quarta-feira, 6 de agosto de 2008

MRN festeja 29 anos com prêmio nacional

A Mineração Rio do Norte comemora em alto estilo seus 29 anos de operação no próximo dia 13 de agosto. De presente, a aniversariante leva para casa o título de campeã nacional do setor de mineração no ranking do anuário Valor 1000, do grupo do Valor Econômico. A publicação destaca as mil maiores empresas do Brasil com base nos últimos balanços de 2007. Entre as mil, escolhe as campeãs de 25 setores, através da soma da pontuação em sete critérios: rentabilidade, margem da atividade, liquidez corrente, giro do ativo, crescimento sustentável, receita líquida e geração de valor. A premiação ocorre no dia 12 de agosto, em São Paulo, e terá o ministro da Fazenda, Guido Mantega, como orador.
Os festejos do 29º aniversário da empresa ocorrem no dia 09 de agosto. Uma vasta programação cultural deve ser desenvolvida durante todo o dia em Porto Trombetas. Estão previstas apresentações de diversos grupos de dança e da banda da Escola Municipal de Música de Oriximiná. As bandas A4, de Oriximiná, e Água Cristalina, de Manaus, se encarregam de encerrar o evento.
(Fonte: MRN)

Trânsito assusta

Adriana Lins

Em apenas seis dias do mês de agosto Santarém já registrou quatro acidentes de trânsito com vítimas fatais. Os números já superaram a estatítisca do primeiro semestre do ano. Falta de atenção e imprudência foram a causa de todos. Mas há quem atribua as fatalidades à velha superstição ligada ao mês de agosto.

Sob nova direção

Adriana Lins

Anunciado o nome do novo diretor do Hospital Regional Público do Oeste, Dr. Jefferson Machado Pereira. Ele chega dia 12 à Santarém e deve assumir imediatemente a função. Marcelo Bittencourt vai continuar para coordenação geral dos três hospitais regionais existentes no Pará e que são administrados pela Pró-Saúde.

Direção Itinerante

Adriana Lins

O efetivo do Polícia Federal em Santarém aguarda o Diretor-geral, Luiz Fernando Correa, que chega no dia 14 a cidade. A visita faz parte do projeto Direção Itinerante adotado pela diretoria da coorporação e que vai visitar outras 9 delegacias da Amazônia antes de chegar até Santarém. O diretor passará apenas 2 horas em solo mocorongo reunindo com o efetivo da PF, averiguando as necessidades existentes por aqui.

Exportação de boi em pé eleva preço da carne em Santarém

Diante da alta do preço da carne na região e em todo o Brasil especialistas garantem que o motivo que gerou tal aumento foi a boa oferta do mercado estrangeiro que está pagando bem mais pela carne produzida na região do baixo amazonas.“Exemplo disso foi o embarque de mais de 1000 rezes no mês passado do porto de Santarém rumo a Venezuela. Todo o rebanho exportado é oriundo de municípios como Altamira, Itaituba e Uruará e demais cidades da região que são consideradas as maiores produtoras deste área”, comenta o pecuarista Antonio Damasceno dizendo que é preciso que os produtores invistam mais e aumentem seu rebanho a fim de que nos próximos anos a população não seja penalizada com a falta da carne.
“Eu falo isso preocupado com a possibilidade de faltar carne para abastecer Santarém, já que o número de bovinos criados na região mal abastecem o município, sendo necessário abater bois de município vizinhos para atender o mercado local”, comenta o produtor que tem as informações confirmadas pelo médico veterinário da Agencia de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARA), Ronilson Pena.
“O rebanho de Santarém não consegue manter a demanda do mercado local. Conforme registrado da ADEPARA estão cadastrados cerca de 120 mil cabeças de gado que é o rebanho municipal, numero insuficiente para atender a cidade. Por isso, dependemos muito de animais de outros municípios do baixo amazonas”, destacou o veterinário dizendo que o setor produtivo está ciente da situação e vai tomar providencias para melhorar a situação. “Os produtores estão sabendo dessa situação e eu acredito que vão tomar providências a fim de encontrar mecanismos para que o mercado local não seja prejudicado com a falta de bovinos. Para o representante de um dos maiores frigoríficos da região norte e nordeste que vem comprar carne na região de Altamira e Uruará, Sérgio Silva, o mercado está desaquecido.
“Eu não diria que pode faltar carne, mas sim, que no momento os produtores estão deixando o preço ficar ainda mais alto para vender a carne e por isso vimos uma oscilação do preço do produto no mercado”, explica Sérgio acrescentando que isso vai durar por pouco tempo. “Logo, logo os pecuaristas começarão a comercializar os bois pronto para o abate, posto que já se inicia uma escassez de pasto, período que os animais começam a perder peso. Portanto, precisam vender os bois de imediato e troca-los por mamotes para que eles não tenham prejuízos”, ressalta.
O representante do frigorífico revela ainda que há uma guerra entre os navios que levam os produtos para exportação e os frigoríficos regionais. “Ninguém quer perder. Todos querem os melhores produtos”, diz Sérgio que compra carne para abastecer o mercado do município de Castanhal, norte e nordeste do país.
Porém, como o preço pago pela exportação é muito melhor, o gado acaba sendo levado para fora do país, um novo mercado que se abriu na região e quer pegou a todos de surpresa. Bom para o produtor que te seu produto mais valorizado. Ruim para o consumidor. Único a perder nessa guerra de mercado, pois acaba pagando mais caro o bife de todo o dia. Pelo que tudo indica essa situação ainda deve continua nesse início de entressafra, pois há informações de que os compradores de gado para exportação organizam um embarque de gado para o mercado libanês partindo do porto de Santarém.

Aluguéis vão subir 15,12%

De acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas o índice que reajusta os aluguéis, o IGPM, subiu pouco se comparado aos demais meses do ano. Contudo, os locatários que forem renovar seus contratos devem se preparar para uma alta no valor do aluguel que pode superar os 15,12% acumulados nos último 12 meses.
Segundo o delegado do Conselho Regional de Corretores Imobiliários (CRECI) em Santarém, o corretor Carlos Ribeiro, o IGPM vai refletir em Santarém, mas acredita que o aumento do IGPM não será significativo a ponto de atingir patamares que façam com que os locatários deixem de cumprir seus contratos. “Dado a situação financeira do país o IGPM pode esta estável ou instável. Como se tem o aumento gradativo de juros nas contas do governo, o IGPM começou a subir, muito embora o índice do governo esteja lá em baixo, o IGPM é quem verifica in locu a situação do mercado. Então quando há um acréscimo neste índice, logo todas as regiões do país são afetadas. Prejuízo um pouco maior para o locatário e um ganho maior para o locador, mas tudo dentro da legalidade e sem abuso”, analisa Ribeiro.
Vantagens
A vantagem do locador de utilizar os serviços de um corretor ou de uma imobiliária é a segurança e maior comodidade, tranqüilidade e a certeza de receber seus valores. Existem algumas crendices de que a imobiliária cobra caro, o que não é verdade, defende Ribeiro. O valor pago a imobiliária ou ao corretor é pequeno diante do que é pago ao locatário. Quem não utiliza desses serviços, além do bônus ganham muito ônus com devido ao trabalho para conservar o bem, ficar atrás do locatário quando ele não paga os aluguéis ou na confecção dos contratos.

Candidatos a vereador 'batalham' pelo voto nas ruas de Santarém

Adriana Lins:

Início de mês, período de grande movimento no centro comercial de Santarém. Cenário escolhido pelos candidatos a vereador que estão ressuscitando um método de fazer política que visa um contato pessoal com o eleitor. As justificativas para adoção da prática são muitas. “Para olhar no fundo dos olhos do eleitor é necessário que o candidato tenha segurança nas suas propostas e ter coragem de assumir isso”, justifica um deles, que não pode ser mencionado por razões de respeito à legislação eleitoral.
Outro afirma que o eleitor está cansado de barulho e que o período eleitoral nos últimos anos transformou-se numa tortura para a sociedade com tantos carros som circulando fazendo anúncio das propostas de candidatos com um poder aquisitivo maior.
Cada um desses candidatos adeptos do corpo a corpo traz nas mãos um punhado de impressos. Entres estes há ainda os que têm um material com uma qualidade superior, impressos num bom papel ou aqueles que imprimiram suas propostas em papel mais barato e numa única cor e também os que utilizam cópias comuns feitas nas muitas copiadoras espalhadas pela cidade.
O maior argumento de quem redescobriu a prática é mesmo a mensagem que passam ao eleitor. “Sem recursos eletrônicos ficam mais difícil enganar. Aqui o candidato tem que ser muito bom, pois o eleitor está atendo para quem não fala com o coração” conclui um terceiro candidato.

Suspeita

Do Repórter-70:

A vitória pelo segundo ano consecutivo da tribo Mundurukus, no Festribal de Juruti, no oeste do Estado, deixou os derrotados com a pulga atrás da orelha. Os jurados foram levados ao município pelo secretário de Cultura, Edivander Batista. Até aí, nada demais.
O problema é que Edivander é também um dos diretores dos Mundurukus. Só ele tinha acesso a todas as informações e contatos dos jurados.
A isenção nesse caso fica sob suspeita.

Censura

O Liberal:

O jornal 'O Estado do Tapajós' já pode publicar matérias críticas sobre a administração da prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins (PT), candidata à reeleição. O periódico também pode fazer comparações entre a administração da petista e do gestor anterior, Joaquim Lira Maia (DEM). Por unanimidade, o TRE reformulou a decisão da juíza Betânia Pessoa Batista, de 25 de junho deste ano, que concedera liminar a partir de pedido do PT contra o jornal.
O pedido fora em função de matéria que mostrava que a atual administração construiu a segunda etapa do projeto Orla (cais de arrimo da frente da cidade) sem a rede coletora de esgoto, como fora feito no primeiro trecho do então prefeito Joaquim Lira Maia. O PT alegou que a matéria era 'mentirosa', e a juíza concedeu a liminar, acatando a alegação de que o jornal fizera propaganda negativa da candidata Maria do Carmo.
O PT também pediu em liminar para que o jornal 'O Estado do Tapajós' fosse impedido de fazer qualquer crítica à prefeita e ao PT, mas teve esta parte da solicitação negada. O jornal cumpriu a decisão, mas entrou com recurso para derrubar a liminar. Em julho, o juiz titular Gabriel Veloso julgou a representação do PT improcedente, reconhecendo que a matéria era jornalística, que não havia propaganda negativa e nem ataques à candidata e nem ao PT.
Ele manteve, porém, a liminar, que impedia o jornal de divulgar matérias com comparações entre as administrações municipais atual e anteriores em Santarém. Ontem, por unanimidade o TRE acatou o novo recurso do 'Estado do Tapajós', reformulando a sentença do juiz Gabriel Veloso, derrubando a censura ao jornal santareno.

Alice no pais das maravilhas

A entrevista da prefeita Maria do Carmo à rádio 94 FM, ainda há pouco, foi pra lá de surreal.
Até parecia que o prefeito de Santarém nada faz e tudo é responsabilidade do governador e do presidente da república.
Se assim fosse, não precisaria o eleitor eleger o prefeito de sua cidade.

Manchetes da edição de quarta-feira de O Estado do Tapajós

MORTES NO TRÂNSITO DE SANTARÉM AUMENTAM 62%

PESQUISADORA DIZ QUE VÁRZEA PRECISA DE REFLORESTAMENTO

QUIMIOTERAPIA JÁ FUNCIONA NO HOSPITAL REGIONAL

AEROPORTO TEM FLUXO ALTO DE CARGAS E PASSAGEIROS

SAFRA REGIONALSEGURA AUMENTO DA CESTA BÁSICA

INFERTILIDADE PODE SER EVITADA EM ATÉ 50% DOS CASOS

Estado chama 4 mil professores

No Amazônia:

O Diário Oficial do Estado publica hoje o decreto de nomeação de 4 mil novos professores aprovados no último concurso público, assinado pela governadora Ana Júlia Carepa. De acordo com o decreto, 70% dos novos docentes do Estado serão encaminhados ao interior paraense, onde a carência de mão-de-obra no ensino público é mais acentuada.
No Diário Oficial os professores saberão onde estão sendo lotados. Com a nomeação, o governo reduz a falta de professores nas disciplinas Português, Matemática, Educação Física, Geografia, Artes, Filosofia, História, Química, Sociologia, Biologia, Inglês, entre outras do Ensino Fundamental.

Candidatos pedem demissão de secretários

Candidatos a vereador das coligações que apóiam a candidatura de Maria do Carmo já apontaram os secretários e diretores que, devido ao fraco desempenho administrativo, puxam a campanha oficial para baixo.
Os queixosos apontam o dedo em direção de Alba Valéria e Emanuel Silva, da infra-estrutrura e saúde, respectivamente, e de Francimary Silva, diretora do hospital municipal.
O trio é acusado de "não gostar de pobre' e de não dar atenção aos pedidos dos candidatos a vereador. Os mais exaltados sugerem que esses secretários e diretores sejam colocados no olho da rua enquanto é tempo.