quarta-feira, 21 de julho de 2010

Fifa aprova assistentes atrás dos gols

Nada de tecnologia inovadora no futebol. A subcomissão técnica da International Board da Fifa, em reunião extraordinária nesta quarta-feira em Cardiff, no País de Gales, aprovou a solicitação de associações e confederações para utilizarem assistentes adicionais atrás dos gols em competições oficiais nas temporadas 2010/11 e 2011/12. Alguns torneios brasileiros, entre eles o Campeonato Carioca de 2011, passarão a adotar a mudança. No entanto, o uso da tecnologia para determinar se uma bola passou, ou não, a linha da baliza será discutido no encontro marcado para outubro.

Para aceitar a experiência de incluir os assistentes, a International Board determinou quatro critérios básicos: utilização em ligas profissionais de clubes; conclusão do teste a tempo para que seja tomada uma decisão definitiva em 2012; os custos adicionais devem ser da confederação, associação ou liga em questão; obrigatoriedade de utilização em todas as partidas da competição. O Campeonato Carioca de 2011 e a Liga dos Campeões da Europa já empregarão esse novo sistema de assistentes. (G1)

Mais uma lei que não vai pegar

Publicado no Diário Oficial desta terça-feira, a Lei nº 3.291, de autoria do deputado Semy Ferraz (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade de estabelecimento comercial manter exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor disponível para consulta.

Com a nova lei, os estabelecimentos comerciais são obrigados a fixar, junto ao caixa do estabelecimento, em local visível e de fácil leitura, de cartaz ou placa com a seguinte expressão: "Este estabelecimento possui exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990, disponível para consulta"

Caso a Lei não for cumprida, o estabelecimento será notificado de advertência para sanar a irregularidade no prazo de quinze dias, na primeira infração, receberá multa de até 500 Unidades Fiscais , que será cobrada em dobro nos casos reincidentes.

Çairé. Marcha-à-ré na mudança de data

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santarém informa que a mudança do período do Çairé 2010, já havia sido acertada com a coordenação do festival, foi tornada sem efeito pela prefeita Maria do Carmo.

O Çairé deste ano está mantido, portanto, para o período de 9 a 13 de setembro.

Os caminhos do turismo

Adenauer Góes
Colunista de O Estado do Tapajós


adenauergoes@gmail.com

No ultimo dia 21 de junho passado, foi apresentado em Brasília o documento intitulado " Estudo Referencial do Turismo", material que contempla uma série de propostas e diretrizes para o período 2011-2014, elaborado a quatro mãos pelo Ministério do Turismo,Fornatur(Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo) e várias outras entidades representativas de classe empresarial e de trabalhadores no setor que fazem parte do Conselho Nacional do Turismo. O documento será entregue a cada um dos candidatos á sucessão do Presidente Lula, e tem como objetivo traçar um panorama do turismo no Brasil e estabelecer caminhos e metas daquilo que é necessário perseguir dentro do que já está em andamento e do que precisa ser feito para que se possa avançar mais.

Outro objetivo do documento é mostrar a necessidade e importância de se dar sequência ás políticas de gestão em andamento, com os devidos ajustes que se fizerem necessários em função da dinamicidade do processo.È plenamente compreensível que o próximo Presidente venha a estabelecer novas diretrizes em seu Ministério. Mas a elaboração deste documento( Estudo Referêncial), deve ser entendido pelos candidatos como um importante ponto de partida na elaboração das futuras políticas para o setor, sem ter necessariamente de começar da estaca zero, como se nada do que foi feito pudesse ser devidamente aproveitado.Minha opinião pessoal é que muito do que foi feito através dos programas nacionais deva ter continuidade, na realidade meu entendimento é de que os estados é que tiveram dificuldades de adequar-se a política nacional, particularmente nosso estado do Pará.

È preciso ter a visão de longo prazo e que os resultados positivos precisam de amadurecimento para se fortalecer, as políticas de continuidade devem ser encaradas dentro de um planejamento estratégico como conduta responsável e inteligente.A política de terra arrasada,onde aquele que assume precisa desfazer tudo que foi feito pelo seu antecessor é míope, medíocre e ultrapassada.
O Estudo Referêncial também demonstra alguns dos principais desafios e obstáculos que dificultam o desenvolvimento da atividade turística,necessidades de investimentos, melhorias na qualificação de mão de obra e vários outros gargalos.Com a realização da Copa em 2014, o Brasil vai ganhar bem mais visibilidade no cenário internacional e as perspectivas de crescimento da industria do turismo na balança comercial tende a aumentar de forma significativa.Quem esteve atento ao encerramento da Copa na Africa já pode acompanhar o primeiro vídeo de divulgação do Brasil no exterior e logicamente os 12 estados que receberão o evento estavam identificados, o Pará infelizmente ficou de fora e vai amargar um prejuízo incalculável.

Aos futuros governantes,ainda como candidatos, cabe demonstrar sua relação,entendimento quanto ao documento formatado e propostas para o setor, de modo a dar oportunidade para as entidades representativas de classe tanto patronal como de trabalhadores ter avaliação que possa fluir até aos associados e no exercício do voto fazer sua opção pelos candidatos que tanto a nível federal como estadual mais se identifiquem com a causa do turismo em suas plataformas de governo.

Não resta a mínima dúvida de que é possível avançar muito mais tanto a nível federal como a nível estadual, para quem avalia, a realidade é nítida e fácil de ser compreendida.

Violência em Santarém

José Olivar
Colunista de O Estado do Tapajós


A violência e a bandidagem que se alastra a cada dia em Santarém, decorrendo disso, homicídios, roubos, estupros e outros crimes. Como já me referi neste espaço, e em outras edições, a Polícia deve, urgentemente empreender rondas diurnas e noturnas com blitz em busca de armas em vários pontos da cidade, principalmente nos mototaxistas clandestinos, que sempre andam armados e matam, como vem ocorrendo ultimamente. Não adianta verificar somente a documentação do condutor. A busca de armas é atitude imprescindível, pois do contrário, teremos outros crimes praticados por bandidos que andam de motos pela cidade, portando armas de fogo.

Benedito Nunes: A estrela do sábio brilha agora no céu do Brasil


Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal


O paraense Benedito José Viana da Costa Nunes, aos 80 anos, ganhou o principal dos sete grandes prêmios que a Academia Paraense de Letras distribui todos os anos. Foi o Machado de Assis de 2010, pelo conjunto da obra. Desde que essa premiação começou a ser conferida, em 1941 (mas só a partir de 1998 passou a ser pelo conjunto da obra), é a primeira vez que um escritor paraense é lembrado. Não há honraria igual no mundo das letras: além de um busto de Machado, Benedito Nunes terá direito a 100 mil reais. Os outros seis premiados (por gêneros literários ou acadêmicos) receberão a metade, R$ 50 mil, cada. As últimas premiações foram dadas a autores como Autran Dourado, Ferreira Gullar, Wilson Martins e Fernando Sabino.

O conjunto da obra de Benedito é tão vasto e diversificado quanto os títulos a que se referiu o portal da APL ao comunicar a decisão da comissão de seleção, formada por Eduardo Portella, Tarcísio Padilha, Lygia Fagundes Telles, Alfredo Bosi e Domínio Proença Filho. O professor emérito da Universidade Federal do Pará foi citado como crítico literário, professor, ensaísta e filósofo, combinação rara no Brasil. Mas o único diploma que Benedito recebeu foi o do curso de direito, que concluiu em 1953.

Chegou a ter um escritório de advocacia, em sociedade com o escritor Haroldo Maranhão, mas por curtíssima temporada e sem maior empenho. O diploma serviu-lhe para obter emprego como auditor do Tribunal de Contas do Estado. Garantiu-lhe segurança e dignidade para se dedicar ao que o interessou por inteiro desde a meninice, sem depender de circunstâncias locais: ler e escrever - além de ouvir música, apreciar obras de arte e outras atividades do espírito.

O conjunto da obra abrange mais de 15 livros individuais, participação em numerosas obras coletivas, infindáveis colaborações em revistas e jornais, além de palestras e conferências que, em sua maioria, ficaram sem o registro impresso. Não conheço uma bibliografia completa do que Benedito Nunes já escreveu, tarefa que a Academia Brasileira de Letras podia se propor a realizar, complementando em alto estilo o reconhecimento conferido ao intelectual paraense.

Os membros da comissão, ao examinarem a obra de Benedito, identificaram-no como "um estudioso capaz de construir pontes entre a interpretação do texto literário e a sondagem filosófica, no caso fenomenológico, na linha dos grandes pensadores existenciais, como o alemão Martin Heidegger e o francês Jean-Paul Sartre. Essa dupla dimensão já aparece em seu estudo antológico, obra pioneira publicada em 1966, sobre a obra de Clarice Lispector, 'O drama da linguagem, uma leitura de Clarice Lispector'".

O prazer, que a leitura sempre deu a Benedito, ele nos transferiu, sem estar preso nem a disciplinas nem a autores ou escolas, muito menos a bitolas formais. É o prazer do texto, como agora se repete à exaustão d'après Umberto Eco. O excesso de leituras e o confinamento freqüente no universo das idéias podiam ter transformado Benedito num personagem de papel, agrilhoando-o ao formalismo da cultura. Sua humanidade e simplicidade, dois traços da sua sabedoria, devem ter alguma relação com o fato de que, desde cedo, esteve cercado por mulheres amorosas.

Órfão de pai na primeira idade, da figura masculina ficaram os livros da biblioteca que herdou. Dialogou com o pai através dos papéis impressos, na busca dessa matriz inconsciente, que se distanciou e se dissipou no tempo. Mas as cinco tias e a mãe, sempre ao seu redor, o fizeram descer ao mundo real, no qual elas o introduziram com todo carinho. Trataram de fazer sua vida ser normal, natural, como mais um ser humano, não a grande cabeça que desde cedo se desenvolveu nele.

Por sorte, Benedito teve em seguida a companhia de Maria Sylvia, que conheceu em 1948, ambos estudantes de direito, e com quem casaria cinco anos depois, ao se formar, estabelecendo um elo perfeito, inquebrantável. E a cunhada, a pioneira Angelita Silva, primeira engenheira do Pará, ponto de equilíbrio na mansão da rua da Estrela, deturpada para Mariz e Barros pela burocracia insensível da terra.

Dois domingos atrás fui até aquele oásis de verdura e paz, agora cercado de concreto por todos os lados, numa caminhada matinal, tão precoce que não me atrevi a tocar a campainha e me anunciar para um abraço no intelectual paraense que a academia consagrou como o mais importante entre os dois séculos, o que se findou e o que ainda começa. Deixo o alô aqui, orgulhoso e feliz, já sem a freqüência do passado, destituído que fui do domínio da minha agenda, impedido de fazer o que gosto mais vezes para permanecer livre e dizendo o que precisa ser dito.
Sei, porém, que 80 anos nada significam para Benedito Nunes. Sua inteligência é viva, fresca e solar como a de um adolescente. Seu conhecimento, de um sábio. Desta vez, a Academia Brasileira de Letras acertou.

Consultor afirma que BR-163 (Santarém-Cuiabá) é a maneira de Manaus se aproximar do Brasil

CBN Manaus


O consultor da empresa Macrologística, Olivier Girard, reuniu-se segunda-feira (19/07) com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) para apresentar a segunda etapa do Projeto Norte Competitivo. Ele resumiu quatro meses de pesquisa, percorrendo os Estados e reunindo-se com empresas e órgãos, período após o qual os consultores diagnosticaram os principais problemas de logística da região amazônica e fizeram o levantamento dos 150 projetos existentes na Amazônia Legal.

As 16 principais cadeias produtivas da região, que somam 50 produtos e são responsáveis por 98% do que foi produzido na região, também foram avaliadas. A Macrologística realizou ainda levantamento de custos logísticos como frete, transbordo, custos de armazenagem e portuários, para identificar possibilidades logísticas e retorno de investimento.

Amazonas

A construção da BR-163, que interligará Santarém (PA) a Cuiabá (MT), foi um dos corredores mais sugeridos aos diretores da Fieam. Segundo Olivier, a estrada reduzirá em até três dias o frete para o Amazonas, influenciando nos custos. “A BR-163 é a maneira de Manaus ficar mais próxima do centro do Brasil”, vislumbrou.

O estudo previu ainda a necessidade da construção de um novo porto em Manaus (AM), um porto de contêineres em Porto Velho (RO) e outro porto de grãos em Itacoatiara (AM).

Sobre a pavimentação e recuperação da BR-319, o consultor fez restrições, a partir das barreiras ambientais que podem impedir o asfaltamento da mesma.
O presidente da Fieam, Antonio Silva, disse que o projeto Norte Competitivo é um estudo estratégico, de longo prazo, que contempla os nove Estados da Amazônia Legal, e que está sendo conduzido pelas Federações das Indústrias, na Ação Pró-Amazônia, unidas para começar a resolver os problemas de logística da região.

Çairé: gol contra

É inadmissível que o calendário do festival dos botos e da festividade religiosa do Çairé seja modificado a bel prazer dos organizadores do evento.

Já se fala, agora, que a disputa dos botos Cor de Rosa e Tucuxi será na terceira semana de setembro, mais precisamente nos dias 19 e 20.

Ha 11 anos o Çairé era realizado da segunda semana de setembro, inclusive o período de realização consta de todo o material promocional espalhado pelo país e pelo mundo.
A mudança da data vai prejudicar as empresas de turismo e hotéis que venderam pacotes acreditando que o festival seria realizado em data já conhecida.