quarta-feira, 19 de maio de 2010

Feira internacional de turismo na Amazônia

Adenauer Góes
adenauergoes@gmail.com

Plano de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Pará, entregue á sociedade e empresariado no ano de 2001 pela PARATUR e idealizado pela THR, uma das mais prestigiadas e competentes empresas de planejamento e consultoria do mundo, com sede em Barcelona, na Espanha, define como uma das ações fundamentais para o fortalecimento do turismo paraense a elaboração de uma Feira Internacional, realizada a principio de dois em dois anos, que tivesse como estratégia principal apresentar produtos turísticos já elaborados e em condições plenas de comercialização tanto no mercado nacional como no exterior, desta forma foi criada e realizada a1ª FITA em 2002. Em função disto o Salão de Turismo Paraense atuaria no intervalo entre uma FITA e outra, ou seja, também de dois em dois anos como indutor local do desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoamento dos já existentes.

Claro está que não se pode perder de foco as principais feiras nacionais, como a BNTM no Nordeste, a ABAV no Rio de Janeiro, Salão de Turismo Nacional em São Paulo e o Salão de Turismo de Gramado no Rio Grande do Sul que servem de referência regional no calendário de eventos nacionais. Todo este processo precisa ter ações articuladas para que o produto turístico possa ganhar visibilidade e capacidade através de roteiros integrados que permitam a chegada de turistas com maior celeridade e freqüência em nosso estado.

Através de ações de fortalecimento do evento, articuladas junto ao Ministério do Turismo, e aos empresários através das entidades representativas dos diversos segmentos foi possível transformar a 3ª FITA em referência para a região amazônica e trazer o experiente Virginio Loureiro responsável por todo agrupamento e composição das operadoras de turismo que participavam da BNTM,(deixa estar que aqueles que têm melhor memória recordarão que o então Governador Simão Jatene assinou no Centur durante a 2ª FITA protocolo de intenções com o Governo do Ceará para desenvolvimento de roteiros integrados) a intenção estava clara ou seja juntar o produto turístico nordestino, principalmente sol e praia, onde os viajantes se brozeariam á sombra de nossa floresta, onde eles despelariam e seriam reidratados pelo nosso clima e cultura, e assim foi feito em 2006, quando tivemos a melhor e mais consistente feira já realizada e onde foi possível sentir na pratica a operação de negócios.

È necessário sim ter financiamento, investimento, mas sem articulação, estratégia e empresário, nada, mas nada mesmo vai funcionar em termos de venda, pois não cabe ao governo criar e vender produtos e sim estimulá-los, facilitando mecanismos e dando segurança aos empresários para avançarem e investirem seu dinheiro e mobilizarem o arranjo produtivo do mercado.

Hoje o momento é de muita preocupação, o Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado foi deixado de lado, a divulgação e promoção do Pará que vinha num crescente, foi gradativamente murchando, o Salão de Turismo Paraense não mais se realizou, a FITA veio enfraquecendo de forma vertiginosa, deixando de ser referência de evento para a Amazônia.

A 5ª FITA, foi lançada em 07 de maio passado para acontecer de 12 a 15 de agosto próximo, imaginem, pouco mais de dois meses para organizar e fazer uma Feira Internacional e para piorar, está em total falta de sintonia com a classe empresarial que afirma que dela não irá participar.

O slogan “ PARÀ: A OBRA PRIMA DA AMAZONIA” foi abandonado única e exclusivamente por ter sido lançado pelo governo anterior, pois nada foi criado que possa melhor expressar na divulgação e promoção nosso fantástico estado aos olhos dos turistas. É uma pena, mas infelizmente retrocedemos, pois além de tudo que já foi dito a PARATUR teve seu orçamento diminuído e suas ações enfraquecidas, tornando-se ausente nas defesas dos interesses do turismo paraense. Está na hora do vento mudar de rumo novamente.

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