sexta-feira, 16 de maio de 2008

Governo negocia fim da greve dos professores

O governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) retomaram as negociações pelo fim da greve dos professores da rede pública estadual de ensino. Em reunião no Centro Integrado de Governo (CIG), na manhã desta sexta-feira (16), o Executivo informou estar disposto a não aplicar medidas administrativas cabíveis, conforme decisão judicial, e abonar os dias parados, caso os professores voltem imediatamente ao trabalho e reponham as aulas.
Em assembléia geral na próxima segunda-feira (19), os professores decidirão se encerram a greve iniciada no último dia 24 de abril.
Esta foi mais uma rodada de negociações com entidades representativas de servidores públicos - na quinta-feira (15), foi pactuada a volta das negociações entre governo e Intersindical, entidade que representa 11 categorias do funcionalismo público. A reunião desta sexta, com o Sintepp, também teve como ponto convergente o interesse de pais e alunos das escolas públicas e a garantia de qualidade na educação pública.
(Fonte: Agência Pará)

Júri absolve mecânico da 'roleta russa'

O mecânico José Aldevan Gomes dos Santos foi absolvido, há pouco, pelo Tribunal do Júri da 6ª Vara Penal por seis votos a um, da acusação de homicídio simples que teria cometido contra Wilson Júnior Gomes do Santos, fato ocorrido em 05 de julho de 2005 numa casa do bairro da Interventoria. A absolvição foi defendida pela Defesa, na pessoa do defensor público Adleer Calderaro Sirotheau e ratificada pela Promotoria, através da promotora pública Érika Menezes de Oliveira, que não se convenceu das provas existentes para manter a acusação.
Segundo algumas das testemunhas ouvidas, réu e a vítima eram colegas e haviam voltado de uma bebedeira. Wilson se encontrava na casa da irmã do réu e de posse de uma arma teria iniciado uma brincadeira de "roleta russa", apontando a arma para as pessoas da casa, entre elas seu colega Aldevan, que segurou sua mão e dobrou seu braço apontando a arma para o próprio Wilson, momento em que ocorreu o disparo fatal. O réu estava preso desde a data do crime e foi solto logo após o tribunal, presidido pelo juiz Alessandro Ozanan.
Este foi o último júri da promotora Érika Menezes em Santarém, que está sendo transferida para outra comarca onde será titular. O próximo júri da 6ª Vara será na quarta-feira, 21/05, tendo como réu Luiz Diniz Brito (preso), acusado de tentar matar Edicarlos Batista em agosto de 2006.
(Fonte: 6ª Vara Penal)

Dono do barco Almirante Monteiro diz que indenizará família de vítimas do naufrágio

No último dia 05 deste mês, o Ministério Público do Estado do Amazonas firmou um Termo de Ajustamento de Conduta com Francisco Alves Rodrigues, proprietário da embarcação Almirante Monteiro, que afundou no rio Amazonas em de fevereiro último, depois de colidir com uma balsa, na altura do município de Itacoatiara (270 km de Manaus). Dezesseis pessoas morreram no acidente.
Acompanhado de seu advogado, Almir da Cruz Barros, o proprietário da embarcação garantiu que o acidente não se deveu a superlotação, uma vez que a capacidade da embarcação era de 175 passageiros e no dia da tragédia viajavam 92 pessoas. Ele assumiu o compromisso de indenizar todos os consumidores afetados pelo naufrágio da embarcação, assim como os familiares das vítimas fatais, no prazo de 75 (setenta e cinco) dias.
Para cumprir o acordo, o proprietário já providenciou a contratação de advogados na cidade paraense de Alenquer, ponto de partida do barco, para atender os sobreviventes e familiares das vítimas fatais no seguinte endereço: Estrada Paz de Carvalho, nº 602 - Planalto [fone: 031(93)-3526-2272]. Em Manaus, o atendimento será feito pelo advogado Almir Barros, na Av. São Jorge, nº 615 - São Jorge, fone: 9117-9625.
Os representantes do Ministério Público do Amazonas que participaram da reunião foram os promotores de justiça Otávio de Souza Gomes, da 51ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor, Daniel Leite Brito, da 1ª Promotoria de Justiça de Itacoatiara e Aguinaldo Concy de Souza, da 45ª Promotoria de Justiça Especializada em Acidentes de Trabalho.
(Fonte: Ministério Público AM)

Juiz proíbe propaganda da Prefeitura que contenha voz e imagem de Maria do Carmo

O juiz eleitoral Gabriel Veloso de Araújo concedeu liminar em representação eleitoral 0006/2008 movida pelo Democratas e determinou à prefeita Maria do Carmo a retirada, em 24 horas, de "toda a propaganda institucional da Prefeitura Municipal de Santarém em rádios e repetidoras de televisões que contenham a sua imagem e ou a sua voz, bem como, que não realize, após o aludido prazo de 24 horas a publicação de propaganda institucional da Prefeitura Municipal de Santarém que contenha a sua imagem, seja em jornais ou quaisquer outras formas de publicidade escrita, sob pena de multa de R$ 5 mil para cada veiculação em rádio e televisão, bem como, para cada publicação em jornais ou qualquer outro tipo de publicidade escrita'.

Mantida decisão judicial contra a greve dos professores

Do Espaço Aberto:

Em decisão prolatada no final da manhã desta sexta-feira, 16, a desembargadora Dahil Paraense de Souza manteve a liminar do juiz José Torquato de Alencar, da 1ª Vara de Fazenda Pública, que considerou abusiva abusivo e inconstitucional o movimento deflagrado pelos professores de rede estadual de ensino há mais de 20 dias.
A tutela antecipada concedida pelo magistrado foi objeto de agravo de instrumento impetrado junto à 2ª Câmara Cível Isolada do TJE pelo Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Pará).
Ao apreciar o recurso, a desembargadora-relatora indeferiu o pedido de reforma da decisão do juiz, por entender que suspendê-la poderia "acarretar dano irreversível ou de difícil reparação à continuidade do serviço público essencial e por via reflexa afetará toda a coletividade em decorrência da suspensão das atividades escolares."

Memória de Santarém - Por Lúcio Flávio Pinto

Futebol(1960)
Depois de um empate em 2 a 2, em Abaetetuba, a seleção de futebol de Santarém eliminou do campeonato intermunicipal o time abatetubente, jogando em casa, por 5 a 0, "em meio do maior entusiasmo que Santarém já assistiu por parte do seu público esportivo", que registrou o recorde de renda e de público no torneio. Todos os gols foram marcados por Edson, mas Enoch Imbiriba também destacou o goleiro Carlito, "que teve brilhante atuação, Jó, Truíra e Licurgo, que se empenharam com ardor e boa técnica, no esforço de levar o esporte santareno às alturas que merece".
Na Maria José
Com seu estilo inconfundível, Wilson Fona relatou a visita que fez, na carona da lambretta de Raul Loureiro, "até o balneário familiar, o conhecido e aplaudido Maracangalha", de propriedade de José Serruya:
"Lá chegando, observei a presença dos seguintes banhistas: Dr. Orlando Corrêa e sra. Maria Amélia Corrêa, sr. José Serruya e sra. Fleurice Serruya, sr. Rostand Malheiros e sra. Ruth Malheiros, e Daniel Cansanção e dois menores, srtas. Marília Lopes e Marlene Serruya. 'Playboys' Dr. Carlos Serruya e Paulo Corrêa. O aprazível ambiente era de uma cordialidade única. Sob intensos raios solares, as sras. E srtas. Deliciavam um esplêndido banho de mar [sic], enquanto que nós, reunidos na lateral do palanque de diversões do referido balneário, saboreávamos um excelente conhaque associado com guaraná [!] e um gostoso tira-gosto. Nos intervalos sucedia-se um animado bate-papo. Foi uma manhã maravilhosa".

O vice ideal

José Antônio Rocha será o vice do PT.
Nélio Aguiar será o vice da oposição.

Memória de Santarém - Por Lúcio Flávio Pinto


Nuvens de mosquitos
Enquanto o ministro da saúde, Mário Pinotti (o "ministro do ano" em 1959), anunciava em Brasília a erradicação da malária na Amazônia, Santarém "nunca esteve tão povoada de mosquitos" como naquele 1960. A cidade, conforme o testemunho do jornal local, "está inteiramente tomada por nuvens do perigoso inseto transmissor, perturbando o sono de seus habitantes e contaminando-os".
Atribuía-se essa situação à falta da dedetização, que não era feita havia dois anos, por falta do produto químico, apesar de a cidade já contar então com um escritório do serviço de combate à malária,. O serviço era eficiente quando estava entregue ao órgão encarregado do combate à febre amarela.

Atravessadores
A imprensa alerta as autoridades para a volta, em 1960, dos atravessadores, "sobretudo no comércio de aves, galinhas, patos e perus". Os criadores estavam conseguindo vender seus produtos no Mercado Municipal, negociando diretamente com os compradores. Mas começaram a aparecer os atravessados, "não permitindo que ninguém compre uma galinha do produtor, adquirindo todos os lotes que são trazidos das colônias para revendê-las uma a uma a 2000,00 em esconderijos previamente preparados".

Primeiras debutantes
Foi no tradicional Baile das Flores de 1960, realizado em maio, que pela primeira vez o Centro Recreativo apresentou suas debutantes à sociedade, prática que se repetiria todos os anos a partir daí. As primeiras a debutar foram Maria do Socorro Mendes Lopes, Vanice Frazão, Terezinha Matos, Ofélia Rodrigues de Maria de Lourdes Rocha, que desfilaram com seus "lindos e luxuosos vestidos de soirée". Maria do Socorro, filha do casal Moacir e Elizabeth Lopes, foi ainda eleita Miss Primavera.

Debandada

Da lista de pré-candidatos do PDT à Câmara Municipal apenas a vereadora Marcela Matos e Bruno Pará, filho de Osmando 'poucos votos' Figueiredo, estariam dispostos a pedir votos para a reeleição da prefeita Maria do Carmo.

PM divulga resultado do concurso público aos cursos de oficiais e soldados

A Polícia Militar do Pará torna público na edição de hoje do Diário Oficial do Estado o resultado final do concurso para Admissão ao Curso de Formação de Oficiais PM/2007 e Curso de Formação de Soldados PM/2007, e também lista os candidatos aprovados, classificados e não classificados por município pólo e de acordo com o número de vagas ofertadas.
A PMPA também convoca os candidatos aprovados e classificados, para comparecerem no dia 19 de maio de 2008, às 08 horas, no Quartel do Comando Geral da PMPA, na Avenida Dr. Freitas, 2531, Bairro do Marco. O edital define as datas, horários e locais para apresentação dos documentos necessários à incorporação e matrícula.

11 - CURSO DE FORMACÃO DE SOLDADOS (FEMININO) - MONTE ALEGRE
APROVADOS E CLASSIFICADOS:
067591, DENIS SELMA DOS REIS SILVA, 49.00, 1 / 067590, ROSELITA ARAUJO MIRANDA, 41.00, 2 / 067345, KELEN FERNANDA FEREZINI, 40.00, 3 / 067738, INGRITH GISELLE FREITAS GOMES, 35.00, 4 / 067367, SALINNY JANE LAVOR REBELO (Sub Judice), 35.00, 5.
APROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS:
067214, CRISTIELLE KARIONE GOMES, 34.00, 6
12 - CURSO DE FORMACÃO DE SOLDADOS (MASCULINO) - MONTE ALEGRE
APROVADOS E CLASSIFICADOS:
067279, JORGE ELIANDRO DA COSTA NUNES, 43.00, 1 / 067490, TARCISO DINIZ DE LIMA, 43.00, 2 / 067158, EDERSON FERREIRA GONCALVES, 42.00, 3 / 067430, CRISTOVAO MASCARINHO DE OLIVEIRA FILHO, 41.00, 4 / 067624, ELNON DE ALENCAR BARRETO, 40.00, 5 / 067267, ADENILDO FERREIRA CRUZ, 40.00, 6 / 067151, JOSE AMADEU PINHEIRO DOS SANTOS, 40.00, 7 / 067281, ELIONALDO MARANHAO DE CARVALHO JUNIOR (Sub Judice), 39.00, 8 / 067172, JEFFERSON RONNIE SOUZA DO NASCIMENTO, 39.00, 9 / 067064, EDILSON SILVEIRA DE MOURA, 38.00, 10 / 067611, JANAILSON DE OLIVEIRA, 36.00, 11 / 067765, PAULO LINDOLFO AGUIAR, 36.00, 12 / 067436, TANOS BATISTA ABUD, 35.00, 13 / 067331, MARCELINO PORFIRIO ALVES, 35.00, 14 / 067177, JEFERSON DE ABREU FEITOSA, 35.00, 15 / 067674, ECLINILDO VIEIRA BRONE, 35.00, 16 / 067043, JEAN PINHEIRO DOS SANTOS (Sub Judice), 35.00, 17 / 067462, ISAAC SHJONES DO NASCIMENTO FARIAS, 35.00, 18 / 067366, HENILDO CARLOS SILVA DA COSTA, 34.00, 19 / 067373, RENAN CARVALHO DA SILVA, 34.00, 20.

15 - CURSO DE FORMACÃO DE SOLDADOS (FEMININO) - SANTARÉM
073284, MARIA JOSIANE DE SOUSA PIRES, 52.00, 1 / 072936, ERICA GUIMARAES RODRIGUES BRANCHES, 49.00, 2 / 067977, TATIANE SOUZA CANTO (Sub Judice), 48.00, 3 / 072443, LORENA MARLA VIEIRA RABELO (Sub Judice), 48.00, 4 / 071144, WIRLLENE BARRETO MACHADO, 45.00, 5 / 073947, ELIZABETE PEREIRA LIMA (Sub Judice), 43.00, 6 / 071752, MARCIA MICHELLE SANTOS DOTTA, 41.00, 7 / 018218, ROSANE MACHADO ALMEIDA, 41.00, 8 / 073692, LUZYKELLEN SOUZA DA SILVA, 41.00, 9 / 054777, CLEUDIMAR GONZAGA DOS SANTOS, 40.00, 10 / 054774, KATIANE DE AGUIAR ROCHA, 40.00, 11 / 071348, MARIANA RIBEIRO BARROS, 40.00, 12 / 071922, GRACIENE FERREIRA FLEXA, 39.00, 13 / 073960, NAJARA SILVA GOMES, 39.00, 14 / 055357, GRACIETE QUEIROZ DOS SANTOS (Sub Judice), 39.00, 15.
APROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS:
073873, WELLEM CANTE CAMPOS, 39.00, 16 / 073616, ANTONIA ARAUJO MIRANDA, 39.00, 17


16 - CURSO DE FORMACÃO DE SOLDADOS (MASCULINO) - SANTARÉM
APROVADOS E CLASSIFICADOS:
073014, IVAN RODRIGUES ROCHA, 52.00, 1 / 073308, MANOEL VIEIRA DE SOUSA, 52.00, 2 / 072999, RODRIGO DIAS BANDEIRA, 50.00, 3 / 073256, RONALDO PEREIRA SILVA, 50.00, 4 / 074466, WILLIAM COSTA VIANA, 50.00, 5 / 070564, IDUVANY CORREA BERNARDES, 48.00, 6 / 055315, DARILDO LIMA SILVA, 47.00, 7 / 072000, GUILHERME CALANDRINI MURIBECA NETO (Sub Judice), 47.00, 8 / 071315, FABIO ORDENEY MATOS DA COSTA, 47.00, 9 / 073626, ALEXANDRE AZULAIS LIMA, 46.00, 10 / 072108, JOSE FRANCISCO ALVES JUNIOR, 46.00, 11 / 054823, JOAO OLIVEIRA E SILVA FILHO, 46.00, 12 / 072394, FABRICIO ROQUE DOS SANTOS, 46.00, 13 / 072710, OSVALDO DE MORAIS JUNIOR, 46.00, 14 / 072734, ADEILSON COSTA VIEIRA, 46.00, 15 / 071611, FRANK JONATHAS DOS SANTOS, 46.00, 16 / 074045, FRANCISCO FLALBERT DA SILVA SERRA, 45.00, 17 / 073336, DONIZETE COSTA LICATA, 45.00, 18 / 073727, TIAGO ANTONIO DE SOUZA (Sub Judice), 45.00, 19 / 074308, FABIO DE CASTRO GONCALVES ZAMPIETRO, 45.00, 20 / 055071, IVO MARCELO DE BRITO PEREIRA, 45.00, 21 / 071801, MARCOS VINICIUS MONTEIRO DA SILVA, 44.00, 22 / 072097, WILDERLAN BARRETO MACHADO (Sub Judice), 44.00, 23 / 055023, KEVIN WELDER SILVA RABELO (Sub Judice), 44.00, 24 / 072061, CAIO CESAR AMARAL DE SOUZA, 44.00, 25 / 068016, MARLISSON LOPES PIMENTEL, 44.00, 26 / 073147, HEVERTON DA COSTA VIANA, 43.00, 27 / 072961, EDERSON SILVA CARDOSO (Sub Judice), 43.00, 28 / 073853, MARCONE EDSON NOGUEIRA MATOSO (Sub Judice), 43.00, 29 / 072404, JACKSON CORREIA DE AGUIAR, 43.00, 30 / 074434, RODOLFHO COLARES REBELO, 43.00, 31 / 071507, RODRIGO DE AVILA ARAUJO, 43.00, 32 / 070987, HIGOR THIAGO FERNANDES (Sub Judice), 43.00, 33 / 072330, EDMILSON DA SILVA BENTES JUNIOR, 42.00, 34 / 072051, ANDRE MANOEL PATROCINIO NAVARRO DA SILVA, 42.00, 35 / 074309, PAULO VICTOR DAS NEVES SILVA, 42.00, 36 / 070614, ARLISON SOUSA GALVAO, 42.00, 37 / 072558, NEY RAFAEL GOMES MONTEIRO (Sub Judice), 42.00, 38 / 073201, RAFAEL RENTE MEDEIROS, 42.00, 39 / 054847, WLADIMIR CARVALHO BATISTA, 42.00, 40 / 054731, JORGE FABRICIO RABELO OLIVEIRA, 42.00, 41 / 071999, ROBSON PEREIRA DA SILVA, 42.00, 42 / 054802, BRUNO DA SILVA BARROS, 42.00, 43 / 072182, JUSSEMAR GALDINO DA SILVA (Sub Judice), 41.00, 44 / 071326, ADILSON LOBATO DANTAS, 41.00, 45 / 055471, RENER AMOEDO SILVA, 41.00, 46 / 071561, FAGNER LEAL NOGUEIRA, 41.00, 47 / 054843, ANDRACY FALCONERI REBELO BOY, 41.00, 48 / 074010, WEVERTON FREITAS SILVA, 41.00, 49 / 055456, IGO ANDRE NOGUEIRA DE OLIVEIRA GOMES, 41.00, 50 / 071782, PAULO JOSE LEANDRO E SILVA MARTINS, 41.00, 51 / 073773, ADSON WESLEY PALHESA DE QUADROS, 41.00, 52 / 055021, MIGUEL MOURA DO NASCIMENTO, 40.00, 53 / 070647, AIRON MOTA BARBOSA, 40.00, 54 / 072827, MARCOS PAOLO LEITE, 40.00, 55 / 072555, ANDRE LUIZ DA SILVA PEREIRA, 40.00, 56 / 070511, DIEGO GEANDRE FERREIRA DE SENA, 40.00, 57 / 074377, LUIS TIAGO VIANA FONSECA (Sub Judice), 40.00, 58 / 070802, FABRICIO COSTA FERREIRA, 40.00, 59 / 072402, ZENES ALBERT FARIAS DE SOUSA, 40.00, 60 / 073848, BRUNO DANIEL GUIMARAES COSTA, 40.00, 61 / 072967, EMERSON SOARES SOUSA, 40.00, 62 / 055427, FELIPE CASSIO REGO DE SOUSA, 40.00, 63 / 054939, CARLOS ALEXANDRE DUARTE DAS NEVES, 40.00, 64 / 055127, EDSON DE CARVALHO VIEIRA, 40.00, 65 / 071369, DERIVALDO SILVA E SILVA, 40.00, 66 / 069774, RODIEL GARCIA UCHOA, 40.00, 67 / 073540, CHRISTIAN ALENCAR LIMA, 40.00, 68 / 068012, ADENILSON DOS SANTOS, 40.00, 69 / 071593, ELIAS DA SILVA MELO, 40.00, 70 / 072847, FABRICIO TEIXEIRA SILVA, 39.00, 71 / 071362, ANTONIO MARCOS DA SILVA BARROS, 39.00, 72 / 067945, ALMIR CONCEICAO DE ARAUJO (Sub Judice), 39.00, 73 / 073834, JOAO PAULO DE SOUSA REGO, 39.00, 74 / 074417, ALEX SILVA GOMES, 39.00, 75 / 072283, LUCAS ENEAS MARTINS, 39.00, 76 / 073348, CLAUDIO CESAR FERREIRA SOUSA, 39.00, 77 / 055443, MARLISSON ABREU BATISTA, 39.00, 78 / 073444, ARTHUR PETER VINHOTE DE VASCONCELOS (Sub Judice), 39.00, 79 / 073266, MARCELO KENNEDY PAZ REGO (Sub Judice), 39.00, 80 / 070628, LEONARDO FERREIRA DUTRA, 39.00, 81 / 071360, NILVIO MENDES MODESTO JUNIOR (Sub Judice), 39.00, 82 / 073296, JO OLIVEIRA ROCHA, 39.00, 83 / 070859, ODAILSO CAMPOS MUNHOZ, 39.00, 84 / 073988, JOSE TORRES DA SILVA NETO (Sub Judice), 39.00, 85 / 054931, RAFAEL RODRIGUES VERISSIMO, 39.00, 86 / 071979, ANDRE LUIZ DE ALMEIDA NEVES, 39.00, 87 / 072412, FRANCISCO ARIELTON FERRO ARAUJO, 39.00, 88 / 072821, EMERSON ROBERTO SILVA DOS SANTOS, 39.00, 89 / 055413, ODIRLEY CONCEICAO PEDROSO COHEN, 39.00, 90 / 071453, JOAO FEITOSA BARROS (Sub Judice), 39.00, 91 / 072202, VICTOR MOTA DE SOUSA, 39.00, 92 / 074022, ALAN ILSON COSTA OLIVEIRA, 39.00, 93 / 072980, JONATTA EMILIO SANTOS LIMA, 38.00, 94 / 072985, ALBERT MARCOS FERREIRA DA SILVA, 38.00, 95 / 070582, RAFAEL MARTINS PEDROSO, 38.00, 96 / 071265, FRANCIEUDE SILVA, 38.00, 97 / 071965, MARCELO DIMAS PEREIRA SOUZA, 38.00, 98 / 071123, THIAGO LUIZ DO NASCIMENTO ALVES, 38.00, 99 / 074203, CLEUDIMAR DE MELO PORTELA, 38.00, 100 / 054706, JAIME BATISTA BENTES, 38.00, 101 / 071413, RODRIGO DIAS SILVA, 38.00, 102 / 072894, JOSAFA SOARES SOUSA, 38.00, 103 / 074336, ELMER SERIQUE PANTOJA (Sub Judice), 38.00, 104 / 073103, MIGUEL AQUINO DE SOUSA, 38.00, 105 / 071564, ADRIANGELO MELO DE CASTRO, 38.00, 106 / 070930, LUIS FERNANDO FIGUEIRA COSTA, 38.00, 107 / 073184, JOSE MARIA DE MIRANDA GAMA JUNIOR, 38.00, 108 / 070718, JASSON BRUNO FERREIRA DA MOTA, 38.00, 109 / 070603, ELLAN MOURA DE SOUZA, 38.00, 110 / 070514, ROMARIO CASTRO GONCALVES, 38.00, 111 / 072813, RICARDO PEREIRA SIQUEIRA, 38.00, 112 / 072161, RELDICY DARLING MENDES DA SILVA, 37.00, 113 / 073567, ANDRIO MATIAS SANTOS, 37.00, 114 / 071653, RAYCIVAN MOTA DE CARVALHO, 37.00, 115 / 072998, VANDERLY DA SILVA FERREIRA, 37.00, 116 / 071495, ITAMAR FRANCA DE LIMA, 37.00, 117 / 072885, NELCIVAN DE OLIVEIRA VIANA, 37.00, 118 / 070604, RODRIGO RAFAEL SANTANA DA SILVA, 37.00, 119 / 072824, ROGERIO LAURIDO DO REGO, 37.00, 120 / 073226, IZAIAS LOPES REGO, 37.00, 121 / 070978, JOSIAS FREITAS BARBOSA (Sub Judice), 37.00, 122 / 073658, WILLIAM RIBEIRO CAMPOS, 37.00, 123 / 073164, MARCIO JOSE ALVES MOTA, 37.00, 124 / 074162, MARCIO AMARAL FERREIRA, 37.00, 125 / 074408, CLINTON MARQUES BENTES, 37.00, 126 / 071798, CLEDISOMAR DA SILVA IMBIRIBA, 37.00, 127 / 054759, SERGIO SANTOS DO NASCIMENTO (Sub Judice), 37.00, 128 / 072809, JONHNATHAN SILVA FEITOSA, 37.00, 129 / 072079, LUCIVALDO OLIVEIRA BARROSO, 37.00, 130 / 072442, RODRIGO DE CASSIO MONTEIRO DOS SANTOS, 37.00, 131 / 074324, JAILSON DA SILVA GONDIM (Sub Judice), 37.00, 132 / 019283, IARLY VIDAL COSTA, 37.00, 133 / 072264, MARLISSON JOSE DE SOUSA SILVA, 37.00, 134 / 071627, RAFAEL MENDONCA DE MORAES, 37.00, 135 / 071758, ANTONIO EDINEI XIMENES DO NASCIMENTO, 37.00, 136 / 073116, ANDRE SOBRINHO DE BRITO, 36.00, 137 / 072983, MAGNUM PANTOJA DE QUEIROZ, 36.00, 138 / 073503, ROMULO BRUNO DO CARMO CABRAL, 36.00, 139 / 055304, JUAN MARLEY CORREA VIANA, 36.00, 140 / 071640, DANILO SILVA NEVES (Sub Judice), 36.00, 141 / 072743, JANDERSON SILVA DAMASCENO, 36.00, 142 / 071751, WANDO BERGUE AMORIM DOS SANTOS, 36.00, 143 / 073956, ABRAAO RODRIGUES TAPAJOS, 36.00, 144 / 070803, CRISTOVAO DOS SANTOS GOMES, 36.00, 145 / 070656, RAFAEL FUZIEL LIMA, 36.00, 146 / 074019, ROBERTO NOGUEIRA SANTOS, 36.00, 147 / 055269, MARCOS AURELIO PINHEIRO SOARES, 36.00, 148 / 073028, WILLES DE LIMA MAIA (Sub Judice), 36.00, 149 / 071337, SANDRO SOUSA DUARTE, 36.00, 150 / 073189, ELLISON BRUNO DE AGUIAR PINTO, 36.00, 151 / 055303, HUMBERTO RONNE ALBARADO CARDOSO, 36.00, 152 / 073281, CLAUDINEY CARVALHO COELHO, 36.00, 153 / 055293, JARLAN ALMEIDA DA SILVA, 36.00, 154 / 073599, FLAVIO BERNARDES BATISTA, 36.00, 155 / 070994, MARIVALDO RODRIGUES DA SILVA, 36.00, 156 / 071883, JONES LEANDRO DA SILVA MOTA, 36.00, 157 / 071615, ALEXON PIRES DE JESUS, 36.00, 158 / 072329, VENCESLAU FERREIRA DE AGUIAR FILHO, 36.00, 159 / 073035, ARNALDO JORGE CORREA PINTO JUNIOR, 36.00, 160 / 074384, ARMINDO LEMOS LOPES, 36.00, 161 / 073338, MARCIO ROBERTO MIRANDA DA SILVA, 36.00, 162 / 074049, DIEGO LIMA DE OLIVEIRA, 35.00, 163 / 074438, ADALBERTO RODRIGO DE ANDRADE FIGUEIRA CORREA, 35.00, 164 / 074353, JAFFISSON MAGALHAES DA COSTA, 35.00, 165.
APROVADOS E NÃO CLASSIFICADOS:
074448, MISAEL PINHEIRO OLIVEIRA, 35.00, 166 / 073197, RICARDO JUNIO DOS SANTOS PEREIRA, 35.00, 167 / 067984, MAX RAIMUNDO CORREA DOS REIS, 35.00, 168 / 072219, ZAQUEU LOBATO PEREIRA, 35.00, 169 / 054940, JOAQUIM SEGUNDO VASCONCELOS PEREIRA (Sub Judice), 35.00, 170 / 071635, VALDINEI COSTA DE JESUS (Sub Judice), 35.00, 171 / 055189, JOHN MARK VAZ ARAUJO, 35.00, 172 / 074240, PAULO JUNIOR TAVARES DA SILVEIRA, 35.00, 173 / 074380, ELIAKIM CELESTINO BARROSO, 35.00, 174 / 073295, ADRIANO FLAVIO VALOIS GONCALVES, 35.00, 175 / 071153, BRUNO AMIR SILVA VASCONCELOS, 35.00, 176 / 073331, WASHINGTON CARLOS DE SOUSA BRANCHES, 35.00, 177 / 072937, RONAILSON DE ARAUJO COSTA, 35.00, 178 / 070849, CRISPIM SOUZA RODRIGUES JUNIOR, 35.00, 179 / 019275, JOSE ADELSON PIMENTEL PANTOJA, 35.00, 180 / 074059, NELSON MOREIRA DINIZ NETO, 35.00, 181

