quarta-feira, 19 de maio de 2010

Câmara aprova falta ao trabalho para cuidar de filho doente

Agência Câmara - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou, terça-feira (18/5), a permissão para o trabalhador faltar ao serviço, sem desconto salarial, por até 30 dias, para acompanhar filho enfermo de até 12 anos. A autorização está prevista no Projeto de Lei 6243/05, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN).

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será enviado para análise do Senado, caso não haja recurso para votação pelo Plenário.

A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que já prevê algumas situações de falta sem desconto salarial, como casamento (três dias), alistamento eleitoral (dois dias) ou falecimento de parente direto (dois dias), como cônjuge e filho.

Laudo comprobatório
Segundo a proposta, o empregado deverá apresentar ao empregador o laudo médico que ateste a necessidade de assistência ao filho em horário incompatível com o do trabalho.

O relator, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), votou a favor da constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto e do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família.

Australiana é morta após ser atraída para falso emprego pelo Facebook

BBC Brasil

Uma jovem australiana foi encontrada morta dois dias depois de ter partido para uma viagem com um homem que conheceu no Facebook e que a convidou para resgatar animais feridos, em um caso que chocou o país.

O corpo de Nona Belemosoff, de 18 anos, foi encontrado em um riacho. A polícia disse que Christopher James Dannevig, de 20 anos, tinha criado um perfil falso no Facebook no qual dizia ser um defensor de animais.

Ele teria atraído Nona com a perspectiva de lhe oferecer um emprego e a convidou para uma expedição em busca de animais feridos em um cerrado ao sul de Sydney.

Dannevig foi indiciado por assassinato. "Nona disse que, se não viajasse perderia o emprego, que era seu sonho", disse seu irmão, Gary. Milhares de pessoas colocaram mensagens na página de Nona no Facebook após a notícia de sua morte.

A polícia alertou para os perigos representados pelas redes sociais na internet. "É uma área onde predadores e pervertidos frequentam. Você não sabe com quem está falando", disse um dos investigadores do caso, o policial Russell Oxfordele.

Cais de arrimo de Santarém vira um caos

Quem caminha pelo cais de arrimo tem que se desviar de bicicletas, carros de churrasquinho, cargas, lavadores de carros e cachorros vadios. Há lixo acumulado por toda a extensão da orla da cidade.

Após a remoção das estacas de concreto para a área do bosque da Vera Paz, o local virou acampamento de lavadores de carros.

À noite, o perigo é maior. Os transeuntes e mesmo os passageiros dos barcos corrrem o risco de sofrer queimaduras, pois os vendedores de churrasco descuidam dos fogareiros e as brasas se espalham pelo calçadão.

Na área do cais que foi ampliada recentemente, o SESC ocupa grande parte do passeio para aulas de ginásticas que poderiam ser ministradas na sede do órgão, na trav. Floriano Peixoto.

Sindicato quer supermercado fechado em seis feriados do ano

Dos oito feriados nacionais, estaduais e municipais que se sucederão até o dia primeiro de janeiro de 2011, os comerciários pretendem na próxima convenção coletiva, que será assinada com os lojistas, no dia primeiro de junho, que o número de dias em que os supermercados fecharão as portas não se restrinja ao dia 25 de dezembro. Além do Natal, os comerciários querem folga para os empregados nos dias 7 de setembro (Independência) e 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição).

Os supermercados também já não abrem dia 1º de maio e Paixão de Cristo. "Estamos em discussão para que não sejam abertos os dias sete de setembro e oito de dezembro, afirma a presidente do Sindicato dos Comerciários, Lucinda Santos, mas o empresário Cezar Ramalheiro, presidente do Sindilojas, diz que os empresários do setor não concordam com o aumento de datas em que os supermercados fecharão as portas. "Não aprovamos esse pleito dos comerciários", afirmou. No dia 28 de maio, os lojistas fazem assembléia para escolher os delegados que participarão das negociações com os comerciários.

O sindicato dos comerciários quer acrescentar os feriados, sete de setembro e oito de dezembro, para que os supermercados não abram. Existe um acordo feito entre o sindicato e os empresários que nos feriados: 1º de janeiro, Sexta-feira Santa, 1º de maio e 25 de dezembro, os supermercados não podem funcionar, assim como os lojistas. "Muitas pessoas questionam, até mesmo os empresários, a necessidade dos supermercados abrirem nos feriados devido o consumo", declara Lucinda Santos, presidente do sindicato.

Nos outros feriados que virão, três de junho (Corpus Christi); sete de setembro (Independência do Brasil); 12 de outubro (Nossa Senhora de Aparecida); dois de novembro (Finados); 15 de novembro (Proclamação da República) e oito de dezembro (Nossa Senhora da Conceição), não é permitido que o comércio funcione, mas dá esse direito aos supermercados.

A presidente ainda declara que está em processo de solicitação, que nos feriados onde os supermercados são abertos, os funcionários só trabalhem seis horas. Atualmente o horário é de oito horas. A partir de 28 de maio, o sindicato vai se reunir com os empresários, para decidirem os acordos dos demais feriados até o Natal.

Feira internacional de turismo na Amazônia

Adenauer Góes
adenauergoes@gmail.com

Plano de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Pará, entregue á sociedade e empresariado no ano de 2001 pela PARATUR e idealizado pela THR, uma das mais prestigiadas e competentes empresas de planejamento e consultoria do mundo, com sede em Barcelona, na Espanha, define como uma das ações fundamentais para o fortalecimento do turismo paraense a elaboração de uma Feira Internacional, realizada a principio de dois em dois anos, que tivesse como estratégia principal apresentar produtos turísticos já elaborados e em condições plenas de comercialização tanto no mercado nacional como no exterior, desta forma foi criada e realizada a1ª FITA em 2002. Em função disto o Salão de Turismo Paraense atuaria no intervalo entre uma FITA e outra, ou seja, também de dois em dois anos como indutor local do desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoamento dos já existentes.

Claro está que não se pode perder de foco as principais feiras nacionais, como a BNTM no Nordeste, a ABAV no Rio de Janeiro, Salão de Turismo Nacional em São Paulo e o Salão de Turismo de Gramado no Rio Grande do Sul que servem de referência regional no calendário de eventos nacionais. Todo este processo precisa ter ações articuladas para que o produto turístico possa ganhar visibilidade e capacidade através de roteiros integrados que permitam a chegada de turistas com maior celeridade e freqüência em nosso estado.

Através de ações de fortalecimento do evento, articuladas junto ao Ministério do Turismo, e aos empresários através das entidades representativas dos diversos segmentos foi possível transformar a 3ª FITA em referência para a região amazônica e trazer o experiente Virginio Loureiro responsável por todo agrupamento e composição das operadoras de turismo que participavam da BNTM,(deixa estar que aqueles que têm melhor memória recordarão que o então Governador Simão Jatene assinou no Centur durante a 2ª FITA protocolo de intenções com o Governo do Ceará para desenvolvimento de roteiros integrados) a intenção estava clara ou seja juntar o produto turístico nordestino, principalmente sol e praia, onde os viajantes se brozeariam á sombra de nossa floresta, onde eles despelariam e seriam reidratados pelo nosso clima e cultura, e assim foi feito em 2006, quando tivemos a melhor e mais consistente feira já realizada e onde foi possível sentir na pratica a operação de negócios.

È necessário sim ter financiamento, investimento, mas sem articulação, estratégia e empresário, nada, mas nada mesmo vai funcionar em termos de venda, pois não cabe ao governo criar e vender produtos e sim estimulá-los, facilitando mecanismos e dando segurança aos empresários para avançarem e investirem seu dinheiro e mobilizarem o arranjo produtivo do mercado.

Hoje o momento é de muita preocupação, o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado foi deixado de lado, a divulgação e promoção do Pará que vinha num crescente, foi gradativamente murchando, o Salão de Turismo Paraense não mais se realizou, a FITA veio enfraquecendo de forma vertiginosa, deixando de ser referência de evento para a Amazônia.

A 5ª FITA, foi lançada em 07 de maio passado para acontecer de 12 a 15 de agosto próximo, imaginem, pouco mais de dois meses para organizar e fazer uma Feira Internacional e para piorar, está em total falta de sintonia com a classe empresarial que afirma que dela não irá participar.

O slogan “ PARÀ: A OBRA PRIMA DA AMAZONIA” foi abandonado única e exclusivamente por ter sido lançado pelo governo anterior, pois nada foi criado que possa melhor expressar na divulgação e promoção nosso fantástico estado aos olhos dos turistas. É uma pena, mas infelizmente retrocedemos, pois além de tudo que já foi dito a PARATUR teve seu orçamento diminuído e suas ações enfraquecidas, tornando-se ausente nas defesas dos interesses do turismo paraense. Está na hora do vento mudar de rumo novamente.

Pontuando - José Olivar

A Dra. Edwiges Lobato, que já foi Juíza de Santarém (uma boa pessoa), sofreu censura do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado por conduta considerada parcial na liberação de um detento, conforme processo disciplinar publicado na mídia. A decisão serve de aviso para alguns Magistrados que se acham intocáveis./// O Vereador Nélio Aguiar, em pronunciamento feito no plenário da Câmara, senta a pua na Administração da Prefeita no que diz respeito ao descaso da gestora concernente ao abandono das vias públicas da cidade, que é só buraqueira. O Vereador provou, documentalmente, que a Prefeita recebe repasses suficientes para cuidar da cidade e não o faz. ///A prefeita Maria do Carmo foi excluída em despacho fundamentado pelo Juiz do feito, Dr. José Airton Portela, em processo movido pelo Ministério Público Federal por possível ato de improbidade administrativa, entendendo que não havia responsabilidade dela, por atos de terceiros. Seria o caso de também excluir Lira Maia, em outros processos semelhantes (tramitam no STF), onde figura como um dos réus por atos de auxiliares. Todavia, os seus críticos devem pensar o contrário. ///Há rumores de que todo afago que o Lula faz ao Presidente do Irã é porque também pretende construir uma bomba atômica brasileira. Será? ///Sensibilidade política e compromisso público de implementar atos de gestão visando o bem estar geral da população, não parecem ser as virtudes da secretária Valéria, da Infraestrutura, tamanha a buraqueira que campeia em Santarém e ela nem liga. A cidade está infestada de mototaxistas clandestinos vindos de Municípios vizinhos na ânsia de ganharem um bom dinheiro com a greve dos motoristas dos coletivos. Todo cuidado é pouco, pois aqui, mais parece a Índia, de tantas motos e desorganização no trânsito. ///O voto proporcional para eleger deputados e vereadores poderá ser extinto, se for aprovada Proposta de Emenda à Constituição, neste sentido, em trâmite no Senado Federal. Aprovada a Emenda, as vagas em cada Casa Legislativa serão ocupadas pelos candidatos que obtiverem o maior número de votos, independente do desempenho global de seus partidos. ///Os Correios – aliás, useiro e vezeiro em atrasar as correspondências – vão ser obrigados a informar nas correspondências de cobrança, a data da postagem e da entrega ao destinatário, caso seja aprovado no Congresso projeto de lei neste sentido. A proposta é boa, pois hoje pagamos multa pelo atraso da entrega das tais cobranças por culpa exclusiva dos Correios. ///A OAB quer que o Supremo declare inconstitucional dispositivos da Lei nº 9.503/99, que instituiu o depósito prévio do valor da multa do Código Brasileiro de Trânsito, para que a parte possa recorrer. Para a OAB, os dispositivos afrontam o direito de petição, o contraditório e a ampla defesa./// Por falar em OAB; a nível Nacional, a instituição condena as ações do Secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, como noticiado na mídia. A nível Estadual, Jarbas Vasconcelos, Presidente da Seccional, realizou quinta-feira, reunião com a Vice-Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Pará (ADEPOL), para tratar sobre visitas e inspeções em delegacias e casa de detenção. ///Duas chapas disputam a Diretoria do Iate Clube de Santarém, com eleições marcadas para o dia 24/05. De um lado, o candidato a comodoro é o jovem empresário Einaldo Augusto que tem como Vice, o advogado Tarquínio. A outra chapa, concorre com candidato a comodoro, o empresário Alaércio Magalhães, tendo como Vice, Olavo Neves. Muitos associados esperam que a escolha recaia na chapa que tenha o maior compromisso com o clube objetivando reerguê-lo. ///Me disseram que uma empresa ligada à aviação civil foi ou está sendo vendida para um certo servidor público que enriqueceu recentemente. O negócio envolve milhões e alguns aviões. Quem pode, pode! Quem não pode se sacode!

A ingratidão da FIT

José Olivar de Azevedo

As Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), comemoraram durante a semana passada, suas Bodas de Prata (25 anos), com direito a sessão solene na Câmara Municipal.

O lado negativo de tudo é a falta de gratidão da instituição para com aqueles que foram realmente os pioneiros, os quais vestiram a camisa em prol do ensino superior em Santarém sem nunca terem sido reconhecidos.

É o caso do ex-vereador, hoje advogado e contador, Edson Serique que, como vereador, apresentou projeto de lei para doação do terreno onde hoje estão as edificações da FIT e, como prefeito interino, sancionou a lei.

Afora ele, outros foram esquecidos, como: o Luiz Antonio Corrêa (fundador e criador da Instituição em Santarém); o Prof. Walmir Gomes (Diretor que construiu as atuais instalações); os primeiros professores, aí me incluo entre eles, onde fui Coordenador do Curso de Direito por 06 anos e professor, por 11 anos. Nenhum desses recebeu qualquer manifestação de reconhecimento.

O pior defeito é a ingratidão!

Circo da Notícia - A volta das doutoras Solanges

Por Carlos Brickmann

Não faz tanto tempo assim: do mesmo jeito que os torturadores eram conhecidos quase sempre como "coronel Ubirajara", os censores eram a "doutora Solange", aquela que protegia os pobres, inocentes e sofredores brasileiros do noticiário que, embora verdadeiro, embora importante, eles julgavam inconveniente. Havia uma ditadura, os generais mandavam no país, a censura prévia era não apenas inscrita em lei como defendida, em nome da segurança nacional (e para evitar a divulgação dos malfeitos do Governo), pelos ideólogos do autoritarismo.

Hoje estamos numa democracia, os generais obedecem ao poder civil, a censura prévia é proibida pela Constituição, todos são contra a censura aos meios de comunicação. Todos? Não: o prefeito de São Bernardo do Campo, SP, o ex-ministro Luiz Marinho, do PT, conseguiu censurar um jornal, o Diário do Grande ABC, que mostra fatos verdadeiros e documentados de sua administração. O petista Marinho segue os passos do filho do ex-presidente Sarney, que conseguiu censurar O Estado de S.Paulo. Sarney e Marinho, aliás, já foram grandes adversários. Mas suas posições convergiram, e não apenas no campo da censura aos meios de comunicação que querem informar o público.

Marinho conseguiu em primeira instância o bloqueio de reportagens sobre o descarte de carteiras escolares em bom estado de conservação, que eram enviadas para reciclagem; conseguiu também que o Diário do Grande ABC seja multado todos os dias caso publique alguma reportagem sobre o tema.

Este colunista, que escreve duas vezes por semana no Diário do Grande ABC, revive os velhos tempos, quando trabalhava no Jornal da Tarde, que também sofria censura prévia.

A opinião da imprensa em geral é clara: a medida que atingiu o Diário do Grande ABC, diz a Associação Nacional dos Jornais, equivale à censura prévia e é inconstitucional.

Quanto ao prefeito censor, foi ouvido antes da publicação da primeira reportagem, e suas explicações ocuparam um terço do espaço da matéria (mesmo assim, pediu à Justiça o direito de resposta). Mas, talvez percebendo que na batalha das informações não tinha como ganhar, Marinho preferiu buscar a censura.

E agora?
Já com dois jornais sob censura (fora os outros, que são estrangulados economicamente), está na hora de uma reação coletiva - talvez uma ação direta no Supremo, para que fique claro que ninguém pode se substituir às doutoras Solanges e aos censores militares para evitar a publicação de notícias. Ou então que se revogue de vez a Constituição. Se não é para valer, para que está lá?

A hora da ação 1
O fato é que, quando sente seus interesses econômicos prejudicados, a imprensa atua na hora e em bloco. A Associação Nacional dos Jornais, ANJ, reagiu rapidamente à entrada do grupo português Ongoing no mercado brasileiro de veículos de comunicação, e representou à Procuradoria-Geral da República. O Ongoing abriu um jornal, o Brasil Econômico, está concluindo a compra do grupo jornalístico carioca O Diae já se anuncia que pretende abrir dois jornais em São Paulo, um esportivo e um tablóide de leitura rápida.

De acordo com a Constituição, estrangeiros podem possuir até 30% do controle de empresas de comunicação; e não podem dirigir a parte de conteúdo. O grupo Ongoing alega que sua empresa é controlada, no Brasil, por Maria Alexandra Mascarenhas Vasconcelos, brasileira nata - e esposa de Nuno Vasconcelos, o empresário português que comanda o grupo.

A hora da ação 2
Representação idêntica, embora menos rápida, foi apresentada à Procuradoria-Geral da República pela ANJ e pela Abert, que reúne emissoras de rádio e TV, contra o portal Terra. O Terra veicula notícias; e, segundo a acusação, sua empresa controladora, a Terra Networks Brasil, pertence à Telefónica espanhola.

É briga grande: muitos anos atrás, Samuel Wainer, criador da Última Hora, sofreu dura campanha por não ser brasileiro nato (na realidade, nasceu na Bessarábia, e veio criança para o Brasil). Depois, houve campanhas contra a Rede Globo, por seu acordo com a Time-Life, e a Editora Abril, por ter estrangeiros entre seus proprietários. A lei hoje é mais flexível, mas a guerra continua feroz.

O caso do repórter
E, por falar em Abril, o debate do momento, nos meios jornalísticos, é o da demissão dos quadros da editora de Felipe Milanez, editor da National Geographic, depois de ter feito duras críticas à revista Veja (entre os termos que utilizou, estão "escrota" e "idiota"). O Sindicato dos Jornalistas se opôs à demissão, há comentários contra e a favor na Internet. Discute-se se a liberdade de opinião foi ou não violada.

Comecemos com uma constatação: se a empresa tem o direito de demitir o empregado sem justa causa, pagando-lhe uma determinada quantia, a discussão legal está encerrada. Isto não vale apenas para jornalistas, mas para todas as profissões.

O segundo ponto tem a ver com comunicação. Imaginemos alguém que trabalhe, digamos, na Coca-Cola. Um executivo da Coca não pode ser visto tomando Pepsi (e vice-versa). Imaginemos um executivo da De Soto circulando num Honda e dizendo que o Plymouth, que foi produzido pela empresa em que trabalha, era inseguro. Em termos de mensagem à opinião pública, por que um dos carros fabricados pela empresa seria inseguro e os outros não?

E, finalmente, se a empresa é tão ruim que a principal revista da casa é "escrota", por que ficar nela? O melhor é se afastar o mais rapidamente possível.
[Coluna publicada originalmente no site Observatório da Imprensa, em 18 de maio de 2010.]

Rota do crime

Do Blog da Franssi:

A globalização atingiu os municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa pelo seu lado mais terrível: o crime. Grupos ligados a assaltos a bancos, tráfico de drogas e armas, biopirataria, pirataria fluvial, contrabando, roubo, furto e prostituição infanto-juvenil atuam na antigamente pacata região da chamada Calha Norte do rio Amazonas, no oeste do Pará.

Até o distrito de Porto Trombetas (em Oriximiná), enclave da Mineração Rio do Norte onde durante décadas tudo funcionava 100%, virou rota da bandidagem.

Área fronteriça, nesta época os rios e lagos ficam conectados por causa da cheia e permitem rotas alternativas a quadrilhas do Brasil inteiro, inclusive do Mercosul.

Twitter fora do ar

O microbog Twitter atingiu há poucas horas a sua capacidade máxima de armazenamento de dados e por isso está fora do ar.

O Blog do Estado está hospedado no twitter no endereço www.twitter.com/BlogdoEstado

-----
Atualização:
As 13h34 o twitter voltou a funcionar.

Morre Walter Rodrigues

Lúcio Flávio Pinto:

Entro neste espaço para comunicar a morte de Walter Rodrigues, ontem à noite, de enfarte fulminante, em São Luís. Walter Rodrigues foi um dos maiores patrimônios intelectuais que o Pará cedeu ao Maranhão nos últimos anos. Sua morte tão prematura deixará um vazio nos dois Estados, aos quais serviu com seu jornalismo independente, seu texto saboroso e seu humor inesgotável.

Tornou-se uma fonte de referência indispensável sobre a história contemporânea do Maranhão. Foi uma honra, para mim, ter trabalhado com ele no nosso semanário alternativo de 1975, o Bandeira 3, e tê-lo colocado como correspondente de O Estado de S. Paulo em São Luís.

E foi um privilégio ler seus artigos sobre esse vasto e desafiador mundo. A dor de perdê-lo é muito grande. Espero que os gonçalvinos lhe dêem a despedida de que ele é merecedor, no próprio nome e também em nome dos paraenses.

Pane no Tramoeste deixa Santarém sem luz

Celpa informa que, devido a problema na subestação da Eletronorte, em Tucurui, os municípios do Tramoeste ( Altamira, Itaituba, Santarém) e do Baixo Tocantins (Cametá, Goianésia, Breu Branco, Novo Repartimento e Tucuruí) ficaram sem energia elétrica. O incidente começou às 9h45 da manhã desta quarta-feira, mas já está sendo normalizado.

Acidente na estrada de Alter-do-Chão pode ter sido suicídio

A causa da colisão do automóvel Siena, placas JVG-2464, dirigido pelo motorista José da Silva Souza, 47 anos, o “Touro”, com uma castanheira no cruzamento da rodovia Everaldo Martins com a estrada de Ponta de Pedras, pode ter outra motivação que não sejam o excesso de velocidade ou falha mecânica do veículo.

O Blog do Estado apurou que o motorista teria cometido suicídio, ao simular acidente que também matou a jovem Andressa, 18 anos, natural de Monte Alegre.

O carro em que viajavam no sentido Santarém-Alter-do-Chão bateu de frente com a árvore, na última segunda-feira. O motorista e a passageira ficaram presos nas ferragens do veículo e tiveram morte instantânea.

Antes de sair de casa, 'Touro' comentou com sua mãe que o leite preparado por ela seria o “último que tomaria em sua vida”. Após o café da manhã, ele apanhou Andressa para um passeio até Alter–do-Chão.

Andressa mantinha um relacionamento amoroso com Touro, mas dava sinais de que queria romper o romance, segundo informou uma fonte ao Blog do Estado.

Revista vê destino negro para o Imperador

Mesmo fora da Seleção Brasileira, Adriano ainda desperta a atenção da imprensa europeia. Com uma carreira marcada por gols, títulos e problemas extracampo, o atacante do Flamengo foi alvo de uma reportagem de dez páginas da revista francesa ‘So Foot’. Na edição número 76, do dia 5 de maio, a publicação traça um perfil do Imperador e afirma que o centroavante é o maior ‘suicida profissional’ depois de Garrincha, ídolo do Botafogo e da seleção brasileira nas décadas de 50 e 60, que teve sua carreira marcada pelo alcoolismo.

A publicação lembra que o drama de Adriano começou com a morte de seu pai, em outubro de 2004. A partir daquela época, o ‘sucessor de Ronaldo’ entrou em depressão e aumentou suas viagens ao Brasil. Em abril de 2009, veio o auge da crise. Adriano deixou a Itália definitivamente e se refugiou na Vila Cruzeiro, favela onde foi criado na Zona Norte do Rio de Janeiro. Sem rumo, convocou uma entrevista coletiva anunciando o fim precoce de sua carreira.

A promessa de vida nova viria no Flamengo. Ao retornar para o clube de seu coração, a revista lembra que o jogador ‘se sentia feliz como uma criança de sete anos’. O título brasileiro em 2009 parecia libertá-lo de todos os males. Mas 2010 foi marcado por problemas. Em certo trecho, ao falar da semana de preparação para a final da Taça Rio, o autor escreve: “o treinador rubro-negro conta uma boa piada sobre o jogo contra o Botafogo: está encantado com o trabalho feito por Adriano”. No dia da decisão, “Adriano estava grande como um barril”, pesando 103 quilos. O texto lembra ainda o pênalti perdido pelo atacante, mas ressalta que o jogador sempre é perdoado pela torcida e pelos companheiros.

A publicação comenta que o Imperador teria sido um dos responsáveis pelo fim dos treinos matinais rubro-negros, para que o jogador pudesse dormir até mais tarde. Relata também as brigas com Joana Machado e traça um perfil da relação do jogador com as favelas. No fim, uma ironia apocalíptica: ‘Garrincha morreu em 20 de janeiro de 1983, na pobreza e sofrendo de alcoolismo, aos 49 anos. Adriano está com 28. A festa vai continuar um pouco mais’.

Saem buracos, entram calombos

Bem que a prefeita Maria do Carmo se esforça para livrar Santarém da buraqueira desemfreada nas ruas da cidade.

Mas o serviço tapa-buraco está sendo mal executado em algumas vias, como a Álvaro Adolfo, onde o motorista que antes lutava para desviar dos buracos, agora tem que enfrentar os montículos de asfalto formados pela obturação das crateras.

Se fosse um aqui outro acolá até que os calombos seriam inofensivos, mas do jeito que o buraco é tapado, o solavanco continua: antes o balé das molas era de baixo para cima, agora é de cima para baixo.

A proibição da “paradona”

Gerson Nogueira

A Fifa, criticada pela lerdeza na tomada de decisões, desta vez surpreendeu pela agilidade: coibiu parte da farra em que se transformou a cobrança de pênaltis, com especial requinte de malandragem no futebol brasileiro. A tal “paradona” estará definitivamente banida a partir do começo da Copa do Mundo da África do Sul.
A providência vem em boa hora. Nos últimos anos, presenciamos casos abusivos, como as paradas em dois tempos, como as de Fred, do Fluminense, e Neymar, do Santos. A cobrança ensaiada, além da óbvia humilhação para os goleiros, representa um caso típico de dupla punição pela quase impossibilidade de defesa.
Quando o atacante chega correndo para disparar o chute e estanca no último instante, fingindo chutar, o goleiro perde totalmente a concentração na bola. Distraído pela ação enganosa do cobrador, fica sem chances de prever para onde o chute será disparado.
Não conheço nenhum estudo sobre os índices de acerto de penalidades com a parada fatal, mas é visível que a vantagem dos atacantes – que já é, normalmente, imensa – torna-se quase total. Uma covardia. Não há antídoto para isso, nem mesmo o velho truque de se adiantar à cobrança, como faz a maioria dos goleiros.
Segundo os goleiros mais experientes, a maneira mais eficiente de tentar fazer a defesa é a posição de espera, procedimento dificultado pelos reflexos naturais do arqueiro, que tende a escolher o canto para se antecipar ao chute. Como o artifício vinha sendo tolerado pelos árbitros brasileiros, começaram a pipocar variações cada vez mais exageradas, aumentando terrivelmente o grau de dificuldades para o goleiro.
A decisão da Fifa e International Board, divulgada ontem, acrescenta uma emenda à regra 14 e cria uma distinção interessante e oportuna. Permite ao atacante fazer a paradinha – fintar o goleiro parando durante a corrida em direção à bola –, mas veta a paradona, proibindo que ele finja chutar uma vez. Ao chegar diante da bola, deve dar o chute imediatamente, sem a pausa que engana. Caso a norma seja descumprida, o jogador será punido com cartão amarelo.
Justiça se faça: a avacalhação do momento dramático mais forte do jogo é obra quase que inteiramente nacional. Nasceu nos anos 60, com sutileza, pelos pés do Rei Pelé (sempre ele), que inventou o breque na corrida para a bola, truque logo batizado de paradinha. Prosseguiu depois com Djalminha e Marcelinho Carioca nos anos 90, ainda com engenho e arte.
A situação só começou a sair de controle nos últimos três anos, com o uso da paradona, gerando muitas dúvidas de interpretação. Enquanto os apitadores nacionais foram permissivos, nos jogos da Taça Libertadores árbitros sul-americanos sempre avisavam aos jogadores brasileiros que a cobrança seria repetida se o recurso fosse usado. Agora, nem precisarão mais avisar, pois o abuso está proibido por decreto.

"O que aconteceu a Lyoto Machida?":

Mesmo ainda não tenha sido publicado o artigo de Lúcio Flávio Pinto sobre a derrota de Lyoto Machida para Shogun, o texto já provoca comentários de simpatizantes do lutador de UFC: "O que aconteceu a Lyoto Machida?":

O Lyoto veio com uma estratégia boa de levar a luta para o chão, já que Shogun não esperava a iniciativa nesse sentido. Todavia, as críticas o fizeram alterar seu jogo também em pé (striking), de modo que foi muito mais agressivo e tentou trocar à meia-distância.
A luta à meia-distância era a pior estratégia para o LYoto na luta em pé, porque sua base de Shotokan não protege o queixo, não tem esquiva em forma de pêndulo e raramente se utiliza de cruzados.
Ou seja, não é do Machida Karatê jogar na média distância. Entrou direitinho no jogo do Shogum pelas provocações. O kNOCKOUT era uma questão de tempo…

Deveria também o Lyoto ter aproveitado mais o chão, para amassar a cara do Shogum quando ele tentava passar a mão por baixo da perna para conseguir a raspagem/reposição de guarda.

Agora, pelo menos acabam com as pressões em cima do Lyoto quanto à invencibilidade. Vamos torcer para ver se ele fica um pouco mais moderno e deixa esse negócio ainda familiar pra ´se trasformar em um campeão definitivo - formando uma equipe de MMA profissional, chamando para treinar o Anderson Silva, José Aldo, Minotauro e CIgano. Além disso, espera-se que contrate um bom nutricionista, coisa fundamental para atletas do nível do Lyoto.

---------

BOM, A PRINCÍPIO QUERO QUE SAIBAM OS LEIGOS, QUE LYOTO É UM LUTADOR ABSOLUTAMENE TÉCNICO, E QUE SHONGUN É FORÇA E EXPLOSÃO, O QUE NÃO IMPLICA DIZER QUE MACHIDA NÃO SEJA FORÇA E EXPLOSÃO. TODAVIA, A TÁTICA ADOTADA POR MACHIDA NESTA LUTA NÃO FUNCIONOU. O QUE ACONTECEU FOI ISTO. TÁTICA ERRADA!
ESPERAMOS UMA PRÓXIMA REVANCHE PELO TÍTULO, ONDE CADA UM DEVE PERMANECER NO SEU QUADRADO. SHONGUN TROCADOR, MACHIDA ESTRATEGISTA. ESPERA MACHIDA O CARA VIR PRA CIMA, E DESCARREGA A SUA TÉCNICA SOBRE ELE...
ABRAÇO PRA FERA MACHIDA !!!

Obama assina lei que obriga Departamento de Estado a monitorar liberdade de imprensa no mundo


O presidente americano, Barack Obama, assinou na segunda-feira, 17, uma lei exigindo que o Departamento de Estado descreva a situação da liberdade de imprensa em todos os países e identifique os governos que cometem abusos contra esse direito, informou o New York Times. O procedimento será parte obrigatória dos relatórios anuais da diplomacia americana sobre a situação dos direitos humanos no mundo inteiro. (Veja também esta matéria da Folha de S. Paulo).

A nova legislação – batizada Lei Daniel Pearl sobre Liberdade de Imprensa – foi inspirada no repórter Daniel Pearl, do Wall Street Journal, assassinado no Paquistão pouco depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. Ele apurava matérias sobre grupos terroristas no país quando foi sequestrado e decapitado.

O blog The Caucus, do New York Times, apontou uma contradição no fato da Casa Branca ter restringido o acesso da mídia a um evento sobre liberdade de imprensa, permitindo a entrada de apenas um grupo de repórteres. O blog lembrou ainda que a Casa Branca “vem tentando forçar” um repórter do New York Times a prestar informações na Justiça sobre as fontes ouvidas em seu livro sobre esforços secretos para abortar programas de armas nucleares no Irã.