segunda-feira, 5 de abril de 2010

Alter do Chão pode possuir o maior aquífero de água doce do mundo

A praia santarena de Alter do Chão, na região do Tapajós, no Pará, já levou o título de melhor praia do Brasil pelo jornal inglês The Gardian. Agora, o “caribe brasileiro” pode receber um status ainda mais valioso: o de possuir a maior reserva de água doce subterrânea do mundo.

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) pretendem comprovar que o aquifero - grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea - de Alter do Chão possui uma capacidade de água muito maior e com qualidade melhor do que o maior aquifero do mundo, o Guarani, que atualmente está localizado no Paraná. “O aquifero de Alter do Chão pode ser bem menor em termos de área, porém, possui uma espessura maior e uma capacidade de produção de água ainda mais intensa”, explicou o geólogo Milton Matta.

Segundo ele, ainda faltam dados e estudos mais específicos para provar a real capacidade do aquífero paraense. Para que isso aconteça o mais breve possível, os pesquisadores pretendem elaborar um projeto para o Banco Mundial. “Vamos pedir apoio para que o banco financie nossos estudos. Só assim poderemos provar que o maior manancial de água doce subterrânea está no Pará”.

Matta disse que o Estado do Pará poderá ganhar muitos benefícios se ficar cientificamente comprovado que o maior aqüífero do mundo está na Amazônia. Mas ele faz uma alerta: “Não adianta apenas termos quantidade de água. Precisamos saber usá-la. A água subterrânea é a mais importante que existe em nosso planeta, o problema é que muita gente não sabe como fazer disso um bem”, pondera o geólogo. O projeto, ainda em fase de elaboração, deve ser apresentado em breve ao Banco Mundial.

Entenda os aquíferos

Aquifero é uma formação geológica. Rochas permeáveis permitem o acúmulo de grandes quantidades de águas subterrâneas.

Aquífero Guarani
Atualmente é o maior manancial de água doce subterrânea do mundo. Ocupa 1,2 milhões de Km² entre o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. É hoje uma importante reserva estratégica para abastecimento e atividades econômicas.

Alter do Chão
O aquífero de Alter do Chão possui uma área de 437.500 km2 e uma espessura de 545 metros. Sua qualidade de água é melhor e, segundo pesquisadores, pode produzir uma capacidade de água quase duas vezes maior que a do aquifero Guarani.

(Diário do Pará)

Torcida do Pantera malha André 'Judas'

Os muros do estádio Barbalhão amanheceram sábado de aleluia com vários bonecos de 'Judas' pendurados por torcedores do Pantera.

O principal personagem malhado nada mais era que o diretor do São Raimundo André Cavalcante, que dizem os bem informados dos bastidores alvinegros, pediu para deixar a diretoria do clube tão logo se viu retratado pela torcida do Pantera como traidor.

Sobre a saída do ''Judas' alvinegro, leia mais no poster anterior.

Já vai tarde...

Depois de aplicar o maior by pass na equipe do São Raimundo, que culminou com a eliminação da Copa do Brasil, perda de mando de campo, julgamento de atletas do Pantera sem advogado presente ao tribunal esportivo e outras coisas mais, o trapalhão André Cavalcante anda falando que vai renunciar ao cargo de diretor do São Raimundo.

Se é vero, é uma ótima notícia, mas incompleta.

O seu parceiro Sandiclay também vai pedir o boné?

E quando Rosinaldo do Vale, o presidente e protetor dessa dupla nefasta aos interesses do clube também vai ser jubilado?

Fraude no uso de cartão leva Setrans a limitar vale-transporte de Santarém

Herto Miranda

O SETRANS, Sindicato das Empresas de Transporte Público de Passageiros de Santarém e de Belterra tomou nesta semana a providência de limitar o uso do vale-transporte em Santarém.
A decisão do sindicato, segundo o presidente da entidade Washington do Vale, esteve pautada em uma Assembléia Geral do SETRANS, ocorrida no dia 13 passado, após terem sido constatadas fraudes nos cartões de Vale Transporte. Mas o presidente do sindicato preferiu não comentar o fato de que as fraudes são acobertadas pelas próprias empresas que, com isso, passam a receber pelo pagamento dos vales imediatamente e não ao longo do mês.

