segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A lua

Noite de lua cheia no estádio Barbalhão, domingo, durante o jogo São Raimundo 3 x 1 Alecrim.
A lua ilumina o espetáculo.
As bandeiras emolduram a lua.
Foto: Alfonso Jimenez.

Assembléia faz sessão para lembrar 20 anos da Constituição Paraense

A Assembleia Legislativa do Pará realizou hoje, 05/10, sessão solene em homenagem ao aniversário de 20 anos da promulgação da Constituição do Estado. Na ocasião, foi entregue aos deputados constituintes presentes, ou representados em plenário, a medalha comemorativa à data. A sessão foi realizada por meio da aprovação de um projeto de resolução, apresentado em conjunto pelos deputados Carlos Martins (PT) e o presidente da Casa, deputado Domingos Juvenil (PMDB).

A sessão teve participação da Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, da conselheira Rosa Hage, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, do conselheiro Cipriano Sabino, do Tribunal de Contas do Estado, e de vários deputados constituintes de 1989, entre eles o então presidente da Alepa, Mário Chermont, e o deputado Federal Wandenkolk Gonçaleves, além de secretários do Governo e autoridades locais.

Durante o andamento dos trabalhos alguns parlamentares constituintes se pronunciaram da tribuna, entre eles o jurista Zeno Veloso, relator da constituição, que ressaltou alguns artigos do documento que enaltecem e asseguram os direitos dos cidadãos. O deputado Bira Barbosa, único deputado da legislatura atual a participar da elaboração da Constituição estadual, e o deputado Domingos Juvenil, também se pronunciaram durante o evento.

Promulgação - Neste dia 5 de outubro, a Constituição do Estado do Pará completa 20 anos de existência. Constituição promulgada após um intenso trabalho da Assembléia Constituinte, fruto de um processo nacional iniciado com a promulgação da Constituição Federal de 1988, ocorrida após longos 20 anos de ditadura militar. Trata-se, portanto, da Lei Maior de nosso Estado.

Carlos Martins acredita que é necessário que todo cidadão conheça as normas legais do Estado. “A elaboração de uma constituição é fundamental para efetivação de um Estado democrático de direito, sob o qual deve se pautar todos os direitos e garantias dos cidadãos de um Estado” declarou Martins, que no ato da entrega do projeto justificou que muito se ouve falar da Constituição Federal, porém muito pouco sobre a estadual que representa os direitos supremos do nosso Estado. Para ele a sessão e a entrega da medalha é uma forma de manifestação, para dar mais visibilidade e conhecimento da Constituição Estadual em todos os segmentos do poder e da sociedade.

Juiz a jato

O TJE designou o juiz Gabriel Veloso para responder, sem prejuízo de suass funções como Juiz Titular de Porto de Moz, pela Vara Agrária de Santarém.

Como deixa o serviço acumular, Gabriel verificou que na Vara Agrária continuavam a existir os 12 processos da Meta 02 que já haviam antes da promoção do magistrado, mas com as medidas adotadas (ainda em agosto) nos dias 01 e 02 foi possível sentenciar 07 desses processos. Com isso, Gabriel deu cumprimento a 55% da Meta 02 da Vara Agrária e pretende, ainda neste mês de outubro, quando retornar de Porto de Moz, dar total cumprimento a Meta 02.

Já em Porto de Moz, visando dar cumprimento a Meta 02, que não abrangem muitos processos certa de 70 (setenta) processo Gabriel acredita, que respeitando os ditames legais e procedimentais, conseguirá( juiz e os servidores) cumprirmos a Meta 02 até o final do mês de novembro de 2009.

Ufopa em discussão em Santarém

Prossegue até uma da tarde a reunião da comissão de cultura do SenadoFederal que discute, em Santarém, a implantação da récem-criada Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA), iniciativa do senador Fléxa Ribeiro(PSDB-PA).
na foto, o senador tucano(costas), o prfeito de Óbidos Jaime Silva, o reitor da UFPa Carlos Maneschy(costas) e o deputdo federal Lira Maia(DEM-Pa).

Não quero nem ver


A foto acima foi obtida hoje de manhã no salão de café do Barão Center Hotel, em Santarém.
O trio de tucanos que aparece no instantâneo esteve envolvido, por ação ou omissão, nos últimos acontecimentos nos arraiais do PSDB paraense que vive o dilema de ter este ou aquele candidato a governador em 2010.
Alexandre Von, o do meio, não embarcou na comitiva de deputados estaduais que foi a Brasília, na semana passada, tentar dar um by pass em Flexa Ribeiro, o da esquerda da foto. Von preferiu ficar em São Paulo com a esposa a ter que jogar lenha na fogueira nessa disputa interna.
Flexa, que preside o PSDB, soube da reunião pelo próprio presidente nacional da legenda Sérgio Guerra, o antitrião da reunião. Preferiu não ir.
Já Nilson Pinto, o da direita, estava no mesmo vôo dos tucaninhos e foi quem avisou o senador Mário Couto que a turma e Simão Jatene planejava dar um golpe por cima para emplacar Zenaldo Coutinho no lugar de Flexa e com isso facilitar as coisas para Simão Jatene, candidato do grupo ao governo.
Como a imagem vale mais que mil palavras, Alexadre Von, que não é bobo, continua a fechar os olhos a ter quever seus companheiros tucanos se digladiando.
Mas, afinal, sobre o que esse trio conversava em Santarém?
O Blog do Estado vai revelar em breve, antes que seja tarde demais.

Quem é pioneiro da Tv digital no Pará?

Lúcio Flávio Pinto:

A TV RBA, do deputado federal Jader Barbalho, surpreendeu a todos ao anunciar, no dia 26 de julho, o início das suas transmissões em sistema digital no Pará, nove dias antes da assinatura, em Brasília, dos termos de consignação, pelo Ministério das Comunicações, dos canais digitais de Belém. No dia 10 de setembro a TV Liberal, da família Maiorana, anunciou com estardalhaço muito maior que era pioneira na adoção da nova tecnologia, que dá aos sinais de televisão uma qualidade muito superior, além de lhe dar acesso à portabilidade, interatividade e várias outras inovações.

Ambas as emissoras diziam um tanto de verdade em meio a outro tanto de sofismas e inverdades. De fato, a RBA deu uma rasteira na Liberal. Trabalhou redobrado – e em silêncio – para estar no ar com o novo sinal, ainda que parcialmente, antes da concorrente, que se atrasou no cronograma. Na festa de confraternização do grupo Liberal no final do ano passado, Romulo Maiorana Júnior garantiu que em janeiro deste ano a sua televisão estaria no ar com o sinal digitalizado. Mas só oito meses depois a promessa foi cumprida.

A RBA foi a primeira afiliada da Rede Bandeirantes a fazer transmissão em HD (sigla de alta definição em inglês), apenas atrás das emissoras da própria Bandeirantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já a Liberal foi a 20ª da Rede Globo, atrás de outras capitais menores e de cidades do interior paulista, que começaram a operar antes com a nova tecnologia, uma revolução no sistema que pode dar fôlego às TVs abertas.

Esse atraso pode explicar a ausência dos três irmãos Marinho, que se revezaram nas inaugurações anteriores e apenas mandaram para Belém dois diretores da rede, inferiores na hierarquia? Ou foi apenas uma circunstância, em função da indisponibilidade de data na agenda dos sucessores de Roberto Marinho na Globo, assim como foi casual a ausência da principal controladora do grupo Liberal, Déa Maiorana?

O pioneirismo da TV RBA lhe acarretou uma limitação: apenas retransmitir a programação da Bandeirantes, enquanto a Liberal já pôde gerar programa próprio em HD. Mas para ambas o caminho ainda é longo até poderem utilizar todas as conquistas do sistema. A TV Liberal investiu 5 milhões de reais dos R$ 30 milhões que a implantação integral exigirá do grupo, que enfrenta dificuldades de caixa. Ambas as emissoras utilizaram todos os recursos de marketing e propaganda para faturar os dividendos de suas iniciativas, que não são apenas técnicas ou comerciais. Elas envolveram e continuarão a carrear componentes políticos, que podiam ser aferidos nas duas solenidades realizadas para inaugurar o HD. Comparando a relação de quem compareceu a um ato e a outro pode-se ter uma idéia das alianças e afinidades com que cada uma das empresas conta para seus projetos de comércio e de poder, aqueles cada vez mais dependentes destes.

Senado realiza Painel sobre a UFOPA em Santarém

A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou a realização, em Santarém, de um Painel sobre a criação da Universidade do Oeste do Pará (UFOPA). O Painel acontecerá na próxima segunda-feira, 5 de outubro, às 9 horas, no auditório do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Avenida Marechal Rondon. O evento vai reunir parlamentares do Senado Federal, membros da comissão de implantação da UFOPA, autoridades da região, lideranças empresariais, representantes dos movimentos sociais e população interessada.

O objetivo do Painel é esclarecer aos participantes do evento sobre a proposta do Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da nova universidade, sua tramitação e os possíveis prazos, até a sanção do Presidente da República. A Universidade nasce incorporando os quadros de pessoal docente e técnicos administrativos, e o patrimônio dos campi da UFPA (Universidade Federal do Pará) e da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia).

Na avaliação do presidente da Comissão de Implantação da UFOPA, Professor Seixas Lourenço, o Painel é de grande relevância, uma vez que o Projeto de Lei foi aprovado recentemente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Portanto, a população terá mais uma oportunidade de conhecer a proposta acadêmica, em fase de construção, antes da aprovação na Comissão de Educação, também do Senado.

Está previsto que a sede da UFOPA, em Santarém e nos seis campi a serem instalados nos municípios, iniciarão suas atividades em 2010, com aproximadamente, 216 professores da carreira de magistério superior e 266 servidores técnicos administrativos, incluídos os existentes nos campi das Universidades Federais citadas e os que serão admitidos por concursos públicos.