sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alunos estudam nos corredores de escola por causa do calor em Santarém

Da redação

Os alunos da escola estadual Madre Imaculad, em Santarém, estão desde o dia 18 de agosto estudando no corredor do prédio por que as centrais de ar foram desligadas por causa de um curto- circuito no quadro de distribuição de energia. Na última terça-feira (05) outro quadro de energia também apresentou problemas impedindo o funcionamento da bomba d'água. A diretora da escola Francisca Figueira informa que tantos as centrais de ar e bomba estão funcionando e que de acordo com a vistoria do Corpo de Bombeiros, Celpa e um engenheiro elétrico o problema está na fiação elétrica incorreta.

 
A diretora informa que no dia 11 de setembro completaram-se dois anos da reinauguração da escola, mas que meses depois da obra ser entregue ocorreu um curto-circuito no quadro de energia no qual os alunos passaram a mesma situação de agora. "A construtora Emob, responsável pela obra redistribuiu o quadro em dois, então o problema foi sanado", justificou a diretora, reforçando que quando o incidente ocasionou foram chamados o Corpo de Bombeiros e a Celpa para verificarem o motivo do curto-circuito. Foi atestado que o problema era na fiação do prédio da escola.

 
Em setembro de 2009 outro curto-circuito queimou a caixa de distribuição com os mesmos procedimentos. "Sempre tentamos resolver o mais rápido possível e comunicando as autoridades responsáveis para averiguar o problema", relatou a diretora.

 
No dia 18 de agosto deste ano novamente uma das caixas de distribuição queimou. "Comunicamos imediatamente para a 5º URE que enviou o ocorrido para Belém e solicitamos a vistoria dos órgãos competentes e o laudo foi de fiação incorreta", explicou a diretora, garantindo que a escola só irá sossegar até que o defeito seja sanado.

 
A diretora Francisca explica que chegaram a procurar o proprietário da construtora Emob para conversar quanto à situação. E informa que na semana antecedendo as eleições os funcionários da construtora começaram a tentar resolver a questão elétrica.

 
Na terça-feira (05) a outra caixa de distribuição também queimou piorando a situação dos alunos.  A 5º URE solicitou um funcionário da Arte em Pedra para consertar a caixa de energia que liga a bomba d'água, devido à emergência", explicou, informando que o conserto foi provisório e que os funcionários da Emob estão fazendo conserto das caixas de distribuição. "Esta semana começaram a alegar que não tem material", contou a diretora. Ela informa que durante os dias que tentaram contato com a empresa para resolver o problema do quadro de distribuição de energia, alegaram que não faziam manutenção.

 
Enquanto isso os alunos da escola esperam para que o problema seja sanado o mais rápido possível, no começo das aulas ficam por alguns instantes, com o forte calor imediatamente retiram as carteiras e colocam no corredor da escola.

 
A diretora garante que a cada problema ocorrido os pais e responsáveis eram comunicados quanto à situação e sempre avisaram os órgãos competentes para vistoria do problema. A diretora tem em mãos todos os documentos comprovando a reincidência dos problemas dos quadros de energia da escola.

Nenhum comentário: