segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pinóquio no Hospital Regional

O diretor do Hospital Regional do Baixo-Amazonas, Herberth Mopreschi, não respondeu à pergunta da jornalista Tatiane Lobato, sobre como vai ficar o atendimento de 17 pessoas que esperam vagas para Hemodiálise em Santarém.

Herberth concedeu entrevista ao vivo no JT 1ª Edição(Tv Tapajós) e voltou a repetir o velho lenga-lenga: que as máquinas não vão fazer falta por que só seriam instaladas no segundo semestre.

Mas a pergunta incômoda que Herberth foge como o diabo foge da cruz não vai calar tão cedo: por quê as máquina não foram instaladas, parte delas está sendo transferida para Altamira e Redenção, se existem pacientes de hemodiálise em lista de espera?

Retirada de máquinas de hemodiálise repercute na Câmara de Santarém


Denúncia publicada com exclusividade por O Estado do Tapajós, edição desta semana, sobre a transferência de cinco máquinas de hemodiálise do Hospital Regional do Baixo-Amazonas para os hospitais de Altamira e Redenção, ganhou repercussão durante sessão da Câmara de Vereadores de Santarém.

Os vereadores Nélio Aguiar(PMN), Marcela Tolentino(PDT) e Emir Aguiar(PR) criticaram a medida. 

Segundo os parlamentares, há pacientes à espera de vagas para hemodiálise e a Sespa não poderia ter tomado essa medida. "Recebbi email do conselho de saúde reclamando da retirada das máquinas", afirmou Marcela.

Emir leu na íntegra a matéria do jornal O Estado do Tapajós e cobrou providências da Sespa para que a transferência seja cancelada e que as máquinas que se encontram no almoxarifado do HRBA sejam imediatamente instaladas.


Hoje à tarde, os vereadores vão cobrar explicações do diretor do hospital,Herbet Moreschi, em reunião marcada para as 14h30, no HRBA.


----
Atualização às 16h43 de 1 de março de 2011:
 
Sespa explica transferência de máquinas de hemodiálise
 
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) garante que a população de Santarém, município do oeste do Pará, não será penalizada com a transferência de três máquinas de hemodiálise do Hospital Regional do Oeste para o Hospital Regional do Araguaia, em Redenção (sul do Estado). A transferência foi autorizada porque as máquinas não estão sendo utilizadas, enquanto 22 pacientes renais crônicos de Redenção aguardam para fazer a hemodiálise.
O objetivo da Sespa é minimizar a situação desses pacientes imediatamente, assegurando que o serviço do Hospital Regional do Oeste, em médio prazo, será ampliado com mais oito máquinas de hemodiálise. Mas antes é preciso ampliar o espaço físico, cuja obra está sendo iniciada.
Segundo o coordenador dos Hospitais Regionais, Arthur Lobo, "quando essa obra for concluída, iremos duplicar a capacidade de atendimento no Hospital Regional do Oeste, que passará a atuar com 19 máquinas".
A decisão de transferir as máquinas faz parte do Plano Estadual de Nefrologia e foi aprovada na reunião da Câmara Técnica de Nefrologia, realizada na última quinta-feira (24), no gabinete da Sespa, onde também foi decidida a transferência de duas máquinas de Santarém para o Hospital da Transamazônica, em Altamira, pelo mesmo motivo.
Todas as medidas em relação à área de Nefrologia passam pela Câmara Técnica de Nefrologia, que tem a finalidade de discutir e definir as diretrizes do Plano Estadual de Nefrologia, com ações desde a prevenção até o transplante de rim.
A Câmara Técnica é formada por representantes da Sespa, Secretarias Municipais de Saúde, Sociedade Paraense de Nefrologia, Associação dos Renais Crônicos e Transplantados (ARCT-PA) e dos Serviços de Nefrologia.
Roberta Vilanova - Sespa

Pa-254 interditada pelas chuvas

 Ronaldo Brasiliense:

As fortes chuvas que castigam o oeste do Pará paralisaram esta semana o tráfego de veículos na rodovia PA-254, no trecho entre Óbidos e Oriximiná. A estrada, que nunca foi asfaltada, é a única ligação entre todos os municípios localizados na Calha Norte.

Apesar de 17 pacientes aguardarem vaga na hemodiálise em Santarém, Sespa retira 5 máquinas do Hospital Regional

Em O Estado do Tapajós, edição desta semana:

Enquanto 17 pessoas aguardam na fila de espera por uma sessão de hemodiálise em Santarém, o governo do estado anuncia que vai retirar do Hospital Regional do Baixo Amazonas cinco máquinas. Segundo a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde) essas máquinas estavam sem uso, mesmo havendo pacientes em fila de espera. O motivo seria a falta de recursos financeiros, pois o serviço, em Santarém, é custeado pelo próprio governo do estado e não pelo Ministério da Saúde como deveria ser.

A decisão de retirar as máquinas foi tomada anteontem durante uma reunião da Câmara Técnica da Sespa. Três máquinas vão para o Hospital Regional do Araguaia, em Redenção, e mais duas para o Hospital Regional da Transamazônica, em Altamira. "Essas cinco máquinas também estavam sem uso", informou a Sespa.

O secretário de municipal de saúde, José Antônio Rocha, reconhece que há uma grande necessidade de mais máquinas, mas afirma que o próprio espaço do Centro de Hemodiálise do Município não oferece condições de ampliação. Atualmente, o Centro Municipal atende a 60 pacientes. Dez máquinas oferecem o tratamento e existe uma de reserva.

No Hospital Regional, não existe lista de espera, pois quando há vaga o Centro Municipal envia o paciente para lá.

Mesmo com o total de máquinas dos dois hospitais, José Antônio Rocha, reconhece a necessidade de mais aparelhos. "Não é suficiente ainda para atender a demanda da região, tanto Santarém quanto Oeste do Pará. Precisamos de mais máquinas."
----
Leia a matéria completa na edição impressa do jornal.

'O discurso do rei' ganha o Oscar

Confira a seguir a lista completa de vencedores do 83º Oscar:
Melhor direção de arte- "Alice no País das Maravilhas"
Melhor fotografia- "A origem"
Melhor atriz coadjuvante:- Melissa Leo – “O vencedor”
Melhor curta-metragem de animação- "The lost thing", de Shaun Tan, Andrew Ruheman
Melhor longa-metragem de animação:- "Toy story 3"
Melhor roteiro adaptado- “A rede social”
Melhor roteiro original- “O discurso do rei”
Melhor filme de língua estrangeira- "Em um mundo melhor" (Dinamarca)
Melhor ator coadjuvante- Christian Bale – “O vencedor”
Melhor trilha sonora original- "A rede social" - Trent Reznor e Atticus Ross
Melhor mixagem de som- "A origem"
Melhor edição de som- "A origem"
Melhor maquiagem- "O lobisomem"
Melhor figurino- "Alice no País das Maravilhas"
Melhor documentário em curta-metragem"Strangers no more"
Melhor curta-metragem- "God of love"
Melhor documentário (longa-metragem)- "Trabalho interno"
Melhores efeitos visuais- "A origem"
Melhor edição- "A rede social"
Melhor canção original- "We belong together", de "Toy story 3"
Melhor diretor- Tom Hooper – “O discurso do rei”
Melhor atriz- Natalie Portman – “Cisne negro”
Melhor ator- Colin Firth – “O discurso do rei”
Melhor filme- “O discurso do rei”  
(Fonte: G1 )

São Raimundo 3 x 2 Paysandu


São Raimundo: Labilá; Rodrigo, Rodolfo Soares, Thiago Júnior e Rafael Vieira; Thiago Carvalho (Kanar), Jardel, Renato Medeiros (Aldivan) e Daniel; Leandro Guerreiro e Sató. Técnico: Charles Guerreiro.


Paysandu: Ney; Sidny, Hebert, Ari e Brayan (Zé Augusto); Billy, Alexandre Carioca, Sandro (Vânderson) e Alex Oliveira; Mendes (Héliton) e Rafael Oliveira. Técnico: Sérgio Cosme

.Local: Colosso do Tapajós (Santarém). Renda: R$ 26.065,00. Público: 1.791 pagantes.  

Árbitro: Marco Antônio da Silva Mendonça.

Mudança na Sespa-Santarém


PORTARIA Nº. 2.169/2011-CCG DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011
O CHEFE DA CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas,
R E S O L V E:
exonerar EDSON DE ARAÚJO ALVES FERREIRA do cargo em comissão de Diretor de Centro Regional, código GEP-DAS-011.4, com lotação na Secretaria de Estado de Saúde Pública.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, 25 DE FEVEREIRO DE 2011.
ZENALDO COUTINHO
Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado

PORTARIA Nº. 2.170/2011-CCG DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011
O CHEFE DA CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas,
R E S O L V E:
nomear ELIANE CALDAS DE MIRANDA para exercer o cargo em comissão de Diretor de Centro Regional, código GEP-DAS-011.4, com lotação na Secretaria de Estado de Saúde Pública.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, 25 DE FEVEREIRO DE 2011.
ZENALDO COUTINHO
Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado