quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

De olho nas ONGs

Existem várias organizações não-governamentais, mais conhecidas como ONGs, que fazem trabalhos legais e ajudam muitas pessoas. Porém, há gente desonesta que monta ONG com más intenções.
Por isso, o deputado Lira Maia, do Democratas do Pará, criou um projeto de lei (o PL 1880/07) para regulamentar, ou seja, criar algumas regras para a instalação de ONGs no Brasil.MedidasDe acordo com o projeto, ONGs estrangeiras precisarão de autorização aqui do Congresso Nacional para realizarem atividades no País.
Além disso, todas as ONGs (nacionais ou não) terão obrigação de prestar contas todo ano, dizer aos tribunais de contas e ao Ministério Público de onde veio o dinheiro que elas utilizam.Perigo estrangeiroSegundo o deputado Lira Maia, existem ONGs estrangeiras que dizem que estão fazendo uma coisa, mas na verdade estão fazendo outra. “Algumas intituições dizem que estão no Brasil para fazer pesquisa ou proteção ambiental, mas na verdade elas patrocinam os mais diversos interesses de empresas estrangeiras em nosso território", afirmou.
Caminho para virar lei
Para virar lei, o projeto ainda vai ter de ser estudado e aprovado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, antes de seguir para o Plenário.

Nenhum comentário: