quinta-feira, 10 de junho de 2010

Congregação religiosa de Santarém completa 100 anos

Aritana Aguiar

A primeira de congregação religiosa de Santarém completa 100 anos. A Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus recebeu na última segunda-feira (31) na Câmara Municipal de Santarém, a menção honrosa pelo seu centenário.

Criada em cinco de dezembro de 1910, por Dom Amando Bahlmann e Madre Imaculada de Jesus, a congregação marca presença em quatro continentes: Europa, Ásia, África, América do Sul e do Norte, e realiza todos os trabalhos com menos de 400 irmãs. Até hoje se encontram vivas algumas irmãs com mais de 60 anos na congregação, é o caso de Irmã Ângela, residente em Santarém.

Atualmente os vários países com trabalhos na congregação que nasceu em Santarém, são: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, China, Vietnã, Taiwan, Filipinas, Namíbia e recentemente Angola.

De acordo com a Irmã Petronila Soares, os trabalhos sociais são os mais realizados nesses países, além disso, incluem os serviços pastorais e educacionais. Angola está recentemente incluso no projeto das irmãs, "por o país ser muito pobre, e ter vivido 30 anos de guerra, ele está sendo reconstruído e estamos colaborando nessa reconstrução, com escolas catequéticas (o povo é bem religioso), e inclusão digital, para conseguirem emprego".

Ao longo desses anos, entre as várias dificuldades, a mais complicada é a manutenção da congregação, afinal não possuem fins lucrativos. Para Irmã Petronila, a maior vitória já conquistada foi o trabalho realizado com os indígenas. "Estamos com os índios desde 1912, e não temos nenhuma intenção de abandoná-los. Os munduruku sempre gostaram do nosso trabalho, e nesse momento estamos unidos na questão das hidrelétricas".

Segundo Irmã Petronila, apesar da pouca quantidade de freiras, a congregação possui mais trabalhos realizados pelo mundo, do que outras congregações que possuem acima de 2.000 religiosas.

Nenhum comentário: