quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Governo divulga feriados e pontos facultativos em 2011

O governo federal divulgou nesta quinta-feira, no "Diário Oficial da União" a relação (abaixo) de feriados nacionais e pontos facultativos para 2011. São 14 datas, sendo oito feriados nacionais e seis pontos facultativos. Não entram na lista as datas municipais ou estaduais lembradas com feriado ou ponto facultativo.


1º de janeiro (sábado)Confraternização Universal - feriado nacional
7 de março (segunda-feira)Carnaval - ponto facultativo
8 de março (terça-feira)
Carnaval - ponto facultativo
9 de março (quarta-feira)Quarta-Feira de Cinzas - ponto facultativo até as 14h
21 de abril (quinta-feira)Tiradentes - feriado nacional
22 de abril (sexta-feira)Paixão de Cristo - ponto facultativo
1º de maio (domingo)Dia Mundial do Trabalho - feriado nacional
23 de junho (quinta-feira)Corpus Christi - ponto facultativo
7 de setembro (quarta-feira)Independência do Brasil - feriado nacional
12 de outubro (quarta-feira)Nossa Senhora Aparecida - feriado nacional
28 de outubro (sexta-feira)Dia do Servidor Público - ponto facultativo
2 de novembro (quarta-feira)Finados - feriado nacional
15 de novembro (terça-feira)Proclamação da República - feriado nacional
25 de dezembro (domingo)Natal - feriado nacional 

(Fonte: Blog Mocorongo)

Mestrado em Matemática na UFPA


A SBM - Sociedade Brasileira de Matemática, em parceria com a UFPA, está lançando um programa de Pós-Graduação stricto sensu, credenciado pela CAPES em nível de Mestrado Profissional, para aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica.

Trata-se de um programa semipresencial, dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil, com bolsas CAPES para professores em exercício na rede pública.
As inscrições para o Exame Nacional de Admissão serão realizadas no site www.profmat-sbm.org.br entre 01 e 31 de janeiro de 2011. O Exame será realizado no dia 19 de fevereiro de 2011, nas instalações das Instituições de Ensino Superior associadas ao programa.
 
Para maiores informações, acesse www.profmat-sbm.org.br

UFOPA realiza I seminário de Patrimônio Cultural

Por Lene Santos:

Será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro o I Seminário UFOPA de Patrimônio Cultural e Arqueológico. O evento trará a Santarém a
superintendente do IPHAN-PA, Maria Dorothéia de Lima, e a Coordenadora do Laboratório de Educação Patrimonial/Universidade Federal Fluminense,
Dra. Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto, que irá proferir palestra com o tema “Patrimônio Cultural e Educação”. O Reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, fará a abertura do seminário.

A abertura oficial será no dia 9 de dezembro às 17h30, no salão de eventos da Universidade Estadual do Pará (UEPA) em Santarém, localizada na Av. Plácido de Castro, s/n. Ao final do seminário será instaurado o
Fórum de Patrimônio de Santarém.

Fazem parte da programação as mesas-redondas: “Patrimônio imaterial e identidades culturais no Pará” e “Patrimônio Arqueológico em Santarém”; e ainda a exposição “Cuias de Santarém: Patrimônio
Cultural”, que será instalada no Centro Cultural João Fona e aberta durante o seminário.

Serviço:
I Seminário UFOPA de Patrimônio Cultural
Data: 9 e 10 de dezembro (quinta e sexta-feira)
Local: Salão de eventos da UEPA (Rua Plácido de Castro, s/n)
Informações: Instituto de Ciências da Sociedade (93) 3064-9050

Confira abaixo a programação completa:

09/12 (quinta-feira)
17h00
Abertura do seminário com presença do Magnífico Reitor da UFOPA, da superintendente do IPHAN no Pará e da Prefeitura Municipal de Santarém
17h30
Palestra: “Patrimônio Cultural e Educação”
Profa. Dra. Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto (Coordenadora do Laboratório de Educação Patrimonial/Universidade Federal Fluminense)
19h:30
Inauguração da exposição “Cuias de Santarém: patrimônio cultural” no Centro Cultural João Fona.

10/12 (sexta-feira)
10h00
Mesa-redonda: “Patrimônio imaterial e identidades culturais no Pará”
Profa. M.Sc. Maria Dorotéa de Lima (Superintendente do IPHAN-PA) Profa. Dra. Luciana Carvalho (ICS/UFOPA)
14h30
Mesa-redonda: “Patrimônio Arqueológico em Santarém”
Profa. Dra. Denise Pahl Schaan (Universidade Federal do Pará)
Prof. M.Sc. Paulo Roberto do Canto Lopes (Diretor do Museu Histórico do Estado do Pará e responsável pela área de Arqueologia da Secretaria de Cultura do Pará)
17h30
Instauração do Fórum de Patrimônio de Santarém.





--

Jatene responde a perguntas pelo twitter


Há cerca de 1 hora o governador eleito Simão Jatene responde a perguntas dos jornalistas Miguel Oliveira, Ronaldo Brasiliense, Ney Messias e Zé Dudu, através do twitter.