De acordo com Washington, o sistema usado atualmente pelas empresas de transportes em Santarém é de ponta, sendo capaz de fazer rastreamento do uso em todas as empresas, todos os ônibus, em cada ano, mês, dia, hora, minuto e segundo, portanto possibilitando conhecer a quantidade de vezes que um cartão é usado por dia. Segunbdo ele, há cartões que são usados infindas vezes por dia, o que constata uma espécie de fraude.

A decisão é de limitar o uso em seis vezes por dia para cada usuário, sendo proibido o uso do cartão por terceiros. "Antes, o dono do cartão passava pelo cobrador e usava o seu cartão para passar outras pessoas. Agora o uso será, como está determinado pelo sindicato: uma única vez a cada viagem, ou seja, o cartão é individual e intransferível, podendo ser usado apenas pelo seu titular", disse o presidente do SETRANS.

Segundo o presidente, o Vale Transporte é uma espécie de comodato entre as empresas e o sindicato, quando os proprietários das empresas distribuem entre os seus funcionários os referidos vales.
Washington, que preside o sindicato desde maio do ano passado, relatou ainda que em tempos passados, uma operação deste tipo constatou, através da instituição de um banco de dados, feito a partir de recadastramento do SETRANS nos usuários estudantes, o uso de cartões de estudantes por não-estudantes, ou seja, diretores, professores, servidores municipais e seus agregados, todos estavam usando dos direitos restritos a estudantes, sendo que a atual medida serve para tornar justo os direitos dos que do vale-transporte fazem uso, pois ainda existem os que fazem até vendas dos seus vales.

O presidente disse ainda que esta medida já está sendo adotada no Rio de Janeiro, Goiás e parte do Paraná, sendo que a medida trabalhará e equidade entre as empresas associadas ao SETRANS. Os vales poderão ser usados da forma atual até o dia 29 de abril, quando serão adotadas as novas regras.

Estagiários do HMS não foram vacinados contra gripe suína

Os estagiários do Hospital Municipal e postos de saúde do município de Santarém estão até o presente momento sem a vacinação contra a gripe suína, estando os mesmos expostos a todo tipo de contaminação. A informação foi obtida dos próprios estagiários no HMS quando na oportunidade, um grupo de estudantes de diferentes instituições de ensino superior reclama pela vacinação, haja vista que os mesmos estão expostos aos mesmos perigos de contaminação que os funcionários do Hospital Municipal e dos postos de saúde. "Não vejo razão de não recebermos com urgência a dose da vacina", disse uma estagiária que preferiu não se identificar, por temor a represálias, acrescentando que "estamos tão vulneráveis às infecções quanto os funcionários".

A estagiária Marilene Alves da Silva, foi a única que informou ser vacinada, parecendo estranho a afirmação, já que a enfermeira Dirce, confirmou a não vacinação dos estagiários, o que ocorrerá, segundo ela, somente no mês de abril, embora não sabendo precisar data. Segundo Marilene, que é também técnica de saúde no posto de saúde do bairro de Aeroporto Velho, "foi feita uma seleção de pouquíssimos estagiários para serem vacinados, pois o Ministério da Saúde havia preconizado que somente os funcionários deveriam ser vacinados", afirmou.

Prefeitura de Santarém quer privatizar cais da Vila Arigó

A prefeita Maria do Carmo revelou a O Estado do Tapajós que já está bem adiantada a formação de uma Parceria Público-Privada(PPP) para administrar o cais de arrimo da vila Arigó, no bairro da Prainha. Pela proposta, as empresas participantes da PPP construiriam no local como porto de embarque e desembarque de cargas. A prefeitura também utilizaria a estrutura montada pelas empresas para operações de barcos menores.

Essa seria uma das ações da prefeitura para descongestionar o cais de arrimo da área central da cidade. A terceira etapa do Projeto Orla, que vai da frente dos mercados Municipal e Modelo até o terminal provisório da praça Tiradentes, não será mais de contemplação. Segundo Maria, a nova área do cais, cujo projeto está em fase de negociação com o DNIT, será para atracação de barcos e carga e descarga de mercadorias, inclusive de pescado. "Apesar de continuar com o passeio, a terceira fase do projeto orla, com mais 400 metros, terá uma função mais comercial, tanto que não haverá guarda-corpo, revestimento será mais rústico para suportar a movimentação de cargas e marinas para atracação de barcos que viajam para o interior do município", explicou a prefeita.

Segundo Maria, o cais da vila Arigó será transformado em um porto de carga e descarga de mercadorias e o terminal da Tecejuta, inicialmente, operará apenas como terminal de passageiros das embarcações que hoje atracam na praça Tiradentes. "Eu já estou recebendo propostas de empresas que queiram investir e explorar o cais da vila Arigó para embarque e desembarque de cargas. A prefeitura, além de administrar o local, vai poder utilizá-lo para permitir a operação de pequenas embarcações e cobrar por isso", ressaltou.

Lixo produzido no 8º BEC não tem destino definido

Desde a interdição do lixão da serra do Piquiatuba, na área do quartel do 8º BEC, o lixo produzido na vila militar e nas dependências militares foi depositado numa viatura do BEC e na semana passada foi levado pela primeira vez para o aterro da Prefeitura Municipal, na comunidade de Perema.. A existência do lixão foi denunciada por O Estado do Tapajós, que mostrou fotos exclusivas do local.

Segundo a Assessoria de Relações Públicas, o BEC está buscando formalmente um contrato com a Prefeitura Municipal de Santarém para que a coleta se efetive regularmente, sendo o transporte na viatura uma medida emergencial.

A prefeita Maria do Carmo ainda não recebeu o pedido do exército para que o lixo produzidos em área militar seja recolhido pela empresa Clean, mas não vê problemas em atender ao pedido do exército, desde que os resíduos sejam acondicionados em conteiners em frente ao quartel, às margens da BR-163. "Se for para fazer a coleta domiciliar, com o caminhão entrando no quartel, isso tem um custo e o exército terá que arcar com essa despesa, mas se for para recolher o lixo em frente ao quartel, não vejo nenhum problema", explicou.

A Assessoria de Relações Públicas do BEC, através do sargento Sauer, relatou esta semana que além de interditado o lixão, a área está sendo recuperada, estando a operação sob a responsabilidade da tenente Érica, que é engenheira florestal.

O minério do Pará

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal


O setor mineral investirá 40 bilhões de dólares (quase 70 bilhões de reais) no Pará nos próximos cinco anos (2010/2014). Dá uma média de US$ 8 bilhões ao ano. É quase o dobro da receita tributária líquida do Estado, o dinheiro que mantém a máquina pública em funcionamento e responde pelos investimentos públicos, que não vão além de 10% do total. Nenhuma atividade econômica terá aporte semelhante de capital. É possível que, afinal, o Pará assuma a liderança da economia mineral brasileira. Dos US$ 40 bilhões que constam da programação das empresas, quase US$ 26 bilhões serão aplicados na extração de minério, menos da metade (US$ 11 bilhões) na indústria de transformação, US$ 2,7 bilhões em infraestrutura e transporte e US$ 505 milhões em outros negócios.
O cômputo inclui apenas 14 projetos de extração de minério (oito deles de responsabilidade direta da Vale e um de sua coligada Mineração Rio do Norte) e 8 de indústria mineral (só 3 da Vale, em um dos quais associada à Sinobrás), mais três de infraestrutura e transporte (sendo dois da Vale) e dois de “outros negócios (um só da Vale e outro em associação). Mas há mais 18 projetos minerais em fase de pesquisa, alguns dos quais conduzidos por grupos multinacionais ou internacionais de porte, como a Xstrata, a chilena Codelco, a Rio Tinto e a Caraíba Metais, a única indústria de cobre do país (e a única associada do sindicato mineral que não atua no Pará).
O principal efeito desses investimentos será incrementar ainda mais a especialização do Pará como Estado exportador (talvez vindo a ocupar a 4ª ou mesmo a 3ª posição nacional em 2014) e gerador de saldo de divisas (o 2ª mais importante do Brasil). A fatia dos minérios e derivados na pauta de exportação paraense, que já é de 85%, poderá experimentar expansão ainda maior (talvez para 90%). E, internamente à economia mineral, o setor meramente extrativo deverá ultrapassar dois terços do produto mineral, enquanto a indústria de transformação encolherá um pouco.

A importância das agências de viagens

Adenauer Góes
adenauergoes@gmail.com

A internet e o nível maior de exigência por qualificação do consumidor tem trazido mudanças e adequações em todas as atividades, e na relação das agências de viagens com seus clientes não é diferente, em determinado momento chegou-se a temer até mesmo pela viabilidade da atividade, mas gradativamente com o passar do tempo esta nova relação com o cliente, fica a cada dia mais delineada com os diversos atores deste mercado extremamente diversificado, como sendo de uma interlocução emergente e atual.
São ás agências que nos reportamos sempre que as coisas ficam mais difíceis,quer na direção do trabalho ou do lazer.Por isso a interação entre as agências de viagens e as empresas de turismo (aéreas, terrestres,hotéis e etc), deve ser cartão de visitas de suas qualidades.Sempre com um critério muito bem definido: em primeiro lugar o cliente, ou seja ele nunca deve ficar desamparado.
Este é um ponto importantíssimo nesta relação agência de viagem com o fornecedor e o consumidor, não pode haver descaso, pois o respeito e qualidade no atendimento são os pontos altos neste relacionamento, até porque o cliente é o grande divulgador da mercadoria adquirida.Penso eu que por todas estas questões, cada agência de viagem deva ter pelo menos um profissional capacitado do ponto de vista de formação acadêmica, o que daria mais credibilidade ao consumidor,pois demonstraria melhor qualificação.
O Código de Ètica do Agente de Viagem, o qual entendo deva nortear o procedimento das agências de viagens é o responsável por ajustar as relações mercadológicas, como todo código, ele regula as penalidades que devem ser impostas quando há quebras de normas, vale ressaltar que as infrações são normalmente corriqueiras, tais como: informações incorretas aos consumidores, contratar pessoas desqualificadas para prestações de serviços, ou ainda atuar desconhecendo suas atribuições.
Este novo momento que está sendo construído transforma as agências de viagens em porta voz dos consumidores, este é o caminho a ser seguido e consolidado, e segundo o código de ética, as mesmas devem relatar á Associação Brasileira de Viagens como o mercado em suas diversas vertentes está se comportando com o cliente que adquiriu os serviços nas agências. Esta conduta e postura das agências de viagens, honrando o compromisso assumido com seus clientes é que dará credibilidade e segurança á relação das agências com seus fornecedores e consumidores.
Agindo desta maneira, as agências evitarão demandas judiciais, pois estarão honrando seu código de ética, o que no meu entendimento é crucial no mercado atual. Não podemos esquecer que o cliente é globalizado, as noticias correm celeremente pelos meios de comunicação, ou pelo boca a boca, o que pode ser fundamental para o sucesso ou não de uma agência.

Pontuando - José Olivar

Comenta-se que se houver uma consulta popular sobre o fuso horário de Santarém, com certeza a maioria pretenderá a manutenção do horário atual. Afinal, todos já estão acostumados com o ritmo atual. /// A gripe Suína continua um perigo para os santarenos. Parece que a assistência médica do Município não está produzindo os resultados esperados. Será? ///O amigo e colega, Dr. Venildo Hoff será um novo membro do quadro de pessoal da Caixa Econômica Federal. Para tanto já viajou a Belém para os exames admissionais. ///O Superior Tribunal de Justiça decidiu, por uma de suas Turmas, que compete à Justiça Estadual processar Prefeitos por desvio ou apropriação de verbas decorrentes de Convênios, ainda que Federais. ///Até que enfim o STJ mandou transferir para prisão domiciliar, os presos que ficavam recolhidos em contêineres como se fossem verdadeiras masmorras. Não sei porque as autoridades relutam em construir prisões condignas para não degradar a pessoa humana, principalmente em pleno Século XXI. ///A Câmara Federal aprovou moção de apoio e solidariedade aos presos políticos de Cuba, atitude que o Presidente Lula não teve a coragem de tomar, fato que depõe contra a sua postura, no passado, de defesa de presos políticos. Como mudou! ///Por falar em Câmara Federal, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aprovou Projeto de Lei de n º 5.356/09, que fixa o prazo de 30 dias para que os Tribunais julguem eventuais recursos contra candidatos a cargos eletivos que foram condenados em primeira instância por crime eleitoral e outros conexos. A medida visa agilizar tais processos. ///Para o Governo Federal, a criação de quatro novos Tribunais Regionais Federais, é uma prioridade absoluta, segundo as palavras do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardes em reunião que manteve com o Presidente em exercício da OAB Nacional e o Presidente da AJUFE (Associação dos Juízes Federais). Espera-se que Belém seja a sede de um destes Tribunais. ///Ophir Cavalcante Júnior, continua imprimindo valorização da entidade que preside (OAB), pelas suas várias ações em pouco tempo de gestão. Aliás, Ophir foi recebido dia 25 deste, pelo Presidente de Portugal, Cavaco Silva, quando foi aquele país, participar do 1º Congresso de Advogado de Língua Portuguesa. ///Santarém sofre com o descaso público no que diz respeito ao melhoramento das ruas da cidade e outros atos de gestão. Dizem as más línguas que a Prefeita, por não ser mais candidata no futuro - voltará ao Ministério Público - não está nem aí para as reclamações do povo, principalmente agora que está muito preocupada com a ação que o Ministério Público move contra a mesma./// Apesar dos esforços, a Segunda Vara da Comarca continua entravada no que se refere ao expediente de tramitação processual e atendimento aos advogados. Até o espaço na Secretaria é ínfimo. ///Entre as metas do Tribunal de Justiça do Pará para 2010, inclui-se: Julgar quantidade igual à de processos de conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal; e realizar, por meio eletrônico, pelo menos 90% das comunicações oficiais entre órgãos do Poder Judiciário, incluindo-se Precatórias e Cartas de Ordem. Tomara que o Tribunal cumpra o prometido. ///Assisti no Estado do Piauí uma recém lançada propaganda institucional da governadora Ana Júlia a nível nacional. A governadora paraense faz muita pavulagem, mas na realidade, só faz prometer e contar vantagens.

Amazônia: População se concentra nas cidades, mas exploração da floresta persiste

Estudo publicado pela revista “Conservation Letters” aponta que o êxodo rural na Amazônia não significa necessariamente uma redução da exploração descontrolada de seus recursos naturais.

Analisando um grupo de municípios no interior do Amazonas, os autores Luke Parry, da Universidade de Lancaster, na Inglaterra, Carlos Peres, da Universidade de East Anglia, e Silvana Amaral, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), relatam que houve uma queda de cerca de 33% na extensão com população permanente nos rios, mas não na exploração comercial da floresta.

Dados oficiais e trabalho de campo mostraram que há extração de recursos naturais a até 800 km após o último assentamento permanente. O estudo inclui diferentes tipos de extrativismo: de ouro, madeira, animais, castanhas e piaçava. Os “exploradores” podem ter origem nas cidades mais próximas ou até em outros estados, enfrentando longos deslocamentos.

O estudo aponta uma mudança no perfil de ocupação da Amazônia nos últimos 25 anos - as maiores concentrações populacionais que ainda crescem se encontram a até 300 km dos centros urbanos, enquanto o “interior profundo” perde habitantes progressivamente. (G1)