quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Pará receberá o maior projeto de exploração de níquel do mundo

A Anglo American apresenta - hoje, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) - o maior projeto de níquel do mundo: o Projeto Jacaré. Localizado na Comunidade do Jacaré, a 60 km da cidade de São Félix do Xingu, sul do Pará, o empreendimento movimentará a cadeia produtiva da região, gerando mais emprego e renda.

O Projeto Jacaré, que requer investimentos totais da ordem de R$ 9,4 bilhões, já consumiu R$ 23 milhões em pesquisa geológica e avaliação de reservas minerais, que somam mais de 495 milhões de toneladas de minério saprolítico e laterítico com teor médio de níquel de 1,19%. O projeto contempla o tratamento do minério saprolítico por uma planta de pirometalurgia e o tratamento do minério laterítico por uma planta de hidrometalurgia.

As reservas minerais de Jacaré foram avaliadas e apresentam potencial para suportar uma planta industrial de pirometalurgia e outra de hidrometalurgia. A produção anual estimada de níquel é da ordem de 35.000 toneladas provenientes da planta de pirometalurgia e de 47.000 de toneladas de níquel eletrolítico mais 5.400 toneladas de cobalto provenientes da planta de Hidrometalurgia.

Nenhum comentário: