terça-feira, 27 de abril de 2010

Ciro diz que decisão do PSB de retirar sua candidatura é erro tático

Agência Brasil

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP), que teve a candidatura à Presidência da República descartada nesta terça-feira (27/4) por seu partido, divulgou nota em seu blog em que afirma que a decisão da legenda é um “erro tático”.

“A cúpula de meu partido, o PSB, decidiu-se por não me dar a oportunidade de concorrer à Presidência da República. Acho um erro tático em relação ao melhor interesse do partido e uma deserção de nossos deveres para com o país”.

No texto, intitulado "Ao rei tudo, menos a honra", Ciro diz que acata a decisão do partido, mas adianta que seu entusiasmo e engajamento no provável apoio do PSB à candidatura de Dilma Rousseff (PT) dependerá do “encaminhamento” dado pelo partido a questões que considera prioritárias, como a “falta de um projeto estratégico de futuro” e “a deterioração ética generalizada de nossa prática política.”

Ciro afirma ainda que a decisão do PSB interrompe “uma vida pública de mais de 30 anos dedicada ao Brasil e aos brasileiros”, mas que a hora é de “controlar a tristeza” e concentrar esforços no futuro. “Uma democracia não se faz com donos da verdade e que, se minhas verdades não encontram eco na maioria da direção partidária, é preciso respeitar e submeter-se à decisão”, diz o texto.

A decisão do PSB de não apresentar candidato próprio à Presidência da República foi oficializada hoje pelo presidente da legenda e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Dos 27 diretórios regionais do PSB, 20 eram contrários à candidatura de Ciro.

Paysandu tem a maior torcida do Norte do Brasil


Segundo o resultado divulgado nesta terça-feira,da pesquisa do Instituto Datafolha (SP), realizada no período entre novembro de 1993 até abril de 2010, o Paysandu Sport Club, é o time com maior torcida do norte do Brasil e o vigésimo colocado no ranking geral de torcidas. O resultado da pesquisa aponta a equipe paraense como detentora de meio por cento dos torcedores espalhados por todo o país.

No topo do ranking, está o Flamengo-RJ com 17%, seguido do Corinthians-SP com 14%. Distantes de Flamengo e Corinthians, os demais grandes clubes do país seguem bem próximos um dos outros. São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Vasco (4%) também estão tecnicamente empatados. Eles são seguidos por Grêmio (3%), Inter (3%), Cruzeiro (3%), Atlético-MG (2%) e Santos (2%). Fluminense, Botafogo, Bahia, Vitória, Sport e Portuguesa aparecem com 1%. Ainda 25% dos entrevistados disseram não torcer por clube algum. (Rádio Clube do Pará)


Resultado do concurso da PM será divulgado amanhã


O Diário Oficial do Estado (DOE) publica, nesta quarta-feira (27), o resultado da prova objetiva do concurso público da Polícia Militar do Pará, realizado no último dia 18, pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). Os candidatos convocados pelo DOE vão se submeter a mais três etapas do certame, além da avaliação de título, que vai de 17 a 21 de maio, para candidatos aos cargos de nível superior.


A segunda etapa será de 10 a 14 de maio, com exames antropométrico, médico e odontológico. Os dias e horários individuais de cada candidato serão publicados, no dia 30 de abril. no DOE e no site www.fadesp.org.br. Os exames médico e odontológico serão, respectivamente, na Faculdade de Enfermagem e na Faculdade de Odontologia da UFPA, no Campus do Guamá; e o exame oftalmológico, no Centro Oftalmológico de Belém (COB), na travessa Padre Eutíquio, 2263, no bairro do Jurunas.

A próxima etapa é de caráter eliminatório e tem como objetivo avaliar se as condições de saúde física e mental do candidato o tornam apto ou inapto a frenquentar o Curso de Formação de Oficiais. Depois, ainda virão os exames de aptidão física (terceira etapa); e avaliação psicológica (quarta etapa).

No concurso deste ano, a PM oferta 71 vagas: 40 para o curso de formação de oficiais, 28 para oficiais de saúde (capital e interior), duas para o quadro complementar de oficiais (psicólogo e assistente social) e uma vaga para oficial capelão.

IBGE inicia a pré-coleta do Censo 2010


Além de reunir informações sobre a quantidade e a localização dos domicílios somente em áreas urbanas, a operação servirá para a coleta de características como identificação do logradouro, tipo de pavimentação, iluminação pública, arborização, bueiro ou boca de lobo, esgoto a céu aberto ou vala, depósito ou acúmulo de lixo.
Entre abril e maio, o IBGE sai às ruas para realizar a Pré-coleta do Censo 2010. Esta é uma das principais fases de preparação da operação censitária e envolverá todos os cerca de 25 mil Agentes Censitários Supervisores - ACS’s contratados pelo Instituto em todo o país, com o objetivo de atualizar os mapas e a listagem de domicílios do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE. Isso otimizará a duração e a qualidade do trabalho durante a coleta do Censo que inicia no mês de agosto. No Pará, a Pré-coleta mobilizará 840 Agentes Censitários de Supervisão que irão às ruas e mais cerca de 200 pessoas entre Agentes Censitários Regionais e Municipais e Subáreas, que supervisionarão os trabalhos.
Nos dois anos que antecedem a etapa de coleta de dados do Censo, o IBGE prepara e atualiza a Base Territorial do país, que é o conjunto de mapas e cadastros que contém informações de diversas áreas (estados, municípios, bairros, aglomerados, distritos, quarteirões etc.). Consequentemente, é neste período que são planejados e definidos os setores censitários, que constituem a área de trabalho de cada recenseador. O setor censitário é a unidade formada por área contínua inteiramente classificada como urbana ou rural; sua dimensão, número de domicílios e de estabelecimentos permitem ao recenseador cumprir suas atividades em um prazo determinado, respeitando o cronograma de atividades.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IBGE