remédio para combater a dengue e outras doenças. É essa plantinha que ilustra o post.

Bem, não custa nada tentar.

A foto é de Marcos Vicentti.

Audiência define medidas para conter desmatamento no PDS Esperança

 
Por Luiz Gustavo:
 
Audiência pública coordenada pela Ouvidoria Agrária Nacional, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), reuniu mais de 1,2 mil pessoas em Anapu, no Pará, nesta terça-feira (25), para discutir a ocupação irregular de lotes e a exploração ilegal de madeira no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança. No assentamento vivem hoje pelo menos 140 famílias.
 
As medidas incluem o recadastramento de famílias assentadas e vigilância das vias deacesso ao projeto. Em até 60 dias, o Incra deverá instalar uma guarita com segurança 24 horas para monitorar a entrada e saída de veículos pela principal estrada vicinal que dá acesso ao PDS. O objetivo é impedir o tráfego de caminhões que transportam madeira extraída ilegalmente. Também ficou definido que o Ibama vai intensificar a fiscalização no assentamento para apurar denúncias e punir desmatadores, ação que contará com o apoio da Polícia Federal.
 
A audiência pública em Anapu, coordenada pelo ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão de Combate à Violência no Campo, desembargador Gercino José da Silva Filho, reuniu representantes de órgãos como Incra, Ibama, Ministério Público Federal, Tribunal de Justiça do Pará, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Ministério do Meio Ambiente, além de movimentos sociais e o Sindicato de Trabalhadores Rurais do município.
 
Desde novembro de 2010, o Incra tenta cumprir liminar para retirar 22 famílias que ocupam ilegalmente a área destinada à reserva legal do assentamento. Durante a audiência foi acertado o remanejamento das famílias que tem perfil para a reforma agrária. "Já negociamos a saída de cinco famílias. Além disso, o assentamento conta com outros sete lotes disponíveis, o que permite solucionar o problema de 12 famílias de forma quase imediata, sem simplesmente expulsá-las da reserva", explicou a superintendente regional do Incra no Oeste do Pará, Cleide Souza.
 
Manejo florestal
 
Parte dos assentados solicitou ao Incra a aprovação de um plano de manejo sustentável para regulamentar a exploração da madeira no assentamento. O coordenador nacional de Implantação de Assentamentos, Luciano Brunet, afirmou que o plano será precedido de um levantamento ocupacional da área. "Vamos identificar a real situação do assentamento e punir aqueles que praticam desmatamento ilegal." O Incra também ofereceu soluções para estimular práticas produtivas no assentamento sem comprometer a integridade da floresta. A Diretoria de Desenvolvimento de Assentamentos anunciou que, até março, será concluída a contratação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a região de Anapu.
 
Localizado a 50 quilômetros do centro de Anapu, o assentamento Esperança se tornou mundialmente conhecido quando, em 2005, a missionária católica norte-americana Dorothy Stang foi morta a tiros por assassinos de aluguel. Dorothy foi uma das idealizadoras do projeto, implantado pelo Incra para destinar terras aos trabalhadores rurais que desenvolvessem projetos sustentáveis na Amazônia.

Cópia da ata da audiência pública - twitter.com/incraoestepara

Blitz flagra até carro de juiz federal na praia




Alailson Muniz
Editor-Chefe de O Estado do Tapajós

Uma fiscalização surpresa realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) juntamente com a Polícia Civil e homens da Polícia de Trânsito (P-TRAN) resultou na notificação de dezenas de carros que circulavam pelas praias da cidade. Entre os veículos flagrados pela fiscalização estava o carro do juiz federal Francisco Garcês Castro Júnior, que também foi notificado pelos agentes.
A operação, realizada durante o final de semana, teve o apoio de uma lancha para a realização das abordagens. Ninguém reagiu com violência às notificações e todos atenderam aos pedidos dos fiscais de se retirarem das praias.

 
"O objetivo da operação também é de conscientizar as pessoas a preservarem as nossas praias. Muitos deles deixam bastante sujeira por onde passam. São latinhas de cervejas, sacolas plásticas e garrafas. Sem falar que nos trechos onde os carros trafegam a areai perde a sua cor e fica escura, avermelhada", explica Athila Gomes, chefe do setor de fiscalização da SEMMA.

 
A fiscalização iniciou na praia Maria José e se estendeu até Alter do Chão. Segundo os agentes, Maria José foi a praia com o maior número de flagrantes. Eles dizem que os motoristas aproveitam os acessos existem em algumas residências para a descida de lanchas e jet-skis. "Existem também alguns acessos naturais que os carros traçados conseguem descer", informa o fiscal.

 
Como resultado da operação, 13 motoristas foram notificados. Eles devem responder por crime ambiental junto ao Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e criminalmente. Para isso a Polícia Civil estuda a maneira mais adequada de enquadrar essa prática seguindo a nossa legislação penal. "Vamos estudar a maneira mais adequada e certamente, esse motoristas vão responder criminalmente perante a justiça", informou o delegado Silvio Birro.

 
O trabalho é respaldado pela Portaria 009/99, de 18 de novembro de 1999, da secretaria municipal de Transportes (SMT), que proíbe o tráfego de veículos automotores nas praias de Santarém. Também leva em consideração a Lei Municipal 17.894/04 (Código Ambiental Municipal), artigo 153, inciso XIX, que proíbe a degradação ou poluição nas praias e orla fluvial do município. 

 
"Essa prática é comum no período de setembro a fevereiro, quando as águas dos rios da região costumam baixar, proporcionando o surgimento de dezenas de praias às margens dos rios, mas vamos intensificar o trabalho de conscientização ambiental já vem sendo feito há aproximadamente 1 ano. A população pode nos ajudar através de denúncias anônimas, que podem ser feitas através do número 3529-100", explicou o titular da SEMMA Marcelo Corrêa.

 
Segundo a SEMMA, as placas educativas colocadas nas estradas são destruídas pelos próprios motoristas. "Essas placas ficarão expostas para que não haja desculpa por parte das pessoas, que muitas vezes, mostram-se desinformadas. E, se for necessário, vamos baixar uma portaria para realmente proibir o tráfego de carros nas praias".

Posses militares em Santarém


A caserna vai ficar movimentada na próxima sexta-feira em Santarém.

O capitão Amaral será substituído pelo também capitão Jucivaldo no comando do destacamento da Aeronáutica, em solenindade às 10 horas.

Antes, as 9 horas, o coronel Eraldo Sarmanho  e  tenente-coronel Mafra assumem, respectivamente, o comando e o subcomando regional da PM, CPRI; e o tenente-coronel Antenor assume o comando do 3º BPM.

Manchetes de O Estado do Tapajós


O jornal O Estado do Tapajós está nas bancas com as seguintes manchetes:

ANTENAS DE CELULARES INSTALADAS SEM CONTROLE REPRESENTAM PERIGO

DELEGADO-GERAL QUER MAIS POLICIAIS

PESSOAS DE OUTROS MUNICÍPIOS ESTÃO INVADINDO CASAS DO PAC

BLITZ FLAGRA ATÉ CARRO DE JUIZ NAS PRAIAS

TEATRO VITÓRIA NÃO SUPORTA A CHUVA E DESABA

MOTOTÁXI PODE SER EXTINTO

Maria do Carmo no buraco


A prefeita Maria do Carmo marcou para agora de manhá uma visita à enorme cratera que se abriu no bairro do Santo André, na periferia de Santarém.

Reforço ao Ibama


Dezenas de fiscais de outras unidades do Ibama estão sendo deslocados esta semana para Santarém com o objetivo de reforçar as equipes locais de fiscalização.

Bloqueio na ferrovia



Manifestantes bloquearam a Estrada de Ferro Carajás, que é operada pela Vale, na manhã desta terça-feira (25). Eles colocaram obstáculos sobre os trilhos na altura do quilômetro 729, em Marabá, no Pará.
O protesto é realizado por funcionários de uma empresa que presta serviços para a Vale. O grupo reclama de salários atrasados e do não pagamento de rescisões contratuais.
Em nota oficial, a Vale informa que o trem de passageiros, que trafega por vários municípios do Maranhão e do Pará, não foi prejudicado pelo bloqueio. Não há informações sobre o impacto do bloqueio no trem de cargas.
Ainda segundo a empresa, a Justiça Federal de Marabá determinou a reintegração de posse da ferrovia, que será cumprida com apoio da Polícia Federal e da Polícia Militar. Os policiais já estariam no local da invasão.
A Vale informa ainda que vai adotar as medidas penais cabíveis contra os invasores que forem identificados.
(Do Blog Quaradouro)