quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Lojas de compra de ouro em Itaituba não adotam catalisadores

Uma ONG colocou à disposição dos proprietários de casas de compra e venda de ouro de Itaituba um catalisador que reduz em até 80% os efeitos na atmosfera da queima do mercúrio usado para purificar o metal.
A engenhoca custa apenas 800 reais, mas poucos se interessaram pelo equipamento que além de reduzir a poluição, evitar a contaminação humana ainda reaproveita o mercúrio utilizado nesse processo de queima do ouro.

Apertem os cintos

No site de Carlos Kayath

Quem utiliza o aeroporto de Belém com freqüência já reparou e reclama de um grande problema. A Infraero decidiu que não anuncia mais os vôos pelos sistemas de alto-falantes. Acabou aquela vozinha metálica gravada em computador.
Agora, quem necessitar da informação sobre a chegada e partida dos vôos tem que procurar as caríssimas telinhas de plasma espalhadas pelo aeródromo. Ocorre que aí você descobre que a maior parte dos aparelhos não funciona, está em manutenção ou desligado. O passageiro, após o check-in, tem que ir logo para a área de embarque, sob pena de perder o vôo. E quem vai ao aeroporto para aguardar alguém, seja por motivo de trabalho ou de ordem familiar, tem que ficar grudado na porta da sala de desembarque, de olho na esteira da bagagens, para descobrir se o vôo chegou.
Muita gente já reclamou à Infraero e a ANAC por causa disso, mas até agora, nem explicação, nem solução.

Fuga frustrada

A PM e os monitores da Funcap não precisaram ir muito longe para recapturar os quatro menores que tentaram empreender fuga daquela unidade, durante um jogo de futebol, ontem, no final da tarde.
É que os adolescentes ao pularem o muro caíram em um terreno repleto de cacos de vidro. Todos tiveram golpes profundos nos pés e mãos.
Quando a PM chegou ao local os mesmos não fereceram resitência e pediram para serem levados até o pronto-socorro municipal, onde foram medicados.

Retrocesso no aeroporto

Além do desconforto que o passageiro tem que aturar no interior do aeroporto de Santarém, vem agora a Infraero suspender as chamadas sonoras de vôos para embarque e desembarque.
A desculpa é pra lá de furada: as chamadas provocam poluição sonora em horários de maior movimento.
Se realmente a Infraero estivesse interessada no conforto dos passageiros deveria ampliar o minúsculo saguão do aeroporto Wilson Fonseca, que na hora de maior pico faz com que os usuários do terminal se sintam que nem sardinha em lata, sem contar com o calor insuportável.
Além disso, pedir que a Infraero instale cadeiras para descanso dos passageiros e acompanhantes pode parecer brincadeira. Mas não é.

Ideflor promove curso de formação para produtores rurais de Santarém

O Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará- Ideflor promove de 01 a 05 de dezembro, em Santarém, o Curso de Formação de Identificadores Botânicos com o objetivo de sensibilizar pequenos produtores florestais sobre a necessidade de identificar corretamente as espécies florestais nativas. O curso é realizado em parceria com a Embrapa e Museu Paraense Emílio Goeldi e atenderá 20 participantes indicados por instituições de apoio local.
Segundo Denes Barros, engenheiro florestal do Ideflor, o curso é voltado para pessoas ligadas à utilização dos recursos da biodiversidade, as que trabalham diretamente com a floresta na identificação de plantas medicinais, frutíferas e madeireiras, bem como para as que têm na floresta uma fonte de renda. "A formação e qualificação desses profissionais geram novas oportunidades de trabalho e contribui para um melhor aproveitamento dos recursos florestais", destaca Barros.
O aprendizado obtido pelos produtores poderão evitar erros comuns que acontecem por causa da identificação das plantas por nomes populares e que pode variar bastante a cada região. "Para conservar ou usar de forma sustentável os recursos da biodiversidade, é preciso conhecê-la, e para isso é necessário utilizar metodologias básicas que auxiliem na identificação das espécies botânicas", ressalta Barros.
(Fonte: Assessoria de imprensa do Ideflor)

Brigadas contra a dengue

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou terça-feira o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a mobilizar prefeitos para fazerem brigadas contra a dengue nos bairros dos municípios.
Como é sabido a prefeita de Santarém passa um dia sim e outro também em Brasília e bem que Maria do Carmo poderia se interessar pela sugestão e desenvolver essas ações em Santarém, município vice-campeão em focos de aedis aegypt em todo o estado do Pará.

Ladrões arrombam igreja de Aparecida

Na madrugada de hoje ladrões arrombaram os cadeados da igreja de Aparecida.
O pároco Antônio Jorge conta que os ladrões destruíram as fechaduras da sacristia, vasculharam os armários e danificaram outros objetos.
No interior da igreja, até o sacrário foi aberto.
Os ladrões conseguiram desmontar e roubar o som da igreja.

Carta à Fifa protestando contra Simon é divulgada pelo Flamengo

Da Gazeta Press

O erro do árbitro Carlos Eugênio Simon na partida entre Cruzeiro e Flamengo nesse final de semana revoltou os flamenguistas. No entanto, o presidente rubro-negro Kléber Leite deu um ponto final nas reclamações nesta quarta-feira e divulgou a carta que o clube enviou a Fifa protestando contra o juiz.
Junto com a reclamação, o Flamengo anexou um DVD com imagens do pênalti não marcado por Simon em cima de Diego Tardelli no final do jogo. “Estamos dando por encerrado este episódio. E quero frisar que o Flamengo não tem força para impor nada à Fifa. Não temos este poder de tirar um árbitro de uma Copa do Mundo. Mas, na condição de clube mais popular do país do futebol, nos vemos no direito de colaborar com a Fifa. É apenas um alerta', declarou Kléber Leite.
O dirigente também colocou em dúvida a pecha de Simon de ser o melhor árbitro em atividade no Brasil. “O problema é que a Fifa, equivocadamente, considera o Simon o melhor árbitro do Brasil, o que é um absurdo. Temos o Paulo César Oliveira (SP) e aquele outro lá, o careca (Heber Roberto Lopes,do Paraná)', comentou.
Com isto, o Flamengo quer encerrar a polêmica entre o clube e o árbitro e agora espera alguma medida punitiva da Fifa.

Confira a carta que o Flamengo mandou à Fifa

Caro Sr. Valcke

Esperamos que vocês recebam bem essa carta

Em continuação ao árbitro de 43 anos, Carlos Eugênio Simon, um dos 38 indicados pela Fifa para participar da Copa de 2010, na África do Sul.

Para este propósito, por favor recebam os melhores momentos da partida entre Cruzeiro e Flamengo disputada ontem, (domingo, dia 23), no Estádio do Mineirão (Belo Horizonte, Brasil) válida pelo Campeonato Brasileiro.

A evidência deste vídeo coletado e por isso submetido - atestando a injustiça e a falha técnica do Sr. Simon - fornece ao Comitê de Árbitros da Fifa com a firmeza factual de que isso irá ajudar o corpo governamental do futebol na análise e preocupação dos riscos de relacionar o referido árbitro para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Esta é a contribuição do Flamengo para a boa ordem e bem do jogo

Respeitosamente,

Sr. Kleber Leite
Vice presidente de Futebol
Clube de Regatas do Flamengo

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Destaques de 1964

As 16 senhoras e senhoritas de destaque em 1964, segundo o colunista social Wilson Fonna. As senhoras: Cecília Simões (que "conserva sua fisionomia" jovem, apesar de já ser mãe), Maria Nila Dias ("os seus belos vestidos são confeccionados com arte"), Edna Mariano ("elegância marcante de brasileira da paulicéia"), Gilda Cunha ("hostess de alto nível"), Anésia Lisboa ("simpatia cativante"), Socorro Lopes Lisboa ("jovem morena e bonita"), Alegria Serruya ("tipo clássico da mulher atraente"), Mercedes Melo ("destaca-se pela beleza de sua fisionomia e de seu corpo").
As senhoritas: Alvalinda Lopes (comerciária, representante do bairro da Aldeia), Maria da Graça Cardoso ("personalidade marcante"), Elsie Imbiriba Gonçalves ("cativa pela sua irradiante simpatia"), Nilsen Malheiros ("santarena de alta estirpe"), Conceição Gonçalves ("os cabelos andam sempre arrumados no jeito da Brigitte Bardot, caindo sobre a fronte"), Teresa Cristina Brandão ("ponto de referência na alta sociedade"), Ana Delfina Souza ("elegante, a beleza física não lhe importa" e Albanita Holanda Parente "Um dos tipos mais bonitos da cidade").

Nossa miss

Em 1965 Santarém apresentou, pela primeira vez, uma candidata ao concurso de Miss Pará. E Gonçala Alves Freitas podia ter sido a vencedora: conquistou o título de Miss Simpatia, que a imprensa lhe conferiu, na véspera do certame, num prenúncio do reconhecimento. As cinco mil pessoas que lotaram o Ginásio Serra Freire, do Clube do Remo, a ovacionaram. Mas as 11 pessoas que integraram o júri preferiram outra candidata, por "influências mesquinhas", o que não impediu os santarenos de se considerarem moralmente vencedores. Gonçala voltou à sua terra em triunfo.

Campanha da Tecejuta

Em 1964 a Tecejuta fez uma campanha de venda de suas ações, garantindo aos compradores em potencial que estariam realizando "um investimento altamente rendoso, como também dando o seu apoio à implantação de uma indústria que irá dar emprego especializado a centenas de operários e proporcionar novas dimensões econômicas aos municípios do Baixo-Amazonas", naquele que era "o maior investimento industrial no interior da Amazônia".

Na sessão de cinema

Wilson Fonna registrou, na "confortável sala de projeção" do Cine-Olímpia, a assistir a "maravilhosa película" Redemoinho de Paixões, dentre outros, "Aurélio (Mary Rocha) Rocha, Lourival (Tereza) Câmara, Everaldo (Marleusa) Figueira, Márlio (Socorro) Cunha, o prof. Nicolino Campos, ladeado pelas srtas. Aenne Meschede e Terezinha Corrêa, o chapa Carlos Meschede e sua linda noiva Nilsen Malheiros, acompanhada de sua genitora, Wanda Malheiros, além das senhoras Ainda Faria Campos e Maria José Gonçalves".
A programação do Olímpia para 1965 incluía a exibição dos filmes: Europa de Noite, Carícias de Luxo (com Doris Day e Cary Grant), Robin Hood, o Invencível, O Homem que Eu Devia Amar, Al Capone, Fanny, 20 quilos de Confusão (no qual Disneylândia aparecia como cenário para Tony Curtis e Suzanne Pleschette), Labirinto de Paixões (com o "astro" Rock Hudson), A Adolescente ("fortíssimo drama"), Mata Sete (com mo muito popular comediante mexicano Cantinflas), Melodia Imortal (Tyrone Power e Kim Novak deslizando ao som de belas músicas, incluindo nossa "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso), Rastro de Ódio (com o caubói John Wayne), Safo, a Venus de Lesbos, Cerca casa de chá em Kyoto (como galã - recentemente falecido -Glenn Ford). Eichmann, o Carrasco Nazista, O Grande Circo e o 3º e último filme da série América de Noite.
Quantos desses você viu?