Adenauer Góes
adenauergoes@gmail.com
A internet e o nível maior de exigência por qualificação do consumidor tem trazido mudanças e adequações em todas as atividades, e na relação das agências de viagens com seus clientes não é diferente, em determinado momento chegou-se a temer até mesmo pela viabilidade da atividade, mas gradativamente com o passar do tempo esta nova relação com o cliente, fica a cada dia mais delineada com os diversos atores deste mercado extremamente diversificado, como sendo de uma interlocução emergente e atual.
São ás agências que nos reportamos sempre que as coisas ficam mais difíceis,quer na direção do trabalho ou do lazer.Por isso a interação entre as agências de viagens e as empresas de turismo (aéreas, terrestres,hotéis e etc), deve ser cartão de visitas de suas qualidades.Sempre com um critério muito bem definido: em primeiro lugar o cliente, ou seja ele nunca deve ficar desamparado.
Este é um ponto importantíssimo nesta relação agência de viagem com o fornecedor e o consumidor, não pode haver descaso, pois o respeito e qualidade no atendimento são os pontos altos neste relacionamento, até porque o cliente é o grande divulgador da mercadoria adquirida.Penso eu que por todas estas questões, cada agência de viagem deva ter pelo menos um profissional capacitado do ponto de vista de formação acadêmica, o que daria mais credibilidade ao consumidor,pois demonstraria melhor qualificação.
O Código de Ètica do Agente de Viagem, o qual entendo deva nortear o procedimento das agências de viagens é o responsável por ajustar as relações mercadológicas, como todo código, ele regula as penalidades que devem ser impostas quando há quebras de normas, vale ressaltar que as infrações são normalmente corriqueiras, tais como: informações incorretas aos consumidores, contratar pessoas desqualificadas para prestações de serviços, ou ainda atuar desconhecendo suas atribuições.
Este novo momento que está sendo construído transforma as agências de viagens em porta voz dos consumidores, este é o caminho a ser seguido e consolidado, e segundo o código de ética, as mesmas devem relatar á Associação Brasileira de Viagens como o mercado em suas diversas vertentes está se comportando com o cliente que adquiriu os serviços nas agências. Esta conduta e postura das agências de viagens, honrando o compromisso assumido com seus clientes é que dará credibilidade e segurança á relação das agências com seus fornecedores e consumidores.
Agindo desta maneira, as agências evitarão demandas judiciais, pois estarão honrando seu código de ética, o que no meu entendimento é crucial no mercado atual. Não podemos esquecer que o cliente é globalizado, as noticias correm celeremente pelos meios de comunicação, ou pelo boca a boca, o que pode ser fundamental para o sucesso ou não de uma agência.
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