sábado, 12 de abril de 2008

Almir tem alta do Hospital do Coração

Espaço Aberto

O ex-governador Almir deixou no final da manhã de hoje o Hospital do Coração, em São Paulo (SP), onde se encontrava desde 30 de março passado, quando foi vítima de um infarto em Bertioga (SP), onde reside desde o início deste ano.
Almir ficou vários dias internado na Unidade Coronária do HCor, de onde foi transferido para um apartamento depois que um cateterismo revelou que a área do coração lesionada não exigiria procedimento cirúrgico, e sim apenas clínico, à base de medicamentos.
Mas Almir não voltou logo para casa. Ainda permaneceu do Hospital do Coração porque se constataram alterações na próstata do ex-governador, de onde foi extraído um tumor.
“Mesma essa pequena cirurgia não tirou o bom-humor do dr. Almir. Quando falamos com ele, na quinta-feira, ele estava bem disposto, numa [cadeira] espreguiçadeira, falando em política sem parar e dando ordem às enfermeiras”, disse há pouco um amigo de Almir ao blog.
O ex-governador ainda permanecerá por enquanto na capital paulista, na casa de uma de suas filhas, e só nos próximos dias é que retornará a Bertioga.

Artesã santarena ganha um prêmio nacional

A artesã Neida Maria Pereira Rêgo, da Associação de Artesãos e Artesãs das Comunidades de Vista Alegre, Pedreira e Coroca (AARTA), em Santarém, foi uma das 10 vencedoras na categoria 'Membros de Associações ou Cooperativas de Pequenos Negócios', do prêmio Mulher de Negócios, promovido pelo Sebrae. Dona Neida, cujo grupo trabalha na confecção dos famosos trançados de Arapiuns, foi homenageada durante premiação que aconteceu na noite da última quarta-feira, 9, em Brasília. 'É muito bom ver nosso trabalho reconhecido', comemorou. O prêmio Mulher de Negócios é um reconhecimento da gestão bem sucedida de mulheres empreendedoras do País.
O trabalho de dona Neida teve início com o Projeto Trançados de Arapiuns, desenvolvido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular juntamente com o Sebrae no Pará envolvendo seis comunidades ribeirinhas com o objetivo de resgatar a cultura dos trançados de palha de tucumã, na região do Arapiuns, em Santarém.
(Fonte:O Liberal)

Fazendeiros passam de 'heróis a vilões' na Amazônia, diz 'The Times'

Fazendeiros vistos como heróis por colonizarem a Amazônia na década de 70 hoje são considerados vilões ambientais pelo mesmo governo federal que os incentivou a ocupar as terras, afirma uma reportagem publicada neste sábado pelo diário britânico The Times. A reportagem conta a história dos fazendeiros que, durante o governo militar, ganharam terras no município de Alta Floresta, no Mato Grosso, como indenização por terras perdidas para projetos hidrelétricos.
"Mesmo com a pressão dupla do aumento dos preços de alimentos e da demanda por biocombustíveis, o Brasil não vê mais a Amazônia como um território vazio à espera do desenvolvimento, mas como a maior reserva de biodiversidade do mundo e uma arma crucial no combate ao aquecimento global", diz o Times.
O tradicional jornal londrino ressalta a mudança na percepção do papel que os "desbravadores da Amazônia" teriam: de "pioneiros" e representantes do progresso, passaram a "criminosos" e desmatadores.
Foto com presidentes
"Sentíamos que estávamos construindo alguma coisa aqui e éramos elogiados por isso. Tirei foto ao lado de dois presidentes. Eles nos tratavam como heróis", afirmou ao jornal britânico o fazendeiro Dernei Olindo del Moro.
De acordo com declarações de fazendeiros publicadas pelo Times, os antigos "pioneiros" hoje se sentem abandonados pelo governo federal, que vem apertando a fiscalização na região.
"Ainda não se sabe se essas medidas vão surtir efeito. Apesar do enorme reforço de novos funcionários, ainda há poucos agentes do Ibama na fiscalização", afirma a reportagem.
"Operações federais em uma região tendem a deslocar grileiros e madeireiros ilegais para outra, e as vastas áreas de floresta não consolidada são uma tentação para os fazendeiros."
O repórter do Times conclui a notícia com uma declaração taxativa do cientista brasileiro Carlos Peres, professor da Universidade de Anglia Oriental, na Grã-Bretanha.
"Os incentivos econômicos para colonizar e desbravar a região são enormes. Se eu quisesse ganhar dinheiro, ficaria lá mesmo."
(Fonte: Times)

Acusados de matar empresário transferidos para Santarém

Deevem chegar daqui a pouco a Santarém, procedentes de Manaus os foragidos Raimundo Moura da Silva( o Goiano), João dos Santos Galvão, Luiz Roberto S. e Silva, acusados de ser o mentor e os financiadores do assalto em que foi assassinado o empresário José Azevedo Aquino, domingo passado, em Óbidos.
Outro acusado, Adri Paixão Ramos, foi transferido hoje de manhã para a penitenciária de Cucurunã.

Deputado desanimado

O deputado federal Nilson Pinto(PSDB-PA) está desanimado com o que chama de 'derrota líquida e certa' das oposições ao presidente Lula diante de qualquer votação na Câmara dos Deputados.
"Lula tem o apoio de 400 deputados", resigna-se Pinto. "Só nos cabe espernear, obstruir, sabendo que no final seremos derrotados pelo rolo compressor do governo", resume o parlamentar.

Lei proíbe distribuição da 'pílula do dia seguinte'

A distribuição da pílula do dia seguinte está proibida em postos de saúde municipais de Jundiaí (a 60 km de São Paulo) desde o início desta semana. O Ministério da Saúde pretende derrubar na Justiça a medida sancionada pelo prefeito Ary Fossen (PSDB) com o argumento de que ela contraria uma lei federal. Outros municípios tentaram a proibição, mas tiveram de recuar.
O diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Adson França, disse que a decisão de Jundiaí contraria a Lei de Planejamento Familiar e as normas técnicas da pasta. “É inconstitucional”, afirma o diretor.
(Agência Estado)

CNBB censura texto em que padres pediam fim do celibato obrigatório

José Maria Mayrink
O Estado de São Paulo

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) censurou, com o aval de 39 membros do Conselho Permanente da entidade, um texto aprovado em fevereiro pela Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP) que sugeria propor ao Vaticano “possibilitar outras formas de ministério ordenado que não seja apenas a do presbítero celibatário”. Isso significa, na prática, a ordenação de homens casados e a readmissão de padres que deixaram suas funções para se casar.
A CNBB cortou também outras sugestões que seriam enviadas a Roma: um pedido de orientações mais seguras sobre a pastoral de casais de segunda união; a revisão do processo de nomeação de bispos e a beatificação e canonização de padres e bispos brasileiros “que seriam de grande estímulo para a vida e o ministério presbiteral”. Entre os candidatos, o texto cita padre Cícero Romão Batista, d. Hélder Câmara, d. Luciano Mendes de Almeida e padre João Bosco Penido Burnier.
“A presidência da CNBB, ouvido o Conselho Permanente, deliberou, entre outras coisas, que o subsídio fosse publicado sem as referidas propostas, o que faremos em breve”, comunicou o presidente da CNP, padre Francisco (Chico) dos Santos, ao plenário da 46ª Assembléia-Geral dos Bispos, encerrada ontem no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP).
Padre Chico alega, em carta distribuída aos presentes no dia 9 e obtida com exclusividade pelo Estado, que, “antes de sua publicação, a imprensa divulgou, de maneira distorcida, algumas propostas contidas no subsídio a serem encaminhadas às Congregações para o Clero, para os Bispos e para a Causa dos Santos.
Em um comunicado anexo, com data do dia 7, assinado pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, também obtido pelo Estado, o texto argumenta, referindo-se ao título “Padres sugerem o fim do celibato”, publicado pelo Estado em 20 de fevereiro, que propor “outras formas de ministério ordenado que não seja apenas a do presbítero celibatário” “não quer dizer que os presbíteros estejam pedindo o fim do celibato, nem quer indicar que não reconheçam o valor do mesmo como dom de Deus para suas vidas e missão”.
“Foi uma manchete distorcida, que não corresponde ao conteúdo do que foi publicado pelo jornal”, disse o presidente da CNBB, d. Geraldo Lyrio Rocha, em entrevista coletiva após o encerramento da assembléia-geral de Itaici.Segundo um bispo que participou da reunião, a presidência da entidade pediu desculpas ao Vaticano pelo vazamento da discussão sobre o celibato e pelo fato de a questão ter sido debatida pela CNP.
O texto que seria encaminhado à Santa Sé havia sido aprovado no Encontro Nacional de Presbíteros por 430 delegados representando os 18.685 padres brasileiros. Em seu comunicado , lido no plenário na segunda-feira, juntamente com a carta assinada pelo padre Chico dos Santos, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada confirma a censura das propostas dos padres.
“Diante do ocorrido, com toda a repercussão no Brasil e em outros países e por outras razões, o Conselho Permanente, reunido em fevereiro, considerou ser melhor pedir a retirada dos três itens indicados como encaminhamentos às Congregações para o Clero, para os Bispos e para a Causa dos Santos”, informa o comunicado.

São Raimundo x Paysandu não tem horário definido

A 24 horas do jogo de domingo entre São Raimnundo x Paysandu a Federação Paraense de Futebol ainda não definiu o horário da partida no estádio Barbalhão.
Marcado inicialmente para 16 horas, há possibilidade do jogo ser realizado somente às 17 horas para fugir da concorrência da transmissão de Botafogo x Flamengo pela televisão. O clássico caricoa começa às 15 horas (horário local).

Almir Gabriel: equívocos de uma crise anunciada

Lúcio Flávio Pinto

Como quase toda personalidade pública, o ex-governador Almir Gabriel é amado e odiado. Qualquer que seja o sentimento que provoque, sua pessoa interessa à opinião pública. A notícia sobre o infarto que o acometeu provocou uma onda de reações díspares no Estado, como era de se prever. Sempre há pessoas de maus bofes, a desejar-lhe o pior. Mas no turbilhão de reações, a onda dominante carregou o desejo de todos nós de que ele supere mais uma adversidade física e retome sua vida normal, embora alguns de seus hábitos contribuam para o contrário, contra as expectativas que um médico podia suscitar em se tratando de saúde.
Muito do que o ex-governador realizou em sua vida é função dos seus méritos pessoais incontestáveis, a despeito de algumas características da sua personalidade desfavoráveis a uma convivência mais proveitosa, sobretudo em política. Mas certamente ele não chegaria tão longe sem o apoio que a sociedade paraense lhe deu, em função das esperanças que despertou (e também frustrou). Logo, o interesse da opinião pública não é só legítimo: devia ser considerado bem-vindo e atendido.
A decisão, atribuída à família, de bloquear ou limitar a divulgação de boletins sobre a evolução do estado de saúde do ex-governador durante o seu período de internamento no Hospital do Coração, em São Paulo, desserviu a quase todos, exceto aos que se lançaram sobre o episódio com maus instintos e propósitos. Informações corretas e suficientes teriam bloqueado os efeitos de boatos malignos e interpretações viciadas, gerando uma cadeia de notícias consistentes, mesmo que graves.
Claro que mesmo informações exatas podem receber análises desfavoráveis à figura do ex-governador, mas isso é inevitável na vida pública. Constitui a parte de espinhos da coroa de flores que tanto fascínio exerce. Quem usufrui as vantagens do poder tem que estar preparado para seus sacrifícios.
Os modos autoritários e egocêntricos criaram mais problemas para o ex-governador Almir Gabriel do que seus inimigos, adversários, ex-correligionários e ex-amigos. Estas duas últimas categorias têm apresentado um crescimento recente bem maior do que as anteriores porque ele deixou de admitir críticas, expurgou a pluralidade do seu âmbito e fez da própria vontade o eixo da sua atuação. Perdeu assim a capacidade de analisar com proveito a realidade.
Em sua boca, a frase suprema da monarquia absolutista francesa não soava despropositada: “o Estado sou eu”, pensou o doutor Almir em 2006, impondo sua candidatura fora de época. Ao ter que encarar a derrota, amargou a sua vida e a dos que lhe estão próximos. Com relutância, abandonou a vida pública, de forma hesitante e desastrosa, cobrindo com fel o encerramento de uma carreira brilhante, quando devia ser magnânimo e superior, porque a história lhe foi generosa.
Numa visão mais tolerante e ampla, ele teria percebido que sua fracassada tentativa de se tornar o único político a ser eleito por três vezes para o governo do Pará teve tanto do seu erro quanto do desamparo em que o deixou o seu sucessor. Simão Jatene podia ser fiel às suas palavras e do seu patrono: de que, acima das pessoas, estava o projeto do “novo Pará”, e que seria eternamente grato ao antecessor, que lhe deu a vitória ao permanecer até o fim no cargo e usar a máquina do poder para carregar o candidato pesado. Mas Jatene também teve bons motivos para se indignar com o uso plenipotenciário do poder de decidir que Almir fez, impondo o seu nome sem a menor consideração pelo governador e seu direito de reivindicar a reeleição, tal qual o antecessor. O projeto pessoal prevaleceu e ambos pagaram caro pela contradição. O Pará, muito mais que eles, em longas parcelas, ainda a vencer, sabe lá quando.
O isolamento de Almir Gabriel, na condição de mau perdedor, foi uma punição para ele e para os que lhe querem bem, a despeito de todos os seus defeitos, em quantidade e significação menor do que os seus méritos. Bertioga, contudo, não é Colombey-les-deux-Églises e o povo, que ele ignorou nas despedidas, não foi buscá-lo para vir marcar com sua presença as eleições municipais deste ano, como um De Gaulle tabagista. A solidão apenas o fez acrescentar mais uma carteira à sua insensata dieta diária de quatro carteiras de cigarros.
O resultado só não foi pior porque, no fim de semana, ele não estava tão só quanto ficava nos dias úteis, no condomínio fechado no litoral norte paulista. Como já acontecera quando da hemorragia na aorta abdominal, no seu primeiro mandato de governador, ele se salvou quase por milagre (milagre extensivo ao vice, Hélio Gueiros Jr., no sentido mais ativo da expressão).
Todos nós, paraenses de boa vontade, gostaríamos que o doutor Almir Gabriel interpretasse corretamente esses sinais e reescrevesse o epílogo de sua vida pública, para o bem de todos e felicidade geral do Estado, adicionando-lhe mais capítulos do que os ventos adversos sugerem. Longa vida, doutor Almir. Com superioridade e bom senso.

Sead divulga resultado final da Sespa

A Secretaria de Esta do de Administração (Sead) divulgou o resultado final nas provas objetivas e a convocação para a avaliação de títulos dos candidatos aos cargos de nível superior do concurso público, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Foi divulgado também o resultado final nas provas objetivas e a convocação para entrega dos títulos dos candidatos aos cargos de nível superior, na seqüência cargo, especialidade, pólo de classificação, número de inscrição, nome do candidato por ordem alfabética e nota final nas provas objetivas.
AVALIAÇÃO - Os candidatos convocados para avaliação de títulos terão os dias 14 e 15 de abril para a entrega dos títulos, no horário das 9h às 17h, nos seguintes endereços: Belém - E.E.F.M. Lauro Sodré, Travessa Pirajá, s/nº, Marco. Altamira - Centro Poliesportivo Nicias Ribeiro, Rua Deoclides de Almeida, nº 300, Brasília. Marabá - E.M.E.F. Prof. Jonathas Pontes Athias, Folha 22, Quadra Especial, Nova Marabá. Santarém - Colégio E. E. M. Álvaro Adolfo da Silveira, Avenida Marechal Rondon s/nº, Santa Clara.

ANALISTA DE SISTEMAS/PÓLO - HR SANTARÉM ELENILSON OLIVEIRA SILVA, IRLEY MONTEIRO ARAUJO, JOSÉ WILDE SANTOS DA FONSECA, LUIZ CRUZ ALMEIDA, MARCIEL DE FREITAS ALVES, RODRIGO FRANCO DOS SANTOS, SANDRO ANDREY NATIVIDADE MONTEIRO BIOMÉDICO/PÓLO ­ HR SANTARÉM ANDRÉ ANTONIO CORRÊA DAS CHAGAS, ANDRE DE LIMA BRITO, ELAINE AUGUSTA DOS SANTOS SOARES, ELIANA DA SILVA NASCIMENTO, JANAINA TESSARO MOREIRA, JOSÉ OLIVÁ APOLINÁRIO SEGUNDO, MAURICIO LIBERAL DE ALMEIDA, RENATA DE MENDONÇA PAIVA, ROSILENE ANTONIA GUERREIRO VAZ, THAIANA SANTOS BARBOZA CONTADOR/PÓLO ­ HR SANTARÉM ALESSANDRO PEREIRA DE ABREU, MARCELO MOITA CARDOSO ECONOMISTA/PÓLO ­ HR SANTARÉM CIDIA GISELE MAGNO MORAIS, RAIMUNDO JOSE DA SILVA QUARESMA, VALDIR MATIAS AZEVEDO MARQUES JUNIOR ENFERMEIRO ­ ESPECIALIDADE: NEFROLOGIA/ PÓLO - HR SANTARÉM ALESSANDRA AMARAL BRANDÃO, CARINA ROCHA MIRAN- DA DE SOUSA, CLÉCE MARIA PANTOJA DOS SANTOS, ELLEN SARAIVA PINHEIRO LIMA, FABIOLA IVANA AGUIAR GUEDES, GRACE KELLY SÁ GOMES, JEYSE ALIANA MARTINS BISPO, JOSEMILDA SOUZA DOS ANJOS, MONICA KARLA VOJTA MIRANDA, NATHALIA CRISTIANE CALDAS DE SENA, RAQUEL SANTOS DA SILVA, ROSÁUREA LISBOA MACHADO, SANDRA MARA GOMES BATISTA, VALDIRENE DUARTE SOUZA ENFERMEIRO ­ ESPECIALIDADE: ONCOLOGIA/ PÓLO - HR SANTARÉM AILSON ALMEIDA VELOSO JUNIOR, ANA CLAUDIA DE MATOS SANTOS, BÁRBARA CHRISTINE DE SIQUEIRA ARRAIS, BENEDITO DO CARMO GOMES CANTÃO, CONCEICAO JENNINGS AGUIAR, DALVA E SILVA MARTINS, FRANCIANE DE PAULA FERNANDES, FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO DE LIMA, GREYCIANE DE FATIMA ARAGÃO DA MATA, INARA MARIELA DA SILVA CAVALCANTE, JUCELINE MAURA BORGES CORRÊA DE SOUZA, LILIAN PONTES DE SOUSA, LUANA MODESTO DIAS, MARIA MONICA MACHADO DE AGUIAR LIMA, MARIA NACEME ARAUJO DE FREITAS, MIZA DE ASSUNÇÃO PIMENTEL DO AMARAL, ROBERTA ANTONIA LIMA FERREIRA, ROSANA MARIA SEIXAS ALVES PAIXAO, ROSANA ROSA AYRES DE LIMA, RUBÍDIA MARIA IMBIRIBA LIMA DE LIMA ENGENHEIRO ­ ENGENHARIA CIVIL/PÓLO - HR SANTARÉM JARDES CORREA COSTA ENGENHEIRO ­ ESPECIALIZAÇÃO:ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO/PÓLO - HR SANTARÉM EDUARDO SANTOS PEREIRA, MACIEL DOS SANTOS SOUZA, MIGUEL DO ESPIRITO SANTO TEIXEIRA LOUREIRO, MÔNICA CRISTINA BARCOS ESTATÍSTICO/PÓLO - HR SANTARÉM JORGE ALBERTO AZEVEDO ANDRADE, MARCO ANTONIO MARQUES DOS SANTOS FÍSICO/PÓLO - HR SANTARÉM EDSON FURTADO LOUZADA, EDUARDO JOSÉ D ELIMA GO- MES, FRANK OLIVEIRA DE SOUZA, JANDERSON FIGUEIRA FERREIRA, JOAO ROBERTO SOUSA DE MIRANDA, SANDRO ALÉSSIO VIDAL DE SOUZA MÉDICO/PÓLO ­ HR SANTARÉM ANDREA JOY VIEIRA REGIS, EDUARDO SOARES FREIRE, JUNIO AGUIAR AZEVEDO, ODILTON CLÉBER SIQUEIRA DE AMARAL MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: ANESTESIOLOGIA/ PÓLO ­ HR SANTARÉM CHARLES FARAH SEREDNICKI, JOSÉ AUGUSTO MARTINS MORGADO, SILVIA ATAIDE DA SILVA, WALDACI MATOS MARTINS (CLÍNICA/CIRÚRGICA/PEDIÁTRICA)/PÓLO ­ HR SANTARÉM GICELY DE NAZARÉ LIMA PEREIRA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: CARDIOLOGIA ­ ÁREAS DE ATUAÇÃO: CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA, HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA/PÓLO ­ HR SANTARÉM EVERTON CARVALHO CANTO, FRANCISCO MACHADO DE AGUIAR, LEOPOLDINNE CABRAL GONÇALVES DE OLIVEIRA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: CIRURGIA-GERAL/ PÓLO ­ HR SANTARÉM ALDO MARÇAL GUIMARÃES, ANDRÉ LUIZ SANTOS RODRI-GUES, EVANDRO AGUIAR AZEVEDO, JEAN CARLO RODRIGUES PEREIRA, ROGERIO LEONEL BORGES MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: CIRURGIA PLÁSTICA/ PÓLO ­ HR SANTARÉM EULER AMARAL DE SOUSA JÚNIOR MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: CIRURGIA VASCULAR/ PÓLO ­ HR SANTARÉM ADELSO APARECIDO PEDROSA, EDIVALDO ROBERTO AZEVEDO MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: DERMATOLOGIA/ PÓLO ­ HR SANTARÉM FRANCIMARY LEÃO DIAS SILVA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: ENDOCRINOLOGIA/ PÓLO ­ HR SANTARÉM ANDRÉA DE CASTRO LEAL MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: GINECOLOGIA E OBSTE- TRÍCIA ­ ÁREA DE ATUAÇÃO: ULTRASONOGRAFIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA/ PÓLO - HR SANTARÉM ALVARO DE OLIVEIRA DUARTE, ARMANDO NAZARENO ALMEIDA DA CUNHA, EVA ELIANE GENTIL ALCOFORADO DINIZ, HELIO CABRAL DA SILVA, IARA DANTAS ALVES FERREIRA, JOÃO CARLOS DOS SANTOS, MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: INFECTOLOGIA/ PÓLO ­ HR SANTARÉM JOÃO RICARDO RODRIGUES MAIA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: MASTOLOGIA/ PÓLO ­ HR SANTARÉM CRISTIANE DE PAIVA SILVEIRA AGUIAR, KLEBER DE SOUZA REIS MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: MEDICINA DO TRABA- LHO/PÓLO ­ HR SANTARÉM JOÃO BATISTA DA SILVA NEGRÃO, JOSE MARIA ANTUNES LIMA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: MEDICINA INTENSIVA/ PÓLO ­ HR SANTARÉM ANTONIO CALDERARO NETO, ANTONIO CARLOS ALVES DA SILVA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: NEFROLOGIA/PÓLO ­ HR SANTARÉM JULIANA CUNHA FERREIRA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: OFTALMOLOGIA/ PÓLO ­ HR SANTARÉM JANDERSON FIGUEIRA DOS SANTOS, RICARDO TOMÁS DA COSTA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: ORTOPEDIA E TRAUMA- TOLOGIA/PÓLO ­ SANTARÉM LEONARD CABRAL GONÇALVES DE OLIVEIRA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: ORTOPEDIA E TRAUMA- TOLOGIA/PÓLO ­ HR SANTARÉM EROS DANTAS ALVES FERREIRA, FRANCISCO PEREIRA DE ARAUJO, PAULO HENRIQUE NASCIMENTO PIRES MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: OTORRINOLARINGOLO- GIA/PÓLO ­ HR SANTARÉM FRANCISCO NÉLIO AGUIAR DA SILVA MÉDICO ­ ESPECIALIDADE: PEDIATRIA ­ ÁREA DE ATUAÇÃO: MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA/PÓLO ­ HR SANTARÉM DANIEL CALÇADO TERAPEUTA OCUPACIONAL/PÓLO ­ SANTARÉM ANNA ISABEL TEIXEIRA SILVA DE AMARAL, CLAUDETH REIS DA SILVA, ELLINGER CRISTINA SOUSA DA SILVA, LAIANA SOEIRO FERREIRA, MARY GLAUCY BRITO CHIANCA NEVES, NIELY CRISTINE MELO JORGE

PSDB não lança candidatura no encontro regional

Ainda não foi desta vez que os dirigentes do PSDB resolveram lançar a candidatura de um nome do partido à prefeitura de Santarém.
Reunidos em Santarém, sexta-feira, os tucanos preferiram apostar no entendimento entre os deputados Alexandre Von(PSDB) e Lira Maia(Democratas).
Pelos discursos das lideranças tucanas, já está fechada a coligação entre os dois partidos, não importando quem será o candidato.

Manchetes da edição de sábado de O Estado do Tapajós

MÁRIO COUTO VAI APRESENTAR CPI PARA INVESTIGAR O DNIT

ALVO DE CRÍTICAS DO PSDB, GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ DÁ HOSPITAL REGIONAL PARA PRO-SAÚDE ADMINISTRAR

COMISSÃO DE VISTORIA LIBERA BARBALHÃO PARA DOMINGO

CARREGADORES CONSTRÓEM PONTES NA TAPAJÓS

SANTARÉM TERÁ O MESMO HORÁRIO DE BRASÍLIA

REDE PÚBLICA PODERÁ TER AULA DE MÚSICA A PARTIR DE 2009

JUSTIÇA FEDERAL EXTINGUE AÇÃO QUE PEDIA LIBERAÇÃO DE VENDA DE BEBIDAS NA BR-163