quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Pará receberá o maior projeto de exploração de níquel do mundo

A Anglo American apresenta - hoje, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) - o maior projeto de níquel do mundo: o Projeto Jacaré. Localizado na Comunidade do Jacaré, a 60 km da cidade de São Félix do Xingu, sul do Pará, o empreendimento movimentará a cadeia produtiva da região, gerando mais emprego e renda.

O Projeto Jacaré, que requer investimentos totais da ordem de R$ 9,4 bilhões, já consumiu R$ 23 milhões em pesquisa geológica e avaliação de reservas minerais, que somam mais de 495 milhões de toneladas de minério saprolítico e laterítico com teor médio de níquel de 1,19%. O projeto contempla o tratamento do minério saprolítico por uma planta de pirometalurgia e o tratamento do minério laterítico por uma planta de hidrometalurgia.

As reservas minerais de Jacaré foram avaliadas e apresentam potencial para suportar uma planta industrial de pirometalurgia e outra de hidrometalurgia. A produção anual estimada de níquel é da ordem de 35.000 toneladas provenientes da planta de pirometalurgia e de 47.000 de toneladas de níquel eletrolítico mais 5.400 toneladas de cobalto provenientes da planta de Hidrometalurgia.

Aprovado no Senado referendo sobre fuso-horário no Oeste do Pará

Por Daniel Nardim:

Foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o projeto (PDS 931/2009) de autoria do Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que estabelece a realização de um referendo na região Oeste do Pará e parte do Amazonas, atingida pela mudança de fuso horário desde 2008.

A aprovação ocorre apenas uma semana após o projeto ter sido apresentado. Agora, a proposta segue para votação em plenário em regime de urgência. Em seguida irá para tramitação na Câmara dos Deputados.

O relator na CCJ foi o Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que incluiu uma emenda, a pedido dos senadores Flexa Ribeiro e Arthur Virgílio (PSDB-AM). A alteração, também aprovada, define que o plebiscito seja realizado apenas nas 18 cidades do Pará atingidas pela mudança e em parte do Amazonas.

“Caminhando pelo Oeste do Pará, verificamos que existem dificuldades enormes ocorridas com a mudança, fato aos hábitos da população. Fui solicitado que se fizesse isto que propomos: que se dê à população a oportunidade de decidir se quer ter seu fuso igual ao de Brasília ou retorne ao que era antes da mudança. E isto deve ser decidido por aqueles que tiveram suas vidas alteradas”, explicou Flexa Ribeiro.

Para Arthur Virgílio, também signatário do projeto, o referendo pode trazer à tona os transtornos causados à população. “As pessoas que moram nessas regiões estão tendo que fingir o horário deles. São muitas as críticas. Inicialmente defendi as vantagens econômicas que a mudança poderia trazer. Mas, pensamos também na questão social e na segurança, além do transtorno causado para as pessoas. Eu que ia errar, recuei pois sou obediente ao que dizem aqueles que represento. Mantenho a coerência, pois a mudança não está sendo favorável aos moradores de municípios atingidos por essa alteração”, destacou Virgílio, durante a aprovação na CCJ.

Para Flexa Ribeiro, a expectativa é que na Câmara dos Deputados o projeto tramite também rapidamente. “Tenho certeza que a bancada do Pará estará unida na defesa dessa causa, que é dar aos moradores da região Oeste a decisão sobre uma questão que influencia a vida deles. Essas decisões não podem ser tomadas sem o aval da população. E é isso que queremos fazer: dar a chance da população se manifestar”, destaca o senador paraense.

Entenda mais
No dia 24 de junho de 2008, o Estado do Acre e parte do Pará e Amazonas tiveram seu fuso horário alterado em função da Lei nº 11.662, sancionada pelo presidente da República dois meses antes daquela data. Os relógios foram adiantados em uma hora e a diferença horária em relação a Brasília, no estado do Acre, passou de duas para uma hora a menos.

Já no Pará, os municípios do Oeste do Estado ficaram com o mesmo horário de Belém e de Brasília. Exceto, claro, durante o período de vigência do horário de verão, que não vale para o Estado do Pará.

No Oeste do Pará, os municípios atingidos pela mudança em 2008 foram: Alenquer, Almerim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Juruti, Itaituba, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Trairão.

------------

Atualizado às 23h11:

O plenário do Senado votou, às 21h34, o PDS 931/09 do Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), subscrito também pelo Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que estabelece um referendo para a região Oeste do Pará e parte do Amazonas decidir sobre o fuso-horário que foi alterado nas regiões desde 2008. A matéria foi apresentada e aprovada em apenas uma semana. Já segue agora para a Câmara dos Deputados.

Igreja Universal quer comprar o Baenão

Do Blog do Gerson Nogueira:

Belém- Caiu mais um dos mistérios sobre o controvertido projeto de venda do estádio Evandro Almeida. O comprador, ainda não divulgado oficialmente, será mesmo a Igreja Universal, que já apresentou proposta e aguarda a decisão dos conselheiros do clube. No âmbito da igreja, já se comenta que no local onde fica hoje o estádio do Remo será erguido ”o maior templo das Américas”, com quatro torres que se destacarão na paisagem da cidade.

Desde o começo das negociações, a diretoria do Remo optou por divulgar o nome de uma construtora e incorporadora paulista como interessada na aquisição. Nesta quarta-feira, em contato com o comentarista Rui Guimarães, da Rádio Clube, um pastor da Universal informou todos os detalhes do negócio. A proposta da igreja não contemplaria, porém, a espera de dois ou três anos (tempo que levaria para a construção de um novo estádio, fora da área urbana) para utilização do terreno da rua Antonio Baena.

Antes da Universal, os dirigentes do Remo chegaram a propor a venda para um grupo supermercadista de Belém e para o prefeito Duciomar Costa. Segundo fontes do próprio clube, a dificuldade em obter certidões negativas emperrou o negócio até agora.

Hospital regional muda consultas de 'retorno'

Cilícia Ferreira
Repórter

O médico Valter Sinimbu, da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), informa que a única alteração ocorrida nos agendamentos de consultas do Hospital Regional do Baixo-Amazonas foi a da marcação das consultas de retorno, que antes eram feitas no próprio Hospital Regional. O médico explica que houve um acordo entre o Estado e o município para que os retornos devam ser marcados pela central regulação, para que pudesse haver uma garantia de atendimento, evitando com que pacientes não voltem para casa sem atendimento.

"Assim, o paciente já marca previamente", diz Sinimbu. O paciente sairá do Regional com a solicitação, devendo se dirigir a unidade de saúde, para que seja feito o agendamento por telefone através da unidade. Nos casos de pacientes de outras cidades, o paciente deverá procurar a 9ª Regional do Estado (SESPA) para que seja agendado o retorno desse paciente.

O médico explica que todas as consultas e exames de média e alta complexidade são regulados pela SEMSA, ou seja, o paciente precisa ter uma solicitação médica e esses exames ou consultas são marcadas previamente pela secretaria. O procedimento é feito visando a organização do fluxo dessas consultas ou exames. Sinimbu expõe a finalidade do Hospital Regional que é um hospital de referência, para atender alta e média complexidade para isso precisa dispor de controle do fluxo de atendimentos.

Sinimbu explica que todo o processo de marcação de consultas exames é realizado desde a implantação do hospital na região. Todas as secretarias marcam com a central de regulação. A central de regulação é regional e atende todos os 21 municípios da região, como exemplo, um doente de Monte Alegre que precise ser transferido para o Hospital Regional tem sua transferência marcada pela secretaria municipal local através da central. "Isso ocorre para que o doente não venha à Santarém sem a certeza do atendimento", comenta.

O médico explica que nos casos dos pacientes de outros municípios já estarem em Santarém e serem atendidos por aqui, a marcação do retorno é feita por meio da 9ª Regional de Saúde (SESPA), pois é através da Sespa que é feito o controle do pacientes em tratamento fora do domicílio.

Como critérios para o agendamento, há necessidade de um médico fazer uma solicitação. É esse médico que indica a necessidade ou não do doente consultar um especialista. As consultas agendadas são consultas eletivas. "Tendo a vaga disponível, a central verifica dentro de cada especialidade quantas vagas existem. Desde que haja vaga o paciente é agendado", esclarece Sinimbu.

Nos casos de desistência, o médico diz que é verificada a lista de agendamento e antecipada as consultas para os pacientes posteriores. Ele acrescentou que o agendamento é feito cerca de 15 dias antes da consulta ou exame, para que os serviços se programem e não deixe o paciente sem atendimento. Se houver mudanças, como, um médico adoecer, entrar de férias ou ir a um Congresso os serviços são orientados a notificar a secretaria com antecedência. Nos casos de férias, a notificação precisar ser feita, pelo menos, um mês antes. Nos casos de viagem à congressos, no mínimo 15 dias.

"Isso organiza, evita filas os pacientes, evita que as pessoas de outros lugares venham aqui [Hospital Regional] e não consigam vagas", diz o médico.

Pimenta é refresco para Odair Corrêa

Vejam em que se transformou o nosso vice-governador Odair Corrêa apó sua viagem à China.

De lá voltando, Odair anunciou que pretende impor aos alunos das escolas públicas o estudo do mandarim, uma das inúmeras línguas daquele país.

Agora, talvez fustigado por coceira de pó de mico ou urtiga, Odair se apresenta como expert em pimena-do-reino, especiaria que ele, até bem pouco tempo, conhecia apenas como condimento de comidas picantes.

A dúvida é se Odair, embalado por essa cruzada quixotesca, vai se interessar pelos efeitos colaterais do chá do capim barba de bode e anunciar, em breve, que tal remédio caseiro poderá ser liofilizado para distribuição nas farmácias populares espalhadas pelo país afora.

Um apagão nacional

Adenauer Góes

Na noite do dia 10 de novembro milhões de brasileiros foram submetidos mais uma vez a um apagão de proporções gigantescas (não podemos ter memória curta e nos esquecermos do apagão aéreo que tanta confusão trouxe na mobilização das pessoas), este novo apagão afetou nada mais nada menos que 18 estados e algo em torno de 80 milhões de pessoas. O instinto fez com que o uso de alternativas elementares do passado como a iluminação a luz de velas e a noticia captada através do radio até para saber o que realmente havia acontecido voltassem repentinamente a serem utilizados.
O prejuízo com a produção é imensurável (quem paga esta conta?) a segurança ficou como se diz no popular, sem pai e sem mãe, a orientação e o bom senso mandavam permanecer em casa e de preferência bem trancado. Em plena era da tecnologia, os telefones celulares tiveram funcionamento precário e a internet também. Baterias resistiram enquanto puderam, mas somente geradores de potência maior resistiram as mais de quatro horas de apagão em centenas de cidades principalmente na região sudeste.

Leia mais aqui

Pontuando - José Olivar


Toque, não me toque....


Na Coluna de José Olivar, em O Estado do Tapajós:

Um médico urologista que atua em Santarém, não gosta de fazer o "toque" para detectar possível problema prostático. Segundo ele, não há necessidade do exame, se forem baixos os índices do PSA e da ultrassonografia.

Pessoalmente, acho que este profissional caminha na contramão da recomendação unânime da Medicina.

Tenho confirmação de dois casos de recusa do referido profissional. Por outro lado, os excelentes profissionais da urologia, Alberto Tolentino e Mauro Carneiro, rotineiramente fazem o "toque" nos seus pacientes.

Leia a coluna na íntegra aqui.

Criação de novos cartórios em Santarém

Por José Olivar

José Ricardo Geller e Jarbas Vasconcelos (eleitos respectivamente, para OAB/STM e OAB/PA), devem ter em mente, como uma das primeiras ações, a luta para criação na Comarca de Santarém, de mais três cartórios destinados aos registros públicos de: pessoas naturais e jurídicas; títulos e documentos e imóveis.

Como é sabido, há mais de 30 anos que em Santarém existem apenas três cartórios destinados a estes serviços, só que a população aumentou - hoje é de mais 200 mil habitantes - a cidade cresceu, e continuamos com a mesma estrutura daquela época, o que é inconcebível. Sei que os novos dirigentes abraçarão esta luta junto ao TJE, em prol da coletividade. Atualmente a delegação para cartórios se faz por lei e mediante concurso público.

Quem é o responsável?

Há cerca de um mês, em Santarém, lideranças de índios ressurgidos da região do Maró anunciaram na presença de procuradores federais que iria destruir as balsas carregadas de madeira que foram retidas na comunidade de São Pedro, no rio Arapiuns.
A ameaça virou realidade e a madeira foi queimada após um reunião dos manifestantes com um procurador federal.
Ontem, em Altamira, na presença de procuradores federais, lideranças indígenas anunciaram que haverá um 'banho de sangue' na região do Xingu se o governo prosseguir com o projeto de construção da usina de Belo Monte.
Será que o pior vai acontecer de novo e o MPF assiste a tudo de camarote?