sexta-feira, 27 de maio de 2011

Capa da edição impressa de 28 de maio de O Estado do Tapajós

Clique na imagem abaixo para ampliar.


UFOPA comemora Semana da Geologia e Ambiente


A 1ª Semana da Geologia e Ambiente da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) acontecerá no período de 30 de maio a 1º de junho de 2011, em Santarém (PA). Aberto ao público, o evento é promovido pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) em comemoração ao Dia do Geógrafo (29 de maio) e do Geólogo (30 de maio) e contará com exposição, mostra de filmes e debates. A iniciativa também integra a programação da 10ª Semana do Meio Ambiente de Santarém.

"É uma oportunidade de apresentar os novos cursos do IEG à sociedade”, explica a Profa. Fernanda Nascimento, uma das coordenadoras do evento. A abertura oficial acontecerá na segunda-feira, dia 30, com cerimônia de celebração do Dia do Geólogo, a partir das 19 horas, na Casa de Cultura Historiador João Santos, situada na Av. Borges Leal. A conferência de abertura será ministrada pelo pesquisador Carlos Afonso Nobre, da Academia Brasileira de Ciências. A cerimônia contará com a presença do reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, e do secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Brandão Corrêa.

Na terça-feira, dia 31 de maio, no Campus Rondon, haverá exibição de filmes e a realização da “Exposição de Geociências”, com mostra de minerais, rochas e fósseis, além de mapas e equipamentos utilizados pelos geólogos. Na quarta-feira, dia 1º de junho, no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon, serão realizados debates sobre os seguintes temas: “Província mineral do Tapajós: potencial econômico e desafio ambiental”, das 14 às 16 horas; “Geologia, Ambiente e Saúde”, das 16h30 às 18h30; e “Mudanças Climáticas e a Sustentabilidade na Amazônia”, das 19 às 21 horas.

Servidores do interior do Estado contam com novos serviços do IASEP


O Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep) dará inicio, em junho, às ações do projeto de Interiorização de Atendimento. O objetivo é garantir a melhoria dos atendimentos na área de saúde aos servidores estaduais em todos os municípios paraenses.

“Nossa meta é unir forças em prol da estruturação do atendimento no interior para que os servidores, em qualquer região, possam ter o mínimo de garantia no atendimento na saúde e, dessa forma, descentralizar esse serviço, desafogando a demanda na capital”, explica Kleber Tayrone, presidente do Iasep.


Técnicos do Instituto já estiveram nos municípios de Santarém e Marabá fazendo o mapeamento da situação através de estudos e de um diagnóstico sobre as necessidades emergenciais. O município de Santarém, que conta com cerca de cinco mil segurados, será o primeiro a receber as ações do projeto. Durante a programação de aniversário da cidade, o governador Simão Jatene anunciará um pacote de ações destinadas àquela região e também divulgará o edital de chamamento para o início dos serviços.


“Vamos ampliar cerca de sete especialidades médicas na região e garantir serviços que melhorem as condições do segurado não apenas de Santarém, mas dos municípios vizinhos, pois sabemos que uma das maiores dificuldades para essas pessoas é se deslocar até a capital para conseguir atendimento em serviços básicos”, afirma o presidente do Iasep.


Os novos serviços oferecidos na região serão Odontologia básica, Fonoaudiologia e exames computadorizados. Também será ampliado o atendimento na área de Ortopedia, exames, cirurgias e internações. Dentro das ações previstas no projeto para a região destaca-se, ainda, a revitalização de todas as agências locais do Iasep - Oriximina, Óbidos, Alenquer, Monte Alegre e Santarém - o que irá assegurar agilidade dos processos, já que todo atendimento administrativo era feito por Belém.