segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Captação de órgãos para transplante realizada com sucesso em Santarém

Equipe da Comissão Intra_Hospitalar que captou a doação.Foto:Facebbok de Erick Jennings

Da Redação de O Estado do Tapajós
Uma mulher, de prenome Elizama, 40 anos, natural de Belterra, que estava internada há cerca de15 dias, após ter sofrido um AVC, é a primeira  doadora múltipla de órgãos do Hospital Regional do Baixo-Amazonas, localizado  em Santarém.

O procedimento de indentificação de paciente com morte encefálica foi realizado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, domingo à tarde.

Anteontem, por volta de 20 horas, uma equipe da Central de Transplantes do Pará para veio buscar os órgãos da mulher aptos para transplantes e levá-los para Belém.


Segundo o médico André Rodrigues, membro da central de transplantes do estado, os rins e as córneas serão transplantados em Belém, o coração segue para Curitiba e o fígado deverá seguir para São Paulo ou Fortaleza, de acordo com a Central Nacional de Transplantes.

É que o Hospital Regional do Baixo-Amazonas tem previsão dos primeiras cirurgias em Santarém apenas para o segundo semestre deste ano, com transplantes renais.

Segundo o diretor técnico do Hospital regional, o neurocirurgião Erick Jenings, ainda é preciso  concluir a ampliação dos leitos de UTI(s) do Hospital Regional, porque sem a disponibilidade de UTI para suporte pós-operatório não é possível realizar transplantes e outros grandes procedimentos, como as cirurgias cardíacas.

O vôo da garça

Foto: Miguel Oliveira. 19.02.2012.

A Vale merece mesmo ser a pior empresa do mundo?

Lúcio Flávio Pinto

No dia 26 do mês passado a mineradora brasileira Vale foi eleita a pior corporação do mundo no Public Eye Awards, com sede em Zurique, na Suíça, criada pelo Greenpeace suíço e a Declaração de Berna, que se apresenta como “o Prêmio Nobel da vergonha corporativa mundial”. Desde 2000, o Public Eye é concedido anualmente à empresa vencedora, escolhida por voto popular, em função de problemas ambientais, sociais e trabalhistas, durante o Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos.

A antiga estatal Companhia Vale do Rio Doce foi indicada junto com mais cinco empresas internacionais: Barclays, Freeport, Samsung, Syngenta e  Tepco. Das 88 mil pessoas que votaram, através da internet, 25 mil escolheram a Vale. As entidades que lideraram a campanha contra a mineradora a apresentaram como uma multinacional típica, presente em 38 países e com impactos espalhados pelo mundo, o que serviria para atrair o interesse de moradores dessas nações.

Os organizadores do prêmio levaram em consideração a participação societária que a Vale passou a ter, em meados de 2010, no Consórcio Norte Energia, responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, “fator determinante para a sua inclusão na lista das seis finalistas” do prêmio.
 
Na nota que distribuíram a respeito, as entidades que pediram votos contra a mineradora disseram que a vitória da Vale foi comemorada em nome das “milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, que sofrem com os desmandos desta multinacional, que foram desalojadas, perderam casas e terras, que tiveram amigos e parentes mortos nos trilhos da ferrovia Carajás, que sofreram perseguição política, que foram ameaçadas por capangas e pistoleiros, que ficaram doentes, tiveram filhos e filhas explorados/as, foram demitidas, sofrem com péssimas condições de trabalho e remuneração, e tantos outros impactos, conceder à Vale o titulo de pior corporação do mundo é muito mais que vencer um premio. É a chance de expor aos olhos do planeta seus sofrimentos, e trazer centenas de novos atores e forças para a luta pelos seus direitos e contra os desmandos cometidos pela empresa”.

Leia o texto completo aqui.