sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ana Júlia diz que Belo Monte possibilita implantação de planta de alumina em Juruti


A governadora Ana Júlia Carepa voltou a defender esta semana a construção da hidrelétrica de
Belo Monte, na região do Xingu, ao dizer que 20% da energia da usina ficará no estado e, com
isso, o Pará terá condições de gerar mais emprego e renda. O discurso em que ela falou também
sobre investimentos econômicos e sociais foi feito durante a cerimônia de entrega do Prêmio
Estadual de Qualidade 2009, na última terça-feira (8), em Belém.

Segundo Ana Júlia, a energia de Belo Monte vai possibilitar, porexemplo, que a bauxita explorada
no município de Juruti, seja beneficiada no próprio estado. Hoje o minério é levado para o Maranhão.
"Isso é mudança, isso é transformação", disse a governadora, que destacou ainda os investimentos
da mineradora Vale no Pará, que vai construir uma siderúrgica em Marabá.

Posição dos paraenses no Ranking da CBF

A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta sexta-feira o ranking atualizado de clubes e federações. O Clube do Remo, melhor paraense colocado do ranking, caiu uma posição, da 26ª para a 27ª posição, com 852 pontos, sendo superado pelo Juventude (RS), com 865 pontos.

O Paissandu permaneceu na 31ª colocação com 655 pontos. A Tuna caiu três posições saindo da 50ª para a 53ª posição com 357 pontos.

Das equipe paraenses que melhoraram posições no ranking da CBF o destaque principal é o São Raimundo (campeão brasileiro da Série D), que subiu de 335º para 208º. Outro que subiu no ranking foi o Águia que saiu da posição 183ª para a 180ª.

Confira todas as posições dos clubes paraenses no ranking atualizado da CBF:
27º Remo= 285 pontos
31º Paissandu= 655
53º Tuna= 357
180º Águia= 21
194º Ananindeua= 16
208º São Raimundo= 11
218º Izabelense= 11
225º Abaeté= 9
239º Santa Rosa= 6
268º Castanhal= 3
269º São Francisco= 3
291º Sport Belém= 2
343º Bragantino= 1
343º Tiradentes= 1
343º Vênus= 1

(Com informações da Rádio Clube e site da CBF)

Jatene será o candidato do PSDB ao governo, em 2010

Do Espaço Aberto:

Enfim, habemus candidato.

Candidato do PSDB ao governo do Estado em 2010.

Batido o martelo.

Com os aplausos, os discursos, as manifestações de apoio de todos os tucanos.

Aliás, alguns tucanos estiveram à beira das lágrimas.

Agora é definitivo.

O ex-governador Simão Jatene será o candidato do PSDB ao governo, no próximo ano.

O consenso foi obtido durante almoço que terminou há pouquinho, na residência do senador Mário Couto.

Estavam presentes os integrantes das bancadas estadual e federal do PSDB.

Também estavam lá o presidente regional da legenda, senador Flexa Ribeiro, e Jatene, é claro.

Flexa saudou o entendimento com a coroação de um longo processo de negociação interna.

Mário Couto manifestou seu apoio à candidatura de Jatene e deixou claro que vai entrar de cabeça – como também de troncos e membros – na campanha.

Na reunião, também todos chegaram a um consenso de que Flexa é o candidato natural ao Senado. Só não disputará a reeleição se não quiser.

Jatene, todo besta e todo prosa, engatou logo um discurso de candidato e disse que o Pará precisa de um governo que governe para todos, “e não para A, B ou C”.

E Almir?

Foi consultado e, acreditem, não opôs qualquer objeção à candidatura Jatene.

Mário Couto, aliás, deixou claro que Almir sempre foi uma terceira via, caso ele, Couto, e Jatene, não chegassem a um entendimento.

Como chegaram, Almir mandou avisar que estará com o PSDB e não abre. Estará com Jatene e não abre.

E agora?

Agora, todos vão anunciar esta novidade na Assembléia, num encontro – em clima de pré-convenção - no próximo domingo, e não sábado, como os próprios tucanos anunciaram anteriormente.

"Assumo esta missão com prazer", afirma Jatene

O ex-governador Simão Jatene, candidato confirmado do PSDB ao governo do Estado na eleição do próximo ano, falou há pouquinho com o repórter por telefone.

“Minha sensação, nesta hora, é a de que estou investido de uma enorme responsabilidade, na condição de quem aspira, novamente, a governar o Pará. Essa escolha não me envaidece. Ela me dá, sim, o sentido de uma missão, uma missão que eu assumo com prazer”, disse o ex-governador.

Jatene adiantou que, consumado o consenso e a união do PSDB em torno de seu nome, o próximo passo é buscar as alianças.

“Vou conversar com todos os partidos. Todos, inclusive com o PMDB. Acho que o nível de desencanto da população do Pará com o atual governo chegou a um tal nível que precisamos todos nos unir, pactuando com a sociedade. E os partidos representam a sociedade. Por isso, o arco de alianças é fundamental”, disse Jatene

Edição especial

O jornal O Estado do Tapajós circula amanhã com edição especial comemorativa aos 10 anos de fundação.

Condenação

Lúcio Flávio Pinto

Luíza Erundina foi condenada a pagar uma multa no valor de 350 mil reais por ter pagado com recursos públicos um anúncio, no qual defendia sua administração, quando prefeita de São Paulo, a primeira do PT na maior cidade do país, entre 1989 e 1992. Quando assumiu o cargo e o segundo maior orçamento público do país, Erundina era dona de um apartamento de 74 metros quadrados na pouco valorizada zona sul da capital paulista, um imóvel em João Pessoa, na Paraíba (sua terra natal), e financiamento de um apartamento em Santos. Seu patrimônio incluía ainda um automóvel Fiat. Ao encerrar seu mandato, permanecia com os mesmos bens, que constituem sua riqueza ainda hoje, quando exerce o mandato de deputada federal.

Para a quitação do débito, o imóvel de Erundina foi penhorado. Os amigos correm contra o tempo para evitar que ele seja leiloado. No primeiro jantar organizado para recolher fundos, a arrecadação foi de 25 mil reais, nem 10% da multa. Talvez a condenação tenha total amparo legal, mas muito homem público fez mais e pior do que Erundina e continua não só impune como livre de qualquer processo. No caso da deputada do PSB, não há dúvida, mesmo dentre os que a condenaram, que ela não se beneficiou do uso da verba pública. Apenas seu uso foi irregular. Um pecado venial recebe penitência rigorosa, o que causa perplexidade na terra da impunidade.

Luíza Erundina era respeitada e admirada mesmo quando circulava pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde fazia o mestrado em ciências sociais. Cruzamo-nos algumas vezes naquela escola, de saudosa memória, mas sem intimidade. Víamos só circunstancialmente os alunos de serviço social e de biblioteconomia, que dividiam as instalações conosco, futuros bacharéis em sociologia, dentre os quais o mais notável é o atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.Registro o fato para dizer que a sertaneja Erundina continua a me provocar admiração. Sem reclamar, está procurando cumprir a decisão que a penalizou. Talvez os incrédulos e céticos se perguntem como é que uma deputada federal não está numa condição melhor, com a renda e as mordomias que tem. É porque Erundina vive do que ganha e o divide com sua família numerosa, da qual é o esteio.Ela pode ter errado, mas é uma mulher de raça e de respeito. O Brasil estaria bem melhor se os pecados dos seus políticos, dos seus dirigentes e da sua elite fossem do tipo que provocou a condenação de Luíza Erundina.