quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Hospital regional muda consultas de 'retorno'

Cilícia Ferreira
Repórter

O médico Valter Sinimbu, da secretaria municipal de Saúde (SEMSA), informa que a única alteração ocorrida nos agendamentos de consultas do Hospital Regional do Baixo-Amazonas foi a da marcação das consultas de retorno, que antes eram feitas no próprio Hospital Regional. O médico explica que houve um acordo entre o Estado e o município para que os retornos devam ser marcados pela central regulação, para que pudesse haver uma garantia de atendimento, evitando com que pacientes não voltem para casa sem atendimento.

"Assim, o paciente já marca previamente", diz Sinimbu. O paciente sairá do Regional com a solicitação, devendo se dirigir a unidade de saúde, para que seja feito o agendamento por telefone através da unidade. Nos casos de pacientes de outras cidades, o paciente deverá procurar a 9ª Regional do Estado (SESPA) para que seja agendado o retorno desse paciente.

O médico explica que todas as consultas e exames de média e alta complexidade são regulados pela SEMSA, ou seja, o paciente precisa ter uma solicitação médica e esses exames ou consultas são marcadas previamente pela secretaria. O procedimento é feito visando a organização do fluxo dessas consultas ou exames. Sinimbu expõe a finalidade do Hospital Regional que é um hospital de referência, para atender alta e média complexidade para isso precisa dispor de controle do fluxo de atendimentos.

Sinimbu explica que todo o processo de marcação de consultas exames é realizado desde a implantação do hospital na região. Todas as secretarias marcam com a central de regulação. A central de regulação é regional e atende todos os 21 municípios da região, como exemplo, um doente de Monte Alegre que precise ser transferido para o Hospital Regional tem sua transferência marcada pela secretaria municipal local através da central. "Isso ocorre para que o doente não venha à Santarém sem a certeza do atendimento", comenta.

O médico explica que nos casos dos pacientes de outros municípios já estarem em Santarém e serem atendidos por aqui, a marcação do retorno é feita por meio da 9ª Regional de Saúde (SESPA), pois é através da Sespa que é feito o controle do pacientes em tratamento fora do domicílio.

Como critérios para o agendamento, há necessidade de um médico fazer uma solicitação. É esse médico que indica a necessidade ou não do doente consultar um especialista. As consultas agendadas são consultas eletivas. "Tendo a vaga disponível, a central verifica dentro de cada especialidade quantas vagas existem. Desde que haja vaga o paciente é agendado", esclarece Sinimbu.

Nos casos de desistência, o médico diz que é verificada a lista de agendamento e antecipada as consultas para os pacientes posteriores. Ele acrescentou que o agendamento é feito cerca de 15 dias antes da consulta ou exame, para que os serviços se programem e não deixe o paciente sem atendimento. Se houver mudanças, como, um médico adoecer, entrar de férias ou ir a um Congresso os serviços são orientados a notificar a secretaria com antecedência. Nos casos de férias, a notificação precisar ser feita, pelo menos, um mês antes. Nos casos de viagem à congressos, no mínimo 15 dias.

"Isso organiza, evita filas os pacientes, evita que as pessoas de outros lugares venham aqui [Hospital Regional] e não consigam vagas", diz o médico.

Nenhum comentário: