quarta-feira, 21 de julho de 2010

Consultor afirma que BR-163 (Santarém-Cuiabá) é a maneira de Manaus se aproximar do Brasil

CBN Manaus


O consultor da empresa Macrologística, Olivier Girard, reuniu-se segunda-feira (19/07) com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) para apresentar a segunda etapa do Projeto Norte Competitivo. Ele resumiu quatro meses de pesquisa, percorrendo os Estados e reunindo-se com empresas e órgãos, período após o qual os consultores diagnosticaram os principais problemas de logística da região amazônica e fizeram o levantamento dos 150 projetos existentes na Amazônia Legal.

As 16 principais cadeias produtivas da região, que somam 50 produtos e são responsáveis por 98% do que foi produzido na região, também foram avaliadas. A Macrologística realizou ainda levantamento de custos logísticos como frete, transbordo, custos de armazenagem e portuários, para identificar possibilidades logísticas e retorno de investimento.

Amazonas

A construção da BR-163, que interligará Santarém (PA) a Cuiabá (MT), foi um dos corredores mais sugeridos aos diretores da Fieam. Segundo Olivier, a estrada reduzirá em até três dias o frete para o Amazonas, influenciando nos custos. “A BR-163 é a maneira de Manaus ficar mais próxima do centro do Brasil”, vislumbrou.

O estudo previu ainda a necessidade da construção de um novo porto em Manaus (AM), um porto de contêineres em Porto Velho (RO) e outro porto de grãos em Itacoatiara (AM).

Sobre a pavimentação e recuperação da BR-319, o consultor fez restrições, a partir das barreiras ambientais que podem impedir o asfaltamento da mesma.
O presidente da Fieam, Antonio Silva, disse que o projeto Norte Competitivo é um estudo estratégico, de longo prazo, que contempla os nove Estados da Amazônia Legal, e que está sendo conduzido pelas Federações das Indústrias, na Ação Pró-Amazônia, unidas para começar a resolver os problemas de logística da região.

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