quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Paulo Martins, o maior dos chefs

Lúcio Flávio Pinto

Alguns dos principais chefs do Brasil estiveram em Belém no mês passado para a 10ª edição do festival gastronômico “Ver-o-Peso da Cozinha”. Na passagem para o segundo dígito dessa história, uniram-se numa comovente homenagem a quem esteve na origem da nova onda gastronômica, não só na promoção como na revelação do valor que tem a culinária paraense. Paulo Martins, vítima de uma doença insidiosa, não pôde ir ao jantar que o homenageou, mas foi lembrado com gratidão e amizade por todos os 10 chefs, vários dos quais de origem estrangeira.
Paulo Martins não precisa mais voltar às panelas e frigideiras para confirmar seu papel pioneiro no mais recente e talvez o mais decisivo dos capítulos da história da gastronomia brasileira. Ele já é história. Conquistou um lugar único, que não pode mais ser ignorado nem contestado. Não foi presente de ninguém. Esse título não lhe caiu sobre os ombros de graça. Paulo abriu um caminho novo carregando enormes caixas de isopor com os ingredientes inusitados e fantásticos da arte paraense de fazer comida. Preparou velhos e novos pratos em muitos lugares. Primeiro no Brasil, depois no exterior. Foi submetido a todos os testes. E passou incólume, com crescente distinção e louvor.

Leia mais aqui.

Entenda o caso Chico da Ciframa x Valdir Matias

Vereador Valdir Matias entrou com representação pedindo a desaprovação da contas do Chico da Ciframa.

No meio do processo, o Juiz Sivio Maria deu despacho interlocutório, transformando a representaçao em Ação de Investigação Judicial Eleitoral, anulando os atos anteriores e determinando nova citação que culminou com nova defesa, indicação de testemunhas, e demais procedimentos processuais pertinentes a Açao de Investigação Judicial.

Uma das principais teses de defesa do Chico é de que a legitimidade para requerer a cassação do mandato só poderia ser feito por partido politico o coligaçao, o que foi o caso, haja vista Valdir ser o autor da ação, conforme prescreve o art. 30-A da lei 9.504097:

Art. 30-A Qualquer partido politico ou coligaçao poderá representar a Jusitça Eleitoral relatando fatos e indicando provas e pedidndo a abertura de investigaçao judicial eleitoral para apurar condutas em desacordo com as normas desta lei, relativas à arrecadaçao e gastos de campanha.

Assim, se a representaçao foi convertida em AIJE o prazo recursal era de 3 dias.

Entretanto o recurso foi feito, via fax, no primeiro dia útil seguinte à notificaçao da sentença conforme certidão emitida pelo cartorio da 83a. Zona Eleitoral.( imagem à esquerda)

De acordo com legislação vigente, recurso encaminhado via fax tem o advogado o prazo de 5 dias para encaminhar os originais. Que o original do recurso foi protocolado dia seguinte ao envio feito via fax.

Portanto, mesmo diante do entendimento dado pelo TRE de que o prazo para o recurso é de 24 horas, o recurso foi no prazo, haja vista, que o TRE de 24 horas conta como 1 dia.

O grande problema é que o cartório da 83a. Zona Eleitoral, apesar de ter recebido o recurso via fax no prazo, não juntou o mesmo ao processo.

Assim a falha é do cartório da 83a. Zona Eleitoral que não fez a juntada do recurso recebido via fax.

Jose Maria Lima - advogado.

Cofres vazios

A Secretária de Finanças Rosilane Evangelista Peloso entrou em pânico este mês com a queda acentuada da arrecadação do município.
Tanto que encomendou às pressas uma campanha publicitária da Prefeitura dispensando multa e parcelando débitos tributários até 2008 inscritos ou não na dívida pública ou cobrados judicialmente.
Além da crise, é visível a desconfiança da população diante da atual administração, que deixou a cidade esburacada, calorenta e sem incentivo para a abertura de novos negócios.
Rosilane sabe que caiu a arrecadação apenas da prefeitura, porque tanto à Sefa quanto à Receita Federal têm batido recordes de arrecadação de tributos, apesar da 'marola' provocada pela crise financeira internacional.
A campanha publicitária, que beneficia aos maus pagadores, em detrimento daqueles contribuintes em dia com o fisco, é uma tentativa desesperada de conseguir recursos para fazer frente a crescente despesa com pessoal da Prefeitura de Santarém.

Pai que engravidou filha de 8 anos tem prisão decretada

A justiça decretou a prisão do pai que estuprou filha de 9 anos em Santarém, cujo processo estava parado no fórum há mais de 3 anos, segundo denúncia do Conselho Tutelar à Comisão da Assembléia Legislativa que apura denúncia de casos de pedofia no Pará.
A menor, atualmente com 12 anos, está sob tutela do conselho.
A informação é do reporter Policial Wilian Souza.

Valtinho já está liberado pelo Paysandu

Acompanhe no twitter do Blog do Estado o resumo da entrevista do técnico Valter Lima ao jornalista Edson Matoso, no SBT Esporte, transmitido em Santarém pela Tv Ponta Negra, canal 5.

Helenilson diz que na boca do povo, Maria não rouba, mas deixa roubar

No twitter de Helenilson Pontes.
Imperdível.
Também no twitter do Vic Pires Franco.

Santarém tour

A prefeita Maria do Carmo diz que a prefeitura de Santarém não tem dinheiro para tapar os buracos das ruas da cidade.
Mas para viagem de proselitismo político, no Rio de Janeiro, levando secretário de governo a tircolo, para isso tem!

Porto de Paulo Corrêa não tem licença da Antaq

Não falta apenas licença ambiental para o porto do empresário Paulo Corrêa que polui a praia no final da rua do Imperador com a travessa São Cristóvão, no bairro da Prainha, na orla de Santarém, que foi embargado pelo Ibama.
O porto não possui licença da Antaq(Agência Nacional dos Transportes Aquaviários).
Nem o porto da empresa em Belém, assumido da massa falida da Sion Navegação, repassada à Marques & Pinto pela Reicom.

Michel já está em Santarém e Valtinho chega à tarde

Jardel Guimarães informa que o meia Michel chegou na madrugada de hoje e Valter Lima é esperado à tarde, vindo de Belém.
Serão as novidades do São Raimundo para o jogo de domingo contra o Gênus.