Equipe da Comissão Intra_Hospitalar que captou a doação.Foto:Facebbok de Erick Jennings |
Da Redação de O Estado do Tapajós
Uma mulher, de prenome Elizama, 40 anos, natural de Belterra, que estava internada há cerca de15 dias, após ter sofrido um AVC, é a primeira doadora múltipla de órgãos do Hospital Regional do Baixo-Amazonas, localizado em Santarém.
O procedimento de indentificação de paciente com morte encefálica foi realizado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, domingo à tarde.
Anteontem, por volta de 20 horas, uma equipe da Central de Transplantes do Pará para veio buscar os órgãos da mulher aptos para transplantes e levá-los para Belém.
Segundo o médico André Rodrigues, membro da central de transplantes do estado, os rins e as córneas serão transplantados em Belém, o coração segue para Curitiba e o fígado deverá seguir para São Paulo ou Fortaleza, de acordo com a Central Nacional de Transplantes.
É que o Hospital Regional do Baixo-Amazonas tem previsão dos primeiras cirurgias em Santarém apenas para o segundo semestre deste ano, com transplantes renais.
Segundo o diretor técnico do Hospital regional, o neurocirurgião Erick Jenings, ainda é preciso concluir a ampliação dos leitos de UTI(s) do Hospital Regional, porque sem a disponibilidade de UTI para suporte pós-operatório não é possível realizar transplantes e outros grandes procedimentos, como as cirurgias cardíacas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário