quarta-feira, 9 de abril de 2008

Empresário de Óbidos foi morto em assalto mal sucedido

Fonte da Polícia Civil garantiu a este site que o empresário José Azevedo Aquino, assassinado na madrugada do último domingo, em Óbidos, quando regressava de uma festa, não foi morto por causa de um acerto de contas e sim vítima de um assalto mal sucedido.
Hoje tiveram suas prisões preventivas decretadas pela Justiça de Óbidos Raimundo Moura da Silva, João dos Santos Galvão, Luiz Roberto S. e Silva, Raimundo César Silva da Silva, e o indivíduo conhecido como Chiquinho, sendo que estes dois últimos são os executores do assalto, e os demais os organizadores da ação delituosa.
Segundo o delegado Jardel Guimarães, que comandou as investigações, todos os integrantes são oriundos do estado do Amazonas, com exceção de Raimundo Moura da Silva, vulgo "Raimundo Goiano", natural de Goiás. Goiano foi criado em Óbidos e foi o autor intelectual do plano.
Além de Adri Paixão Ramos Junior, que foi preso em flagrante delito, em Oriximiná, o inquérito policial está sendo concluído e os mandados de prisão foram encaminhados para delegacias especializadas no Estado do Amazonas.
Ainda há pouco a Polícia Civil informou que foi preso na capital amazonense, pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado - DRCO – João dos Santos Galvão, um dos procurados pela polícia do Pará.

Cabide de empregos

Parece risível a proposta da prefeita Maria do Carmo feita à Sespa para a prefeitura administrar o Hospital Regional.
Sem funcionar plenamente há mais de 14 meses, só agora a prefeita resolveu se mexer de olho nas verbas federais e estaduais que o hospital têm asseguradas e no cabide de empregos que se penduram por lá.
Porque se levar em conta o atual caos do hospital muncipal - onde a espera por um atendimento é de mais de 16 horas, em média - a administração de Maria do Carmo não tem e nem terá a mínima condição de gerir o hospital regional.
Em tempo: ontem, havia apenas um médico estava de plantão para atender a todos os pacientes do setor de emergência ho hospital municipal.

Governo do improviso

A prefeita Maria do Carmo foi avisada há três meses que o estádio Barbalhão, administrado pela prefeitura, estava interditado.
Mas as obras da prefeitura no estádio começaram somente esta semana, a cinco dias da estréia do São Raimundo, diante do Paysandu, no próximo domingo.

Alexandre Von volta a fazer defesa de plebiscitos

A Assembléia Legislativa terá uma Frente Parlamentar em Defesa do Plebiscito para a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. A proposta é do deputado Alexandre Von, que pretende reacender os debates acerca do tema.
Segundo o Von, a Frente realizará e divulgará estudos técnicos que possam contribuir para a análise da viabilidade da criação dos dois Estados e promoverá palestras, encontros, fóruns e seminários que possam aprofundar o debate sobre o tema da redivisão territorial e política. Mas a responsabilidade da decisão estará nas mãos da população.
'Não estou entrando no mérito da criação dos Estados, mas estou propondo que essa Casa entre no debate, porque entendo que só quem tem legitimidade para decidir essa parada é o eleitor paraense. O plebiscito é um instrumento legítimo', justifica.
O deputado diz que 'essa decisão não pode ser pautada na emoção, nem no sentimentalismo'. 'Tem que ser pautada na razão. Temos que trabalhar números, projeções, para depois tomar uma decisão. Será, por exemplo, que a saúde está chegando adeqüadamente a Faro, Trairão e Novo Progresso? Como o Estado está superando o desafio da educação para esses municípios tão distantes da capital? Com o plebiscito, podemos ver o que é melhor para o Pará e para os paraenses'.
A proposta de criação da Frente foi apresentada pelo deputado em setembro do ano passado, e subscrita por 36 dos 41 deputados estaduais, quase 90% do total de parlamentares.
(Com informações de O Liberal)

Quanto custa um pôr-do-sol?

Leonardo Boff

Um grande empresário americano, estando em Roma, quis mostrar ao filho a beleza de um pôr-de-sol nas colinas de Castelgandolfo. Antes de se postarem num bom ângulo, o filho perguntou ao pai: “Pai, onde se paga?”. Esta pergunta revela a estrutura da sociedade dominante, assentada sobre a economia e o mercado. Nela para tudo se paga – também um pôr-do-sol – tudo se vende e tudo se compra. Ela operou, segundo notou ainda em 1944 o economista americano Polanyi, a grande transformação ao conferir valor econômico a tudo. As relações humanas se transformaram em transações comerciais e tudo, tudo mesmo, do sexo à Santíssima Trindade, vira mercadoria e chance de lucro. Leia o restante deste artigo »

Presidente do TCE deve receber alta amanhã

O economista Fernando Coutinho Jorge, presidente do Tribunal de Contas do Estado(TCE) deve receber alta amanhã. Ontem, Coutinho foi submetido a uma operação de angioplastia.
Hoje de manhã o presidente do TCE deixou a UTI do Hospital Porto Dias e já se encontra no apartamento, mas está impedido de receber visitas ou atender telefone por recomendação médica.

Líder do governo defende prefeita com dados deste jornal

O vereador Emir Aguiar (PR), líder do governo da prefeita Maria do Carmo, responsabilizou hoje, durante sessão da Cãmara de Santarém, a carência de médicos no interior do Pará pelo caos no atendimento do hospital municipal de Santarém, onde a media de espera por uma consulta é de 16 horas.
Disse Emir, segundo o que consta no boletim oficial da Câmara: " Com relação a saúde pública, relatou [Emir]com preocupação que 40 municípios paraenses não possuem médicos e que a maior desproporção médica está no Pará, um médico para 4.666 pacientes."
Mas o líder do governo poderia ter mencionado a fonte de suas informações, mas não fez justamente porque se trata deste site, um crítico da administração municipal.
A matéria deste site, sob o título A “medicina-mercado” no Pará, escrita por Eduardo Sales, tem o seguinte lead:
"Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Pará, José Antônio Cordero da Silva, o Estado, com 143 municípios, tem 40% de suas cidades localizadas na região metropolitana de Belém e 65% dos médicos registrados estão nessa região. Ele informa que em 40 municípios do interior do Pará não há médicos residentes nas cidades, e viajam todos os dias do trabalho para a residência e vice-versa. No interior desse estado, observa-se a maior “desproporção” média da relação médico/habitante do país (1/4.466 hab.)."

Almir Gabriel: equívocos de uma crise anunciada

Este é o título da análise do jornalista Lúcio Flávio Pinto sobre o estado de saúde do ex-governador Almir Gabriel.
Assim começa o texto, que será publicado sexta-feira à noite por este site:
"Como quase toda personalidade pública, o ex-governador Almir Gabriel é amado e odiado. Qualquer que seja o sentimento que provoque, sua pessoa interessa à opinião pública. A notícia sobre o infarto que o acometeu provocou uma onda de reações díspares no Estado, como era de se prever. Sempre há pessoas de maus bofes, a desejar-lhe o pior. Mas no turbilhão de reações, a onda dominante carregou o desejo de todos nós de que ele supere mais uma adversidade física e retome sua vida normal, embora alguns de seus hábitos contribuam para o contrário, contra as expectativas que um médico podia suscitar em se tratando de saúde."

Almir sem previsão de alta

Do Espaço Aberto:

Ainda não há previsão de alta médica do ex-governador Almir Gabriel. Ele continua num apartamento, portanto fora da Unidade Coronária do Hospital do Coração.É provável – apenas provável – que saia do hospital no final de semana.

Barbalhão ainda não foi liberado

A comissão que vistoriou hoje de manhã o Barbalhão ainda não liberou oficialmente o estádio para o jogo de estréia do São Raimundo, domingo, contra o Paysandu.
O Ministério Público Estadual exige que a prefeitura de Santarém, que administra o estádio, assine um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a concluir até sexta-feira novos serviços necessários a garantir a segurança dos torcedores.
A lotação do Barbalhão foi estipulada em apenas 4 mil lugares se mantidas as atuais condições de segurança do estádio.

Mudança de horário de telejornais

Comentários de leitores sobre o post "TV Tapajós muda horário de telejornais":

Anônimo:
Mais uma vez é mostrado o quanto a Região Norte é deixada em segundo plano. Até parece que aqui não tem brasileiro. Somos desprestigiados. Isso é uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!

Jackson :
Essa mudança é ridícula, agora temos que assistir aqui o que o Brasil inteiro já assistiu, ou seja, até nisso seremos atrasados. Espero que revejam essa decisão.

São Raimundo tem cinco desfalques para enfrentar o Paysandu

Gisele de Freitas
Repórter

O time do São Raimundo tem cinco desfalques para a estréia na segunda fase do campeonato Paraense, neste domingo contra o Paysandu, mas o técnico Humberto Santana ainda está esperando três reforços, que devem se apresentar nesta quarta-feira (9), data em que iniciam os treinos coletivos. Apesar de não poder contar com Emerson Bala, Divanor, Buiú, Alexandre e Neto, o treinador aposta no time para o próximo domingo. A escalação deverá ser definida nesta quarta-feira.
Um dos craques do time, o jogador Emerson Bala, nem está participando das atividades físicas em função de uma lesão na coxa. Além dele, Neto também está com lesão na coxa e Divanor no ombro direito. Já Buiú e Alexandre, ambos com problemas no joelho não poderiam jogar por estarem suspensos. Além deles, o jogador Petrolino se recuperou recentemente de uma lesão no tornozelo, mas poderá entrar em campo.
Santana ainda não definiu o time que jogará contra o Paysandu nem provisoriamente, pois aguarda por três reforços. A direção está tentando contratar o goleiro Gleison e o zagueiro Rodrigo, ambos do Vila Nova de Minas Gerais, além de um meio de campo. De acordo com Humberto, os três jogadores estão previstos para se apresentar na quarta-feira, se isto acontecer, deverão participar do jogo, principalmente o goleiro. "Os nossos goleiros são muitos jovens, um tem 15 anos, outro 18 e outro 20. Estes meninos têm um futuro bom no esporte, mas precisamos de um goleiro mais experiente. A diretoria ainda está acertando salários, o São Raimundo ainda não paga muito, quem vier jogar aqui terá de entender isto" destacou Humberto.
Na primeira fase do campeonato, o Pantera Negra não venceu nenhuma partida, o que desanimou a torcida santarena. Para reverter esta situação, a diretoria mudou a comissão técnica, deixando apenas o preparador físico Carpegiane Sarmento da antiga formação. Santana aposta na primeira vitória do time neste domingo. A nova equipe técnica está treinando o time há mais de uma semana. Além do preparador Carpegiane, o técnico Santana conta com o fisioterapeuta Felipe Pinheiro, o auxiliar do preparador técnico Marcelo Lima, o massagista Miramar e o estagiário Jessé. Esta equipe promete conquistar junto com o Pantera a primeira vitória no Parazão neste domingo.
O treinador, que há 15 anos treina times por todo país, afirma que o Pantera está muito apreensivo, esperando pelo jogo e que a equipe vê a partida positivamente, dando esperanças para a torcida santarena que não pôde comemorar nenhuma vez durante a primeira fase. "Sou um vencedor. Eu venço aonde eu vou, eu sou técnico de primeiro lugar e não segundo. Não penso pequeno e estou pedindo a todo o time que também não pense assim. O astral já é outro entre os jogadores" concluiu Santana. O jogo acontece neste domingo, às 16h, no estádio Jader Barbalho.

Ministro geral da ordem dos franciscanos está em Santarém

Desde ontem está em Santarém, o Ministro Geral da Ordem Franciscana, o espanhol Frei José Rodriguez Carballo. Ele está acompanhado do Definidor da Ordem na América Latina, o mexicano Frei Juan Ignácio. O Ministro veio para um encontro fraterno com os frades da Custódia São Benedito da Amazônia.
O objetivo principal da visita é animar o espírito franciscano na vida dos frades na Amazônia. Frei José Rodriguez se reúne com frades de Manaus, Boa Vista, de Belém, Obidos, Monte Alegre, Itaituba, Jacareacanga e de Santarém, que desenvolvem trabalho missionário nessas cidades.

ENCONTRO REÚNE EMPRESÁRIOS EM JURUTI

Fornecedores do Oeste do Pará participam nesta quinta-feira (10) do 2° Encontro de Negócios, que será realizado a partir das 8 horas, no Clube Chapéu de Palha, em Juruti. O evento dará a oportunidade aos empresários da região de conhecerem os produtos e serviços que serão demandados pela Alcoa e suas contratadas na fase de montagem industrial da mina de bauxita, no município.
A novidade fica por conta da participação de produtores rurais da região, que foram convidados com o intuito de se aproximarem das empresas supermercadistas e de alimentação de Juruti e Santarém. O encontro será promovido por meio de uma parceria entre Alcoa, Associações Comerciais e Empresariais de Santarém e Juruti (ACES e ACEJ) e Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), da Federação das Indústrias do Estado (FIEPA). Olavo Bastos das Neves, presidente da ACES, afirma que a iniciativa é muito importante, uma vez que aproxima os grandes compradores dos fornecedores locais, mostrando as oportunidades criadas com os grandes empreendimentos e oportunizando a realização de negócios. Ele ainda destaca a presença do PDF na região como um grande avanço no processo de desenvolvimento econômico, já que proporciona às empresas uma visão moderna de gestão e cria expectativas no fechamento de negócios entre os compradores potenciais e as empresas locais.
Importância também compartilhada pela Alcoa, que acredita no fortalecimento da relação entre os fornecedores nesse tipo de evento, essencial para esclarecer os processos internos na aquisição de produtos e serviços. "Em Juruti, não estamos implantando apenas um projeto de mineração, mas viabilizando meios para que as empresas se tornem fortes e promovam o desenvolvimento econômico do município onde estão instaladas", comenta Mauricio Macedo, gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Mina de Juruti.
Esse comprometimento da Companhia com os fornecedores paraenses é reafirmado por meio de números, pois até o mês de fevereiro, a Alcoa Mina de Juruti havia investido cerca de R$ 43 milhões em compras de fornecedores de Juruti e mais de R$ 107 milhões com fornecedores do Oeste do Pará.

Crônica de 4ª Feira - Os dois carros que assustaram minha mãe

Miguel Oliveira
Editor-chefe


Em tempos de vacas magras, nossa vida familiar era regrada, no início dos anos setenta, em Santarém. O esforço sobrenatural de minha mãe Sarita, que começou a vender açaí amassando os frutos no alguidar para depois peneirá-lo, para complementar nossa renda familiar, tinha um objetivo: permitir que tivéssemos uma educação de qualidade.
Contando os trocados, economizando aqui e acolá, mamãe quase não saia de casa, a não ser para ir à feira, todas as manhãs, à exceção de domingo, que ela reservava para ir ao velho estádio Aderbal Caetano Corrêa, em dia de jogos do São Raimundo. Além de cultivar o hábito de ouvir rádio - costume que herdei, além de torcer pelo Pantera Negra-, o mundo dela se resumia aos filhos, que ela sonhava, um dia, que todos seriam 'doutores'. Sonho realizado plenamente, antes de deixar a vida terrena, em 1993.
Sem tempo para perceber o mundo ao seu derredor, mamãe levava alguns sustos com situações inusitadas provocadas pelos meus irmãos. Eu e Airton, que hoje é chefe do escritório do DNPM, em Porto Velho(RO), somos testemunhas de alguns frêmitos que mamãe sentiu.
Airton, ou 'Tapioca', como a maioria dos amigos de infância se lembra dele, tinha dois camaradas. Um, no tempo de ginásio, para jogar futebol, era Everadinho, este mesmo que vocês estão pensando, o hoje todo-poderoso secretário municipal de planejamento. No científico, Tapioca não dispensava a companhia de Edílson Moura no estudo, hoje engenheiro civil do grupo Líder, de Belém.
Certo dia, quando estava se encerrando no rádio "A Voz do Brasil", ouviu-se a buzina de um automóvel parado à porta de nossa casa, na rua do Imperador. Ato contínuo, aquele toc-toc na velha porta de madeira. Pela fresta, mamãe enxergou um carro luxuoso, preto reluzente.
- O que foi que ao aconteceu? Pensou, logo, minha mãe no pior.
Ao ganhar à calçada, lá estava ele, de cigarro na ponta dos dedos: o prefeito Everaldo Martins, amparado pela porta de seu automóvel Itamaraty.
- Boa noite dona Sarita. Posso entrar? Perguntou o prefeito.
- É melhor não, respondeu minha mãe, de bate-pronto.
- O que o senhor deseja?
Dr. Everaldo era amigo de meu pai Petronilio, que chefiava o escritório local do então Departamento Nacional de Endemias Rurais(DNERu), mas nunca tinha nos visitado. Deveria haver um motivo muito importante para aquela visita fora de hora.
- Tenho uma reclamação a lhe fazer. Seu filho bateu no meu filho, no jogo de bola, hoje à tarde, no campinho da praça São Sebastião. Eu exijo providências da senhora.
Na sala, com o ouvido colado à porta, estava Airton, já antevendo que naquela noite iria 'dormir de couro quente', uma sutil expressão que significa levar surra dos pais.
- E eu pensei que era outra coisa, senhor prefeito, resmungou minha mãe. O senhor vem aqui nesse carro bonito, só para me participar que meu filho bateu no seu? Não precisava tanto. Pode deixar que esse moleque me paga.
Até hoje, Airton se lembra dessas boas lambadas de galho de cuieira que levou para não mais brigar na rua.
Viajando no tempo, dou um salto imaginário para contar outro susto de minha mãe, este um pouco mais grave e que quase tem desfecho trágico.
Airton e Edílson estudavam juntos. Pela manhã, era comum os dois se prepararem para as provas do Dom Amando. Até então, minha mãe só se dava conta da presença do colega de meu irmão quando ia à sala espiar a rua pela janela. Mas numa sexta-feira, foi diferente.
Naquele dia, mamãe ouviu, além da buzina, o som da sirene estridente de um veículo. Correu para a porta e deparou-se com um carro-funerário, parado em frente de casa.
Um dos meus filhos morreu! Desesperou-se dona Sarita.
- O Tapioca está? Perguntou Edílson com um riso cínico no rosto.
- Quem morreu, rapaz? Me diga logo, atalhou mamãe.
- Ninguém morreu dona Sarita, respondeu Edílson, já preocupado com as feições suadas e pálidas de mamãe, na iminência de fazer um infarto.
- Vim só estudar. Esse carro é da funerária do meu irmão Manoel e ele me emprestou para vir até aqui, tentou-se explicar Edílson.
Desde aquele dia, Edílson era obrigado a estacionar seu carro-funerário bem longe de casa.
Foi a condição imposta por dona Sarita para que ele pudesse continuar estudando junto com Tapioca.

Secretária de Educação de Itaituba deixa o cargo para disputar eleição

Eliene Nunes se desincompatibilizou do cargo de secretária municipal de educação de Itaituba, na última sexta-feira.
Informaçõe extraoficiais dão conta que Eliene deixou o cargo para disputar as próximas eleições municipais, sendo cotada, inclusive, para compor a chapa do prefeito Roselito Soares, candidato à reeleição. A ex-secretária pode ser, também, candidata a vereadora.
Ela foi substituída pela professora Usalda Ribeiro.

Imprensa barrada na vistoria do Barbalhão

O coronel Sarmanho, comandante regional da PM, que também é engenheiro e foi quem vistoriou e interditou o Barbalhão, em dezembro passado, impediu a imprensa de acompanhar a nova vistoria que está sendo realizada neste momento naquele estádio.

Fernanda Lima é uma perfeição.

A gente olha esse barrigão com dois bebês prontos para vir ao mundo e fica deslumbrado com a beleza de Fernanda.

Estudantes protestam contra Seduc em Itaituba

Centenas de alunos que cursam ensino médio nas escolas estaduais do município de Itaituba realizaram uma manifestação de protesto ontem de manhã, pelas ruas da cidade, denunciando a precariedade das escolas e a falta de estrutura e investimento do governo do Estado para um ensino de qualidade no município.
Embora pacífica, mas os alunos gritavam palavra de ordem: "Queremos educação, respeito e atenção".
Os estudantes se concentraram em frente a escola Maria das Graças Escócio, Bairro Floresta e seguiram pela rodovia Transamazônica, travessa 13 de maio e avenida Getúlio Vargas até o prédio da Câmara Municipal.
Edivilson Sousa Conceição, funcionário da URE, concedeu entrevista e afirmou que os recursos humanos já foram solicitados à Seduc, em Belém e que só podem assumir os cargos os funcionários efetivos a provados em concurso.
Uma comissão de cinco representantes da SEDUC deve chegar amanhã a Itaituba para se reunir com estudantes e professores

Manchetes da edição impressa de O Estado do Tapajós desta quarta-feira


FAMÍLIAS RESISTEM A ABANDONAR CASAS À BEIRA DE BARRANCOS

APREENSÃO DE MADEIRA ATRASA RECUPERAÇÃO DE PONTES NA BR-163

VEREADORES DESCONFIAM DE GASTOS COM RESTAURANTE POPULAR

PANTERA TEM CINCO DESFALQUES PARA JOGO CONTRA PAYSANDU

VENDEDORES DO MERCADO DE SANTANA PEGAM CHUVA

CAI VENDA PELO CREDIÁRIO NO COMÉRCIO

DEFESO TERMINA, MAS PREÇO DE PESCADO CONTINUA ALTO

ENCONTRO REÚME, AMANHÃ, EMPESÁRIOS DE JURUTI

Mega-Sena sorteia hoje R$ 1,3 milhão

O concurso 959 da Mega-Sena, que terá as dezenas sorteadas nesta quarta-feira, deve pagar R$ 1,3 milhão para o bilhete que acertar as seis dezenas, de acordo com estimativas da Caixa Econômica Federal.
No concurso anterior, sorteado no sábado (5) foram sorteadas as dezenas 07 - 13 - 22 - 33 - 48 e 51. Uma aposta feita em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra em Feira de Santana, na Bahia, dividiram o prêmio de R$ 2,9 milhões.
As apostas para concorrer ao prêmio do concurso 959 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de hoje. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 1,50.

Vistoria de mentirinha

Nove entre dez torcedores acreditam que o estádio Barbalhão - interditado em dezembro por descumprir 17 itens de segurança- vai ser liberado hoje após a 'fiscalização' da Federação Paraense de Futebol e órgãos de segurança do estado.
Se for exigido o cumprimento de todos itens, dificilmente o estádio será considerado em condições de sediar o jogo de estréia do São Raminundo, domingo, contra o Paysandu.
Se for exigido, diga-se 'de passagem', como diriam os confrades da crônica esportiva.

Anões da Tuna fazem sucesso na Inglaterra


A fama do Gigantes do Norte, clube de futebol da cidade de Belém, no Pará, formado apenas por anões, cruzou os mares e foi explodir na Inglaterra. Nesta semana, vários jornais ingleses publicaram matérias sobre o último amistoso disputado pelo time, domingo passado, contra a equipe sub-13 do Barcarena. A vitória por 4 a 0 chamou a atenção, mas o que foi destacado com entusiasmo pelos diários foi a força de vontade com a qual os atletas encaram seus desafios. A partida amistosa chamou a atenção de vários diários.
O "Telegraph" estampou "anões brasileiros que são gigantes no futebol". O "Daily Mail" escreveu "Gigantes do Norte: o primeiro time de futebol feito totalmente por anões". "Time de futebol de anões alcança as alturas", afirmou o "Metro". E o "The Sun" elogiou a determinação dos atletas ao publicar "que pequenos jogadores se tornaram grandes estrelas atuando em um time de anões".
O objetivo da equipe é conseguir mais espaço, comover a população. Através do futebol, o Gigantes quer mudar a visão da sociedade brasileira, diminuindo preconceitos, aumentando oportunidades. Os limites são visíveis nessa jornada.
A média de altura da equipe é de 1,21m. O mais baixo tem 99 centímetros. Cazemiro Ribeiro, o Vagner Love, craque da equipe, tem apenas 1,10m, mas uma vontade de vencer que dá inveja a muitos grandalhões por aí. Desempregado, ele, de 21 anos, usa e abusa da sua habilidade com a bola para ganhar a vida. Consegue até R$ 40 fazendo embaixadas antes de jogos e em eventos dos mais variados.
(Fonte: G1)
Foto: Diário do Pará

TV Liberal de Itaituba não grava programação da Globo

Hoje à noite, enquanto em Santarém os telespectadores da Tv Tapajós ainda assisitiam ao programa humorístico Toma lá dá cá, em Itaituba, que tem o mesmo fuso horário de Santarém, a Tv Liberal exibia no mesmo horário o final do Jornal da Globo e o início do Programa do Jô.
Como se vê, a portaria do Ministério da Justiça não entrou em vigor naquela cidade.