quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sítios arqueológicos do Parque de Monte Alegre ganharão status de museu

Uma equipe multidisciplinar formada por gestores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou, nesta quinta-feira, 28, na sede do órgão estadual em Belém, o Projeto de Musealização de dois sítios arqueológicos do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema).
Inscrições rupestres na Serra do Ererê, em Monte Alegre.

O projeto intitulado “Socialização dos Sítios Arqueológicos da Amazônia”, coordenado pela Sema e desenvolvido pelo Iphan, em parceria com a UFPA e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), vai beneficiar os sítios arqueológicos Serra da Lua e Pedra do Mirante. “Vamos disponibilizar o que está preservado para conhecimento do turismo e facilitar também a visita científica e outras modalidades”, explicou Silvio Figueiredo, da Universidade Federal.

A musealização prevê instalação de estruturas para visitação desses dois sítios, que estão no Parque, a exemplo de um Centro de Visitantes com banheiros, guarda-volumes, lanchonete, auditório, sala multiuso e plataformas de acesso, inclusive para deficientes físicos. A engenheira civil da Sema, Evandra Vilacoert, explica que atualmente, apesar de muitos visitantes, a área ainda não está adequada para receber turistas. “Por não dispor de toda a estrutura necessária, esse tipo de turismo acaba se tornando alternativo, por ainda apresentar algumas áreas de risco. O nosso objetivo é facilitar o acesso e proporcionar condições adequadas ao praticante do ecoturismo, que poderá ter acesso antecipado e detalhado ao seu roteiro, escolhendo o caminho que irá percorrer, sempre acompanhado por um guia”, detalhou Vilacoert.

APA Paytuna - A Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, onde está localizado o Parque Estadual de Monte Alegre, foi criada pela Lei 6.426, de 17 de dezembro de 2001, com o principal objetivo de amenizar impactos causadores de danos ambientais. As comunidades do Maxirá, Maxirazinho, Ererê, Paytuna e Santana, estão localizadas no entorno do Parque Estadual Monte Alegre, duas delas próximas das serras do Ererê e Paytuna. A comunidade de Lages está no interior do Parque. O acesso à APA é feito a partir da cidade de Santarém, de onde o visitante segue de lancha – por cerca de duas horas - até a cidade de Monte Alegre e, de lá, via rodoviária, por mais 20 minutos até o Parque. Os atrativos da APA Paytuna são, entre outros, as pinturas rupestres.

Texto:
Káthia Oliveira-Sema

Primeira turma de Medicina do interior da Amazônia cola grau em Santarém.

Dezesseis alunos do campus de Santarém da Universidade do Estado do  Pará (Uepa) colam o grau em Medicina, hoje à noite.
Eles fazem parte da primeira  turma de médicos formada em uma cidade do interior da Amazônia. A solenidade contará com a presença do governador Simão Jatene, paraninfo da turma e chanceler da Uepa.

O curso da Uepa em Santarém foi implantado no primeiro governo de Jatene, quebrando um tabu de que os alunos que pretendiam cursar  Medicina tinham que se deslocar para as capitais que oferecem essa graduação.

Só para se ter uma noção do que isso representa, a mensalidade de um curso de uma faculdade particular de Medicina, em Manaus, por exemplo, custa cerca de 8 mil reais. Em Santarém, os alunos estudam de graça.

Depois de formados, os novos médicos formados pela Uepa também vão fazer residência médica em Santarém. Atualmente, os formandos já atuam em unidades de saúde e hospitais do SUS da região.

A maioria dos concluintes de Medicina da Uepa em Santarém já demonstrou interesse em permanecer na região após a conclusão de residência médica e especialização.

Tenho candidato, mas não vou pedir ao Jordy que desista da eleição, diz Jatene a Lira Maia

Durou mais de uma hora a reunião, ocorrida, hoje de manhã, entre o governador Simão Jatene e o deputado federal Lira Maia, presidente regional do Democratas. Esteve presente à conversa o deputato federal Zenaldo Coutinho, candidato do PSDB à prefeitura de Belém.

Durante o encontro foi feita uma avaliação do quadro eleitoral em Belém, Castanhal, Alenquer, Curionópolis, Santarém, Belterra e Alenquer, entre outros municípios paraenses.

No caso de Belém, Lira Maia informou a Jatene que o DEM fechou aliança nacional com o PPS e que o apoio à candidatura de Arnaldo Jordy, já havia sido celebrado a pedido do deputado federal ACM(DEM-BA), candidato a prefeito de Salvador com o apoio do PPS. 

Lira Maia explicou a Jatene que qualquer mudança nesse apoio do DEM ao PPS em Belém,  só poderia ser admitida caso houvesse a concordância de ACM Neto. "Como presidente do Democratas no Pará eu acompanho a orientação do líder da nossa bancada [ACM Neto]", informou, por telefone, o presidente do DEM ao Blog do Estado.

O governador, segundo Lira Maia, observou que não pediu que Jordy retirasse sua candidatura a prefeito de Belém, como vem sendo propagado em alguns sites e blogs. "Não vou pedir que o Jordy desista da eleição, meu candidato é o Zenaldo, mas ele[Jordy] tem todo o direito de ser candidato", afirmou Jatene, de acordo com o relato do presidente do DEM. 

Nos demais municípios, a conversa confirmou a convergência de interesses eleitorais do DEM e do PSDB, mesmo que os dois partidos não façam parte de uma mesma coligação. como é o caso de Castanhal.

Em Santarém, onde o DEM apóia a candidatura de Alexandre VOn(PSDB), o nome do companheiro de chapa do PSDB será indicado por Lira Maia.

Reitor e diretor do IFPA são presos por desvios

Do Portal ORM

Três funcionários de alto escalão do Instituto Federal do Pará (IFPA), entre eles o reitor da instituição Edson Ary de Oliveira Fontes, foram presos pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (28), acusados de desvios de recursos na instituição. De acordo com as investigações, os desvios causaram um prejuízo de cerca de R$ 5,5 milhões ao órgão. Um quarto acusado não foi localizado.

As prisões foram em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça a pedido da Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Polícia Federal, após um ano de investigações. Os levantamentos levaram aos nomes de Edson Ary de Oliveira Fontes, reitor; Bruno Henrique Garcia Lima, diretor de projetos; Armando Barroso da Costa Júnior, diretor da Fundação do IFPA, todos localizados e presos hoje. Um quarto funcionário, o diretor administrativo financeiro, Alex Daniel Costa Oliveira, também teve a prisão decretada, mas não foi localizado.
De acordo com as investigações, a quadrilha desviava recursos de contratos com Prefeituras, bolsas de estudos, licitações, entre outros, o que causou um prejuízo de pelo menos R$ 5,5 milhões aos cofres da instituição.
Os presos foram encaminhados à sede da Polícia Federal. Eles vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, inserção de dados falsos no sistema público, fraude em licitações e peculato.