quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Aluguéis vão subir 15,12%

De acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas o índice que reajusta os aluguéis, o IGPM, subiu pouco se comparado aos demais meses do ano. Contudo, os locatários que forem renovar seus contratos devem se preparar para uma alta no valor do aluguel que pode superar os 15,12% acumulados nos último 12 meses.
Segundo o delegado do Conselho Regional de Corretores Imobiliários (CRECI) em Santarém, o corretor Carlos Ribeiro, o IGPM vai refletir em Santarém, mas acredita que o aumento do IGPM não será significativo a ponto de atingir patamares que façam com que os locatários deixem de cumprir seus contratos. “Dado a situação financeira do país o IGPM pode esta estável ou instável. Como se tem o aumento gradativo de juros nas contas do governo, o IGPM começou a subir, muito embora o índice do governo esteja lá em baixo, o IGPM é quem verifica in locu a situação do mercado. Então quando há um acréscimo neste índice, logo todas as regiões do país são afetadas. Prejuízo um pouco maior para o locatário e um ganho maior para o locador, mas tudo dentro da legalidade e sem abuso”, analisa Ribeiro.
Vantagens
A vantagem do locador de utilizar os serviços de um corretor ou de uma imobiliária é a segurança e maior comodidade, tranqüilidade e a certeza de receber seus valores. Existem algumas crendices de que a imobiliária cobra caro, o que não é verdade, defende Ribeiro. O valor pago a imobiliária ou ao corretor é pequeno diante do que é pago ao locatário. Quem não utiliza desses serviços, além do bônus ganham muito ônus com devido ao trabalho para conservar o bem, ficar atrás do locatário quando ele não paga os aluguéis ou na confecção dos contratos.

Nenhum comentário: