terça-feira, 5 de maio de 2009

Asdrúbal no CQC

O deputado paraense Asdrúbal Bentes apareceu ontem muito bem no CQC, programa humorístico-jornalístico da Band.
Nem lembrava o show de mau humor de seu colega de bancada paraense Gerson Peres.

Corveta da Marinha alaga bomba da Cosanpa em Santarém

As marolas provocadas por uma corveta da Marinha no rio Tapajós inundaram uma casa de bomba de captação de água da Cosanpa na orla de Santarém.
O equipamento foi desligado por precaução e só voltará a funcionar quando as águas do rio vazarem.

Parlamentares visitarão onze municípios atingidos pela enchente

Um grupo de parlamentares que compõem a bancada do Oeste do Pará na Assembléia Legislativa do Estado visitará, no período de 07 a 09 do mês em curso, 11 (onze) municípios da região mais atingidos pela maior enchente de todos os tempos na calha do Rio Amazonas para, além de verificarem in loco a situação de graves dificuldades enfrentadas por milhares de famílias diretamente atingidas, conhecerem as medidas já tomadas e, sobretudo, as ações emergenciais que ainda precisam ser executadas pelos Governos Federal e Estadual em apoio a todos os municípios e suas populações, no sentido de minimizar os danosos efeitos desse estado de calamidade pública. A proposição, de autoria do deputado estadual Gabriel Guerreiro, recebeu o aval de todas as bancadas parlamentares do legislativo paraense.

O primeiro município a ser visitado será Santarém, na próxima quinta-feira (07/05/2009), onde os parlamentares deverão encontrar com o prefeito municipal, vereadores, membros da Defesa Civil local, Capitania dos Portos e Corpo de Bombeiros, além de representantes da sociedade civil. Na sexta-feira e no sábado, os parlamentares formarão dois grupos, onde cada grupo visitará cinco municípios. Além de Santarém, serão visitados os municípios de: Juruti, Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer e Curuá.

Para o deputado Alexandre Von, membro da bancada regional do Oeste do Pará, o objetivo maior a ser alcançado com a visita será o de apoiar as lideranças municipais e cobrar agilidade e firmeza nas ações do Governo do Estado e do Governo Federal na liberação imediata de recursos financeiros e materiais para socorrer a população afetada.

Participarão da Comissão de Representação da ALEPA os deputados estaduais Alexandre Von, José Megale e Ítalo Mácola (PSDB), Carlos Martins e Airton Faleiro (PT), Antonio Rocha e Josefina Carmo (PMDB), Gabriel Guerreiro (PV), Junior Ferrari (PTB) e Junior Hage (PR).

(Fonte: Assessoria parlamentar do deputado Alexandre Von)

Prefeitura de Santarém reduz horário de funcionamento

O prefeito de Santarém José Maria Tapajós baixou decreto estabelecendo turno único de 08 as 14 horas no expediente dos órgãos da prefeitura.
E nem um minuto a mais.
É uma medida para conter gastos em tempos de vacas magras e queda na arrecadação.

Mixaria

O São Raimundo recebeu apenas 13 mil reais da cota da renda do fatídico jogo de domingo contra o Paysandu, em Belém.

Jobim na investigação do Araguaia

Edson Luiz
Correio Braziliense


Nelson Jobim, da Defesa: novas buscas por ossadas no segundo semestre

Mesmo não agradando a setores das Forças Armadas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, pretende esclarecer definitivamente os acontecimentos da Guerrilha do Araguaia. Além de uma coletânea de documentos sobre o assunto, disponível no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro e que será enviado à Justiça Federal, o ministro quer levar adiante as investigações. Na semana passada, por meio de portaria, Jobim mandou criar um grupo de trabalho para tentar localizar ossadas de pessoas supostamente desaparecidas no confronto iniciado há 37 anos.

