sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Novos números da pesquisa Veritate/UFPA para o governo do estado

Se a eleição do segundo turno para Governador fosse hoje entre estes candidatos... Em qual você votaria? (ESTIMULADA)

Jatene:49.5% - 59%(votos válidos)

Ana Júlia:34.8% - 41%(votos válidos)

Nenhum/Branco/Nulo:5.9%

Sem Resposta:9.8%

Pesquisa realizada no período de 22 a 26 de outubro.
Registrada sob o número: 37.706/2010 em 23/10/2010 e noTribunal Regional Eleitoral do Pará -TRE-PA
sob número 19.557/2010 em 23/10/2010.

Leia a pesquisa completa na edição deste sábado de O Estado do Tapajós.

Velório de maestro Wildes Fonseca está sendo realizado na igreja do Santíssimo

O corpo do maetro Wildes Fonseca(Dororó) está sendo velado na igreja do Santíssimo Sacramento, em Santarém.

O maestro, de 92 anos, faleceu hoje cedo, em sua residência. 

Escritor, compositor e músico, Dororó era o regente da banda filarmônica Professor José Agostinho.

Belo Monte e a eleição

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal


No mesmo dia em que anunciavam o resultado da eleição geral realizada na véspera, graças a uma apuração ultramoderna, praticamente concluída apenas seis horas depois do fim da votação, os jornais da segunda-feira seguinte dividiam o espaço da cobertura política com notícias que pareciam se referir a outro país.
Era como se houvesse um muro invisível - mas efetivo - separando o mundo das representações do universo material. As criações simbólicas de um lado e a realidade concreta e viva do outro. A dissociação entre a política e a sociedade. Entre o aparato institucional, que regula e normatiza as relações sociais, e a vida cotidiana das pessoas. Entre poder e povo. Entre governantes e governados. Entre elite e massa.
A separação em si não é patológica nem privativa do Brasil: faz parte da natureza humana. O tamanho da distância entre os que estão no alto da pirâmide social e aqueles que mal os divisam, a partir da base, de onde raramente conseguem sair. é que constitui a principal marca do Brasil. Marca negativa. De um dos países mais desiguais que há. Apesar de toda a ascensão social promovida nos últimos oito anos pelo governo Lula, entre o nível da miséria e o estrato inferior da classe média.
O jogo democrático do dia 3 foi praticado, os eleitores compareceram às suas seções, onde poucos foram os incidentes, proporcionalmente ao tamanho do país e ao volume da sua população, e os votos digitalizados foram rapidamente totalizados (ainda sem a prova material do voto impresso, inovação simples, mas de efeito poderoso para afastar os receios quanto à manipulação dos programas da urna eletrônica). Antes que o domingo se encerrasse já se sabiam dos nomes de quase todos os eleitos ou daqueles que ainda se defrontarão num 2º turno, no dia 31. Poucas nações podem realizar um espetáculo desse porte.
No entanto, fica a sensação de que a substância das coisas não foi alcançada pela manifestação dos 111 milhões de eleitores brasileiros que votaram. Nem mesmo as formalidades do processo, conforme os parâmetros universais da democracia. A corte suprema deixou pendentes definições essenciais sobre a legitimidade da votação e a própria lisura da tutela jurisdicional do Estado.


Leia o artigo completo aqui 

Eleição: os números

Lúcio Flávio Pinto:

Simão Jatene venceu [1º turno] em 96 municípios do Pará, Ana Júlia Carepa em 45 e Domingos Juvenil em apenas dois (Santa Maria do Pará e Uruará). Mas superou Ana Júlia em Santarém Novo, São Geraldo do Araguaia, Tailândia e Vigia, sua terra natal (onde perdeu para Simão Jatene).
Os maiores índices alcançados por Jatene foram em São Caetano de Odivelas (71,32%), Mojuí dos Campos (69,12), Tailândia (66,67), São Miguel do Guamá (66,12), Paragominas (64,74), Castanhal (64,67), Melgaço (64,45), Marapanim (63,73) Mãe do Rio (63,15) Anajás (61,48), Salinópolis (60,84), São Francisco do Pará (60,77) e Capitão Poço (60,06). Já as maiores votações de Ana Júlia foram em Viseu (61,46) e Óbidos (60,94). Nenhum desses colégios é de maior expressão
Nos 17 principais colégios eleitorais paraenses, com mais de 50 mil eleitores, Jatene ganhou em 17 e Ana Júlia em apenas três. O candidato do PSDB teve 976 mil votos, enquanto Ana somou 594 mil. A petista perdeu em dois dos mais importantes municípios, onde seu partido ocupa a prefeitura: Santarém (o 3º maior) e Parauapebas (o 6º). Em Santarém, a prefeita Maria do Carmo Martins não conseguiu eleger o irmão deputado.
Os resultados nesses colégios foram os seguintes:

Belém: J 47,87 x A 34,77
Ananindeua: J 44,88 x A 28,54
Marabá: A 45,96 x J 44,98
Santarém: J 58,16 x A 26,27
Castanhal: J 64,76 x A 22,65
Parauapebas: J 53,45 x A 32,01
Abaetetuba: A 54,39 x J 40,56
Cametá: A 48,78 x J 26,68
Bragança: J 50,04 x A 34,3
Tucuruí: J 54,37 x A 36,82
Itaituba: J 54,15 x A 31,34
Altamira: J 49,74 x A 16,43
Paragominas: J 64,74 x A 27,44
Barcarena: J 50,44 x A 37,99
Marituba: J 47,42 x A 33,12
Redenção: J 57,61 x A 22,79
Breves: J 58,47 x A 30,88

Pontuando - A coluna semanal de José Olivar


Alguns associados do Iate Clube me ligam para reclamar que a Diretoria, depois de decorridos cinco meses da posse, praticamente nada fez em termos de mudanças na gestão administrativa do Clube. As modificações prometidas na parte náutica não foram implementadas até hoje. Não associados estacionam suas lanchas na área que seria reservada para os associados (isto é proibido, pois tais direitos são reservados exclusivamente aos associados) e alguns outros usam a rampa para manuseio de suas embarcações sem que se saiba se estão pagando ou não. Em resumo: o que foi prometido até agora não foi cumprido, por isso, há um movimento para implantar um novo rumo fundamentados nos direitos estatutários e no absurdo aumento da mensalidade dos boxes. 

O rio Amazonas e os igarapés da Região secaram tão rapidamente que estão inviabilizando a navegação em várias comunidades. Os ribeirinhos são os que mais sofrem com as intempéries da estação. 

Não sei como a Governadora Ana Júlia pretende receber adesão nas urnas do povo paraense, se há poucos dias da eleição em Santarém falta água em vários bairros, falta energia em outros, não se conclui o Pronto Socorro Municipal, os serviços públicos estão de mal a pior, enquanto isso, a propaganda institucional da Prefeita continua a pintar um quadro bem colorido. 

No dia 09/11 o Superior Tribunal de Justiça definirá as listas tríplices para o preenchimento de 03 vagas de Ministro do STJ, todas elas destinadas à OAB. A entidade (OAB) apresentou 18 candidatos, dos quais serão tirados 09 nomes e destes o Presidente da República escolherá 03. 

O asfalto da Fernando Guilhon no trecho de quem desce o viaduto, sentido aeroporto, está todo esburacado merecendo um novo recapeamento, como em vários outros locais da cidade. E é porque era asfalto de qualidade! Graças a Deus que a Prefeita está fazendo operação tapa buracos em algumas ruas. Será porque estamos próximos das eleições? 

A arrecadação de impostos federais vem batendo recordes seguidos. Como se vê, o Governo Federal tem muita grana, mesmo assim se nega a melhorar a vida dos aposentados e dos que precisam da saúde pública. 

Quase todo mundo está embarcando na canoa do Jatene, inclusive vários candidatos a deputado de outros partidos, eleitos ou não, que apoiaram Ana Júlia no primeiro turno. Até de Santarém houve adesão para o segundo turno. Se Jatene for eleito, deve, porém, separar os antigos passageiros da canoa, daqueles que embarcaram agora. 

As praias da cidade bem que poderiam ser limpas nesta época do ano para que quando vier as cheias não carreguem consigo a poluição do lixo jogado nas areias do rio Tapajós. 

O Vereador José Maria Tapajós está lutando pela emancipação da região do Lago Grande para que se transforme em um novo município. É uma boa coisa, pois a região não recebe o devido apoio da Administração Municipal de Santarém e vive praticamente abandonada, tal como ocorre em Mojui Campos. Por falar em Mojui, a liderança do Vereador Jailson naquela Vila é muito grande e, com certeza, será o primeiro Prefeito do novo Município, pois ele tem trabalho e dedicação a um povo de origem humilde do Nordeste que sofre nas regiões do planalto e que só é visto pelos políticos de Santarém na época das eleições. 

Apesar dos esforços do servidor Nicolau, a iluminação pública de Santarém está capenga tendo em vista vários locais às escuras. Todo esforço desse servidor competente não será suficiente se não lhe derem materiais para reposição das lâmpadas queimadas. Aliás, quem trafega na Orla à noite constata também, várias lâmpadas queimadas no perímetro da nova Orla. Meu Deus, como pode alguém deixar o Município numa situação dessas!  

Os comentaristas políticos dizem que o Presidente Lula incluiu o Ciro Gomes na coordenação da campanha de Dilma especialmente por duas coisas: uma por ser nordestino e assim cabalar votos da Região para ela; outra, para falar mal do José Serra. Ao descobrir que estava simplesmente sendo usado, Ciro praticamente pulou fora. 

Você sabia que o condomínio pode, mediante convenção, fixar juros acima de 1% ao mês para os condôminos em atraso? Foi isso que decidiu a 3ª Turma do STJ em recente acórdão. 

Um relacionamento concubinário de um casal sem que haja prova inequívoca de formação de um patrimônio comum adquirido pelo esforço de ambos é pressuposto para afastar a configuração de uma sociedade de fato. Assim decidiu o STJ.

Um abraço para os servidores da Secretaria do Cartório do 5º Ofício, que atendem a todos com uma grande cordialidade, inclusive a própria secretária, Izabel que já foi minha conceituada aluna no curso de Direito. Um bom dia para o servidor da Câmara, Raimundo Sales, leitor assíduo desta coluna.

Santarém x Marabá

José Olivar:

O Município de Santarém tem uma população bem maior que o de Marabá; sedia a maior cidade depois da capital; fica às margens de dois grandes rios; já foi a economia mais influente da Região Oeste do Pará. O Município de Marabá goza atualmente da economia mais influente e crescente no Estado do Pará, muito superior a Santarém, apesar de ser bem menor com uma economia que vem se desenvolvendo de vários ciclos (seis); seus políticos se empenham e estão fazendo o Município despontar na dianteira do desenvolvimento interiorano, inclusive com um comércio em franca ascensão com shopping de alto nível. 

A diferença entre ambos os Municípios repousa no desempenho da gestão municipal e nos polos industriais, já que Santarém é quase zero em termos de indústria. Daí porque, o Estado do Carajás pode ser uma realidade mais viável que o do Tapajós, se levarmos em conta o desempenho sócio-econômico de cada região.

Imagens da seca no rio Tapajós. Praias afloram em toda sua plenitude





























Fotos: Miguel Oliveira(27/10/2010). Direitos reservados.

Papéis trocados


Em Oriximiná, Ludugero, que é do PMDB, é quem coordena a campanha de Ana Júlia. O deputado Gabriel Guerreiro(PV) e líder do governo na Assembléia ainda não deu as caras por lá desde o resultado do primeiro turno.

O tucano Simão Jatene conta com o DEM do vice-prefeito Fernando na coordenaçao de sua campanha e tambem com o apoio de 99% do secreteriado do prefeito Luiz Gomzaga, que está ausente da campanha porque acompanha sua esposa que está em tratamento médico em Belém.

Apoio de Odair recusado

Tanto faz Ana ou Jatene.

O voto do vice-governador Odair Corrêa será em branco.

Nenhum dos dois candidatos aceitou declaração pública de apoio de Odair neste segundo turno.