sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Deputada trânsfuga em ação


A deputada estadual reeleita Josefina do Carmo(PMDB) declarou voto em Simão Jatene neste segundo turno.

No primeiro turno, Josefina não apoiou declaradamente o candidato de seu partido, Domingos Juvenil. Tinha material gráfico('cola') com todos os três candidatos ao governo.

Na palavra de Josefina, poucos políticos acreditam. Eleita pela primeira vez, em 2006, pelo antigo PFL- que lhe cedeu a legenda para disputar a eleição-, Josefina mudou de partido antes da diplomação dos eleitos.

Jesus ou Barrabás?

Alunos estudam nos corredores de escola por causa do calor em Santarém

Da redação

Os alunos da escola estadual Madre Imaculad, em Santarém, estão desde o dia 18 de agosto estudando no corredor do prédio por que as centrais de ar foram desligadas por causa de um curto- circuito no quadro de distribuição de energia. Na última terça-feira (05) outro quadro de energia também apresentou problemas impedindo o funcionamento da bomba d'água. A diretora da escola Francisca Figueira informa que tantos as centrais de ar e bomba estão funcionando e que de acordo com a vistoria do Corpo de Bombeiros, Celpa e um engenheiro elétrico o problema está na fiação elétrica incorreta.

 
A diretora informa que no dia 11 de setembro completaram-se dois anos da reinauguração da escola, mas que meses depois da obra ser entregue ocorreu um curto-circuito no quadro de energia no qual os alunos passaram a mesma situação de agora. "A construtora Emob, responsável pela obra redistribuiu o quadro em dois, então o problema foi sanado", justificou a diretora, reforçando que quando o incidente ocasionou foram chamados o Corpo de Bombeiros e a Celpa para verificarem o motivo do curto-circuito. Foi atestado que o problema era na fiação do prédio da escola.

 
Em setembro de 2009 outro curto-circuito queimou a caixa de distribuição com os mesmos procedimentos. "Sempre tentamos resolver o mais rápido possível e comunicando as autoridades responsáveis para averiguar o problema", relatou a diretora.

 
No dia 18 de agosto deste ano novamente uma das caixas de distribuição queimou. "Comunicamos imediatamente para a 5º URE que enviou o ocorrido para Belém e solicitamos a vistoria dos órgãos competentes e o laudo foi de fiação incorreta", explicou a diretora, garantindo que a escola só irá sossegar até que o defeito seja sanado.

 
A diretora Francisca explica que chegaram a procurar o proprietário da construtora Emob para conversar quanto à situação. E informa que na semana antecedendo as eleições os funcionários da construtora começaram a tentar resolver a questão elétrica.

 
Na terça-feira (05) a outra caixa de distribuição também queimou piorando a situação dos alunos.  A 5º URE solicitou um funcionário da Arte em Pedra para consertar a caixa de energia que liga a bomba d'água, devido à emergência", explicou, informando que o conserto foi provisório e que os funcionários da Emob estão fazendo conserto das caixas de distribuição. "Esta semana começaram a alegar que não tem material", contou a diretora. Ela informa que durante os dias que tentaram contato com a empresa para resolver o problema do quadro de distribuição de energia, alegaram que não faziam manutenção.

 
Enquanto isso os alunos da escola esperam para que o problema seja sanado o mais rápido possível, no começo das aulas ficam por alguns instantes, com o forte calor imediatamente retiram as carteiras e colocam no corredor da escola.

 
A diretora garante que a cada problema ocorrido os pais e responsáveis eram comunicados quanto à situação e sempre avisaram os órgãos competentes para vistoria do problema. A diretora tem em mãos todos os documentos comprovando a reincidência dos problemas dos quadros de energia da escola.

Santarém lidera casos de picadas de animais peçonhentos

Aritana Aguiar
Free lancer


O diretor do Instituto Butantan de São Paulo, Otávio Mercadante, revelou que Santarém é a cidade com o maior numero de vítimas de picadas de animais peçonhentos - serpentes, aranhas, escorpiões e arraias - de todo do Brasil. "Isso é um problema na região, sendo necessário trocar experiências com comunidades para melhor conhecimento, para esse problema de saúde", explicou o diretor durante entrevista por ocasião do 5º Encontro Butantan na Amazônia, que se realiza em Santarém.
Mercadante revela que nas pesquisas feitas em Santarém que acidentes com cobras é a principal causa para internação no hospital municipal, na área de doenças tropicais de internação e ambulatório.
O diretor do Butantan explica que o contato do Instituto com as comunidades é para orientar a população quanto ao risco de picadas de animais peçonhentos, através de pesquisas que o instituto promove com acadêmicos santarenos. " Estamos fazendo produtos para neutralizar, que são os soros  e anti-venenos e fazer pesquisas, pois a partir do estudo feito dos venenos é possível chegar a medicamentos, sendo que esse é um caminho mais longo e difícil", esclareceu.
De acordo com Otávio Mercadante, o Butantan tem um principio básico para as pesquisas realizadas em Santarém. "Nunca vamos fazer pesquisa com produtos ou animais da região que não tenha sempre alguém ou grupo de estudantes e/ou pesquisadores de Santarém acompanhando o trabalho, para não ficar somente na teoria, pois são necessários exemplos concretos", revelou.
Também está havendo um estudo quanto o veneno do lacrau ou escorpião preto: o veneno está sendo analisado através de estudo bioquímico assim também como sua espécie de escorpião.
Uma das preocupações é o estudo com uma cobra que causa problemas hemorrágicos. Mercadante explica que " estão analisando os efeitos hemorrágicos, avaliando se o soro que neutraliza o veneno da jararaca é eficaz contra esse veneno".
O diretor informa que cinco pessoas graduadas de Santarém fazendo estágio de aprimoramento profissional no Butantan. "São bolsas pagas pelo governo de São Paulo. Elas não são abertas para pessoas de outros locais, somente para Santarém", informou.
O pesquisador Paulo Abati da Numetrop (Núcleo de Medicina Tropical), informou que a pesquisa realizada durante 10 anos em Santarém pela Universidade de São Paulo em convênio com o governo municipal teve inicio em 2000 e iniciou pela falta de infectologista em Santarém. "Não tinha atendimento especializado, isso era um problema", enfatizou o pesquisador.
A maior assistência ocorreu com doenças infecciosas como Malária, Dengue, hepatite, HIV, tuberculose em nível do SUS.
"No inicio da pesquisa era mais malária, dengue, leptospirose. Com o tempo houve uma certa mudança do perfil. Hoje é menos casos de malária e mais casos de HIV e hepatite. Isso não significa que antes não havia agora é que está sendo descoberta", informou o pesquisador.








Lula planeja tomar banho no rio Tapajós após deixar a presidência

Durante solenidade de lançamento do Plano Belo Monte Sustentável, em Belém, o presidente Lula arrancou risos da platéia ao anunciar que pretende tomar banho no rio Tapajós depois que deixar a presidência da república.

Lula disse que se for convidado pela prefeita Maria do Carmo, "vou tomar banho e tomar umas pingas nas praias de Santarém".

Torcida


Os diretores e cartolas do São Francisco esperavam cerca de 10 mil torcedores na estréia do time na segunda-divisão do campeonato paraense, contra o Izabelenense, terça-feira última.

Para tristeza dos dirigentes do leãozinho, pouco mais de 3.500 torcedores pagaram igresso para assisitir ao vexame da estréia.

Ausente


Desde o dia  3 de outubro o candidato a vice de Jatene, Helenilson Pontes, não retornou a Santarém, sua terra natal.

O deputado federal reeleito Lira Maia chegou ontem, apenas.

A campanha tucana está parada em Santarem.

Fiasco


Menos de 50 pessoas assisitiram ontem, na orla da cidade, a retransmissão, em um telão, do comício de Dilma Roussef, em Belém, com a presença do presidente Lula.