Calados desde a saída de alguns generais remanescentes do golpe militar de 31 de março de 1964, oficiais do grupo considerado linha dura dentro das Forças Armadas evitam entrar em confronto com Jobim. Mas há uma insatisfação pela edição da portaria na última quinta-feira. A medida mostra a intenção do ministro de ir fundo na investigação. “O processo de procura dos desaparecidos começou há vários anos, mesmo antes da demanda judicial, e vai até o fim”, afirma um colaborador próximo de Jobim.
A própria portaria reconhece que as investigações até agora não foram suficientes por causa “da limitação dos resultados alcançados nas expedições já realizadas para o fim de localizar, recolher e identificar os restos mortais de guerrilheiros e militares mortos no episódio conhecido como Guerrilha do Araguaia”. Agora, uma nova comissão formada de militares do Exército, governos do Pará e Distrito Federal e outros órgãos públicos deve seguir para a região até o início do próximo semestre em busca de ossadas. Desta vez, usando métodos científicos que serão planejados pelo grupo.

Os primeiros trabalhos para tentar recuperar os corpos dos desaparecidos do Araguaia ocorreram em 2003, quando o governo constituiu uma comissão interministerial, que tinha como finalidade obter informações que levassem à localização de possíveis ossadas. Na época, as Forças Armadas se encarregaram de indicar locais onde os confrontos teriam acontecido. Depois disso, outras três expedições foram enviadas à região, sendo a última em dezembro do ano passado. Todos os relatórios sobre o tema foram inconclusivos, já que não tinham informações concretas sobre os restos mortais.

A intenção do governo é evitar novas demandas judiciais por conta da Guerrilha do Araguaia. Todos os documentos localizados nos arquivos públicos são catalogados para serem entregues à Justiça Federal até o próximo mês, quando se encerra o prazo estabelecido. A decisão é o cumprimento de uma sentença no processo em que familiares de desaparecidos políticos pedem que o Estado disponibilizasse os papéis referentes ao episódio. Mesmo contrariando militares de linha dura que ainda estão nos quadros das Forças Armadas, Jobim manteve a intenção de não recorrer de nenhuma decisão.

A auxiliares próximos, o ministro da Defesa confirma que pretende encerrar definitivamente o caso Guerrilha do Araguaia, tanto na esfera judicial quanto política. “Por isso, ao analisar o material das últimas expedições, o ministério viu que ainda era preciso investigar mais, ir até o final”, diz um assessor de Jobim. A comissão que irá para a região será composta por 10 pessoas indicadas pelo comandante do Exército, general Enzo Peri.


Condenação mantida

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode abrir novos precedentes em relação a mortes de presos políticos em dependências oficiais. O STJ manteve uma decisão que condenou a União a indenizar em R$ 100 mil duas filhas de um ex-vereador de Rolândia (PR) que morreu nessas circunstâncias. Além do ressarcimento por danos morais, a Corte afirmou que a ação para reparação dessa natureza é imprescritível. Isso quer dizer que, mesmo o fato tendo ocorrido durante o regime militar, os familiares das vítimas têm o direito de ingressar na Justiça em busca de seus direitos. Segundo o relator do recurso, ministro Luiz Fux, a proteção à dignidade humana é um dos fundamentos do país e, por isso, não é possível falar em prescrição de uma ação que visa implementar um dos pilares do Estado. Fux ressaltou que a responsabilidade da União pelas consequências da prisão são inquestionáveis.

Fôlego aos lojistas de áreas alagadas

O vereador Maurício Corrâ(PMDB) pediu hoje, na Câmara de Santarém, que os comerciantes que estão sofrendo os efeitos da enchente do rio Tapajós tenham mais prazos para o recolhimento de impostos.
A proposta é boa e deve ser defendida com veemência junto aos órgãos arrecadadores do município, estado e União.

Empreiteira da prefeitura constrói prédio próprio em espaço público

Alexandre Chaves
Contribuinte, eleitor e cidadão de Santarem-Tapajos-Brasil.



É um absurdo o que pretende fazer a Construtora Mello de Azevedo na praça localizada no final da Av. Magalhães Barata (Rodagem ) e Br. 163 Santarem-Cuiabá km 3 . Eles estão ocupando esta praça à alguns anos com a permissão/conivencia sabe-se lá de quem?
Esta ocupação irregular já causou tantos acidentes pela falta de visão de quem vem da Quixada em direção à Cuiabá. Já estão construindo obra de alvenaria para seu uso próprio em terreno publico , isto mesmo, em plena praça pública.
Será que a construtora não tem condições de comprar ou alugar um imóvel aqui na nossa cidade e assim investir um pouco dos recursos financeiros que tem levado da nossa região para Minas Gerais?.
Imaginemos ao contrario : se uma construtora daqui da terra vai para qualquer cidade mineira empreitar obras publicas e se apossa de uma praça publica para fazer de canteiro de obras , a população não ia deixar nunca !!! E com toda razão porque são cidadãos esclarecidos e patriotas.
Então por quê que nos temos que ficar aceitando tudo?
É engraçado que quando vem gringo bagunçar e tentar atrapalhar o nosso desenvolvimento ainda encontram certo apoio da sociedade, mas nesse caso é uma usurpação, na nossa cara , do nosso patrimônio e ninguém faz nada.
Vamos mostrar patriotismo , mostrar que aqui não é terra de caboclos abestados , autoridades coniventes , de mendigo aceitando migalha em troca de silencio. Só seremos respeitados se exigirmos respeito.
Espero que o “Quarto Poder”(Imprensa) deste país, seja a voz da comunidade santarena . Chega de avacalhação , o que é publico, é nosso, é de toda a população. E ninguém pode tomar o que é nosso (a não ser com o nosso consentimento).

Francimeire no olho da rua

A médica Francimeire Silva foi exonerada da direção do Hospital Municipal de Santarém.
O prefeito José Maria Tapajós nomeou para o cargo a também médica Marina Chainn.
Francimeire vinha fazendo corpo mole há muito tempo.
Além daquela simpatia inigualável....

No papel

Governadora Ana Júlia homologou a situação de emergência nos municípios de Curuá, Monte Alegre e Alenquer.
Leia aqui.

Bombeiros divulgam resultado de concurso para soldado

O Diário Oficial do Estado de segunda-feira (4), traz a publicação do resultado final do concurso de admissão ao Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares. A relação de classificados abrange os municípios de Altamira, Belém, Bragança, Breves, Capanema, Castanhal, Parauapebas, Redenção, Salinópolis, Santarém e Tailândia.
A apresentação dos classificados será no dia 18 de maio, nos seguintes endereços:
Santarém - Apresentação no 4º Grupamento Bombeiro Militar (4º GBM), na Travessa Frederico Costa, 647, Prainha.

Leia a relação de aprovados:

100096369, Ivani da Rosa Pinheiro, 1 (sub judice) / 100024953, Wanderly Lopes de Sousa, 2 / 520111193, Fagner Cardozo Brigido, 3 / 520110839, Gilvane Oliveira de Melo, 4 / 100014451, Melqui Jone de Oliveira Santos, 5 / 100117447, Raimundo Andreson Ribeiro dos Santos, 6 / 100101028, Lia Maira da Silva Duarte, 7 / 100047937, Lucivaldo Oliveira Barroso, 8 / 100017353, Bruno Cabral Silva, 9 / 100036684, Eros Danilo Batista dos Santos, 10 / 100031879, Bruno Daniel Guimarães Costa, 11 / 100109151, Evandro Rego Correa Junior, 12 (sub judice) / 100016331, Arlisson de Castro Maia, 13 / 100111511, Antonio Jose dos Santos Junior, 14 / 100017981, Misael Jennings Aguiar, 15 / 520103271, Robert Coelho Picanço, 16 / 100177611, Paulo Erick Sousa dos Santos, 17 / 100121721, Irineu de Jesus da Silva, 18 / 520112866, Guilherme Calandrini Muribeca Neto, 19 / 100002569, Eduardo Vasconcelos Fernandes, 20 / 520109164, Magno Sarmento da Silva, 21 / 100062499, Ronilson Feitosa da Silva, 22 / 100020397, Dionizio Rodrigues de Santana, 23 / 520109521, Paulo Vitor Pletz Marinho, 24 / 100044261, Josiel Fonteles da Silva, 25 / 100029386, Eliel Rezendes Nascimento, 26 / 100093841, Marcelo Vieira do Nascimento, 27 / 100148423, Raimundo Elias Sousa Vasconcelos Junior, 28 / 520100931, Enil Pedroso Repolho, 29 / 100100102, Leymir da Silva Reis, 30 / 100028851, Moisés Aguiar de Azevedo, 31 (sub judice) / 100052078, Julio Cesar Galucio de Andrade, 32 / 520110821, Poliana Fernandes Sena, 33 (sub judice) / 100095087, Enderson de Oliveira Bentes, 34 / 520110707, Fabio de Lima Oliveira, 35 / 100114502, Thiago Vieira Carvalho, 36 / 100138401, Marcelo Luiz dos Santos Ruela, 37 / 100062391, Kleberson Rodrigues Gomes, 38 (sub judice) / 520111932, Arlan Pereira Coelho, 39 / 100014559, Benedito Mendonça Pereira Filho, 40.

Vestibular para novo curso de Museologia da UFPA inscreve até 14 de maio

A Universidade Federal do Pará é a quarta instituição de ensino superior brasileira e a única das regiões Norte e Nordeste a ofertar uma graduação em Museologia. As 30 vagas do novo curso serão disputadas no próximo Processo Seletivo Especial da UFPA, que está com inscrições abertas até 14 de maio e prova agendada para o dia 7 de junho.

No Brasil todo, segundo levantamento do Ministério da Cultura, existem dois mil museus, responsáveis pela produção de cerca de 17 mil postos de trabalho. Mais de 80% dos profissionais que atuam nesses estabelecimentos, porém, não têm formação específica na área. Somente na Região Norte, há 122 museus e apenas 28 profissionais em atuação; destes, muito poucos são museólogos.

O curso de Bacharelado em Museologia em Belém surgiu como proposta da Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA). O projeto pedagógico da graduação tem sido pensado desde a década de 1990, em parceria com um grupo de profissionais ligados ao Conselho Regional de Museologia (COREM – 6ª Região). A criação do curso se tornou realidade com os recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.

“A intenção é formalizar e qualificar a atuação profissional na área e chamar a atenção da sociedade para esse importante campo de produção de conhecimento tão carente de profissionais”, afirma o professor Neder Charone, diretor da FAV. Os museólogos atuam na conservação, estudo e comunicação do patrimônio cultural e natural; levantamento, catalogação e restauração de acervos; planejamento e administração de exposições; gerenciamento e organização de atividades culturais e programação de museus, dentre outras habilidades.

Ainda de acordo com Charone, a demanda de profissionais com essas competências em todo o Brasil, mas principalmente na região Norte, e em especial em cidades do interior, é enorme. No Pará, por exemplo, em cidades como Marabá e alguns municípios da Ilha do Marajó, muitas descobertas históricas, como sítios arqueológicos, não têm espaço para se fazerem conhecidas por falta de profissionais que a manipulem adequadamente. Na capital, Belém, há, ao todo, 11 museus, sendo o Museu Paraense Emílio Goeldi o primeiro do Estado, fundado em 1866.

O curso de Museologia da UFPA tem a duração de quatro anos, divididos em oito semestres. A primeira turma seguirá caráter intervalar, a fim de atender as demandas das comunidades do interior do Estado e demais cidades da região Norte do Brasil, como Manaus (AM) e Macapá (AP). Os aprovados no PSE já iniciarão as aulas no mês de julho de 2009 em regime intensivo. Os demais semestres ocorrem nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro.

E para os interessados em fazer parte do quadro de docentes da nova graduação, as inscrições para o concurso de professores-efetivos na área estão abertas até 8 de maio. Mais informações, no site do ICA.

(Fonte: Ascom/UFPA)

40 mil políticos recebiam bolsa-família

Mais de 40 mil candidatos às eleições de 2006 e 2008 eram beneficiários do programa Bolsa-Família, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União realizada nos programas sociais do governo federal. O TCU ainda não sabe (ou ainda não divulgou) quantos foram eleitos, desse total. A descoberta foi possível com o cruzamento dos CPFs dos candidatos registrados na Justiça Eleitoral com os dos beneficiados pelo programa. Já botando gente pelo ladrão, o programa Bolsa-Família vai aumentar o número de cadastrados e elevar a renda mínima de R$ 120 para R$ 137. (Fonte: Blog do Claudio Humberto)

Banco do Brasil abre inscrições para cadastro reserva em oito estados

Do CorreioWeb

O Banco do Brasil abriu, segunda-feira (4/5), as inscrições para formação de cadastro reserva para o cargo de escriturário. A função exige nível médio. O salário é e R$ 1.037,40, mais gratificação semestral de 25%. As vagas são para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Rondônia, Roraima e Pará.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 4 e 24 de maio, pelo site do Cespe/UnB, instituição responsável pela organização e execução do concurso. A taxa de participação é de R$ 42.

De acordo com o edital de abertura, os convocados terão uma série de vantagens oferecidas para servidores do Banco do Brasil. Entre elas, a possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados da empresa e participação em planos assistenciais e previdenciários complementares.

O processo seletivo constará de provas objetivas, que estão previstas para o dia 21 de junho. As avaliações, que terão duração de quatro horas, serão aplicadas em 32 cidades dos estados para os quais as vagas são destinadas.

Os locais e horários de realização dos exames serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na internet pelo www.cespe.unb.br/concursos/bb12009 no dia 10 de junho.

Confira aqui o edital de abertura da seleção.

Fui eu....

A própria Secretaria de Transportes do Estado(Setrans) informa que a rodovia PA-254, a chamada rodovia Calha Norte, que interliga os municípios de Monte Alegre, Prainha e Almeirim ao Estado do Amap, está interditada.
Informa a interdição, mas não diz uma palavra sobre o quê vai fazer para restabelecer o tráfego naquela estrada estadual.

André Farias e Gerson Peres tomam café com política

O PP de Gerson Peres ainda ão foi aquinhoado com nenhum cargo expressivo no governo Ana Júlia.
Ainda.
Ontem, em uma panifacadora chic da Quintino Bocaíuva, próximo à Fiepa, o secretário de integração regional fazia seu desjejum em companhia do presidente regional da legenda.
Se houve avanços nas conversações, André e Gerson vão marcar um almoço.
Jantar com Ana Júlia, por enquanto, nem pensar.

Se não atrapalhar já ajuda

A secretária de infraestrutura Alba Valéria nada faz pelo patrimônio histórico de Santarém. Isso não é nenhuma novidade.
Mas agora a titular da Seminf quer atrapalhar a vida daqueles que lutam pela preservação da memória arquitetônica da cidade.
Sem qualquer justificativa plausível, Valéria não quer autorizar a colocação de placas de identificação dos monumentos em praças localizadas em frente a prédios históricos.
Não se vê igual zelo de Valeria frente a ocupação irregular de calçadas , para ficar só nesse segmento.
O primeiro evento está marcado para hoje à noite na praça Monselhor José Gregório, mas corre o risco de não acontecer se o prefeito José Maria Tapajós não intervir nesse imbróglio.

Bombas drenam água na avenida Tapajós


Nas fotos acima, dois flagrantes opostos em dois momentos distintos na avenida Tapajós.
No sábado, Lila Bemerguy flagrou o mercado municipal ilhado.
Ontem à tarde, Miguel Oliveira, captou a imagem oposta da mesma área, apesar do angulo invertido.
É que as bombas conseguiram drenar água acumulada da enxurrada.
Pra quem dizia que as bombas não tinham utilidade...