-------------------
SANTARÉM 21 a 31/05/2008 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 Quartel do 3º BPM
Av. Cuiabá S/Nº - Caranazal
MONTE ALEGRE 21 a 31/05/2008 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 Quartel do 18º BPM
Av. Desembargador Inácio Guilhon S/Nº, Cidade Alta

Fonte de recursos


No Diário do Pará, hoje
Caixa
Pingou nos cofres do Fundo Estadual de Meio Ambiente o primeiro milhão de reais para investir no megaprojeto “1 Bilhão de Árvores”, portento que o presidente Lula promete lançar em companhia da governadora Ana Júlia no dia 30. O dinheiro, no montante exato de R$ 1.294.194,40, veio de Santarém, mais precisamente do leilão realizado ontem na cidade com madeiras confiscadas pelo Ibama e doadas à Sema. Pelo acordo, aliás, donos de madeiras apreendidas perdem a condição de fiéis depositários.

General Heleno não é voz isolada, afirma almirante

Na Folha de São Paulo:

O chefe do Estado Maior de Defesa, almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres, afirmou que o general Augusto Heleno, comandante militar da Amazônia, não é o único nas Forças Armadas em suas críticas à demarcação contínua da reserva Raposa Serra do Sol (RR).
Indagado especificamente se Heleno era uma "voz isolada", Torres respondeu "não", enfaticamente, mas evitou fazer comentários sobre as observações do general -ele causou polêmica ao classificar a demarcação contínua da reserva como ameaça à soberania nacional.
Após anos de impasse, a demarcação foi decidida pelo governo Lula após laudos técnicos da Funai demonstrarem a necessidade do terreno para a sobrevivência da etnia macuxi. A reserva possui área de cerca de 1,68 milhão de hectares e faz fronteira com a Guiana, o que incomoda os militares.
Além disso, a savana da região é propícia à plantação de cereais, o que levou arrozeiros a se instalarem na área.O Supremo Tribunal Federal já recebeu ao menos 33 ações que contestam a demarcação contínua da terra, mas não decidiu sobre o caso.
A proximidade da fronteira gera apreensão entre militares, que temem um encrave entre os países, sem soberania efetiva do Brasil. Segundo a Constituição, as terras indígenas são da União, com usufruto dos índios.
Ontem, o chefe do Estado Maior de Defesa indicou que a questão da soberania não causa preocupação. "Acho que todo mundo ali é brasileiro", disse, em entrevista ao lado do comandante do Comando Sul dos EUA, James Stavridis. Mas o brasileiro não quis se estender às críticas e disse que não era hora de comentar sobre a demarcação porque o caso está sob análise do Judiciário.
Ele concedeu entrevista após o encerramento da 4ª Conferência de Defesa do Cone Sul. Questionado sobre a repercussão das críticas do general Heleno, tergiversou. "Não sei, não sei. Ele colocou, eu não estava lá na palestra, soube no dia seguinte."

Falta de luz dá prejuízo

Além do racionamento de energia, as oscilações de voltagem na corrente elétrica têm causado prejuízos aos santarenos.
A Celpa trabalha para restaurar as torres derrubadas(foto acima) por um trator na última quarta-feira, mas a empresa não informa em que data o fornecimento de energia será normalizado em Santarém e Belterra.

Memória de Santarém - Por Lúcio Flávio Pinto

A candidatura Lott

O marechal Henrique Teixeira Lott, candidato à presidência da república pela coligação PSD-PTB, passou os dias 29 e 30 de março de 1960 em Santarém. À noite fez comício na praça da Bandeira, seguindo para um banquete de 150 talheres no Centro Recreativo, à base de pratos regionais e um "saboroso pudim" como sobremesa, enquanto uma orquestra "alegrava o ambiente com músicas modernas". O candidato e sua comitiva dormiram na residência do coronel Mário Fernandes Imbiriba e seguiram para Porto Velho, capital de Rondônia.
O primeiro orador do comício foi o gerente da agência local do Banco de Crédito da Amazônia, Aldo Lisboa. Falaram depois Everaldo Martins, do diretório local do PSD; Elias Pinto e Ronaldo Campos, pelo PTB; os deputados federais Océlio de Medeiros, João Menezes, Bento Gonçalves, Sílvio Braga e Aurélio do Carmo, candidato ao governo.
Em seu pronunciamento, Lott anunciou a intenção de acabar com irregularidades que sabia existir nas atividades de certos órgãos do governo federal com sede em Santarém, como o BCA, "cuja finalidade é aplicar seus recursos na Amazônia e, entretanto, desvia esses recursos para São Paulo e outros Estados". Prometeu solucionar o problema da Tecejuta, "que se encontra parada por falta de providências". Também se referiu ao projeto da hidrelétrica de Curuá-Una e ao porto da cidade.
Na mesma época foi fundado o Comitê Nacionalista Pró-Candidatura do Marechal Lott, em reunião realizada na casa do comerciante José da Costa Pereira. O presidente de honra era o deputado federal Sílvio Braga e o presidente executivo, o médico Waldemar Pena. Integravam ainda a diretoria: Aloysio Melo, Vicente Malheiros, Emyr Bemerguy. Mário Imbiriba, Francisco Pereira, Daniel Cansanção, Ivan Toscano de Vasconcelos, Wilson Gonçalves, Wanderley Marques de Lima, Metri Nicolau Neto, Raimundo Arinos Pereira, José da Costa Pereira, Ricardo Branches, Guilherme Menezes, Ronaldo Campos, Pedro Vieira e Silvino de Souza.

Fatos & Fotos

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia(PT-SP) recebe comitiva pró-Estado do Tapajós liderada pelos deputados Lira Maia e Alexandre Von, quarta-feira, em Brasília.