Acompanhe o que diz Simão Jatene aqui pelo twitter do Blog do Estado

Tamanho do dedo indicador aponta risco de câncer de próstata

Do Portal do Biomédico:

Uma pesquisa britânica afirmou que o comprimento dos dedos de um homem pode indicar qual o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. O estudo, publicado na revista especializada British Journal of Cancer, descobriu que homens cujo dedo indicador era mais longo do que o dedo anular tinham uma probabilidade significativamente menor de desenvolver a doença.
Os pesquisadores fizeram a descoberta depois de comparar as mãos de 1,5 mil pacientes com câncer de próstata com as mãos de 3 mil homens saudáveis. O comprimento dos dedos é determinado durante a gestação e estaria ligado aos níveis de hormônios sexuais no útero da mãe. De acordo com os cientistas do Instituto de Pesquisa do Câncer da Universidade de Warwick, a criança terá um dedo indicador mais longo se for exposta a níveis menores de testosterona antes do nascimento, o que poderá ser uma proteção contra o câncer de próstata na fase adulta.
Exames
Uma das autoras da pesquisa, a professora Ros Eeles, afirmou que ainda serão necessários mais estudos nesta área, mas, se esta descoberta for confirmada, poderia ser usada para um exame simples que poderia detectar o risco de um homem desenvolver o câncer de próstata.
“Esta descoberta significa que o padrão dos dedos pode, potencialmente, ser usado para selecionar homens que tem o risco (de desenvolver a doença) para os exames, talvez uma combinação com outros fatores como histórico familiar ou testes genéticos”, afirmou.
A pesquisa da Universidade de Warwick foi financiada por instituições de caridade britânicas voltadas para a pesquisa e assistência a pacientes de câncer, como a Prostate Action e a Cancer Research UK.
Emma Halls, diretora-executiva da Prostate Action, afirmou que a pesquisa “nos coloca um passo a frente para ajudar a determinar os fatores de risco para câncer de próstata”. “No entanto, ainda estamos muito longe de reduzir o número de homens que morrem de câncer de próstata todos os anos e precisamos de mais pesquisa e educação em todas as áreas para conseguir isto”, acrescentou.
Para a médica Helen Rippon, chefe do setor de pesquisa da instituição de caridade The Prostate Cancer Charity, a pesquisa é mais uma das provas de que o equilíbrio dos hormônios aos quais somos expostos antes do nascimento influencia o resto de nossas vidas. Mas, Rippon acrescentou que homens cujos dedos indicadores são mais curtos não devem ficar “desnecessariamente preocupados”.
“Eles dividem este traço com mais de metade de todos os homens e isto não significa que eles vão, definitivamente, desenvolver câncer de próstata”, completou a médica.

Festa de Natal da prefeitura de Santarém inicia sábado

Há seis anos, durante o mês de dezembro, a Prefeitura Municipal de Santarém promove ações e eventos especiais para comemorar o período festivo natalino. Uma programação diversificada e descentralizada é assumida pelas secretarias e coordenadorias municipais, visando proporcionar às famílias santarenas, momentos de diversão, solidariedade e magia.

Para este ano, a programação do “Natal Mágico da Cidade da Gente”, será des envolvida no período de 4 a 27 de dezembro, e contará com exposição e comercialização de artesanato (Feira de Natal); Bazar Natalino (Natal Solidário), através do qual serão vendidos em bairros carentes roupas, calçados e outros produtos à baixo custo, sendo que o dinheiro arrecadado será doado à uma instituição de caridade; Casa do papai Noel; Natal no Estádio, com a distribuição de presentes; apresentações na Orla (Parada de Natal, Auto de Natal e Cantata natalina); e o Casamento Coletivo no Parque da Cidade.(Informações da PMS)
 
Confira  a programação aqui.

Reeleição de presidente da Câmara para terceiro mandato seria inconstitucional


Pelo menos dois advogados consultados pelo Blog do Estado defendem a tese que a emenda à Lei Orgânica do Município de Santarém que permite à reeleição de membros da mesa diretora por mais de duas vezes é inconstitucional.

E esperam que a OAB ou Minisério Público ingressem junto ao Tribunal de Justiça do Estado com Ação Direta de Inconstitucionalidade(ADI) para revogação do dispositivo que, caso prospere, tornaria nula a eleição de José Maria Tapajós para o terceiro mandato consecutivo, ocorrida ontem.

Lira Maia quer provas do concurso do TRE em município-polos do Pará


O Deputado Lira Maia (DEM/PA), encaminhou ofício ao Presidente do tribunal Regional Eleitoral do Pará, Desembargador João Maroja, solicitando a realização de provas para o concurso público do TRE também nos Municípios pólos localizados no interior do Estado.

Para Lira Maia, quando o poder público define como local de provas somente a capital do Estado exclui significativa parcela da população principalmente, em razão das dificuldades regionais: “A realização de provas somente na capital afasta da população residente nas diversas regiões a possibilidade de participar do certame. Além do problema de locomoção, temos o problema de estadia destes candidatos. Muitos podem não ter condições de pagar um hotel, uma pensão ou ainda não ter um parente para hospedá-los”.

Segundo o Deputado, somente a região Oeste do Estado do Pará representa mais da metade da extensão territorial do Estado, sendo cortada pela BR 163, principal eixo produtivo local. Devido a esta peculiaridade geográfica, para se locomover de Santarém até a Capital Belém, a população se vale de aeronave (cerca de 1 hora de Boeing), de barco (cerca de 2 dias e meio) ou de veículo (cerca de 2 dias). Nesse caso, durante o período de chuvas, as estradas ficam intransitáveis, chegando a ser interditadas em diversos pontos. “Nossa intenção é assegurar a toda população paraense, do oeste, sul, sudeste e nordeste, independente da condição social, o direito de participar de forma igualitária dos concursos públicos, assegurando assim a aplicabilidade do ‘Princípio da Isonomia’, dando tratamento ‘igual aos iguais, e desigual aos desiguais’”, concluiu o Deputado Lira Maia.(Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete)