sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Santarém x Marabá

José Olivar:

O Município de Santarém tem uma população bem maior que o de Marabá; sedia a maior cidade depois da capital; fica às margens de dois grandes rios; já foi a economia mais influente da Região Oeste do Pará. O Município de Marabá goza atualmente da economia mais influente e crescente no Estado do Pará, muito superior a Santarém, apesar de ser bem menor com uma economia que vem se desenvolvendo de vários ciclos (seis); seus políticos se empenham e estão fazendo o Município despontar na dianteira do desenvolvimento interiorano, inclusive com um comércio em franca ascensão com shopping de alto nível. 

A diferença entre ambos os Municípios repousa no desempenho da gestão municipal e nos polos industriais, já que Santarém é quase zero em termos de indústria. Daí porque, o Estado do Carajás pode ser uma realidade mais viável que o do Tapajós, se levarmos em conta o desempenho sócio-econômico de cada região.

Um comentário:

Ademir Braz disse...

Caro Olivar:
Sua avaliação está quase perfeita. Peca, apenas, no que se refere à gestão municipal.
Aqui, o ainda prefeito Maurino Magalhães já deveria ter sido cassado por crime de caixa-dois, faltando apenas agilidade processual. Quando mais demorar este corte cirúrgico, pior para o município, onde seus desatinos só causam prejuízo.
Felizmente, hoje,a economia marabaense independe de prefeitos como Maurino Magalhães e segue seu próprio roteiro.
1 t.f.a.