sábado, 31 de maio de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Nordestinos unidos

Em 7 de março de 1959 foi fundada em Santarém a União dos Nordestinos, uma sociedade de amparo mútuo, em reunião realizada na residência de José Saraiva Macedo, um dos seus principais idealizadores. Era a oficialização de uma entidade que já existia informalmente na cidade desde algum tempo antes, mas que não podia "contar com o amparo legal por não estar devidamente registrada". Seu objetivo era "unir os nordestinos radicados em Santarém, para trabalharem em conjunto e dar assistência, orientação e amparo às constantes levas de nordestinos que as secas periódicas obrigam a refugiar-se no Município de Santarém".
Registra a ata, publicada em junho daquele ano, que foi "a angústia particularmente desoladora destes últimos anos de seca no Nordeste, especialmente de 1952 para cá, e muito mais acentuadamente as secas de 1957 e 1958, que, só essas duas, empurraram para Santarém, até esta data, nada menos de dez mil flagelados nordestinos".
A associação se encarregaria de ajudar os imigrantes, "geralmente desamparados do Governo", que só poderiam contar com o próprio esforço e com a "caridade dos seus irmãos de sangue".
A primeira diretoria da entidade foi assim constituída: presidente, José Saraiva Macedo; vice-presidente, Júlio Walfredo Aguiar; 1º secretário, Moacir Catunda Lopes; 2º secretário, José Hiron Machado; 1º tesoureiro, Antônio Augusto Costa; 2º tesoureiro, Edivar Saraiva Macedo. Conselho Fiscal: Waldemar Pena, José da Costa Filho e Wanderley Marques de Lima. Além deles, participaram da reunião de fundação José Rocha, Francisco da Costa, João Gomes Catunda e Francisco da Costa e Silva.

Nenhum comentário: