quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sítios arqueológicos do Parque de Monte Alegre ganharão status de museu

Uma equipe multidisciplinar formada por gestores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou, nesta quinta-feira, 28, na sede do órgão estadual em Belém, o Projeto de Musealização de dois sítios arqueológicos do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema).
Inscrições rupestres na Serra do Ererê, em Monte Alegre.

O projeto intitulado “Socialização dos Sítios Arqueológicos da Amazônia”, coordenado pela Sema e desenvolvido pelo Iphan, em parceria com a UFPA e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), vai beneficiar os sítios arqueológicos Serra da Lua e Pedra do Mirante. “Vamos disponibilizar o que está preservado para conhecimento do turismo e facilitar também a visita científica e outras modalidades”, explicou Silvio Figueiredo, da Universidade Federal.

A musealização prevê instalação de estruturas para visitação desses dois sítios, que estão no Parque, a exemplo de um Centro de Visitantes com banheiros, guarda-volumes, lanchonete, auditório, sala multiuso e plataformas de acesso, inclusive para deficientes físicos. A engenheira civil da Sema, Evandra Vilacoert, explica que atualmente, apesar de muitos visitantes, a área ainda não está adequada para receber turistas. “Por não dispor de toda a estrutura necessária, esse tipo de turismo acaba se tornando alternativo, por ainda apresentar algumas áreas de risco. O nosso objetivo é facilitar o acesso e proporcionar condições adequadas ao praticante do ecoturismo, que poderá ter acesso antecipado e detalhado ao seu roteiro, escolhendo o caminho que irá percorrer, sempre acompanhado por um guia”, detalhou Vilacoert.

APA Paytuna - A Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, onde está localizado o Parque Estadual de Monte Alegre, foi criada pela Lei 6.426, de 17 de dezembro de 2001, com o principal objetivo de amenizar impactos causadores de danos ambientais. As comunidades do Maxirá, Maxirazinho, Ererê, Paytuna e Santana, estão localizadas no entorno do Parque Estadual Monte Alegre, duas delas próximas das serras do Ererê e Paytuna. A comunidade de Lages está no interior do Parque. O acesso à APA é feito a partir da cidade de Santarém, de onde o visitante segue de lancha – por cerca de duas horas - até a cidade de Monte Alegre e, de lá, via rodoviária, por mais 20 minutos até o Parque. Os atrativos da APA Paytuna são, entre outros, as pinturas rupestres.

Texto:
Káthia Oliveira-Sema

Nenhum comentário: